Brotheragem

Brotheragem Bruno Jovovich

Resenhas - Brotheragem

Clip 30/12/2023

Broderagem = Homofobia internalizada
Não é um livro de comédia, mas ri pra caramba. Cada revirada de olho que dei com o personagem "Fora do meio".

Gostei do livro, entretanto, o terceiro ato foi bem desanimador para mim. As idas e vindas se estenderam além do necessário. Cochilei nas cenas educativas sobre ser gay. É importante desmistificar tabus, mas para mim, que já sou uma gay desconstruída, ficou chato.

Gosto muito do fato de ser claramente um homem gay escrevendo sobre homens gays; isso faz toda a diferença. Não que mulheres não possam escrever, mas a maioria delas acaba fetichizando e fica parecendo um casal HT, não Gay.

Para finalizar, gostei mais do que imaginava.

luanfidler 19/10/2023

Que coisa terrível
Eu não gosto de ficar esculachando livro nacional mas isso aqui não dá não gente, extremamente mal escrito, uma tentativa miserável de fazer uma militância social sendo que no final tudo se resume a sexo, sexo e sexo, além de que não tem um parágrafo sem um "haha" ou "hehe" e as gírias tornam essa leitura insuportável. mas sei lá né, tem gente q gosta

Andy 11/01/2023

"Não é nada disso que você tá pensando!"
A típica frase clichê de quem é apanhado na pegação (embora nem esteja presente no livro) serviria bem pra descrever a história.
Sim, há cenas que são +18. Não, elas não são o principal.
Achei bem gostoso acompanhar o amadurecimento dos protagonistas (e o final me fez morrer um pouquinho e depois querer rir de gargalhar -- quem ler vai entender).
Ótimo passatempo pra curar a ressaca literária!

Melissa 05/01/2023

Confesso que muitas vezes tive vontade de desistir do livro por causa de gírias e expressões que achei muito forçadas. Mas continuei e não me arrependi.
É um livro que passa uma lição e uma reflexão pra vida, no começo pode parecer que é só mais um livro de putaria e sem conceito algum, mas no final você leva uns segundos pra digerir o que aconteceu, o autor aborda assuntos importantíssimos e mostra que nem tudo e todos nasceram perfeitos.
Esse é um livro que eu não dava nada, e derrepente, eu já estava chorando com as reflexões da vida que ele nos trás. É um livro bom, que passa ensinamentos que todos um dia deveriam saber.

Hannah 25/09/2022

Brotheragem
Ai eu achei tão bobo. Achei tão sem graça. Achei tão batido...na verdade.

O livro até que no início tava "legal" porém depois só se resumiu a sexo ? aí já no último ciclo,a história voltou a ficar "legal" porém ainda não tava boa, nesses momentos finais eu fui feita de palhaça kkkk por um plot do Iago que eu cair direitinho, confesso que gostei bastante disso, porém não mudou meu pensamento sobre o livro......

sunhailee 20/07/2022

não julgue um livro pela capa.
Me assustei com o cunho do livro mas me surpreendi a cada página que lia. O autor soube desenvolver o livro de uma forma mágica.

O autor trouxe temáticas importantes, como a aceitação, julgamento, moralidade, crescimento de forma descontraída; a sua escrita é mais informal porém o conteúdo não deixou de ser maravilhoso. Ele soube trazer a atenção do leitor e sabe envolver, sabe desenvolver e entregou tudo!

O livro é mágico, chorei um bocado lendo. Me trouxe para a realidade de forma violenta mas que assim como o Iago fala, é necessário.

Só não dei 5 estrelas pela informalidade que em alguns momentos me incomodava.

Patricia.M.S.L 02/08/2021

Tudo começa como brincadeira
Dizem que a curiosidade matou o gato né??
Pois eu digo,que a curiosidade abriu portas para eles .
Tudo começa com uma vontadezinha aqui ,uma olhadinha ali e quando se dão conta estão os dois se pegando .
Mas engana-se quem pensa que fica só nisso ,esse livro é lindo .
Nos ensina com uma boa pegada de hot que mesmo algo " inocente " pode se transformar num lindo amor a ser vivido , e a vida é isso .
Ama intensamente e ser amado na mesma proporção.

Suzi 09/07/2021

Único
Eu sempre tive curiosidade de ler algo que retratasse como seria um casal gay heteronormativo, e esse livro foi um completo achado sobre o tema.
No início eu pensava que ia ser basicamente um livro de putaria, e até enrolei uns dias pra continuar lendo por isso, mas qual não foi minha surpresa com o desenrolar dessa história tão profunda. Chorei muito com os personagens e fui completamente trollada no final, já estava chorando igual a um bebê.
Me surpreendeu completamente, amei.

Lores 26/06/2021

Ri muito lendo esse livro kaksksksk as gírias, as situações sao td bem engraçadas. Mas tem as partes emocionantes tbm, gostei da leitura

Fred Livros Gays 08/03/2021

Muito melhor do que o título e a capa sugerem
Confesso que o título do livro me deixou um pouco receoso, por achar que a história seria apenas um hot pesadão, sem muito conteúdo (bem que a minha avó já dizia pra não julgar um livro pela capa). Se bem que a capa, também, não reflete a história. Imagino o Iago e o Enzo bem mais bonitos do que o modelo da dela.

Há muitas cenas hot, bem sensuais (o que eu gosto muito), mas a história de Iago e Enzo vai muito além.

Gostei da linguagem coloquial , cheia de gírias e leve, que me ajudou a imaginar as características dos personagens.
Pena que há alguns erros de digitação e de português, que empobrecem um pouco a obra, mas nada que tire a boa experiência com a leitura.

A gente sofre em alguns momentos com os desencontros entre os protagonistas. Tem horas que eu fiquei com raiva do Enzo e em outras, do Iago, do pai do Enzo, da mãe do Iago...

A descrição do preconceito me tocou bastante. Fiquei pensando em quantas coisas corriqueiras os gays são privados ou, quando não, são julgados por fazerem: andar de mãos dadas, beijar em público, se tratar de forma carinhosa...
Alguns personagens me decepcionaram por suas atitudes intolerantes. É como na vida real. As vezes o preconceito vem de quem menos esperamos.

Finalizando, o livro foi uma grata surpresa e eu o recomendo.

Marisa.Santos 02/03/2021

#Ianzo forever
Totalmente apaixonada por Iago e Enzo!!! Já estou com saudade!!!
Narrativa leve, envolvente, nos mostra de forma extremamente divertida como construir um amor verdadeiro. Surpreendeu-me totalmente!!!

Marshluiz 28/01/2021

Perfeição
Livro mais que incrível, mostrando que tudo é possível, um amor entre dois jovens, algo surreal e lindo demais, melhor livro com certeza que li em 2021, recomendo demais

Eli 05/12/2020

Bom...
Assim a proposta do livro foi entregue que é um livro hot, mesmo que no final digam que não é, é sim. 90% é hot e com alguma coisas bem desnecessárias. comentários, descrições etc. No geral bem superficial também, ambos os personagens precisam se desconstruir muito.

Agatha - @emmeufoco 03/12/2020

Mais do que sugere
Comecei o livro por indicação, continuei por curiosidade e terminei por necessidade.

A primeira coisa a se falar talvez seja para que você leia sem trazer suas bagagens de leitura. O estilo do autor é peculiar e o narrador é um jovem cheio de piadinhas e sacadas próprias para sua idade e convenhamos... Quem não era meio idiota, sem noção e cheio de fogo aos dezoito???

A trama não se passa em SP, meu estado, e por isso foi um choque de realidade e costumes pois mesmo estando no BR a realidade e juventude do protagonista é bem diferente da minha (inclusive isso foi algo que eu amei no livro, foi tão forte e característico).

E então temos dois jovens amigos, quase irmãos de tão unidos, sendo separados ao iniciar a facul e se reencontrando tempos depois. Agora mais velhos e com novas coisas na cabeça, inclusive uma tal de ideia de "Brotheragem" e uma saudade que parece mais do que realmente é.

O livro tem sim muito sexo, muita bagunça, muita dúvida e brincadeiras regadas a álcool. Tem muitos questionamentos e muita indecisão.

Maaaas aí é que você se surpreende porque chega horas na vida que você precisa crescer e eles fazem isso e olha ... O último arco eu quase chorei. Foi surpreendente.

Uma leitura que eu, real, recomendo.

Alisu 29/11/2020

Superficial
"Para com isso... gay branquela!" Close, Samira.

Totalmente problemático.