Shaftiel 07/08/2011
A Feast for Crows (O Festim de Corvos, conforme tradução de uma editora portuguesa) foi um dos esperados livros das Crônicas do Gelo e do Fogo (Song of Ice and Fire). Lançado em 2005, cinco anos depois de Storm of Swords, o quarto livro da série não parece ter sido escrito como um romance de impacto como o terceiro volume. Agora a história lida mais com as conseqüências do que com as ações, portanto, o foco é determinar como cada personagem reage depois dos eventos ocorridos nos livros anteriores.
Após o drama de Storm of Swords, A Feast for the Crows assume um ritmo lento, muito diferente a montanha russa de emoções de seu predecessor. As mudanças que se seguem são importantes até mesmo para que o autor possa ambientar e descrever certos pontos da história. Boa parte dos outros personagens, como Jon Snow e Tyrion Lannister não aparecem em A Feast for the Crows. Novos Pontos de Vista (PdV) são criados para sustentar os acontecimentos na capital do reino, sendo o principal foco, nesse caso, Cersei Lannister. O poder da rainha cresceu como nunca e fica cada vez mais clara sua paranóia e o fato de que é excelente para usurpar a coroa, mas não para mantê-la.
Além de Cersei, outros personagens apenas citados recebem novos focos, principalmente os Greyjoy das Ilhas de Ferro que precisam lidar com as perdas do fim da Guerra dos Cinco Reis. Asha (filha do rei Balon Greyjoy), Victarion e Aeron (irmãos do rei das Ilhas de ferro) recebem cada um seus PdV. Além deles, Brienne de Tarth, a amazona acusada de regicídio, passa a ser descrita com mais intensidade em sua busca por Sansa Stark. Além desses, Ser Arys Oakheart (da Guarda Real), Samwell Tarly (da Patrulha da Noite), Jaime Lannister (da Guarda Real), Areo Hotah e Ariane Martell (ambos de Dorne) recebem espaço especial. Em alguns casos, os PdV existem para aprofundar personagens importantes, em outros mais para mostrar como os eventos se desenrolam em diversos pontos do reino.
Dentre dos PdV antigos estão Sansa e Arya Stark, cada uma vivendo como pode depois de tanto perder. As personalidades de cada uma delas as levam a caminhos diferentes e mostram cada vez mais claramente como o futuro dos Stark está baseado nas diferenças entre cada uma das crianças.
Esse quarto livro das Crônicas do Gelo e do Fogo tem uma história lenta, muito mais baseada em caminhos que os personagens seguem do que em eventos importantes. Claro que existem momentos importantes para a série, como muitas das ações de Cersei em suas disputas com os Martell, mas a maior parte do livro parece mais uma descrição das jornadas metafóricas ou físicas de cada personagem. De fato, nesse momento, as Crônicas perdem ímpeto. Se antes a história era quase sufocante de tão intensa, agora é morna. Não é mais um rio caudaloso que fazuia o leitor grudar os olhos no livro. Muitos capítulos, principalmente dos de Brienne de Tarth, são arrastados e sem um propósito maior dentro da série.
A escrita de George Martin não piora em A Feast for Crows, mas sua condução da história deixa a desejar. Boa parte do livro parece ser construída apenas para preencher espaço. Não faria mal se das 1104 páginas (em pocket book norte-americano), o editor cortasse 600 e unisse o livro com A Dance with Dragons. Mesmo assim, é preciso deixar claro que George Martin, em seus piores momentos, é melhor do que a maioria dos autores de fantasia.