A paixão

A paixão Almeida Faria

Resenhas - A paixão

Antonio 22/08/2021

Estilo inovador
É um livro com uma prosa amalgamada à poesia e narra na perspectiva individual e psicológica de cada personagem, em que alguns são adultos, outros jovens e crianças. Esse mosaico ou caleidoscópio de narrativas, realizadas entre a prosa e a poesia, é surpreendente e inovadora. E para lê-lo, me parece que o leitor precisa estar mais no espírito de ler poesia do que de ler uma história linear, bem como estar atento às diversas narrativas dos diferentes personagens, o que representa um desafio considerável à leitura. Superada uma estranheza inicial desse estilo inovador, o livro vai se tornando uma experiência única e supreendente. Uma grande obra.

Leituras do Sam 11/05/2017

O único ponto positivo do livro é a capacidade do autor de nós fazer pensar o quanta coisa acontece e nao acontece no mesmo dia de uns e de outros que vivem sob o mesmo teto. Fora isso, o livro é chato, chato, chato.

Ize 30/11/2020

Mirou no poético e acertou no chato
O livro é dividido em três partes (Manhã, Tarde e Noite), todos os eventos ocorrem apenas em um dia, durante a Sexta-feira Santa. O livro é escrito em fluxos de consciência, que vão se alternando entre os habitantes de uma casa.

Particularmente não sou fã de livros com fluxo de pensamento, no geral são muitos pensamentos e poucos acontecimentos. O que me entedia demais.

Paulo1584 15/08/2023

Poesia no romance
A poesia vibra nas páginas deste romance como um pássaro a bater asas cedo do dia. As horas e as personagens vão passando, seus afazeres, seus acordares, seus pequenos gestos e suas lutas; Almeida Faria contorna com ponta de lápis muito fino e de traço bonito o ao redor de cada um que ali se esconde e se mostra naquela sexta-feira.