O Livro De Líbero

O Livro De Líbero Alfredo Nugent Setubal

Resenhas - O livro de Líbero

Benedito.Almeida 24/03/2020

O livro de Líbero
Livro interessante, leitura muito fluida, o que facilita e prende o leitor.
Benedito.Almeida 26/04/2020minha estante
Retiro tudo o que coloquei! Detestei esse livro!

Jessica 29/05/2020

VOCÊ LERIA O LIVRO DA SUA VIDA?
A provocaçao mote do "Livro de Líbero" nos leva a questionar o futuro incerto , e a coragem para responder, e manter sua decisão, a essa questão tão intrigante que é o amanhã.
O livro aborda de uma forma leve questões, que talvez passem despercebido pelo leitor como, a angústia, a anciêdade. Talvez por se tratar de um realismo mágico, a questão se motive por conta de um magnífico livro que revela o amanhã , porém, acredito que a questão na vida real, si apresente da mesma forma , na ânsia doentia de controlar o futuro.
No mais, o livro toca nossa alma de forma sutil , calma , despretensiosa. Uma leitura leve que também não deixa de ser profunda.

Lívia Gusson 08/05/2020

O LIVRO DE LÍBERO - ALFREDO N SETUBAL - 3/5
O não de Líbero foi tão equivocado assim, a ponto do rumo das coisas levar a um destino tão triste? Termino o livro com essa pergunta e com tantas outras...

Líbero é um garoto sonhador, tagarela, espirituoso, curioso e aventureiro. O mundo é algo que Líbero sonha em abraçar, independentemente da grandiosidade do ato. Seu pai, o Sr. Massimo, é seu maior companheiro e incentivador de suas leituras. O jornal em que seu pai é proprietário tem seu ajudante, Rúbio, que exerce papel fundamental na vida da família Perim.

Tudo muda quando Líbero, juntamente com Rúbio, vai em busca de uma matéria jornalística a respeito da chegada do circo na cidade de Pausado. Durante o espetáculo ele descobre que um senhor enigmático possui o livro que conta sua vida inteirinha, do início ao fim. O que me intriga é porque o livro foi oferecido justamente para Líbero? Ele estava destinado à isso? E realmente faria diferença ele ler ou não ler? Aparentemente a história contada é que com sua negativa as coisas começam a dar muito errado. Líbero não suporta conviver com a dúvida do que estava escrito naquelas paginas. Enfim, a leitura começa com você admirando a criança e intrigado com Rúbio, do meio pro final, você tem aversão ao que a criança se tornou e passa a amar muito Rúbio

Achei o destino do personagem de muito mal gosto. Esperava alguma esperança, alguma mensagem positiva. A história deixa um amargor e fica difícil de entender o porque das coisas terem caminhado pra um ponto tão decepcionante. Contudo, entendo que o que ocorreu com Líbero foi exatamente a angustia de viver sabendo que ele havia se negado a ter "spoilers" do futuro. Será que as coisas teriam sido diferentes se ele tivesse lido? E mais, será que saber do nosso futuro também não atormentaria nossa cabeça a ponto de nos perdemos no dia a dia?

A verdade é que acredito que não haveria caminho certo ou errado a ser seguido nessa situação, Líbero estava fadado a algo que nem ele próprio conseguiria compreender, o que naturalmente o levaria a vários questionamentos. Vale a pena ser lido somente pelo senso de nos fazer questionar o mundo, nossa mente e nosso destino.

Tarcila 19/11/2020

MARAVILHOSO
Apesar da leitura não ser a favorita de muitos, pra mim foi uma das inesquecíveis.

Líbero mora em uma cidade pacata que se transforma com a chegada de um circo. É oferecido ao protagonista o livro de sua vida, que Líbero a princípio recusa.

Foi uma leitura que me deixou angustiada. Me fez pensar muito em como o arrependimento pelas nossas ações podem tomar uma proporção tamanha, que pode nos consumir, extinguir completamente a vitalidade, o que aconteceu com a personagem.

Sem contar com o questionamento principal: "você leria ou não o livro da sua vida?"

Nota mil pra esse livraço ( apesar de não ter gostado do final ?????).

Cassis 06/08/2020

Líbero
Eu gostaria de saber criticar livros, mas é que não importa o quanto o livro me pareça maçante no começo é INCRÍVEL como o fim sempre ganha meu coração. Líbero foi assim, contornou meu coração no começo para no final atingir em cheio meus sentimentos. O fim não foi o que eu esperava, porque pra falar a verdade eu não sabia ao certo o que esperar do fim.
Se eu recomendo "O livro de Líbero "? Óbvio.
Se você vai gostar? Disso já não tenho tanta certeza.
Se permita ser surpreendido por uma leitura fora da sua zona de conforto.
E por fim...
NUNCA LEIAM O ÚLTIMO CAPÍTULO ANTES DE LER O LIVRO, isso estraga a caminhada!

Karen.Carvalho 30/07/2020

O livro de Líbero
Não sei se gostei da história, realmente ela tem um ótimo propósito e nos faz refletir muito sobre a vida e a passagem do tempo, se tem uma coisa que aprendi e que se você quiser fazer algo, vá e faz, pois só depende de você, você faz seu próprio futuro.
Voltando ao livro, a narrativa do autor é rápida, mas em algumas partes achei o livro muito monótono e que não levava a lugar nenhum, o Líbero se tornou um personagem insuportável e que desconta seus erros nos outros, não conseguir engolir muito bem o personagem, não sei o que estava esperando desse livro, mas tenho certeza que não era isso. De certo modo acho que outras pessoas podem gostar mais do que eu, mas no fim não chega a ser um livro ruim para ser o primeiro do autor.

Raquel.Euphrasio 18/03/2020

Aquela história que no inicio não te diz nada, mas aí... diz tudo!

Sté.Souza 20/03/2020

Livro nacional
Eu sou meio suspeita pra falar, eu amo os livros nacionais; eles tem profundidade, acho que o brasileiro é assim: profundo; e esse livro não é diferente, se eu tivesse que definir em uma palavra seria essa. A história é profunda, em muitos momentos você fica pensando "aonde o autor quer chegar?", afinal estamos acostumados com história que tem início, meio e fim; e se você é desses, recomendo não ler esse livro. Agora se você quer fazer uma viagem em rumo autoconhecimento, bom, então o leia, porque apesar do livro ser da história do Líbero, ele te faz refletir...
Eu realmente gostei, e já quero ler tudo do autor.
Marcela.Gomes 29/03/2020minha estante
É realmente bem profunda ????

sages 07/10/2021

líbero, uma lição que o passado deve ficar no passado.
"o livro de líbero" me mostrou assuntos que ao mesmo tempo de necessários se tornaram repetitivos. você imerge na história, se imagina como morador da pequena pausado e vive a insanidade da mente sem rumo de líbero.
uma hístoria que narra um amante de livros, uma família simples e a mente de um ex-viajante é sem dúvidas fascinante. um livro bom, mas a temática principal foi um pouco vazia e amiudada. esperava um desenvolvimento mais completo

ericacbribeiro 30/03/2020

Perfeito
Pergunta: Se hoje você tivesse a oportunidade de saber o que o futuro te reserva pelas
páginas de um livro mágico, você teria coragem de se aventurar naquelas páginas? Minha
resposta seria igual a de Líbero. Mas com única diferença que você irá entender se ler este
livro MARAVILHOSO que se divide na vida de Líbero antes e depois do circo Bosendorfer. .
A lembrança da fé em um futuro promissor, as desilusões da adolescência e a vida de
adulta.. foi o que este livro trouxe. Definitivamente: escolhas, destino e amadurecimento!
Recordações da minha infância no interior do Pará, os amigos ao longo da adolescência e a
mensagem: Uma lição para a vida na verdade, devemos viver o presente. NEM NO
PASSADO E NEM NO FUTURO. APENAS O PRESENTE - Foi a mensagem que recebi
desta leitura.

Ludimyla Lopes 20/03/2020

Bom, mas pelo menos pra mim deixou um amarguinho no final... Me apeguei a Líbero e queria mais pra ele!

Juju 14/03/2020

Um livro peculiar
Em suma, é a história de Líbero Perim, um garoto de 11 anos, que tem a oportunidade de ler o livro da sua vida.
A leitura aborda como cada escolha tem uma consequência, e a necessidade de se perdoar pelo erros já cometidos.
O maior problema do livro, na minha opinião, é ser algo raso, tanto os personagens como os acontecimentos. Não há muitas explicações, apenas as consequências.
O rumo que a história leva é bem sinistro também. Apesar de ser bem descritivo, é de arrepiar.
Um livro ok.

ArthurAlves 30/04/2021

Me surpreendi.
Mais um livro nacional lido. E cada vez vejo mais e mais formas de se contar uma história.

Às vezes um livro despretensioso faça o que um livro deve fazer - Te prender na história. Sentir empatia pelo Líbero, raiva às vezes e diversos outros sentimentos. Quis saber o derradeiro, quis o melhor de cada personagem que parece um amigo, um parente.

Foi um livro cativante que não sei se tem um real aprendizado como imagino, mas sim, é digno de uma leitura e será proveitosa.
Sarah 30/04/2021minha estante
???

Meire.Abreu 11/03/2020

apaixonante / lirismo
Não vou dar spoiler --- É um livro despretensioso, muito bem escrito, com um portugues impecável e de lirismo singular, é impossível não sofrer com o Líbero e nao se comover com o Rubio.
Os personagens bem estruturados e a história é de uma delicadeza e sutiliza que dificilmente um bom leitor não irá deixar de perceber. Em alguns momentos me peguei achando que estava lendo algo da Lygia Fagundes Telles ou da Clarisce Lispector . Um livro apaixonante , tando pela escrita como pelas entrelinhas .

site: lirismo

Wally.Mota 09/06/2020

SEU DESTINO É VOCÊ QUEM FAZ!
Líbero Perim é um menino bastante alegre e sonhador que vive com seus pais na pequena cidade de Pausado, cujo número de habitantes é de apenas 409!
Massimo, seu pai, é responsável pela Gazeta de Pausado, um jornal local que leva as principais notícias para os habitantes e que tem Líbero e Rubio como ajudantes.
~
Por ser uma cidade bem pequena, os moradores da pequena cidade se impressionam com tudo o que pode existir além dela. Norma, mãe de Líbero, considera o mundo lá fora perigoso e incerto para o menino! Já Massimo, o vê como um mundo de oportunidades promissoras! Quando o circo Bosendorf chega na cidade, rapidamente desperta a curiosidade de todos os habitantes, principalmente dos Perim!
~
Porém, ao assistirem o espetáculo de estreia, Líbero dá de cara com um funcionário do circo chamado Baltazar, o qual mostra ao garoto um livro que contém toda a sua história de vida e que pertence a ele. É a partir daí que toda a trama se desenrola, sendo contada por Baltazar e Rubio!
~
Triste, melancólico e emocionante, O Livro de Líbero é uma leitura que carrega poderosas mensagens e reflexões, mas que foi mal compreendido por muitos leitores! O autor, que é brasileiro, propositalmente deixou algumas situações explicadas nas entrelinhas e talvez por isso, não agradou! Porém, nada foi inserido por acaso! A principal mensagem que fica é a de que mesmo que nosso destino esteja traçado, quem o torna real somos nós!

Até a próxima