O Livro De Líbero

O Livro De Líbero Alfredo Nugent Setubal

Resenhas - O livro de Líbero

Luisa Jordana 16/06/2020

O Livro de Líbero
Líbero é um menino de onze anos que vive na pequena cidade interiorana de Pausado com sua família. Seu pai, Massimo, é o proprietário de um pequeno jornal da cidade e sua mãe, D. Norma, é uma senhora muito religiosa e que prefere manter os pés no chão. A vida do menino é pacata e feliz, mas tudo muda quando o circo Bosendorf chega à cidade e é oferecida à Líbero a chance de ler o livro da sua vida, que contém não apenas o seu passado, mas também o seu futuro.

A premissa me pareceu interessante, mas o livro acabou não me agradando. Apesar de ter uma escrita fluída, o enredo não conseguiu me prender e a leitura foi ficando mais penosa a cada página. Não consegui me afeiçoar aos personagens, especialmente a Líbero, que me deixou impaciente do começo ao fim. O livro traz bonitas lições de vida no que concerne à ser feliz com o que se tem e não se preocupar tanto com o dia de amanhã, dando valor ao presente e vivendo um dia de cada vez. Mas, em minha opinião, a forma como o autor optou por transmitir essas mensagens foi falha, pois não me cativei nem pelo enredo e nem pelos personagens.

Alanna.Serra 30/08/2020

Conflitante
O livro é muito diferente do que eu esperava, chegando até a ser o oposto, mas isso não "estraga" a história. O livro é bom, li ele em dois dias, a leitura flue muito bem, e te deixa com ponderações quanto à vida, tive a sensação de que as vezes ficamos tão fissurados pelo futuro ou pelo o que poderia ter sido, por erros que cometemos, que esquecemos de viver o presente. O livro vale a leitura por essa reflexão.
kathrein.oliveira 30/08/2020minha estante
Estou doida pra lef

Alanna.Serra 30/08/2020minha estante
Estou até agora tentando absorver o livro! Kk

Adna 26/01/2024

Isso não é uma resenha =]
[Trechos não necessariamente ligados sobre minha leitura favorita de janeiro de 2024; a qual me deixou em uma crise existencial por dias, com bloqueio criativo que perdura até então, e prestes a sucumbir em meio a verdade de que a realidade é desesperadora em certos momentos.]

_

O Livro de Líbero foi adentrando no meu coração logo que comecei a leitura. Talvez por fazer referências bem diretas ao apreço pela leitura e pelo mundo dos livros. Ou quem sabe por me conectar a personagens tão reais que pareciam próximos de mim.

_

Num momento, a cada novo capítulo sentimos mais vontade de ler, para a descoberta do que está no próximo. Já em outro pausava por horas antes de continuar, angustiada com a ausência do conhecimento do que as páginas futuras me guardavam... (fui um pouco Líbero lendo Líbero haha)

_

Tantas coisas me fisgaram. Seu ar melancólico disfarçado. Suas reflexões sobre um tema comum mas do qual covardemente fugimos. Seus personagens cheios de traços verdadeiros. Suas descrições peculiares.

_

Eu realmente me afeiçoei ao personagens. Massimo e sua vida de sonhador, esbanjando uma paternidade admirável. Norma e sua personalidade mais rígida, pé no chão, cheia de características que me fizeram ver quase um espelho e analisar a mim mesma. Rubio, um homem admirável, que não se levava tão a sério, mas levava o outro a sério. E claro, Líbero, um jovemzinho divertido, curioso e leitor. E
que apesar de criado em um lar comum, mas aconchegante, infelizmente carregava pesos que não lhe pertenciam e descobriu muito cedo o quão assustadora a liberdade pode ser.

_

É tão bom e meio louco ver que não sou a estranha que pensa em coisas comuns de forma um pouco mais estranha que os outros que me rodeiam. Mas também é tão triste e desesperador ver meu pensamento sendo pensado por outra pessoa - torna tudo tão mais real e sufocante...

_

Eu espero poder me libertar também, Líbero.

_

Para o livro que me fez chorar enquanto lia e terminar chorando: vou lembrar por muito tempo de cada caminho que você me fez percorrer. Foi meio assustador, mas sinto que vai me ajudar a recomeçar.

Emy 26/06/2020

E esse livro??
Impossível explicar esse livro. Minha mente da um pane só de lembrar a história. Não dá pra dizer nada sem dar muito spoiler, mas posso dizer que me surpreendi e depois de um tempo pensando, percebi que estou feliz de ter lido essa história muito diferente.

Paula Motta | @pareinapagina 20/03/2020

Leiam, por favor!!
Um dia livros mais sensíveis que já li, em meio a uma fantasia - se é que posso chamar assim -, vc se transporta e se transforma de muitas maneiras ..

Faz refletir se estamos vivendo o que há pra vivermos ou suprimindo sonhos e vontades por mero comodismo, ou porque nos dizem que é assim que tem que ser.

Maravilhoso!
Dan Lazarini 26/03/2020minha estante
Eu terminei o livro com um sentimento de tristeza... ele tinha tanta vida... me doeu como em tão tenra idade ele foi definhando

Gabs 25/03/2020

O Livro de Líbero
Cara que final, me emocionei demais. Várias passagens incríveis, com frases incríveis. Espero que Líbero (ou quem quer que ele seja hoje) esteja se dando bem em sua Debandada particular.
Marcela.Gomes 29/03/2020minha estante
Também me emocionei muuuuuito

Marolis 02/05/2021

RESENHA - "O Livro de Libero"
Me encantei pelo mistério envolvido por toda história. É um livro que exige muita atenção do autor para entender e não se perder. Contém detalhes exclusivos de cidade de interior, que te leva a imaginar os cenários e se maravilhar com eles. É um livro muito poético, nos levando também a questionamentos da nossa vida particular. O livro de hoje tem nota 3.

site: https://www.instagram.com/labirintodoslivros/

Tamires.Zanelatto 13/12/2023

Estou até agora tentando entender...
Sério, não entendi até agora a mensagem que o escritor quis passar, se perdeu no livro.
Fui dar uma chance e li o pior livro de 2023...

Aline221 17/06/2021

Então vamos lá, o que eu achei dessa leitura! Não odiei, esse livro tem momentos que eu gostei bastante, que me tocaram e me fizeram pensar um pouco sobre a vida é nossas escolhas, mais na grande maioria eu achei ele muito confuso, eu esperava mais desenvolvimento da história. Mais come eu disse não odiei, para mim ele foi razoável.

Emilly 11/07/2021

De certa forma, estamos todos parados no tempo.
Antes de ler, criei altas expectativas a respeito da história, e quando acabou o resultado foi totalmente diferente do que eu esperava ? de um jeito positivo ? e o impacto dela veio forte em mim. Esse livro não é pra todos, nem todo mundo vai entender o sentido, mas a experiência é única.
A história vai mostrar que Líbero era uma criança pura e inocente que sempre ouvia as histórias e os conselhos do pai, outro sonhador. E a partir do momento em que ele recebe a oportunidade de vivenciar algo totalmente incomum, aqueles mesmos conselhos o fazem dar um passo atrás em sua decisão. E essa escolha vai corroer ele por dentro por tanto tempo que no fim não sobra mais nada.
Líbero é retratado pelo ponto de vista de duas pessoas e vi nisso um algo a mais pra história. A visão de alguém que só o viu duas vezes ? um Líbero criança e inocente e depois um Líbero adulto e destroçado de arrependimento ? mas que leu o livro da sua vida, e a visão de alguém que conhecia ele desde pequeno. Foi o questionamento "o que teria acontecido se eu tivesse escolhido diferente?" que me tocou e feriu bem no fundo do coração, porque me faz pensar em todas as decisões que já tomei na vida que poderiam ter sido outras e talvez eu fosse uma pessoa diferente hoje.
Ver Líbero e todas as atitudes que tomou antes de partir, no fim foi muito doloroso e a história te deixa com a curiosidade de saber o que poderia ter acontecido se a escolha na sua infância não fosse aquela.

Gabrielle 06/10/2020

Ótima proposta
Triste, diferente, fantasioso, um pouco divertido e até mesmo assustador.

Iniciei o livro gostando de cara especialmente pelo fato de Líbero chamar os pais da mesma forma que chamo os meus. Achei que poderia ser um livro divertido, mas ele acaba se tornando um livro extremamente triste.

Ainda assim, vale a leitura, acredito que a proposta do autor seja nos mostrar que não há fórmulas mágicas e que somos nós quem escrevemos nossa própria história.

E sinceramente, eu teria tomado a mesma decisão de Líbero.
Eduardo 06/10/2020minha estante
A beleza da vida está nas surpresas de cada dia. Líbero fez certo.

Gabrielle 06/10/2020minha estante
Concordo! Eu não leria um livro inteiro sobre minha vida. Talvez uma breve carta kkkkkk. Esse ano li um outro livro nacional chamado "Se não fosse por você, eu não estaria aqui. Cartas pra quando eu era adolescente".
Me inspirou a escrever uma carta pra mim mesma aos 15 anos.
Mas sim, só a carta já seria o suficiente

Eduardo 06/10/2020minha estante
Interessante. Aos 16 anos me achava homem, comecei a trabalhar... achava que seria o dono do mundo.
Hoje aos 39 vejo que nunca fui aquilo tudo q sonhei, e me sinto mais imaturo e menino do que aos 16 anos.

Gabrielle 07/10/2020minha estante
Tenho a mesma sensação

Eduardo 07/10/2020minha estante

Guilherme 16/09/2022

Bom para refletir.
Uma história que prometia ser muito empolgante, mas que se perde em certos momentos, mas sem dúvidas que nós traz reflexões importantes. Líbero tem a oportunidade de ler o livro da sua vida, mas decide não ler, e com isso, sente-se perdido na sua vida, acreditando ser necessário ter o livro para se amparar nas decisões. É legal ver que cada atitude que tomamos, pode gerar mudanças drásticas lá na frente, podendo até ser irreversível.

Vittoria.dare 31/03/2020

Um livro cativante
O que você faria se recebesse de um estranho a proposta de ganhar o livro com a história de sua vida inteira contida nele e também a possibilidade de altera-la quando o desenrolar dos fatos não forem de interesse? Bem, esse é o pano de fundo dessa estória, contada sob o ponto de vista de dois personagens distintos: Baltazar - o estranho que possui o livro com a história da sua vida e Rubio - um homem cujo passado é desconhecido e por conta das circunstâncias acaba se tornando seu único amigo.

Marcelo217 06/05/2021

Monótono
O hype foi real, mas não correspondeu às expectativas de ser tão bom como me disseram que seria.
Ritmo muito lento. Enredo bom, mas mal trabalhado. Erros sutis de continuação que estragaram o que tinha de fantástico no livro .
Uma pena, pois a história tinha muito potencial!