Tubarão

Tubarão Peter Benchley

Resenhas - Tubarão

Resenhas Horizon 18/09/2022

eu odeio tubarões!
esse livro conseguiu me prender bastante, adorei as descrições de mort3s e mordidas e ficava o tempo todo aaaaaaaaaaaaaaa

achei que pode ter faltado um pouco de tubarão, e teve muito romance drama e etc, o tubarão apareceu no começo e no final so, mas foi uma leitura diferente e boa

Caroline Vital 27/08/2022

Interessante... Mas não sei, acho que notei um teor racista, que me incomodou demais. Não sei se existe mesmo ou se só eu que li por esse viés. Acabou não valendo a pena a leitura.

Pelo menos, deu um excelente filme.
Annie Bitencourt 15/10/2022minha estante
Tbm notei, mas imagino que pela epoca que foi escrito, lá por anos 70 nos EUA o linguajar usado devia ser considerado "normal". Hoje muita coisa incomoda nesse livro meu deus kk

Amanda Cristina 20/08/2022

Li pelo filme e me arrependi kkkk
Comprei esse livro pq Tubarão é um dos meus filmes favoritos da vida e só posso dizer que nesse livro mal tem o tubarão.

É focado na vida chata dos personagens igualmente chatos, com falas problemáticas e uma máfia que no final das contas estava lá e não teve seu desfecho.

Achei bem razoável o livro e com certeza não irei reler tão cedo.

Ponto positivo: Essa edição da Darkside é maravilhosa ??

Hanna157 15/08/2022

Uma leitura profunda e aterrorizante. O livro trás todo o terror e descrição acerca do tubarão e de seus ataques. Mas também temos o destaque para os acontecimentos da pacata cidade de Amity, envolvendo política, máfia e traições. Com certeza uma leitura que vale muito a pena.

Jessika 05/08/2022

Queria mais tubarão
A escrita é boa, mas a história não ajuda. No final, considero um bom livro, mas esse suspense todo foi muito cansativo, no final você só queria ver mais o tubarão (e torce para ele)

Gabryely2 29/07/2022

um bom livro.
Para quem pretende começar esse livro tendo em mente o filme, aconselho que se desprenda.
O livro em si é muito bom.
Foram muitos os comentários que vi de pessoas que gostaram e que tbm não gostaram mas, particularmente eu amei muito.
No direcionamento independente do livro vai focar mais no pânico, no medo das pessoas e principalmente como eles reagem diante da crise.
Temos uma aproximação maior da família do Brody e seus conflitos familiares e particulares.
Um terror psicológico bem construído que atrai o leitor.

Aldemir2 27/07/2022

Olha a onda, olha a onda
Antes de começar a ler esse livro eu já sabia ele seria bem diferente do clássico que é o filme do Spielberg, mas não esperava que se distanciasse tanto assim da procura pelo tubarão. Do livro se fala bastante da presença da máfia e dos assuntos paralelos ao tubarão, mas eu não recebi nem o que eu esperava do tubarão nem da máfia e só passei raiva.

*Tubarão* foi lançado originalmente em 1974 por Peter Benchley, que desde sempre tinha fascínio pelo animal do título, e com a ajuda da editora logo se tornou um grande sucesso, ganhando já no ano seguinte a sua adaptação. A narrativa segue a pequena cidade de Amity sendo assolada pelos ataques de um tubarão branco que não deveria estar naquela região, o protagonista é o chefe de polícia da cidade, Martin Brody, que irá caçar o animal com a ajuda de um especialista em tubarões, Matt Hooper, e um pescador, Quin. O livro é dividido em três partes, na primeira a cidade é apresentada e os ataques acontecem, já a segunda parte é focada nos problemas conjugais de Martin e sua esposa, e por fim a terceira narra a caçada pelo tubarão. A subtrama das turbulências do casamento de Martin e Ellen é totalmente apagado do livro (e ainda bem), mas no livro é uma parte muito importante da história, mesmo que não necessária. Matt é um antigo conhecido de Ellen e ao se reencontrarem ela se lembra do seu passado, de como ela era bem relacionada com as pessoas da cidade e sente falta disso, do status social em que se encontrava e agora não conhece mais. Então vai se criando uma tensão sexual (do nada, do absoluto nada) entre Ellen e Matt até culminar na traição de Ellen e numa cena muito bizarra em um restaurante onde Matt pergunta das fantasias dela e a resposta é que ela tem fantasia de ser estuprada. Como um livro da década de 1970 escrito por um homem branco e hétero, não me surpreendi nem um pouco com o quão datado vários aspectos dessa história é, em questões de gênero, raciais e de orientação sexual, causando até um certo incômodo em várias partes. Além disso, ao final de alguns capítulos há algumas cenas em que é mostrada a vida de alguns moradores da cidade, mas são cenas que não tem a menor importância nem adicionam algo na história, algumas partes eu nem entendi o que realmente estava acontecendo. Muito se fala da presença da máfia na história e como ela interfere na política da cidade, mas eu esperava que ela fosse bem mais presente e não só no subtexto de um personagem secundário da história.

Não foi um livro que eu tenha gostado de ler, além dos problemas já citados há ainda uma lentidão na leitura que não me agradou e pareceu mais truncada. No entanto, o autor sabe muito bem como criar uma tensão colocando a cena do ataque no ponto de vista do tubarão, com cenas bem detalhadas e extremamente sangrentas, isso é um grande destaque para mim (e acho que o único). Não é um livro que eu recomendaria muito para quem quer ler algo do tipo, recomendaria mais o filme que, diga-se de passagem, é bem legal.

brentlejuice 13/07/2022

Admito que estava esperando um livro sobre um tubarão atacando pessoas na praia e como eles iam reagir, mas recebi um livro sobre como as pessoas agem no meio de um possível ameaça a cidade e a economia (focando muito mais nas pessoas e pouco no animal). Muitos capítulos eram sobre a relação de certos personagens (tanto principais quanto os secundários) e achei um pouco desnecessário até porque tudo foi muito superficial. Mas alguns momentos foram bons, como por exemplo quando um jovem desafia o outro a nadar e o tubarão supostamente está lá. Os momentos de tensão são os que prendem mesmo a leitura.

Elaine.Magalhaes 06/07/2022

Sucesso no cinema e na literatura
Pode passar mil anos, mas esse livro sempre estará na lista dos grandes clássicos. Suspense e aquele frio na espinha só de imaginar estar no mar e um bichão te observando e pronto pra atacar.

Pra quem gosta do gênero fale a pena ler e super recomendo.

Aliás leitura obrigatória para nós nerds e pra quem mais desejar.

CLÁSSICO PRA SEMPRE!

Jack 26/05/2022

Surpreende
Confesso que fiquei com a expectativa alta quando comecei a ler o livro, e ele superou essas expectativas.

O livro não vai tratar somente os ataques ou o terror que o tubarão pode causar e causou, ele vai muito além disso, ele conta a história de Brody e de Ellen como não parece no filme

Tem coisas que me deixaram certamente de boca aberta, a leitura é boa e flui, foi um dos melhores livros que já li.

Com toda certeza entra na minha lista de favoritos.

lelelirio 09/05/2022

O marasmo quase me matou
Leitura cansativa e enfadonha. Passei o livro todo esperando algo acontecer para tornar a história mais interessante. Nada aconteceu.

Rafa 16/04/2022

Em águas mais profundas
O livro "Tubarão" conta a história de um chefe de polícia da cidade de Amity nos EUA que tem de enfrentar a presença e ameaça de um tubarão gigantesco e assassino nas praias da cidade. O livro foi adaptado para o cinema em 1975, tornando-se o primeiro grande clássico de Steven Spielberg.

Eu amo o filme "Tubarão", não é à toa que tenho tatuado na perna a partitura minimalista da trilha do filme (o clássico "tam dam, tam dam"). O que eu gosto no filme é justamente a simplicidade do roteiro e todo o foco no suspense do aparecimento e enfrentamento do animal, com algumas críticas ao comportamento dos políticos alienados. Mas o livro conta um pouco mais do que isso, dando mais personalidade e profundidade aos personagens, alguns dos quais muito pouco comparecem ao filme.

Não se trata apenas do tubarão, mas também do porquê as praias continuaram abertas depois dos primeiros ataques, o que leva o prefeito e os conselheiros a agirem assim - uma questão econômica, mas também de esquemas irregulares. Além da trama pessoal do protagonista, o chefe Brody, que vê sua vida pessoal perturbada não só pelo grande peixe, mas também por um estudioso de ictiolologia que chega à cidade para colaborar na busca e entendimento do animal.

Pensando assim, o livro traz mais corpo a história que o filme levou ao mundo e inclui algumas diferenças nos eventos. A trama nos prende da mesma maneira que no filme e nos envolve nesses pequenos eventos do quotidiano de Amity.

Apenas alguns trechos ou passagens, parecem ser meramente ilustrativos e ficaram soltos na história, mas sem grandes perturbações.

Muitas coisas mudaram ao longo da história e foram descobertas pela ciência, inúmeras descobertas zoológicas, oceanográficas e ecológicas que vão contrariar o que é expresso no livro. Mas o próprio autor, Peter Benchley, menciona esses fatores em sua introdução e conta como aprendeu muito à respeito de tubarões depois do lançamento do livro e do filme e como é, desde os anos 90, um árduo defensor destes animais. Vale muito a leitura.

Marja 09/04/2022

Ótimo
Como sempre, melhor que o filme ( que já é um clássico)
Com muito mais detalhes, e a história bem diferente do filme.

Suéllen 09/02/2022

Simplesmente amei, a escrita é maravilhosa, muito bem escrito, é um livro que te prende do começo ao fim! O livro não é só sobre o tubarão mas também das pessoas ao qual o tubarão mudou a vida

juuh.carol.3 05/02/2022

Em uma cidade pequena de Nova York, o chefe da polícia, Brody, recebe um chamado sobre uma moça desaparecida e os policiais acabam por encontrá-la, ou melhor, os pedaços que sobraram dela, próximo à praia. Tudo indicava que fosse um ataque de tubarão e Brody exigiu do Prefeito o fechamento das praias, porém ele negou, ordenando que não informasse a mídia para não causar pânico e lembrando que seus contatos com os mais poderosos da cidade eram o suficiente para tirar seu cargo de chefe da polícia.
O motivo era que por ser uma cidade pequena, sua economia dependia diretamente do turismo do verão, ou seja, de turistas que alugassem casas de veraneio para desfrutar a praia e consumir na cidade. Assim, podiam passar bem o restante do ano.Porém, o pânico de um tubarão a solta (ainda mais por ser um TUBARÃO BRANCO) afastaria os turistas e o sustento da cidade.
Então, optaram por esconder o caso. Quando o tubarão ataca de novo, não há nenhuma forma de abafar, é terrível, chocante e inesquecível!! O chefe da polícia decide, então, por caçá-lo, levando um oceanógrafo e um pescador experiente. Além disso, há partes que contam sobre Brody, sua mulher e o jovem e bonito oceanógrafo, como uma história secundária nos momentos em que o tubarão fica sem aparecer. Mas, não é cansativo nem incoveniente, o livro todo prendeu minha atenção, principalmente as cenas de ataque do tubarão, minuciosamente detalhadas, ensanguentadas e apavorantes (principalmente quando uma das vítimas é uma criança).
FINAL COM SPOILER:
A esposa traiu ele com o oceanógrafo e deu pra ele loucamente kkkkk
Porém, o tubarão acaba comendo ele no final e o pescador também morre! Brody sobrevive.

site: https://www.instagram.com/p/BjSLrCsBWNs/