O Livro De Líbero

O Livro De Líbero Alfredo Nugent Setubal

Resenhas - O livro de Líbero

Gabi 03/03/2020

Chato!
Tô tentando entender qual a mensagem que esse livro tentou passar, mas ainda não consegui...
Ale_Oliveira_Faria 03/03/2020minha estante
Recebi o meu hj, mas nem sei quando terei tempo de ler. Tenho outros na frente dele e ele não me encheu os olhos para eu "furar a fila" e passar ele na frente...

Angel Yaly 03/03/2020minha estante
Esse foi de longe o pior livro que li na minha vida! Péssimo! Não entendi a dele...
E ainda disse que se inspirou em Cem anos de solidão, A sombra do vento e Reparação! Oi?

Gabi 04/03/2020minha estante
Alessandra, não passe mesmo. Deixe ele lá pro fim da fila...

Gabi 04/03/2020minha estante
Angel, decepcionante é pouco!!! Tbm não entendi e achei o tal do Líbero um homem de merda.

Angel Yaly 04/03/2020minha estante
Exatamente! Que cara chato! E nada faz sentido... aff. Perda de tempo!

Carla 04/03/2020minha estante
Cara, fiquei curiosa pra ler do tanto que vocês não gostaram ??

Gabi 04/03/2020minha estante
Carla kkkkk teve quem gostou, mas eu peguei ranço hahaha

Carolina165 05/03/2020minha estante
Vixi, agora fiquei ainda mais curiosa pra ler, pra ver se é tão ruim assim, kkkkk, achei a premissa tão interessante...

Juliano.Ramos 06/03/2020minha estante
O livro não é ruim, só não deveria estar no clube intrisecos, nao foi certo. Um livro desses não pode ser empurrado dessa forma para os assinantes. Achei petulante querer ser comparado ao Garcia Marques, parem, parem com isso.
O livro não tem um personagem com nome brasileiro, só nomes espanhóis, não tem como acreditar q tenha sido feito para o Brasil. Livro ruim, fraco, cancelei minha assinatura na intrisecos por causa desse perím, não da pra correr o risco de receber algodessa natureza em uma nova caixa. Nota 1,0.

Juliano.Ramos 06/03/2020minha estante
Livro fraco, não deveria estar no clube intrisecos, não foi certo, um livro desses não pode ser empurrado para os assinantes. Achei petulante querer ser comparado ao Garcia Marques, parem, parem com isso. O livro não tem um personagem com nomes brasileiros, só espanhói, não tem como acreditar que esse livro tenho se passado no Brasil. Livro ruim, fraco, cancelei minha assinatura por causa desse líbero. Não da para correr o risco de receber algo dessa natureza em uma nova caixa. Nota 1.0.

Angel Yaly 06/03/2020minha estante
Confesso que também fiquei com receio em relação às próximas caixas do Intrínsecos. E, é realmente muita pretensão comparar isso com Gabriel Garcia Márquez, Carlos Ruiz Zafón e Ian McEwan.

Gabi 06/03/2020minha estante
Juliano, eu infelizmente sou assinante anual. Se fosse mensal tbm cancelaria.

KarlaJanaina 21/03/2020minha estante
Eu ia assinar o clube e esse ia ser o primeiro que eu receberia kkkk eu ia ficar muito frustrada porque não gostei nem da sinopse

Marcela.Gomes 23/03/2020minha estante
Nossa que coisa é o tal do ?gosto?, não é? Realmente o livro não é uma constante, não é uma história comum e nem fácil de ser compreendida mas a mensagem que o autor quis passar é de fato uma LIÇÃO DE VIDA. Grifei inúmeras frases reais e verdadeiras. Uma pena que nem todos tenham gostado ou conseguido sugar a essência da história.

Juliano.Ramos 23/03/2020minha estante
Um dos pontos chaves do livro é q deveria ser escrito de outra forma. Por exemplo, nos não temos um livro para saber o futuro, a vida segue, se vai dar certo ou errado isso não sabemos. Se soubéssemos
o que vai vir, aí sim as coisas poderia dar errado, pq ficaríamos esperando aquele futuro dar certo e claro, não iria acontecer. Essa parte da trama não me entra na cabeca.

Juliano.Ramos 23/03/2020minha estante
E haja licença poética para que todos os personagens tenham nomes espanhóis né, sendo que o livro se passa no Brasil.

Gabi 23/03/2020minha estante
Marcela, sim, concordo com a questão dos gostos, mas lição de vida com homem amargurado, que abandonou a mãe que tanto o amou, que volta depois de anos com toda a prepotência adquirida pelo fracasso. Eu realmente esperei uma lição de vida, de superação das consequências, mas fechei o livro com uma visão de Líbero sendo um homem medíocre e egoísta.

Marcela.Gomes 23/03/2020minha estante
A lição é exatamente para não sermos iguais. Não ficarmos presos ao passado, aos erros, procurar evoluir como ser humano e sempre se reinventar. Líbero representa a humanidade e todos os seus defeitos. O livro de líbero é uma grande metáfora onde o autor quis criticar a fixação do ser humano por coisas desnecessárias, o ?esquecer do principal e correr atrás do acessório?. Existem muitos Líberos por aí Gabi, pessoas perdidas espiritualmente vagando sem se encontrar. O livro de passa em uma época onde as pessoas são retrógradas e sem muito instrução, mas HOJE EM DIA podemos dar as mãos para os ?Líberos? perdidos por aí e os mostrar o caminho (ou tentar).

Marcela.Gomes 23/03/2020minha estante
Uma das lições que muito me marcou foi a fala do Rubio: ?não podemos proteger aqueles que não querem ser protegidos?, quando ele recapitula a sua história de vida e conta da sua mãe (uma história imensamente triste e sensível, por sinal)

Marcela.Gomes 23/03/2020minha estante
Mas é isso, acho que cada um tira de um livro aquilo que a própria experiência de vida permite e essa é a beleza da literatura. Jamais duas pessoas perceberam uma obra do mesmo jeito, impossível. Que pena que você não gostou :(

Andrielle Gomes 23/03/2020minha estante
Gabi, que pena que você não conseguiu captar a essência dessa história. É o tipo de leitura que exige certa maturidade literária, porque não é uma leitura fácil. O autor utiliza metáforas para passar sua mensagem nas entrelinhas da história, que nada mais é do que "aproveite o presente". Aplicando em nossa realidade poderia ser o desperdiçar tempo em coisas desimportantes ao invés daquelas pequenas coisas capazes de conectar nosso eu com o exterior. Não é para ser uma história simples com final feliz, é pra ser uma leitura reflexiva. Viver é uma dádiva, mas uma vida mal vivida pode ser um martírio :)

Dan Lazarini 24/03/2020minha estante
Gostei da escrita ... mas o livro me deixou triste... ele nos apresentou um menino tão vibrante e cheio de sonhos e depois nos mostrou como definhou a partir dos 11 anos por conta de achar que tomou uma decisão errada... foi triste

Altina 28/03/2020minha estante
Pensei q tinha sido só eu... Tbm não gostei!

Dan Lazarini 28/03/2020minha estante
Eu não achei o livro ruim. Gostei muito da escrita ... gostei muito das ambientações ... é um livro cheio de reflexões ... acho que tem que ser lido com calma parar e pensar na mensagem que o autor quis passar. Eu de primeiro momento fiquei muito triste pois Líbero ela muito novo qdo o fatídico evento aconteceu. Mas é um livro que não sai da minha cabeça e tem me feito refletir muito

Ingrid 29/03/2020minha estante
Eu li e achei muito confuso. Fiquei o tempo todo esperando uma reviravolta que não aconteceu

Benedito.Almeida 02/04/2020minha estante
Também me decepcionei! O fim do livro foi bem arrastado, não acreditava que o fim seria tão paia!

Bella 02/04/2020minha estante
Fiquei empolgada e curiosa no começo, porém cheguei ao ponto de me decepcionar por uma criança de onze anos ter que tomar uma decisão de ler ou não o livro de sua vida. E por não ter feito a escolha que achava certa foi ?perdendo? sua infância e adolescência se cobrando e culpando um pouco o pai e até desafazendo a linda amizade entre os dois. E esperei mais do final.

Gabi 03/04/2020minha estante
Eu tbm, esperava um final de superação! Mas nos deparamos com um homem amargo, egoísta e ignorante. Tô fora. Não simpatizo com personagens assim.

Juliano.Ramos 05/04/2020minha estante
Um dos pecados do autor foi a inversão no momento que o Líbero entra na tenda e tem contato com o livro, bem, a incerteza do futuro ele já tinha, nós temos, não sabemos o que vai acontecer amanhã, e o líbero quando saísse do local teria q seguir a vida, ele entrou e saiu da mesma forma sem saber nada do futuro, para mim, o fato de não sabermos o dia de amanhã é um benefício que nós faz progredir na vida. Bem, vamos fazer um esforço aqui e fazer o líbero pegar o tal livro. Acredito q aí sim ele teria motivos para definhar, pq se ele sabe cada passo do futuro, para que dar esses passos? O livro teria outros contornos, e não teríamos aquele rebelde sem causa que tivemos q aturar até o fim do livro. Até no final do livro o cara era um mala chato do caramba...

Dani 26/04/2020minha estante
É um livro que passa uma lição de vida, de que somos os únicos responsáveis pelas decisões que tomamos e de como decidimos viver. Saber de antemão o caminho certo não é tão importante quanto a caminhada.

Benedito.Almeida 27/04/2020minha estante
Kkkkkkk

Diego 28/04/2020minha estante
Poxa galera... Adiei pra ler esse livro, mas agora vou começar. Só espero que não seja tão ruim pra mim como foi ler UMA DOR TÃO DOCE!!!

Gabi 28/04/2020minha estante
Diego, esse livro divide opiniões Kkkk. Uma dor tão doce eu não li, mas esse do Líbero foi decepcionante demais.

Bella 29/04/2020minha estante
Nossa achei uma dor tão doce lindo. Rs até chorei.

Bárbara | @barbaraeoslivros 30/05/2020minha estante
Também não gostei, abandonei faltando 75 páginas para o fim pq não aguentava mais. Concordo com o Juliano que disse q não é certo empurrarem esse livro para os assinantes

Gisely 02/01/2022minha estante
Perdi meu tempo...

Gui Silva 01/08/2022minha estante
Eu não entendi nada kkkkk, achei que era só eu

Felipe778 19/12/2023minha estante
Todo mundo falando mal do livro. Gente, eu gostei bastante. E também tem que levar em conta que esse é o primeiro livro do autor. Eu PARTICULARMENTE achei interessante o livro, e a ideia. O autor só não soube - por falta de experiência, talvez - colocar no papel de uma maneira mais "profissional" ou "boa", digamos assim.

Nati Amend @livrosdanati 20/07/2020

Tocante e muito verdadeiro
Quando o Circo Bosendorf chega a Pausado, o pequeno Líbero vai cobrir o que seria possivelmente o maior evento da pequena cidade. Mas algo inexplicável o aguarda. Líbero recebe a possibilidade de ler o livro de sua própria história, tudo sobre seu destino e daqueles que ele ama. E aí, no lugar do personagem, você leria um livro sobre sua vida?

Neste romance de estreia de Alfredo Nugent Setubal, encontramos uma narrativa permeada por um sentimento muito recorrente do ser humano, aquele questionamento sobre outras possibilidades de futuro "e se eu tivesse feito tudo diferente?". E a obra é de uma delicadeza tão grande que, só de pensar nela, já me emociono.

Com uma trama repleta de momentos tocantes e que provocam reflexões nos leitores, "O Livro de Líbero" mexe com os corações mais sensíveis ao abordar, constantemente, pilares antagônicos da vida humana. O tempo todo somos confrontados com questões como: a expectativa de futuro X o apego ao passado; as crenças religiosas X a fé na imaginação; o destino pré-determinado X o controle de sua jornada. E a forma como o autor desenha esse panorama para nós é, ao mesmo tempo, duro e muito terno.

Admito que me apaixonei pelo protagonista Líbero com muita facilidade e, talvez por isso, tenha doído tanto o rumo que o personagem tomou. Mas após partir nossos corações, Setubal nos entrega uma conclusão lindíssima para a narrativa, escrito com muito esmero e plenitude, e que fecha esta história com uma lição importantíssima sobre o autoperdão.

Eu pensei que poderia encontrar algo mais mágico ou místico neste enredo por envolver uma atmosfera circense, mas a verdade é que ela é meramente pano de fundo para uma história muito mais profunda e repleta de reflexões. O grande espetáculo desse livro não é o circo. É a vida.

site: https://www.instagram.com/p/CCWKKLpDkvZ/

Carla513 21/03/2021

O Livro de Líbero
Sem palavras pra essa leitura...
Uma leitura que nos leva a refletir sobre a vida, oportunidades, escolhas e suas consequências por tais decisões...
No início achei a leitura um pouco confusa e fantasiosa, onde surgiram vários questionamentos lógicos, porém no decorrer da leitura, a história nos mostra uma lição pra vida. Muito bom e recomendo a leitura.

Marina Mafra 09/03/2020

Rico em aprendizado
O autor possui uma escrita diferenciada, a leitura é gostosa e ainda que o ritmo seja lento, foi como caminhar enquanto as cenas brincavam na minha imaginação. Teria sido apenas uma leitura deliciosa, se a história não tivesse me abalado tanto. Algumas mudanças são necessários e saber ou não o que nos espera não deveria nos barrar de aproveitar o presente, de uma maneira que nos faça bem. Acredito que o enredo deixe espaço para uma série de interpretações. Foi um presente poder desfrutar de tantos ensinamentos.

Recomendo muito!

"...para começar de novo, verdadeiramente começar de novo, teria que deixar tudo para trás, até mesmo as coisas boas." (Pág. 250)

Marcela.Mizuguchi 03/03/2020

uma linda história
O Livro de Líbero é um livro cativante e emocionante: me apeguei aos personagens, pensei na vida e chorei de emoção. Para todos aqueles que amam livros, este ressoará como uma linda declaração de amor.

Marcela262 17/09/2022

Belo
Sinto que vou ter que reler esse livro varias vezes pra conseguir pegar todas as nuançes e lições.De uma beleza singela, poderia ter caído na armadilha de ser um livro previsível com a história redondinhas, mas se permitiu ir alem e ser belissimo.

cmvies 25/11/2023

O que você faria se lhe fosse oferecido o livro da sua vida?
Quando comprei esse livro nem sabia que ele é de um autor nacional. Fui totalmente fisgada pela bela capa e pela pergunta que está no título da resenha.

Realmente não estava esperando nada desse livro e ele foi uma grata surpresa. É muito lindo apesar de extremamente triste.

Eu entendi a mensagem que o autor quis passar mas será que era necessário tanto sofrimento? Spoiler: era sim.

Carolina165 27/07/2021

Lírico e melancólico
Um livro diferente e triste, que foge dos clichês, talvez por isso muita gente não tenha gostado.
Eu gostei muito da escrita lírica e melancólica.
Em algumas partes fiquei com pena do Líbero pois para mim estava claro que ele apresentava um quadro grave de depressão; em outros momentos fiquei indignada com o seu egoísmo e incompreensão com aqueles que o amavam.
Não tenho certeza se captei completamente a mensagem que o livro quis passar; mas acredito que cada um vai interpretá-lo de uma forma diferente. Talvez seja esse o objetivo de todos os livros: impactar o leitor de acordo com a vivência e interpretação de cada um.
Uma ressalva: acho que os nomes deveriam ser mais "abrasileirados".
Concluindo, foi uma leitura que gostei de ter feito, principalmente pelo lirismo da escrita.

"[...] a beleza está justamente em saber que é impossível e ainda assim continuar lutando. E sonhando". Pág. 253

"Às vezes, fugir é a atitude mais difícil. E, portanto, corajosa". Pág. 177

"Cada coisa tem o seu tempo, no virar, no viver de cada capítulo". Pág. 89

"[...] pois as coisas mais lindas do mundo também podem dar medo quando as vemos pela primeira vez". Pág. 81

"O futuro é uma guerra que se ganha nas pequenas batalhas". Pág. 20

Ana Claudia 30/07/2021

Líbero era um garoto esperto, inteligente, determinado e alegre, que morava em uma cidadezinha chamada Pausado. Gostava de viver correndo pelas ruas e era amante da Literatura. Adorava o trabalho de jornalismo, do qual seu pai, Maximo, dono do Gazeta (jornal da cidade). Sua história de vida muda completamente quando um circo Bosendorf chega em sua cidade e um personagem do circo oferece a ele a oportunidade de ler o livro de sua vida. No entanto, ele diz não e saí correndo para casa.

Esse é um livro que nos faz pensar sobre o que realmente importa na vida e o quanto a vida é uma grande e longa jornada e o quanto é importante viver e aproveitar o presente.

Talvez seja um livro que não vai agradar a todo mundo, mas com certeza vai tocar muita gente pela mensagem que ele trás.

Katia 21/03/2021

Gostei muito
É um livro pra pensar na vida, é mágico, é doído, é uma viagem... No começo achei meio difícil de engrenar, mas tirei a lógica da leitura e apenas fui me deixando levar pelas passagens do livro, e agora to com uma sensação de debandada.??????

may.reader 30/03/2021

Livro nacional bebê ??
Esse livro é esplêndido!

Dividido em duas partes a obra traz a vida de Líbero contada por um narrador personagem que fazem parte diretamente da vida dele e que tiveram um papel essencial na vida e no destino de Líbero.

Apaixonante desde a primeira folha esta obra nos fazem mergulhar na história e não querer largar o livro nem por um segundo!

Eu demorei para ler o livro porque não queria que ele acabasse ?

Lari 26/08/2020

Libero Perim é apenas um garoto curioso, que não se importa em descobrir o fim da história antes de iniciar a leitura, o que para o seu pai é um grande problema e depois de uma bela bronca, leva Libero a tomar uma decisão que decide todo o rumo da sua vida.
Essa foi uma leitura que me surpreendeu de uma forma incrível, no começo achei que seria so mais um livro bobinho, mas se reveloh uma leitura fantástica, fluída e de certa forma leve, apesar dos dramas que acontecem.

Nay Botelho | @Umsonhodeleitura 17/03/2020

A história é muito, muito boa e tem um teor muito psicológico, voei pelas páginas querendo o final

Cláudia - @diariodeduasleitoras 09/02/2021

O livro de Líbero
?O futuro distante me assusta, mas não os amanhãs, quase palpáveis. O pote de ouro no fim do arco-íris nunca me interessou, me intriga muito mais o que habita atrás do pôr do sol, na curva do horizonte.?

O livro de Líbero é uma obra nacional incrível, que me envolveu desde o primeiro capítulo. E foi lançado em primeira mão aos assinantes do clube, em março de 2020 (sorry, pela demora do post), li assim que recebi.

A obra narra a história de Líbero, um garoto de 11 anos que fica deslumbrado com a chegada do Circo Bosendorf à sua pacata, talvez, menor cidade do mundo: Pausado. Embora tenha crescido imerso em aventuras literárias, naquela noite, será oferecido ao menino um livro diferente de tudo o que ele já viu. Um volume grosso, de capa vermelha e, a cada página virada, a oportunidade de ler eventos do próprio futuro, reescrito em diferentes versões.

Ele tem duas opções: aceitar ou rejeitar a chance de saber o rumo de sua vida. Por qual opção Líbero seguirá?

O livro possui uma narrativa intercalada entre os acontecimentos do livro de Líbero e do presente ? a parte 1: O Dia do Circo, por Baltazar, homem que entrega o livro ao Líbero. E a 2ª: A Debandada, pelo amigo dele, Rubio. O Livro de Líbero começa na magia do circo, no frescor da juventude, nas descobertas, para, depois, mergulhar num mundo sombrio.

Você leria o livro da sua vida?
Essa é a pergunta que fiz antes de começar a leitura e após finalizá-la. Eu não sei se teria coragem de descobrir toda a minha jornada, principalmente em saber que a mesma não poderia ser alterada.

Enfim, a reflexão que fica é: quem seremos no futuro depende das nossas escolhas no passado?!

Jeni 24/06/2023

Surpreendida!
Li o livro em um dia, é muito envolvente. As palavras, pensamentos, histórias descritas no livro são fascinantes. O amadurecimento de Líbero com o passar das páginas, e Rubio com sua esperança, fazem o livro ser incrível.