Incubus

Incubus Ray Russell

Resenhas - Incubus

O Tolo de Amarelo 28/04/2023

Um prolongado suspiro de dor
Este não é qualquer livro sobre exorcismo e possessão. A angústia e dor profunda dos seus personagens é de um grau realístico que eu nunca tinha lido antes.

É um trama que se fecha em profundas emoções e que faz especular sobre a veracidade de todas as coisas. É como uma ventania soprando muito forte e inclinando-me para um clarão maligno, um pesadelo supremo que não precisa de tanto esforço para me manter por lá.

Os ataques são inquietantes. Sacode sua mente saber que a qualquer momento qualquer mulher será atacada e o fato de apenas aguardamos por um desfecho nos transtorna ainda mais.

Esse livro é um tormento extraordinário, fortalecido numa escrita brilhante e apertado por um enredo cruel e macabro. É o sibilar de um horror que não cai apenas sobre meus ombros, mas sim no meu coração.

KADU-BASS 28/03/2016

ótimo suspense
Uma historia que ocorre numa pequena cidade ficticia da california , onde as mulheres estão sendo estupradas e mortas . Relatos bem ligados , aonde o estuprador e um ser paranormal . a questão é descobrir quem da cidade é o incubus , que se sofre uma metamorfose pra se tornar este ser . Nesta descoberta , alguns relatos falam sobre misticismo , supertições de povos antigos e muito mais . É um bom suspense a leitura flui bem . Vale a pena

AllanATS 09/09/2015

Uma Pérola Desconhecida do Grande Público
Incubus é um clássico, tendo sido publicado em 1976, o livro trás a historia da pequena cidade de Galen que é assolada por uma série de assassinatos de mulheres relacionados com violência sexual. O Autor consegue expor de forma misteriosa e um tanto macabra os acontecimentos, deixando que o leitor fique realmente na dúvida do que está em torno dos assassinatos. Será que é mesmo uma criatura mitológica? Ou apenas um maníaco? E sendo qualquer um dos dois, quem na cidade se enquadraria nesse perfil? São perguntas que qualquer leitor desse livro vai se fazer diversas vezes enquanto desfruta do envolvente mistério que ronda cada assassinato.

Cada personagem no livro desempenha um papel em relação a trama e são muito bem descritos e definidos, tendo suas próprias histórias envoltas em pequenos mistérios o que faz com que e cada personagem no livro seja um possível suspeito.

Com um final surpreendente (sério, não descobri a identidade do assassino até que estivesse bem óbvia) o livro deixa o leitor em apreensão até as ultimas folhas, e mesmo depois delas.

Durante o livro, o autor deixa pistas (migalhas de pão) da possível identidade do assassino e retoma essas pistas quando finalmente revela a sua identidade. Claro que ter um conhecimento prévio na mitologia que permeia a suposta criatura mitológica e assassina (Incubus) no livro pode dar alguma vantagem ao leitor, mas de forma alguma chega a tornar fácil o processo de captura de informações para descobrir quem é de fato o estuprador das moças.

As descrições dos sonhos que um dos personagens tem são (na minha humilde opinião) umas das partes mais interessantes e tensas do livro e quando o personagem acorda ou o sonho acaba chega a ser doloroso ter que esperar que ele volte a dormir em algum outro capítulo e sonhe com o restante da história que é, de longe, a parte mais sinistra do livro.

– E esse livro é só mamão com açúcar, não passaram pimenta no limão?

Não, não é só mamão com açúcar! E por mais que essa frase não tenha qualquer enquadramento lógico, ela vai abrir a parte que relata os comentários negativos sobre o livro.

Incubus é indiscutivelmente um ótimo livro de suspense e terror, apesar disso ele não é mais ‘impresso’ só sendo possível consegui-lo de segunda mão. Normalmente é fácil encontra-lo em sebos na internet por um preço bem acessível, mas o fato de ter que adquirir um exemplar já velho (como o meu que está praticamente se desfazendo) pode desestimular muitos leitores potenciais desse livro.

Outro ponto que pode gerar desconforto, mas que é mais culpa de quem lê do que do próprio livro é que existe expectativa muito grande norteando a história do livro, muitas críticas positivas e em alguns pontos levemente exageradas que fazem com que se busque o livro com expectativas muito elevadas, de fato o livro é muito bom, muito acima da média que alguns outros apresentam, mas se o leitor for a ele com uma esperança sem limites pode acabar se frustrando e não aproveitando todo o potencial que ele oferece por ter esperado coisas irreais. Antes de avaliar “Incubus” como sendo bom ou ruim é necessário se perguntar se quem leu já leu algo melhor escrito ou trabalhado, com personagens tão bem caracterizados em suas funções e tão bem harmonizados com os elementos ao seu redor.

O veredito final?

“Incubus” é um clássico que, com certeza, merece ser lido! Para os admiradores de livros de terror e suspense ele vai ter um gostinho especial por sua história ser repleta de misticismo, partes tensas e sinistras, fazendo com que o leitor sinta que está vendo um bom e velho filme de terror (daqueles de gelar a espinha) dentro da sua cabeça.

Confira resenhas de outros livros no meu Blog ;)

site: https://livrorando.wordpress.com/

Karla 29/10/2012

Há tempos procuro esse livro e finalmente poderei escrever uma resenha sobre ele. Tinha muitas expectativas nele, por tudo que li. Quando ele chegou, até fiquei pensando que iria me decepcionar, pois estava esperando demais, mas definitivamente, é um dos melhores suspenses que eu já li.
Claro, não achei que foi tão surpreso o final, eu já suspeitava de quem era o estuprador de Galen, mas mesmo com isso, o livro ainda é um clássico.
Quero tentar passar a estória, sem fazer nenhum spoiler, mas sinto vontade de contar todos os trechos que tenho certeza que farão vocês terem vontade de ler. Mas não, não irei ser estragar prazeres, suspense é para surpreender na leitura e não na resenha.
Algumas pessoas que gostam de ler sobre demônios podem ter uma pequena decepção, visto que o Incubus que eu "conhecia", se "alimentava" através dos sonhos, diferente do que acontece no livro. De qualquer forma, a estória é tão boa, que esse pequeno detalhe não me fez perder o brilho por isso.
Indicado para todos que gostam de suspense e terror, não sei como esse livro não é um desses clássicos consagrados, sinceramente. Todos os personagens te prendem, e a narrativa te faz se sentir parte da estória.
Não percam mais tempo lendo minha resenha, corram para os sebos ou para algum lugar e peçam Incubus - Ray Russell. Tenho certeza que não vão se arrepender.

Flavio Assunção 24/02/2010

Incubus é uma obra completamente desconhecida do grande público, seja ele nacional ou internacional. Curiosamente, pode ser encontrado aos montes nos sebos por valores irrisórios. Ouvi falar dessa obra casualmente, pela internet. Na primeira lida na sinopse já me despertou uma curiosidade e resolvi dar uma chance, afinal, pelo valor que cobravam nem faria diferença se fosse abaixo das expectativas ou não. A verdade, é que Incubus foi para mim uma das maiores surpresas que já tive em anos de literatura.

A estória se passa na pacata Galen, cidade norte-americana. Lá, uma série de crimes tem ocorrido. As vítimas são em sua maioria jovens e as mortes ocorrem durante o estupro, no ato sexual em si, por algum motivo. Enquanto o xerife e o médico local buscam o nome do criminoso e uma explicação natural para as mortais dimensões das lesões, o estudioso Julian Trask é o único que reúne condições para chegar a uma verdade inimaginável. Logo descobre que o assassino não se trata de uma pessoa comum, e sim de um incubus, criatura metamórfica que não controla seus desejos sexuais, sendo obrigado a sempre procurar uma presa, que acaba não suportando o tamanho de seu membro, podemos assim dizer.

Único livro do autor publicado no Brasil, na década de 70, é poderoso em seu enredo, seus personagens e seu suspense. A trama consegue nos envolver completamente, em uma narrativa de tensão que segue freqüente durante todo o livro. Posso dizer que também não há deslizes, furos ou explicações bobas para os acontecimentos. As teorias são convincentes e despertam extrema curiosidade. A estória consegue, ainda, transportar o leitor para o universo do medo e, principalmente, da luxúria. O sexo é o ponto primordial, mas em nenhum momento chega a ser vulgar. É tratado como uma necessidade, mesmo que, no caso da criatura, tenha como conseqüência a morte.

Se há uma dica que posso dar aos amantes do suspense/terror, é que não percam tempo e corram aos sebos adquirir uma cópia de Incubus. O valor é irrisório para algo que vai te dar um ótimo divertimento, que causa apreensão e choca. Vale a pena.

prandi 06/11/2009

Uma face aterrorizante da luxúria
Galen é uma pequena cidade americana aterrorizada por tenebrosos estupros em série, dos quais resulta a morte das vítimas. Enquanto o xerife e o médico buscam o nome do criminoso e uma explicação natural para as mortais dimensões das lesões, e Tim Galen enfrenta grandes perigos em busca da verdade sobre seus ancestrais, o estudioso Julian Trask, de posse do perigoso livro Artes Perditae, é o único que reúne condições para chegar a uma verdade que transcende terrivelmente qualquer possibilidade imaginável.
Numa narrativa segura, ora filosófica, ora irônica, ora dramática, e, verdade seja dita, ora um pouco vulgar, passando por memoráveis diálogos entre Trask e Doc Jenkins sobre religião e sexo e medo, chega-se ao final dramático e surpreendente deste excelente livro de suspense e terror.