Como Ler Livros

Como Ler Livros Mortimer J. Adler

Resenhas - Como Ler Livros

Diego 13/04/2024

NUNCA LEIA DE FORMA PASSIVA E OS LIVROS SERÃO SEMPRE SEUS
A grande lição de Mortmer Adler é ler ativamente.

Inspecionar rapidamente o texto antes de abordá-lo, identificar exatamente o assunto da obra, estabelecer as ideias principais do autor, fazer questionamentos frequentes e ao final poder concordar ou não com o que se diz. Essas são tarefas mentais que um bom leitor deve fazer.

Nesse livro prático, Adler e Doren ensinam os passos para se fazer isso, que posso resumir assim:

1) Devemos nos perguntar sobre o que trata o livro e como ele trata. Aqui é preciso saber qual problema o livro resolve e quais as suas partes.

2) Precisamos entrar em acordo com o autor, ou seja, captarmos as palavras-chave e proposições fundamentais do texto. Perguntamos ao livro se ele resolveu o problema que se propôs.

3) Aqui precisamos nos perguntar se realmente entendemos o que o autor quis dizer. Somente então podemos nos perguntar se concordamos ou não com suas conclusões, e ao fazermos isso não devemos perder a elegância. Há de se diferenciar opinião de verdade factual (comprovável).

4) Por último e relacionado ao item acima: devemos verificar onde o autor está desinformado, onde ele está mal informado, se ele foi ilógico ou se ele está incompleto em sua análise.

Evidentemente que as formas de análise acima dizem respeito aos livros dissertativos.

O autor também aborda literatura de ficção e poemas dando algumas dicas práticas. Não abordarei aqui porque acredito que a sua maior contribuição em "Como ler livros" é para os livros de ensaio -- coisa que até mesmo o próprio Adler dá a entender em certos trechos. Mas em termos gerais podemos dizer que ele chama a atenção que numa narrativa fictícia você precisa prestar atenção no enredo e nas metáforas que envolvem a história.

Achei a obra muito útil e inspiradora.

André Ricardo 22/03/2024

Completo
Para os que desejam aprofundar nos artifício da arte de ler, obra que norteia quase que perfeitamente a leitura

LeandroCastro88 08/03/2024

Guia prático
Era o livro que queria ler há muito tempo, mas ainda não sabia de sua existência. Assim que ele me apareceu, me instigou. Fui ver reviews e comentários sobre. Ele estava mais de 120 reais, então teria que valer muito a pena. Fiz o investimento e sinto que valeu. Depois de ter lido pela primeira vez me sinto o melhor leitor do mundo? Longe disso. Mas sei que nele encontrarei as dicas para ir me aperfeiçoando. Fiz anotações, marcações e orelhas, assim como o autor sugere. Estou montando meu mapa mental para me auxiliar nas revisões que farei. Se você quer evoluir na arte da leitura, esse livro vai te ajudar demais.

Tiago.Costa 06/03/2024

Este manual de como se ler livros é maravilhoso, cabe mais uma leitura para extrair seus ensinamentos.

k4shuri 12/02/2024

Ferramenta essencial.
O autor ensina como ler diversos tipos de documentos, sejam científicos, históricos, poéticos, etc, assim como recomenda fortemente a leitura de obras clássicas.

Particularmente eu odeio ler este tipo de conteúdo, pois me sinto obrigado a ler algo que não desejo, e este tipo de método, não tenho dúvidas que afastam os possívels leitores; explico: nas escolas nos forçam a ler determinadas obras, ai se a pessoa lê algo que não deseja, ela passa a ter asco com a leitura, e o oposto disso seria incentivar que a pessoa lêsse o que desejasse, assim ela adquiriria o gosto por leitura, e quando tivesse que ler algo fora dos seus gostos pessoais, não teria tanto preconceito, mas o hábito de ler já estaria ali.

Neste livro, não é possível encontrar metodos de Leitúra Dinâmica, ou qualquer outro.

Ele foca na compreensão e com o tempo/aplicação dos métodos, o leitor possa assimilar mais rapidamente do que se trata cada livro, assunto, capítulo, etc.

Por ser um livro da Década de 40, faz sentido as recomendações de leituras, mas como disse, eu discordo, e obviamente consigo aprender, enquanto cresço em gramática, fomas de linguagem, e colocando em funcionamento minha imaginação, como isso pode ser ruim? Gosto da série Fundação (Isaac Asimov), e mesmo não tendo lido toda a série, declaro que ela está repleta de Psicologia, ou seja, durante a leitura sou bombardeado por estas informações e acho isso sensacional. Impossível ver algo negativo neste tipo de leitura.Ainda assim, respeito com discordâncias

Ah, já escrevi demais aqui, cansei.

Nillo 07/02/2024

Ótimo manual para quem Quer evoluir na Leitura!
O livro inicia abordando a problemática da leitura nas primeiras fases da vida e mostrando como nosso ensino é limitado. Daí pra frente, começa uma jornada onde demonstra os 4 níveis de leitura: Elementar, Inspecional (averiguativa), Analítica e Sintópica. Em cada um desses níveis, ele demonstra as etapas a se seguir, mas deixa claro que o auge do Bom leitor é atingir a Leitura sintópica, onde o leitor deverá ler vários livros com vistas a resolução de um assunto ou problema. No fim do livro o autor dispõe uma lista com Vários clássicos da literatura e da filosofia, além de realizar alguns testes para ver se realmente houve evolução no modo de ler por parte dos leitores de seu livro.

Diogo 28/01/2024

Regras de grande valor
“Ler bem, no sentido de ler ativamente, não é, portanto, apenas um bem em si mesmo nem é apenas um meio de progredir no trabalho ou na carreira. É algo que também serve para manter nossa mente viva, sempre crescendo.”

Parece meio estranho, uma pessoa depois de tanto tempo lendo livros se comprometer na leitura de um livro intitulado: “Como ler livros”.

O fato é que este livro trata da leitura ativa, que é muito mais do que um tipo: “ler por cima”. De maneira muito prática, Adler nos apresenta quatro níveis de leitura, a saber: leitura elementar, inspecionar, analítica e sintópica, que a depender do livro, e das intenções do leitor, ora pode abster-se apenas nos primeiros níveis de leitura, ora pode ter que passar por todos eles.

Essa obra é um clássico atemporal, principalmente no tocante a educação clássica. As regras de leitura ativas aqui presente são de grande valor não importa o quanto o tempo passe.
Um livro que sem dúvida me ajudou a aprimorar a capacidade de radiografar um livro.

Lahlavrac 22/01/2024

O Ensino da Arte da Leitura: uma análise de Como Ler Livros
Esse livro é uma contribuição notável para o campo da educação e da filosofia da leitura. Em um mundo saturado de informações e marcado por práticas de leitura superficiais, o livro destaca-se como um guia indispensável para aqueles que buscam aprimorar suas habilidades de leitura crítica. Seu texto é dotado clareza e objetividade, destacando-se por sua capacidade de resgatar a tradição da leitura bem fundamentada e analítica.

Uma das principais virtudes da obra reside na clareza com que os autores abordam a natureza da leitura. Adler e Van Doren desmistificam o ato de ler, destacando que a leitura é uma atividade ativa que demanda envolvimento intelectual. Ressalte-se o modo como a obra oferece uma visão esclarecedora sobre a leitura como um processo participativo e dinâmico.

A análise dos diferentes níveis de leitura proposta pelos autores também é muito importante. Ao introduzir a leitura elementar, inspecional e analítica, Adler e Van Doren proporcionam uma estrutura sólida para o desenvolvimento progressivo das habilidades de leitura. Esse enfoque graduado é uma ferramenta valiosa para educadores e estudantes, proporcionando um caminho claro para a aquisição de competências leitoras mais sofisticadas.

Outro aspecto digno de elogio é a ênfase dada à leitura sintópica. A habilidade de ler vários livros sobre o mesmo tema simultaneamente, entendendo suas interconexões e dissonâncias é um ponto alto do livro. Essa abordagem é valiosa, pois ela promove uma compreensão mais abrangente e aprofundada dos tópicos abordados.

A proposta de Adler e Van Doren de considerar a leitura como um diálogo ativo com o autor é igualmente louvável. Esse enfoque não apenas incentiva uma compreensão mais profunda do conteúdo, mas também estimula a reflexão crítica. Ao sugerir perguntas fundamentais como “O que o autor pretende provar?" e “E daí?", os autores proporcionam um guia valioso para a análise e avaliação cuidadosa das obras.

Destaca-se, também, o caráter prático da obra. Ao fornecer sugestões de leituras e exercícios, Adler e Van Doren transformam teoria em prática, permitindo que os leitores consolidem e apliquem os conceitos apresentados. Essa abordagem pragmática é um diferencial significativo, tornando a obra não apenas informativa, mas também efetivamente educativa.

Definitivamente, Como Ler Livros é uma obra essencial que excede as fronteiras da educação formal. Sua contribuição é significativa para o desenvolvimento de habilidades críticas de leitura, destacando a clareza, a abordagem graduada, a ênfase na leitura sintópica e o caráter prático como pontos fortes. Como guia, a obra continua a influenciar positivamente leitores ávidos e estudiosos, consolidando-se como uma referência valiosa no cenário educacional e literário. É, sem dúvida um livro tão importante quanto prazeroso de se ler. Nota: 9,0.

joaovdutraaa 05/01/2024

Sistemático, lógico, fluido e organizado
Excelente livro. Como ler livros traz consigo inúmeros ensinamentos, desde os mais básicos e lógicos, aos mais complexos, que são necessários para qualquer leitor que quer aprender a ler obras melhores de forma ativa e com mais retenção.

Era isso que eu precisava ler nesse momento. Um livro pratico, organizado, lógico e fácil de ler. Certamente voltarei nas notas que fiz desse livro quando suspeitar que minha leitura está começando a desandar.

Ao final do livro ele traz exercícios de leitura para que você exercite aquilo que aprendeu, excelente. Deleite-se dos exercícios como eu fiz, sem pressa de terminar de ler o livro, o que vale aqui é o aprendizado e a experiência.

Ana Carol 23/12/2023

Deveriam ensinar na escola!
Esse livro é a "Bíblia" sobre como ler melhor!
Parece bobo um livro que ensine a ler pq afinal a leitura é algo que fazemos tão facilmente como falamos, comemos e respiramos. Só que não!

A primeira coisa que o livro mostra é justamente a importância de se ler "bem" e o que isso significa na prática: desenvolver e defender opiniões, elaborar pensamentos complexos, se comunicar bem, compreender bem o que se lê e o que os outros estão tentando dizer, aprender!

O autor defende que o método de ensino da época (lembrando que o livro foi escrito no início do sec. XX - método que se perpetua por falta de algo melhor em termos de educação de massa) foca muito no ensino da leitura em termos mecânicos e não a leitura como uma ferramenta para reflexão e o desenvolvimento de pensamentos mais profundos, filosóficos e / ou científicos.

O autor descreve os diferentes tipos de livro (técnicos, ficção, práticos, filosóficos, etc) e três tipos de leitura: inspeção (leitura rápida inicial para saber do que se trata o livro, se vale a pena ler, que partes ler, etc), leitura analítica (como tirar melhor partido da leitura através de diversas perguntas e análises que ele ensina a fazer passo a passo) e a leitura sintópica, que é como juntar a leitura analítica de várias livros / textos sobre um mesmo tema para desenvolver sua própria teoria / opinião.

Apesar de profundo e bastante detalhado, o livro é leve e fácil de ler. É algo que professores deveriam saber e aplicar com seus alunos de forma a melhorar a qualidade da leitura e desenvolver um maior senso crítico nos alunos a respeito do mundo e da vida.
Cleber 23/12/2023minha estante
????????

Marina 17/12/2023

Um tutorial
Quase desisti do livro no prefácio, ao citarem o, no mínimo, duvidoso Olavo de Carvalho como intelectual. É basicamente uma proposta de manual/tutorial/cartilha, como qualquer material desse tipo não consegue se aplicar a todos e muito menos é completo (como se propõe a ser). Complexificar uma explicação, ainda mais de modo prolixo e proselitista, não necessariamente significa que ela é correta, tampouco verdadeira.

Não considerei como uma leitura indispensável para estudantes de pós-graduação stricto sensu, como vi alguns sites indicando.

Como positivo há algumas dicas interessantes, mas que já foram separadas por blogueiros e youtubers que leram o livro, sendo que alguns as tornaram até bem mais interessante do que as dispostas no próprio livro.

Lucas 17/12/2023

Fundamentos da boa leitura
Nesta obra, Mortimer Adler lança as bases para ler qualquer tipo de livro de forma adequada, aproveitando ao máximo todo o conteúdo que ele pode proporcionar, além, é claro, de fazer uma análise crítica do mesmo.

JoAo.Padilha 09/12/2023

Titulo pouco comercial, livro sensacional
Nessa jornada de mais de 400 páginas, você se vê imerso em orientacoes de como ler devidamente os livros, por tipo, por metodo. Ele irá dar dicas de como ler mais rápido e de como assimilar melhor cada livro que você ler de agora em diante. Traz muitos conceitos interessantes sobre um livro dificil desenvolve sua mente e faz você evoluir. Não é uma leitura fácil mas é interessante do inicio ao final! Vale muito a leitura, ainda mais para quem quer ser um melhor leitor.
Alice Aras 11/12/2023minha estante
Resenha muito boa. Está nos planos di próximo ano!

Lucas1429 13/11/2023

Melhor guia de leitura
O livro pretende ensinar que o aprimoramento da capacidade de leitura não anda junto com a leitura em si mesma e se nós aprendemos a crescer nossa capacidade de leitura crescemos inteiramente, é algo que serve para manter a mente viva e sempre crescendo.

Para isso á uma série de conselhos práticos que podemos resumir nas quatro perguntas básicas que devemos perguntar para todos os livros para investigar e extrair o melhor possível de tudo o que lemos:

"O livro fala sobre o quê?
O que exatamente está sendo dito, e como?
O livro é verdadeiro, em todo ou em parte?
E daí?"

É um livro muito didático mas ao mesmo tempo denso, porque explora desde a leitura mais elementar até a mais complexa que alguém pode fazer de modo que com ele podemos ter a ideia da capacidade de leitura.

Eu fiz uma resenha bastante compreensiva para servir de material de apoio. Aqueles que quiserem conhecer melhor clique no link que deixei destacado!

site: https://comolerlivros.blogspot.com/2023/10/como-ler-livros-talvez-nao-soe-tao.html