O Aleph Paulo Coelho

Resenhas - O Aleph

APaula.Maia 03/02/2020

Adorei!
Sou suspeita, pois sou uma grande fã dos livros do Paulo Coelho.
Leitura leve e com várias passagens que, mais uma vez, me fizeram refletir sobre algumas situações da vida.

Gu 28/12/2010

Morníssimo!
Com exceção das descrições expetaculares de alguns lugares por onde se passa a história, como por exemplo o lago Baikal, posso dizer que "O Aleph" foi decepcionante pra mim. Livro de leitura empurrada com a barriga já que não se espera nenhum desfecho espetacular. Bem diferente de alguns outros livros como "11 Minutos" e "A bruxa de Portobello". Sou fã mas também sou crítico.

Lucas Goncz 06/08/2014

Desperdício
Acredito que até mesmo um livro que a gente não goste sirva como "experiência". Que apesar de ter sido abandonado, não foi totalmente um desperdício.
Mas em relação à O Aleph, isso não se aplica.

É sem dúvida o PIOR LIVRO que eu tive o desprazer de ler na vida. Considero este livro um desperdício de dinheiro, de tempo, de dedicação...de TUDO.

Decidi lê-lo em 2010 por um único motivo: meu ídolo na época, a cantora mexicana Anahí, fez uma música baseada na história de O Aleph.

Mas simplesmente NÃO EXISTE uma história nesse livro. O narrador é extremamente chato, nada carismático, nem mesmo conseguiu transmitir uma auto-ajuda fajuta. Foi algo que não me serviu para absolutamente NADA.
A cada capítulo eu me perguntava: QUAL O OBJETIVO DE TUDO ISSO? O que esse autor quer? Não é possível que essa porcaria não tenha relevância NENHUMA.

Sinceramente, eu não ligo a MÍNIMA para o que moveu o Paulo Coelho em sua viagem para descobrir não sei o que. Apostei nesse livro buscando um bom entretenimento e ensinamentos, e me deparo apenas com relatos de uma interminável e tediosa viagem de trem em que NADA acontecia.

Lia, lia e dormia, me arrependendo cada vez mais de ter comprado um livro tão horrível.

Um professor da época do Ensino Médio já dizia que os livros do Paulo Coelho eram horríveis...por que não o escutei?
Sarah 02/08/2015minha estante
Também sou fã da Anahí mas quando lançou não me despertou interesse. Peguei emprestado com uma amiga por insistência dela e tava tentando ler há um mês, sempre empacava huashuas hoje finalmente terminei e foi o pior livro que já li. Lado bom? Deu pra aproveitar umas poucas frases de "motivação/reflexão" e tentar associar a letra da música ao livro. Gostaria de poder dizer que a música é tão linda quanto o livro, mas não..NÃO É! :-P

GIPA_RJ 26/01/2023

Expresso Transiberiano
Em 2010 , ao ser lançado , ALEPH teve ampla divulgação. Ao folheá-lo numa livraria , vi que era ambientado no lendário Expresso Transiberiano e percebi que o autor escrevera o livro a partir desta viagem.
Pensei comigo : -Nunca li qualquer livro de Paulo Coelho , mas este me interessa !
Treze anos depois , em Janeiro de 2023 , mês que tem sido tão especial e transformador em minha vida , estive também lendo ALEPH. Tudo no momento certo...
Leitura intensa , na qual o autor expõe temas da espiritualidade ora suavemente ora de forma contundente e mesmo perturbadora , ela me cativou , me chocou , me envolveu.
Se for para destacar dois capítulos , escolho "Acreditar ,mesmo sendo desacreditada" com uma belíssima oração de Perdão (com créditos ao final do livro ) e " A águia do Baikal" com um ritual xamânico .
Livro surpreendente , do qual não me esquecerei!

Jarbas15 14/12/2021

O que é real?
Gostei bastante da escrita, acho que esse é o terceiro livro de leio do Paulo, Alquimista sem dúvida é uma obra de arte, mas esse livro a leitura flui bem, você fica a todo momento se perguntando até que ponto é real o que não é, e isso é muito bom, apesar de ter um final sem um desfexo emocionante, fala a leitura.

Albuquerque 27/12/2010

Morno.
Livro morno. Achei, pelo começo, que seria muito melhor. Mas o destaque fica pelas descrições dos locais e de alguns fatos históricos bem interessantes. O enredo em si deixou a desejar, na minha opinião.

Yanka 31/05/2020

Viagem encantadora!
Palavras sai lágrimas que foram escritas. As lágrimas são palavras que precisam jorrar. Sem elas, nenhuma alegria tem brilho, nenhuma tristeza tem um final.

Gabrielsouza1378@ 25/03/2022

Magnífico!!!
Não há como fugir da " lenda pessoal " herança do seu livro "O alquimista" , pois, Paulo Coelho decotifica os parâmetros e as nossas interpretações sobre nossas intuições. A linha Transiberiana, não é só uma viagem continental, mas sim, uma jornada transcendental do espírito em busca da sua lenda pessoal.

Dan 12/10/2010

Minha opinião:
Adorei o livro.
Faz-nos refletir sobre nosso destino.
Creio que todos já tivemos sonhos intrigantes, e lugares que sentimos que já conhecíamos, mesmo sendo a primeira vez que os visitamos.
O Aleph é muito interessante e recomendo.
Leiam! Vocês irão adorar, espero que gostem da resenha.

Viagem com O Aleph
Resenha:

Início...
Paulo sente-se infeliz.
J. explica que já é hora de mudar, sair, reconquistar seu reino. A rotina o está consumindo e consequentemente o deixando infeliz.
Paulo questiona dizendo que não é a rotina, só está infeliz.
J. fala que isso é exatamente rotina.

Paulo está prestes a jantar com os editores russos. Toma café enquanto aguarda a hora do jantar. Mônica, sua agente e melhor amiga senta-se ao seu lado e conversam um pouco.
Quando ia contar a Mônica sua conversa com J., entram no café as duas editoras da Bulgária. Muitos dos participantes da Feira do livro estão hospedados no mesmo hotel.
Conversam um pouco e logo vem a pergunta protocolar: “Quando irá visitar de novo nosso país?“. Paulo diz que se conseguirem organizar a viagem, sema que vem.
As duas o olham incrédulas.
Chega outro editor, este da Espanha, e faz a mesma pergunta. Paulo responde que daqui a duas semanas, após a visita a Bulgária.
“Comprometa-se”, dissera J.
Paulo cumprimenta os editores da Feira e vai aceitando os convites a medida que repetem a pergunta.
Logo, o editor da Rússia faz a pergunta de praxe e Paulo diz que sempre teve um sonho. Atravessar o país de trem e chegar ao oceano Pacífico. Assim podem parar em lugares e fazer tardes de autógrafos. Desta maneira honraram os leitores que jamais tem oportunidade de ir até Moscou.
Os olhos do editor brilham.
A agenda está completa com dois meses seguidos de viagem.
Se Paulo acreditasse que iria vencer, a vitória também acreditaria.
“Nenhuma vida está completa sem um toque de loucura.”

No decorrer da viagem...

Paulo chega com os editores, e avista uma jovem que está esperando do lado de fora do hotel em Moscou, no qual estão hospedados.
Ela se aproxima e segura em suas mãos, diz que precisa conversar com ele, que leu uma de suas histórias em um blog, e acredita que ele escreveu para ela, ela fala que ele precisará dela para descobrir o que está procurando.
Hilal diz que quer acompanhá-lo em sua viagem, os editores riem. Paulo despede-se gentilmente e entra no hotel.
Esquece o nome de Hilal, sua aparência, mas ao ir dormir acaba pensando nela.
Hilal está em seu destino e irá embarcar com ele.
Juntos esbarram no Aleph.
Paulo terá que confrontar o passado e buscar o perdão de Hilal.

Muitos de vocês devem estar se perguntando quem ou o que é o Aleph.
O Aleph – O ponto onde tudo está no mesmo lugar ao mesmo tempo.
Aline 18/10/2013minha estante
Li, não é uma leitura ruim, gosto da forma leve que Paulo Coelho escreve.
Mas o livro não me agradou, a historia do livro, na verdade.

Christian 31/01/2012

Irregular.
Sempre preferi a ficcao criada pelo Paulo Coelho aos livros mais pessoais. Para mim, esses alternam momentos muito bons e outros onde eu sinto vontade de atirar o livro pela janela.
Esse, para mim, é o caso de O Aleph. Sei que é difícil explicar o conceito de um aleph, mas o livro é realmente muito confuso. Claro que também possui momentos maravilhosos, mas no geral é irregular na narrativa.
Ainda prefiro O Alquimista (um dos meus livros preferidos), Brida, Margens do Rio Piedra, O Vencedor está só, Verónika, O demônio e a srta. Prin, entre outros.

Cíntia 24/08/2011

Não é o que eu esperava. Não me agradou muito a leitura, mas confesso que tem trechos fantásticos, mas mesmo assim não chega a valer a pena. Sinceramente eu não recomendo. Paulo Coelho tem livros melhores!!!

Carol Ribeiro @carolcombina 22/02/2020

Diferente
Diferente de tudo que já li. O Aleph contém um romance, mas está cheio de ensinamento e reflexão ao longo da história.

Para quem curte histórias ligadas à reencarnação, energia, vidas passadas e carma; vai ficar fascinado por essa história!

Excelente leitura...

Miguel 20/02/2011

...
Posso dizer com segurança que esse é o livro mais fraco que li do Paulo Coelho até hoje (esse é o quarto que li). Já percebi que como autor, ele é bem prolixo e sua escrita é muito pretensiosa. Com pretensiosa, quero dizer que ele parece escolher meticulosamente as palavras de forma que possa passar da melhor forma possível a ideia de sua ampla inteligência e cultura, pouco ligando se o tipo de linguagem escolhido realmente condiz com a obra.
Acho inacreditável o fato de que todo mundo a sua volta tenha muitos dotes intelectuais e espirituais, já que sempre parecem saber os segredos da vida e falar da forma mais culta possível, ou é pelo menos essa a ideia passada pelos diálogos transcritos por ele em seus livros. Nesse então, que se trata de um relato de sua trajetória pela transiberiana em 2006, não faltam diálogos tão belamente maquiados que mais parecem fantasiosos que reais. Esse é o grande problema do livro. Apesar de ser uma história real, não acho que o autor tenha conseguido passá-la dessa forma. Claro, não critico a bela escrita por si só, mas sim a falta de necessidade dela na maioria das passagens (principalmente em diálogos).
O melhor livro do Paulo que li até hoje foi 'A Bruxa de Portobello', pois ele foge de sua narrativa comum, ousando no uso de depoimentos. Talvez por isso eu goste tanto do livro... é menos Paulo Coelho que Paulo Coelho.

Douglas Freitas 02/10/2010

O mago está de volta?
Infelizmente!

O fato é: não lia nada tão chato desde "A Cabana". E antes que os inúmeros fãs comecem o ataque, digo que essa é a MINHA opinião e ponto final. Eu, de verdade, não ligo a mínima para a busca/recomeço/ou seja lá o quê que move Paulo Coelho na jornada das 253 enfadonhas páginas de "O Aleph".

Alguém que leu tudo pode me dizer se ele cita Glória Maria e a matéria exibida pelo Fantástico em 22/10/2006? (http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,MUL696148-15607-175,00.html)

Quer saber? Preferia sentir saudade a um reencontro como esse.

ddelivery.blogspot.com
Aneurysm. 04/10/2010minha estante
Não! Ele não cita a Glória Maria no livro.

Cid Roberto 07/11/2010minha estante
Concordo com a sua opinião. O livro só tem lugar para a Hilal. Glória Maria nem pensar...