Vencendo o Mundo

Vencendo o Mundo Joel R. Beeke

Resenhas - Vencendo o Mundo

Arthur 23/02/2013

Vencendo o Mundo - Joel Beeke
Conforme relata a sinopse do livro, “Beeke nos ajuda a entender os perigos do mundanismo”. De fato, o autor cumpre ao que é proposto aqui. O livro vem como uma resposta altissonante a este sério problema que tem atingido a igreja em todas as nações. Logo na primeira frase do prefácio, Beeke deixa claro seu temor e motivação para escrever este livro: “O mundanismo está destruindo a igreja de Jesus Cristo” (p. 9). Guiando-se sempre por esta temática, Beeke vai, então, desenvolver sua obra.

A obra é dividida em 21 capítulos, que por sua vez, estão agrupados em 4 partes. O autor já afirma no prefácio que tal livro é fruto de mensagens proferidas por ele na Escola de Teologia do Tabernáculo Metropolitano de Londres, sendo que cada mensagem constitui-se em uma parte do livro.

Na primeira parte, que compreende os capítulos 1 a 3, Joel Beeke mostra-nos como o mundanismo pode ser vencido mediante a fé salvadora em Jesus Cristo. Beeke ressalta, no primeiro capítulo, o que significa vencer o mundanismo e em que isto implica (perseguições são enfatizadas aqui). No capítulo seguinte, o autor destrincha o texto de 1João 2:16[2] e mostra três maneiras pelas quais somos seduzidos a entrar no mundanismo, a saber: a concupiscência dos olhos, a concupiscência da carne e a soberba da vida. Após apresentar aquilo que nos seduz ao mundanismo, Beeke nos mostra quatro atitudes que devemos ter para resistir a tais seduções: 1. Crer em Jesus, o Filho de Deus; 2. Purificar o coração por meio da centralidade em Cristo; 3. Viver de acordo com o que agrada a Deus; e, 4. Viver em função da eternidade. No último capítulo desta primeira parte, Joel Beeke nos apresenta algumas atitudes a fim de que nossa vitória sobre o mundanismo seja duradoura.

Leia o restante da resenha em: http://arthurcorreablog.blogspot.com.br/2013/01/comentario-vencendo-o-mundo-joel-beeke.html