O Livro De Líbero

O Livro De Líbero Alfredo Nugent Setubal

Resenhas - O livro de Líbero

Guilherme 16/09/2022

Bom para refletir.
Uma história que prometia ser muito empolgante, mas que se perde em certos momentos, mas sem dúvidas que nós traz reflexões importantes. Líbero tem a oportunidade de ler o livro da sua vida, mas decide não ler, e com isso, sente-se perdido na sua vida, acreditando ser necessário ter o livro para se amparar nas decisões. É legal ver que cada atitude que tomamos, pode gerar mudanças drásticas lá na frente, podendo até ser irreversível.

Lemiranda 15/03/2020

Um romance de formação que vai fazer você refletir sobre suas escolhas, ainda mais sobre aquelas que você deixou de fazer em sua vida. Livro fluido e instigante.

Gigio 22/09/2023

Esse livro me despertou sentimentos contraditórios. No começo me apeguei ao Líbero, sua simpatia e simplicidade, seus sonhos simples e até ingênuos, sua capacidade de se deslumbrar. No entanto ele é muito intenso em tudo e não soube lidar muito bem com as dificuldades da vida e adotou um comportamento autodestrutivo. Foi necessário chegar ao fundo do poço pra se libertar de seus fantasmas. Inúmeras reflexões vem a tona, junto com as inúmeras vidas possíveis, cada uma resultado de uma escolha diferente que fazemos em algum momento de nossa trajetória.

"Há homens que se perdem para se encontrar."

"E se eu tivesse vivido uma vida diferente?"
"Talvez o amor conseguisse sarar as feridas que ele próprio, cutucando, impedia de cicatrizar."

"Viver era justamente isso: olhar uma coisa e perder tantas outras. Escolhas."

"Cada coisa tem seu tempo, no virar no viver de cada capítulo."

Perdida_nas_Estrelas 17/01/2021

O personagem Líbero decepcionou.
Eu não li sinopses mas apenas pelo nome do livro criei expectativas na cabeça de que seria uma estória de fantasias... levei um tapa na face haha não é nada disso. Um menino promissor que se vê diante de uma escolha importante e que acredita que fez a escolha errada se torna uma pessoa totalmente diferente do que era esperado. Líbero se mostrou um homem egoísta ao meu ver.
Há quem diga que o livro é ruim, eu não achei ruim, o autor escreve muito bem, muitas vezes as coisas tem a ver com as nossas expectativas, mesmo não lendo sinopses ou resenhas eu gerei as minhas exprctativas e esse foi meu problema, não me afetou tanto quanto a outras pessoas, então para mim foi um livro ok.

Debs 12/08/2021

"Cada coisa tem seu tempo, no virar, no viver de cada capítulo."
Se te oferecessem o livro da tua vida, tu aceitarias?

Líbero Perim é um menino de 11 anos que vive em Pausado, uma cidade pequena e afastada de toda modernidade possível. Certo dia, um circo se instala ali e tudo muda: um dos membros oferece a Líbero o livro de sua vida.
O livro é narrado sob duas perspectivas. Primeiramente, pelo homem que concedeu a Líbero sua emblemática escolha de vida e, posteriormente, por Rúbio, um funcionário do jornal Gazeta, onde Líbero trabalhava com seu pai.
É essa segunda narração que conduz parte da trajetória do garoto após sua decisão. Passamos a acompanhar uma série de mudanças de comportamento e personalidade e como elas influenciam todas as pessoas ao redor de Líbero.
Apesar da principal questão da obra ser a grandiosa escolha e, consequentemente, colocarmo-nos no lugar do menino, o livro cresceu em seus detalhes. Alfredo Setubal escreveu com tanta sensibilidade, abordando com extrema delicadeza as temporalidades da vida, o seu desenlace, as suas imprevisibilidades... Certamente, estive diante de uma narrativa muito poética.
Apenas me desagradou um ponto, uma sensação anticlimática em determinada reação do personagem principal, mas nada que anule a experiência final.
O desfecho me deixou inquietante, com um misto de tristeza e compreensão de que era necessário se suceder como foi...
O Livro de Líbero é uma obra instigante, tocante e excitante. Mais uma indicação de literatura nacional pra lista!

site: https://www.instagram.com/p/CSfYDWtrvAQ/?utm_medium=copy_link

Cley 16/03/2020

Pausado, possivelmente a menor cidade do mundo, recebe em suas terras o Circo Bosendorf.
A fim de registrar tudo em 1ª mão para o Gazeta e conhecer as atrações que o circo oferece, Massimo Perim envia seu filho, Líbero Perim, de onze anos, autointitulado de redator-repórter-editor-chefe-júnior do jornal, e Rubio, o fiel escudeiro dos Perim.
Depois de conhecer um homem misterioso, Líbero percebe que há em suas mãos um livro de capa dura, vermelho e com seu nome nele: 'o livro de Líbero'. O livro permite que Líbero saiba seu futuro, além de reescrevê-lo quantas vezes quiser de diferentes modos.
Será que Líbero aceitará das mãos do estranho o roteiro de sua vida? Se sim, quais os impactos disso?

"- Calma lá, meu menino, é claro que o livro não vai impor o que você deve ou não fazer. Não existe um futuro ou o futuro, e é justamente essa a beleza, entende? É sempre incerto e no plural: os futuros."

A escrita poética do autor nos leva a uma cidade graciosa em que há personagens peculiares e cativantes.
A primeira parte do livro exibe a chegada do circo à cidade e a forma que Líbero lida com o fato, não só Líbero, mas outros personagens. O autor explora bem os personagens, me estendendo a conhecê-los profundamente.
Líbero é um personagem apaixonante e sonhador. Seu gosto pela leitura me fez conectar ainda mais com ele.
A segunda parte do livro tem um viés oposto à primeira parte. Fui surpreendido com a mudança que o Alfredo trouxe, mas de forma positiva.

Além de Líbero, outro personagem que merece destaque é o Rubio, um rapaz enigmático, que não nasceu em Pausado, mas que encontrou nela refúgio. Um personagem que sensibiliza o leitor pela sua história de vida e resiliência.
Nos momentos finais, houveram determinadas cenas caóticas, porém, acredito que foi preciso inseri-las para revelar o ápice de uma construção.
Gostaria que o autor tivesse explorado mais sobre o homem que entregou o livro a Líbero, porém isso não ocorreu.

Ao ler "O livro de Líbero", devemos ter atenção ao que o autor escreveu, pois, há inúmeras coisas para se refletir.
Se pudéssemos prever o futuro, o que faríamos? Pularíamos até chegarmos a ele ou daríamos um passo de cada vez? Será que, se sabermos o que vem, melhora nossos dias ou estamos deixando de viver outras coisas por anseio do que está mais na frente?
Falar sobre o futuro nunca foi fácil, há aqueles que vivem um dia de cada vez, há aqueles que anseiam pelo novo, pois, o presente não é tão atrativo.
É uma leitura sensível e cheia de ponderações, por isso, esteja atento às palavras.

Lidar com as escolhas que fazemos é sempre difícil, principalmente quando acreditamos que fizemos o certo. Não há problema nenhum em errar e aprender com os erros, "O livro de Líbero" indica que, para nos reencontrarmos temos que nos perder, tudo bem, contanto que ache o caminho de volta para si mesmo.

"Às vezes, fugir é a atitude mais difícil. E, portanto, corajosa."

Amanda2515 02/05/2021

O circo
Um livro que não gostei no início, porém a cada página que ia terminando eu ia aprendendo a gostar e no fim acabei amando

Sté.Souza 20/03/2020

Livro nacional
Eu sou meio suspeita pra falar, eu amo os livros nacionais; eles tem profundidade, acho que o brasileiro é assim: profundo; e esse livro não é diferente, se eu tivesse que definir em uma palavra seria essa. A história é profunda, em muitos momentos você fica pensando "aonde o autor quer chegar?", afinal estamos acostumados com história que tem início, meio e fim; e se você é desses, recomendo não ler esse livro. Agora se você quer fazer uma viagem em rumo autoconhecimento, bom, então o leia, porque apesar do livro ser da história do Líbero, ele te faz refletir...
Eu realmente gostei, e já quero ler tudo do autor.
Marcela.Gomes 29/03/2020minha estante
É realmente bem profunda ????

Cassis 06/08/2020

Líbero
Eu gostaria de saber criticar livros, mas é que não importa o quanto o livro me pareça maçante no começo é INCRÍVEL como o fim sempre ganha meu coração. Líbero foi assim, contornou meu coração no começo para no final atingir em cheio meus sentimentos. O fim não foi o que eu esperava, porque pra falar a verdade eu não sabia ao certo o que esperar do fim.
Se eu recomendo "O livro de Líbero "? Óbvio.
Se você vai gostar? Disso já não tenho tanta certeza.
Se permita ser surpreendido por uma leitura fora da sua zona de conforto.
E por fim...
NUNCA LEIAM O ÚLTIMO CAPÍTULO ANTES DE LER O LIVRO, isso estraga a caminhada!

Leléu Ltd. 15/03/2020

Você leria o livro de sua vida?
Este livro é um delicioso conto, a ser lido de um só fôlego. Ao lê-lo, considerei-o como um presente que ganhei. O carinho com que as palavras são escolhidas, a poesia em forma de prosa, as curiosas repetições de parágrafos inteiros, os pequenos detalhes de estilo que sutilmente mudam de um narrador para outro... Tudo são motivos para amar este novo estilo de escrita ao qual fui apresentado.

Não é uma história que se deve ler em busca do seu fim, mas, sim, algo como uma viagem de carro, que deve ser curtida em toda a sua duração, a duração da história de Líbero. O enredo, declaradamente fantasioso, é apenas o pano de fundo para várias reflexões que devemos fazer sobre quem fomos, quem somos, quem seremos e, sobretudo, quem gostaríamos de ser.

Enfim, é uma história que só pode ter sido escrita por alguém verdadeiramente apaixonado por livros e pela capacidade que eles têm de transformar vidas inteiras. Obrigado, meu novo amigo (que não conheço) Alfredo!

Pretinha 25/03/2020

Emocionante
Um livro carregado de reflexões, te faz pensar nas suas escolhas e como agimos diante delas.

Edi @estantedeleituras 29/06/2020

Esse livro é bem reflexivo e quando finalizei a leitura fiquei várias horas pensando nele! Fiquei me questionando se gostaria de ler o livro da minha vida e apesar de curiosidade em saber se teria as coisas que almejo penso que se soubesse quando as conquistasse não ficaria surpresa ou caso minha vida tomasse outro rumo que não fosse o que desejo ficaria frustrada! É um livro totalmente pra se refletir

ericacbribeiro 30/03/2020

Perfeito
Pergunta: Se hoje você tivesse a oportunidade de saber o que o futuro te reserva pelas
páginas de um livro mágico, você teria coragem de se aventurar naquelas páginas? Minha
resposta seria igual a de Líbero. Mas com única diferença que você irá entender se ler este
livro MARAVILHOSO que se divide na vida de Líbero antes e depois do circo Bosendorfer. .
A lembrança da fé em um futuro promissor, as desilusões da adolescência e a vida de
adulta.. foi o que este livro trouxe. Definitivamente: escolhas, destino e amadurecimento!
Recordações da minha infância no interior do Pará, os amigos ao longo da adolescência e a
mensagem: Uma lição para a vida na verdade, devemos viver o presente. NEM NO
PASSADO E NEM NO FUTURO. APENAS O PRESENTE - Foi a mensagem que recebi
desta leitura.

Tarcila 19/11/2020

MARAVILHOSO
Apesar da leitura não ser a favorita de muitos, pra mim foi uma das inesquecíveis.

Líbero mora em uma cidade pacata que se transforma com a chegada de um circo. É oferecido ao protagonista o livro de sua vida, que Líbero a princípio recusa.

Foi uma leitura que me deixou angustiada. Me fez pensar muito em como o arrependimento pelas nossas ações podem tomar uma proporção tamanha, que pode nos consumir, extinguir completamente a vitalidade, o que aconteceu com a personagem.

Sem contar com o questionamento principal: "você leria ou não o livro da sua vida?"

Nota mil pra esse livraço ( apesar de não ter gostado do final ?????).