O Dia do Curinga

O Dia do Curinga Jostein Gaarder

Resenhas - O Dia do Curinga

Rafaela1560 22/04/2024

"Vagamos por este mundo como personagens de uma aventura maravilhosa"
Quando li esse livro pela primeira, no seu lançamento, fiquei apaixonada pela história da bebida púrpura e da ilha mágica. E, por muitos anos, considerei este o livro da minha vida. Hoje, muito tempo depois de ter lido pela última vez, resolvi relembrar essa fábula, ouvindo em audiobook.
E tenho que dizer que continua sendo maravilhosa... continuo querendo conhecer Dorf, querendo ter um peixinho dourado e querendo fazer uma viagem na companhia de Hanz-Tomas e seu pai.
A conclusão é que, não importa quantos anos você tenha, o livro vai cativar você e vai proporcionar excelentes momentos de leitura.
Mas, caso você ainda não tenha lido e esteja considerando ler, aproveite bastante a experiência, pois reler esse livro foi maravilhoso, mas viver essa experiência pela primeira vez é algo inesquecível...

Yanca 17/04/2024

A vida é uma loteria gigante?
??Deus está lá no céu e ri das pessoas que não acreditam nele?

Essa leitura, em particular, tem um significado especial para
mim. O autor foi apresentado pela minha mãe na minha adolescência através de ?O Mundo de Sofia?, mesmo exemplar que que ela lera em sua juventude, se apaixonou tanto que não foi capaz de devolvê-lo a biblioteca da qual tomou emprestado. Desde então, fiquei obcecada por Jostein Gaarder, e ?O dia do Curinga? foi a minha segunda aventura com ele.

O livro é um romance instigante que busca ilustrar os grandes questionamentos filosóficos através de diálogos simples e analogias com cartas de baralhos. Essa leitura resgata a nossa capacidade infantil de nos maravilharmos com o milagre que é existir. Por isso recomendo revisitá-lo de tempos em tempos, para que não nos habituemos a vida e sejamos mais como curingas, afinal ?O Curinga é o único que não se deixa iludir?.

Giovana.Guedis 06/03/2024

Preciso reler
Esse livro é magico.
Já o li duas vezes e em breve vou precisar reler...

É uma fantasia muito gostosa, me sinto desvendando o misterio junto com ele.

Igor0 05/03/2024

De um aclamado autor, Jostein Gaarder, O dia do curinga é uma obra que transcende as fronteiras do tempo e do espaço, levando os leitores a uma jornada filosófica e emocionante que permanece gravada na memória por muito tempo depois que as últimas páginas foram viradas.

Descoberto na biblioteca da escola onde fiz meu ensino médio, este livro foi um verdadeiro achado que se tornou uma fonte de inspiração e encantamento. Desde a primeira página, fui cativado pela história do jovem Hans Thomas e sua jornada de autodescoberta, impulsionada por uma série de acontecimentos misteriosos e encontros inesperados.

A narrativa habilmente entrelaçada por Gaarder nos leva a explorar questões profundas sobre o sentido da vida, o poder da imaginação e a natureza da realidade. À medida que acompanhamos Hans em sua busca pelo enigmático curinga, somos levados a refletir sobre nossas próprias crenças e valores, e a questionar o significado por trás de cada experiência que vivenciamos.

O que mais me encanta em "O Dia do Curinga" é a maneira como Gaarder mescla elementos de filosofia, literatura e fantasia para criar uma história rica e multifacetada que ressoa com o leitor em um nível profundo e pessoal. Cada página é uma jornada de descoberta e aprendizado, repleta de momentos de beleza e insight que deixam uma marca indelével na alma.

Ao reler este livro diversas vezes ao longo dos anos, descobri novas camadas de significado e profundidade a cada vez, o que só reforça o seu lugar especial em meu coração. "O Dia do Curinga" é mais do que apenas uma história; é uma experiência transformadora que continuará a inspirar e emocionar leitores de todas as idades por muitas gerações.
Igor0 12/03/2024minha estante
Quem tiver a chance, leia.
Depois me conte

twlipy 26/02/2024

Quem quer entender o destino, tem de sobreviver a ele.
Sensacional. completamente inebriante.
se você se interessa por filosofia com certeza se encontraria nos livros do Jostein Gaarder, tanto pelos diversos temas que ele aborda quanto pela escrita: ele consegue te transmitir as ideias muito claramente, te faz acompanhar a linha de raciocínio que o levou a pensar da forma que faz, tudo com uma lente sensível usada pra enxergar o mundo, e por isso não é um livro difícil de ler, não precisa de muitos acessórios para ter epifanias. ele sabe bem disso.

algo que eu sempre gostei muito sobre o escritor é a dinâmica de "encontro de histórias". ele sempre entrelaça a trama principal com outras mil experiências que todos os personagens tem, te faz entender a profundidade deles e lembrar de como todos nós também temos algo a compartilhar.
considero muito do que eu li aqui extremamente valioso, principalmente porque sou alguém que tem medo de se tornar mais uma carta do baralho. aceitar ter um papel predefinido dentro do jogo e perder a capacidade de experimenta-lo intensamente, como da primeira vez.
acho que esse é mesmo o ponto principal da obra: não se tornar indiferente. sempre buscar entender melhor a si e ao mundo, para que um dia as coisas sejam melhores.

é o tipo de historia que fica marcada pra sempre em você, que daqui em diante pelo resto da sua vida vai fazer presença. algum dia quando você estiver conversando com um amigo vai lembrar de algo que pensou enquanto lia, e vai ficar feliz de lembrar do quanto você e o curinga tem em comum. acho que a maior conquista de um escritor é realmente mudar as pessoas quem consomem sua obra.

"enquanto somos crianças, ainda possuímos a capacidade de experimentar intensamente o mundo à nossa volta. com o passar do tempo, porém, acabamos por nos acostumar com o mundo. ser criança e se tornar adulto é como embebedar-se de sensações, de experiências sensoriais."
"na terra, a vida pulsa de forma desordenada, até que um belo dia nós somos modelados... com o mesmo e frágil material de nossos antepassados. o sopro do tempo nos perpassa, nos carrega e se incorpora a nós."

Felipe1503 25/02/2024

Te peguei
Meu primeiro contato com Jostein Gaarder foi com O Mundo de Sofia.
Com uma ótima experiência fui então para essa segunda leitura, O Dia do Curinga. Na qual não foi tão boa quanto a anterior. E um bom livro, mas poderia ser mais claro, já que é uma leitura infanto-juvenil.

Aline Souza 18/02/2024

Um sentimento de respeito
E veneração pela vida preencheu todo o meu corpo e desde então nunca mais me abandonou. (??)

Li o dia do Curinga pela primeira vez em 2014 depois de uma época turbulenta. Desde então, faço questão de reler periodicamente para manter vivo em mim o sentimento de estar acordada, de não viver tudo sem ver nem questionar.
É um livro para quem tem paciência (haha a piada infame) pois é característica do Jostein repetir para memorizar, para quem tem facilidade com árvore genealógica e muitos personagens (fiz um mapinha nas primeiras vezes pois confundi todos), para quem quer passear pelo básico da filosofia e principalmente, para quem não quer viver a vida no automático.
Recomendo fortemente!

Rafa 27/01/2024

Leitura inocente, reflexões profundas
Achei o livro bem gostosinho de ler, confesso que o enredo num geral me agradou, porém um final um pouco decepcionante. Pareceu-me faltar algo. ?
Comecei a leitura sem expectativas, mas definitivamente é um livro que trás diversas reflexões filosóficas. Nesse aspecto me surpreendeu positivamente.
Recomendo a leitura!

ratatuiremi 25/01/2024

Esse autor é muito bom e muito doido ao mesmo tempo
Me surpreendi quando comecei a ler pois a leitura flui tão facilmente q chega ser satisfatório lê-lo. Um livro q eu não teria descoberto se a capa dele não fosse tão chamativa na biblioteca da minha escola. É uma história leve e gostosinha de acompanhar, me deu gostinho de quero mais. ?

eurenato 19/01/2024

A cabeça só o baralho
?A capacidade humana de atribuir sentido às coisas é incomparável. Seja nas estrelas, seja nas cartas do baralho, seja no acaso. Somos capazes de desvelar os mais profundos segredos dentro das mais irrelevantes situações. Basta um olhar cuidadoso, uma criatividade aguçada. É um dom fascinante.
??
A maioria das respostas para coisas que não se tem resposta são oferecidas por essas reflexões. A paixão pelo sentido maior das coisas nos fez desenvolver religiões, elaborar leituras místicas dos planos sensíveis, fundar estruturadas filosofias.
??
Toda uma combinação de crença, convicção. São formas de ver o mundo que permitem que sejamos quem somos. Crer e ser são complementares. Verdades.
??
Eu me encanto com coincidências. Dos nomes, dos momentos, das circunstâncias. Pessoas incidem num mesmo espaço e tempo por diversos motivos e com efeitos inesperados. Mas as aproximações levam consigo sentidos que só um olhar profundo pode interpretar.
??
O curinga é aquele que não pertence a nenhum naipe, não está acomodado em canto algum do baralho e aparece pra questionar o sentido das coisas. Quando ele aparece é hora de mudar.
Quem quer entender o destino, tem de sobreviver a ele.

Pedro 19/01/2024

Livro foda
O livro tem personagens bons, complexos, traz muitas reflexões da vida e até que bem positivas. O livro tem sim um final, explica bastante coisa , e te gera curiosidade.

lena 06/01/2024

A vida é uma loteria gigante, da qual só se vêem ganhadores
Que livro excepcional!! Não conseguia deixar de lado por nem um minuto, uma história envolvente e super criativa que dá vontade de sair vivendo aventuras pelo mundo! O livro traz diversos questionamentos importantes de maneira sútil mas também muito precisa.
Que sorte a minha ter oportunidade de ler essa obra, espero que um dia eu consiga de fato me tornar um Curinga.

FeFa 31/12/2023

Ao passo que o livro O Mundo de Sofia é mais didático contandona história da filosofia e diferentes linhas filosoficas, O Dia do Coringa é um papo filósofo ser acadêmico.
Uma brisa muito grande, uma história que me prendeu e dentro do mundo criado tudo fez sentido.
É preciso atenção para não se perder quem está contando o que.

na carstairs 12/12/2023

O dia do curinga
Foi uma leitura bem obrigatória. tive que ler para aula de filosofia e odeie sinceramente. achei tudo muito ????