O Livro De Líbero

O Livro De Líbero Alfredo Nugent Setubal

Resenhas - O livro de Líbero

Vitor 16/01/2024

Andar em círculos?
A história começa de uma maneira exemplar e nos leva a um mundo interessante. O autor cria tipos cativantes. O problema é o desenvolvimento do enredo.

Claro, talvez eu não tenha captado a essência da narrativa. O fato é que comigo a ?moral da história? não fungou. Em muitos momentos, principalmente na segunda parte da história, me vi lendo de forma lenta, sendo sugado para um marasmo que agoniava.

Talvez essa inquietude do excesso de silêncios, ou a vontade de nos causar ansiedade, para saber o que me contava a história. Acho que não houve um match perfeito, mas não tiro a potencial de escrita do autor que me presenteou com bons momentos de reflexão, mas somente em partes, não no todo.

giandon_vika 10/01/2024

Incrível.
O que falar desse livro?
Já nas primeiras páginas fui conquistada pela escrita peculiar do Alfredo Nugent. Rebuscado e infiormal. Já de cara, o humor ácido de Líbero me prendeu nesse livro. Confesso que ao ver as resenhas, fiquei apreensiva quanto ao desenvolver da história, mas gostei muito do final. Acho que quem diz que o escritor se perdeu no meio da história e não concluiu a ideia do livro não entendeu a mensagem :)
A única coisa que eu gostaria é que ele fosse mais longo!!

Mima 07/01/2024

O que isso significa?
A história me prendeu só que eu fui lendo e nada foi fazendo sentido. Podia ter sido muito bom, mas realmente não entendi o que o livro queria dizer, qual a conclusão.

Natalia.Tamaio 26/12/2023

Começou bem e depois ficou confuso...
Um livro que começou promissor e depois nem eu entendo pra onde ele foi ? hahaha. Assim eu definiria O Livro de Líbero, o 8º livro nacional lido esse ano. Falando da sinopse, Líbero é um menino de 11 anos que vive numa pacata cidade, Pausado - o livro aliás é cheio de nomes com referências simbólicas: Pausado talvez signifique uma cidade que parou no tempo, e é legal prestar atenção nesses diversos nomes que o autor traz ao longo da história, pra mim foi um dos aspectos mais inteligentes do enredo! Nesta cidade, Líbero recebe a visita de um circo, e se encontra com um homem da trupe do circo que misteriosamente oferece a ele o livro de sua vida: é um livro que não é ?escrito na pedra? - mostra as diferentes possibilidades de caminho de vida de seu dono, e muda suas páginas e possibilidades a cada escolha feita. Líbero, então, deve decidir se fica ou não com o livro, o que gera uma série de acontecimentos e consequências que mudam pra sempre a vida do menino.
No começo eu estava muito encantada com o livro, pela atmosfera que é criada pela visão de Líbero antes de todos os fatos: Líbero é uma criança feliz, sonhadora, que trabalha na Gazeta de Pausado junto com o pai, e pensa em ser jornalista ou fotógrafo. Ele amava livros e tinha uma paixão adolescente, então o início do enredo é o que chamamos de ?fofo?, muito gostosinho de ler. O problema é que depois da cena em que Líbero precisa decidir se fica ou não com o livro de sua vida, ele se torna uma pessoa diferente e uma série de situações vão acontecendo de maneira confusa: pra mim foi aí que o livro se perdeu. Não ficou muito claro pra mim porque Líbero ficou como ficou após encontrar seu livro, os acontecimentos seguintes a isso parecem situações jogadas na história, e o final não deixa muito claro qual era a moral da história.
Eu ainda assim indicaria a leitura, porque o livro não é de todo ruim e tem frases e passagens reflexivas e bonitas, além do fato de ser sempre bom conhecermos diferentes autores nacionais. Apenas ressalto que comecei bem empolgada e até um determinado ponto estava gostando MUITO da história, pra depois sentir que o autor se perdeu e não soube bem como finalizar a ideia.

Dudha.Ribis 22/12/2023

Queria saber
Do pq esse livro foi tão massacrado nas resenhas. O livro é cativante com a história e te faz refletir na sua vida, com certeza preciso ler de novo para entender melhor algumas coisas profundas.

17/12/2023

Reflexivo
Aquele livro que é impossível não ficar pensando. O quanto uma escolha muda tanto uma vida. A historia começou lúdica e alegre, e ficou tão deprê... São muitas lições e reflexões.

Tamires.Zanelatto 13/12/2023

Estou até agora tentando entender...
Sério, não entendi até agora a mensagem que o escritor quis passar, se perdeu no livro.
Fui dar uma chance e li o pior livro de 2023...

Marynha 07/12/2023

De início lento e difícil de prender a atenção. A história fica um pouco mais envolvente do meio para o final. Mas a pesar disso tem uma importante mensagem a passar: o hoje, o momento presente, é o mais importante da vida. Por que o passado não pode ser mudado, e o futuro além de estar longe, depende das decisões e histórias do hoje pra existir.

Bina 02/12/2023

Interessante
Quando li o resumo achei que o livro teria outro enredo. Mas pelo contrário, ele me transmitiu uma vibe bem dramática. No fim eu achei um livro triste, porém bem reflexivo, ultimamente estou gostando de livros do tipo. Fiquei na expectativa da história ter uma reviravolta, mas não teve, esperava um livro de ficção e recebi o puro suco da realidade da vida humana. Somos falhos, e nossas escolhas não terão volta, afinal elas só tem sentido no presente.

Luuizafkr 28/11/2023

Eu não esperava tudo isso
Eu realmente gostei muito do livro. Não porque ele é bem escrito, ou pela história ser boa, ou pelos personagens te cativarem, mas por ser exatamente isso que aconteceria.
Se alguém fizesse essa escolha, iria acontecer exatamente o que aconteceu, sem tirar nem por.
O autor não teve medo de fazer o Líbero sofrer e sentir a dor do arrependimento, e isso pra mim que foi o melhor de tudo.
Realmente um ótimo livro.

cmvies 25/11/2023

O que você faria se lhe fosse oferecido o livro da sua vida?
Quando comprei esse livro nem sabia que ele é de um autor nacional. Fui totalmente fisgada pela bela capa e pela pergunta que está no título da resenha.

Realmente não estava esperando nada desse livro e ele foi uma grata surpresa. É muito lindo apesar de extremamente triste.

Eu entendi a mensagem que o autor quis passar mas será que era necessário tanto sofrimento? Spoiler: era sim.

bquintans 04/11/2023

Uma debandada particular
Que livro lindo! ?

desde o começo, o escrito tem um jeito tão poético de escrever cada detalhe que eu não me contive e marquei quase o livro todo. é um livro belo quando se trata da escrita dele, verdadeiramente belo.

quanto ao plot, é bom. gosto muito da imagem de uma cidadezinha no interior com uma praça e uma igreja, onde os meninos correm por aí, os homens plantam, enfim. Pausado é uma cidade muito bem construída e eu até senti vontade de morar lá.

acho interessante o fato da cidade também se tratar de um personagem. gosto muito de pensar nela morrendo e em Rubio fazendo de tudo para salvá-la.

maldito efeito borboleta que faz um pequeno ?não? afetar toda a nossa vida. é triste ver Líbero se perder de si mesmo só porque não conseguir ver seu futuro. é triste ver ele evaporando e se transformando em pessoas diferentes. ao mesmo tempo, é estranhamente lindo.

não sei se consigo explicar tudo o que aconteceu, mas sei que consigo explicar que gostei muito. comprei ele na bienal apenas porque precisava de mais um livro pra completar o ?3 por R$50? e não me arrependo nem um pouco. bendito efeito borboleta!

recomendo muito ?