SKIN

SKIN BB Easton

Resenhas - SKIN

Renata 24/11/2020

Eu fiz o caminho reverso sobre os livros: comecei com Skin, sem ter lido "4 homens...". Pra mim funcionou muito bem, fiquei apaixonada pela escrita, pela história, revivi situações da minha adolescência nos anos 90 e queria pegar no colo o Knight! Sei, é loucura! Mas fiquei apaixonada pela construção do personagem e sua história.

Ivanna 02/10/2020

Livro foda
Estou encantada com a autora, ela conseguiu dar uma intensidade para os personagens que é de admirar. Jovens que querem fazer, descobrir, experimentar de tudo e as consequências aparecem. Gostei de cada detalhe, personagem, cenário ... Livro muito bom, na expectativa dos próximos !

Tati.Grutt 12/01/2021

Punk.
A melhor palavra pra definir esse livro é PUNK.

É o primeiro livro que leio dessa autora, e só posso dizer que curti bastante.

A escrita dela prende, é divertida, intensa, isso reflete nos personagens de uma forma que eu só consegui pensar... Por que BB Easton não escreveu antes?

Dei uma olhadinha básica no livro que originou esses 4 romances, mas preferi continuar lendo cada história sem pegar spoiler no Livro/Diário dela.

Por onde começo?

A história se passa em 1997 quando BB tinha apenas 15 anos. Ela era uma menina rebelde, mas é como toda criança que pensa ser adulta e nós carinhosamente chamamos de "adolescentes", BB acaba sendo "manipulada" por seus amigos ou podemos dizer mal Influenciada.

BB é muito magra, punk, fuma, usa drogas, bebe bastante e quase não fica casa. E um belo dia raspa a cabeça e quando mostra para a mãe dela, tudo bem tudo ok, a mãe fica com inveja branca até.

Ela é apaixonada por Lance, que é seu amigo punk, com cabelo moicano verde, jaqueta preta que não lava nunca, e por quem ela faz de tudo para chamar a atenção.

Como diria Sandy... Faz o coração dela fazer Turu turu turu no peito

Só que ela acaba chamando a atenção mesmo é de Knight.
O Skinhead solitário, líder do grupo de um membro só, calado, revoltado, vampiresco, agressivo, intimidador, insistente, negligenciado, mas em contrapartida é o cara que gosta de animais e manda bilhetes muito fofos para BB todos os dias. Se preocupa com ela e sua má alimentação, ele é o cara que olha e enxerga ela de vdd. Intenso, ele é muito intenso.

A BB eu acho que ela estava bem perdida, sabe? Os pais são bem tranquilos, daqueles que não cobram muito, a melhor amiga é piradinha, os amigos todos rebeldes. E nesse meio está BB, uma menina de 15 anos, muito magra e "sem peitos", esperta, trabalha, tem planos e sonhos, alegre e divertida, que gosta do perigo, se atrai pelo corrompido, flerta o proibido.

É claro que ela leva paz e luz para quem vive na escuridão, mas com suas portas meio abertas a escuridão também pode entrar. Ela vai se envolvendo e não percebe, ou prefere ignorar o quão perdido Knight está.

É uma leitura intensa, cheia de momentos BIZARROS. E com Reviravoltas.

Eu não vi isso vindo.

Me pegou de surpresa aquelas revelações na formatura e espero ter mais informações nos próximos livros.

??

Lucy 19/04/2021

"Percebo quando suas narinas se alargam que Knight é muito parecido com um pitbull. Mau. Leal. Incompreendido."

Esse livro me quebrou. E eu não me considero nem um pouco impressionável/sensível. Eu adorei 4 Homens em 44 Capítulos. Me diverti muito com as histórias da autora e com sua escrita fácil e leve. Em especial, quando ela falava de Ken, seu atual marido, e sobre seu primeiro amor, Knight. Então eu tinha que ler mais sobre esses personagens. Mas mesmo lembrando vagamente de coisas que aconteceram naquele livro, não estava preparada para o que encontrei em Skin.

Knight é um psicótico, agressivo, altamente temperamental e temido por todos. Ele é conhecido como o skinhead da escola. BB tem 15 anos, e tudo que ela quer é se casar com seu crush, Lance. Ela vive e respira Lance. Tudo que ela faz, veste, escuta ou deixa de comer é por Lance. Mas é a atenção de Knight que ela acaba tendo. A relação deles é extremamente conturbada. Ela se aproxima por certa pressão dele. Ela nunca sabe o que falar com ele, vive pisando em ovos, pois a qualquer momento, com uma única palavra, Knight pode se transformar em um monstro raivoso. Mas ela aos poucos tenta compreendê-lo, e isso se transforma em uma intensa (no melhor e pior sentido) relação de amor.

A escrita é muito fluida, bem-humorada, mas, principalmente, muito real. Já leu livros onde adolescentes agem como se tivessem mais de 20 anos, com uma enorme maturidade, como se os autores nunca tivessem sido adolescentes na vida? Não é o que encontramos aqui. O que acaba deixando a leitura mais crível, mesmo que diante de algumas mentiras, que obviamente irá haver mesmo sendo um livro baseado em fatos. Esses personagens são reconhecíveis. São palpáveis. Identificáveis. Você compra essa história de cara, pois você consegue imaginá-la acontecendo hoje.

Ronald/Knight... O que falar desse personagem? Ele e Ken foram os únicos que me chamaram a atenção e os que me recordo do livro que originou o spin-off. Eu me lembrava de algumas situações, mas, em especial, me lembrava do seu final. E isso deixou toda a leitura ainda mais dolorosa. Ele é perigoso. Ele é uma enorme bandeira vermelha que todo mundo consegue identificar de longe. Ele é volátil e briguento. Ele é uma ameaça. Mas é também só um jovem que cresceu em um lar errado, onde nunca foi amado ou desejado. É alguém que acredita que precisa se armar de todas as formas para manter todos longe. Porque ele odeia a todos, sem distinção. Menos BB. É doloroso quando ele fala sobre o cachorro de Peg fazendo uma alusão a si mesmo. É doloroso ler seus bilhetes, onde ele parece tão feliz e apaixonado, mas que espera que aquilo não vá durar. Ler sobre seus desenhos, suas flores de papel, seus presentes, sua paixão. E saber que ele é uma bomba relógio que uma hora vai explodir e destruir, inclusive, quem ele mais ama. E não há nada que BB possa fazer, pois, no mundo real, o amor não supera tudo.

O final é triste, melancólico e difícil. Tive meus momentos de alegria, de emoção, de raiva. Mas esse final... Não sei do quanto disso tudo foi real. Se Lance, August ou Juliet realmente existiram. Mas não duvido de sua história com Knight. Nem do quanto ela foi bonita e trágica e assustadora. E do quanto ele merecia mais.

Sem dúvidas, um livro fácil de nos capturar e envolver. Apesar do bom humor, não é um livro leve, pois trata de diversos assuntos sérios. Fiquei altamente submersa no drama desses personagens, ao ponto de não ter conseguido emergir até agora. Essa realidade crua é horrível. Me deixou horrível. Definitivamente, foi uma experiência única que vai perdurar por um bom tempo.

"Eles acham que só porque ele tem dentes e garras, só porque ele foi criado para matar, que ele pode cuidar de si mesmo. Bem, ele não pode!"

Nathy 07/02/2023

Foi uma leitura bem intensa, gosto muito da autora, gosto da escrita dela, do sarcasmo e da leveza mesmo tratando de assuntos pesados, a estória foi muito bem construída e envolvente, fiquei presa do início ao fim