Eu destilo melanina e mel

Eu destilo melanina e mel Upile Chisala

Resenhas -

Catarse 04/01/2022

Muito bom!!!
"Prezado senhor,
Por nove meses você nadou no sangue da sua mãe.
Como consegue agora odiar as mulheres com
todas as suas forças
quando cada osso do seu corpo começou nos dela?"

O livro tem poemas muito bons, muitos deles são bem específicos, já que o livro tem um público alvo, porém você acaba se identificando com a maioria
Os poemas retratam a vida do negro, e assuntos como auto estima, traição, amor não correspondido e muitos outros
Recomendo para todas as pessoas não só oara o público alvo do livro.

Bruna | @bmartinssss 18/03/2021

Tenho gostado bastante de ler livros de poemas e gostei muito desse livro. Recomendo!
Keidyagarcia_ 26/04/2021minha estante
Me indica alguns por favor. Tenho gostado de livros assim.

Sofi 27/12/2021

Upile Chisala destila melanina e mel e eu a admiro!
Achei essa coletânea de poesias fantástica! Foi meu primeiro contato com uma autora negra na poesia e curti demais! Nesse livro vamos ver bastante sobre preconceito, luta, dor, e também sobre amor, orgulho e superação! Super recomendo pra qualquer um e todes, de qualquer idade, gênero e cor! Pretendo ler mais do que Upile Chisala publicar.
roses in winter 27/12/2021minha estante
amei a capa

Ana 29/01/2021

"Muitas de nós são oceanos com amores que nunca aprenderam a nadar". Livro curto de leitura rápida, com poemas que falam de raça, amor, feminismo e vale muito a pena.

maria 24/06/2021

eu destilo mel e melanina - Upile Chisala
QUOTE:
Pense nisto:

O seu corpo é uma benção.
Com suas curvas,
deformações,
rugas.
Com suas cicatrizes
e marcas.

Tudo isso é o mapa da sua vida.

O seu corpo é feito de memórias,
algumas doces,
outras tristes,
mas, ainda assim, memórias.

Sua alma vive numa casa de histórias.
Seu corpo é memória.

Lena D. 26/03/2021

Vou fazer um breve comentário sobre o que achei já que é um livro de poesia não tenho muito o que falar da estória né!?
Eu li esse livro em questão de horas, os poemas são leves, apesar de falar sobre racismo, e empoderamento da mulher negra, que é o principal foco e objetivo da Upile, falar com as mulheres negras.
Eu recomendo para todes, principalmente se você é uma mulher negra e esta precisando ouvir uma palavra de empoderamento. Gostei muito dos poemas, Upile é uma poeta de mão cheia, muito talentosa e sensível.

Marília 24/03/2021

CLARO E SUCINTO
Um livro que se lê em um dia e se compreende o significado de cada poema escrito nele, sem dar margem para fartas interpretações.
Um livro que fala sobre o amor, sobre coragem, sobre a tristeza, sobre a angustia da depressão; sobre o orgulho de ser negra principalmente e de não perder a sua essência.
Um livro que eu indico para outros leitores, mas principalmente para aqueles que não gostam de ler.
Um livro claro e sucinto.
Lais.Lagreca 24/03/2021minha estante
Lerei em breve!??

Deb_ 22/01/2022

Gostosinho!
Trechos pequenininhos e que dão vontade de ler mais e mais. A maioria dos poemas são bastante repetitivos, mas tudo bem pq eu leria várias vezes mesmo KKK

?Agora que conheço
A magia suave da sua risada
E como o seu corpo se move como arte,
Por que que eu voltaria atrás?
O que havia antes de você??

Nayra 17/01/2021

"Sua alma vive numa casa de histórias.
Seu corpo é memória".

Foi uma leitura rápida. A mensagem passada é necessária, mas achei que faltou profundidade em alguns momentos.
Apesar disso, vale a pena ler.

Márcia 31/12/2022

"Por que vocês têm tanto medo de amar uma mulher forte?"
Amei! Os poemas são bem rapidinhos (bem curtinhos também) e apesar dos temas importantes, a autora consegue trazer leveza para eles. Recomendo!

nikkelodeon 22/07/2022

"Por que vocês têm tanto medo de amar uma mulher forte?"
Poesias sobre autoestima, aceitação e amor voltado para mulheres negras.

Logo de cara eu já gostei, porque é daqueles tipos de livros de poesia que te enchem de coragem e amor. A leitura é fluída porém profunda e eu acabei em alguns minutinhos.
elena 22/07/2022minha estante
parece perfeito!! estou no ponto de comprar, só pela sua sinopse hahaha

nikkelodeon 22/07/2022minha estante
você provavelmente vai gostar!

pj_maia 09/12/2022

22° leitura de 2022
Esse livro foi publicado em 2019 e escrito pela poetista africana Uchile Chisala, é a primeira vez que leio poesia escrita por uma africana. Gostei bastante, ela retrata temas muito importantes como racismo, feminismo e feminismo negro. É uma ótima leitura para fortalecer o amor próprio e o empoderamento de pessoas negras e sobretudo de mulheres negras.

deborafv 31/01/2021

Poesia de Instagram
De tempos em tempos temos um modismo surgindo no mercado editorial e essa é a vez de autoras como a Rupi Kaur, Ryane Leão, Amanda Lovelace e agora Upile Chisala. Fiquei curiosa para ler a autora por ser do Malawi, mas encontrei uma escrita muito parecida com a das outras.

Não é de hoje que esse tipo de texto faz sucesso pois quem teve Orkut deve lembrar das comunidades que tinham tópicos recheados de frases prontas para legendas de fotos. E também a existência de sites como pensador.com. Agora temos essa poesia de Instagram que é curta ao ponto de você conseguir ler na fração de segundos que levará para passar por ela enquanto desliza o dedo pelo feed.

O fato é que as pessoas querem consumir conteúdo de uma forma imediatista.
Querem ler um livro inteiro em 20 minutos e uma notícia em 1 minuto.
Essa fórmula não me interessa, mas gosto de pensar pelo lado positivo que pelo menos o conteúdo aborda em leves pinceladas temas relevantes.

Thamires Amorim 25/08/2023

O livro tem frases e poesias voltadas para o empoderamento da mulher negra. É um livro super curto que em uma única parada para ler, é possível terminar e reler se necessário trechos soltos porque não são complementares ou dependentes uns dos outros.
Não é o meu tipo de leitura favorita, mas gostei.

Maiara 15/06/2021

Literalmente, uma obra. Que livro incrível em grandeza e brilhantismo!

"Amar a mim nunca será um ato de caridade.
Quando o sangue negro corre, o sistema não chora.
Talvez carreguemos o trauma das nossas mães nos nossos ossos, o pesar dos nossos pais no nosso sangue.
Alguns dias as nossas preces são duas vezes mais altas E três vezes mais longas. Alguns dias elas precisam ser assim.
Amada, reúna toda a ferida no seu corpo e conte-nos como você não foi feita para quebrar.
Poemas, como corpos, carregam sangue e água e pedaços de todos que já nos amaram."