Holanda e o mundo fantástico

Holanda e o mundo fantástico Beatriz Faria

Resenhas - Holanda e o mundo fantástico

Jadson.lukas 11/03/2023

Holanda é uma jovem introvertida e de poucos amigos. A garota está no ensino fundamental e, como de costume, a escola tende a ser um pesadelo para aquelas pessoas que não são populares. Holandinha não era popular então vivia sofrendo bullying de seus colegas de classe. O passatempo preferido da garota era os livros.
Um certo dia, a jovem não estava se sentindo bem na aula e sua professora telefonou para seus pais ir buscá-la, nesse meio tempo a professora indicou um livro para Holanda ler durante o feriado de carnaval, então logo que os pais foram pega-la na escola a jovem passou na biblioteca para pegar o livro. Ela só não contava que seria uma peça importante para a história do próprio livro?
A jovem começou a ler o livro indicado e de repente, ela se viu em um mundo completamente diferente do que vivia. Seria um mundo mágico? Não sabia explicar. Mas com certeza era um mundo extremamente distinto, com flores falantes, um reino em perigo e personagens que já conhecemos, como o Saci, mula sem cabeça e curupira. (Embora os personagens tenha as descrições de personagens folclóricos brasileiros, possuem outros nomes na história). Holandinha será capaz de ajudar seus novos amigos a salvar o rei da Cuca malvada?
O livro trás um enredo impressionante, fazendo com que voltemos a infância, é como uma releitura do folclore brasileiro, mostrando, de forma bem descritivas, cada personagens e sua essência. É uma leitura leve e rápida. Super recomendo!!

Maira 03/08/2021

RESENHA QUENTINHA SAINDO DO CALDEIRÃO
Holanda é uma menina tímida que não se sente encaixada no meio dos seus colegas de sala e que está prestes a finalizar o ensino fundamental, ela é esperta e adora livros e sabendo disso em um belo dia em que a menina não estava se concentrando na sua aula a professora resolve indicar um livro para a menina ler, mas mal Holanda sabia que entraria em uma aventura a qual ela jamais esqueceria.
Holanda e o mundo fantástico é um belo livro escrito pela @bsfsantos
que colocou o nosso folclore brasileiro em uma história linda pra fã nenhum de contos de fada botar defeito, cheio de criaturas já conhecidas junto com uma menina cheia de imaginação, desculpe se estou sendo rasa, mas essa história é curtinha e muito fluida, qualquer coisa a mais que eu fale pode ser spoiler, mas digo que a minha experiência ao ler esse livro pro meu sobrinho de 4 anos foi incrível e ver ele brincando falando da Cuca e da mula sem cabeça e ainda pulando igual o nosso Sá foi realmente incrível.

Esse livro foi Lançado pela @skulleditora

Raquel 26/06/2021

Lindo em muitos sentidos
Holanda é uma menina introvertida, que muitas vezes se sente e se vê sozinha na sua sala no colégio, mas que se encontra e se diverte nas histórias dos livros que lê. Antes de um feriado, a professora lhe passa a lição de ler um livro curioso, sem título nem capa, ao redor do qual existe uma aura de grande mistério.

No mesmo dia, após emprestar o livro da biblioteca municipal, Holanda se dirige ao seu quarto para cair dentro dessa nova história. Literalmente. Holanda se transporta do mundo onde vive para Ilha, um reino para lá de diferente, onde seres humanos possuem poderes especiais e um rei corre perigo.

Após ser deposto pela Cuca num golpe de estado, o Rei se reúne com seus amigos: o curupira Paco, o saci Sá, a mula sem cabeça Diamantina, o lobo guará Dornélio e a mais nova membro da trupe, a humana Holanda. A menina então tem que usar toda a sua coragem e a sua criatividade para enfrentar o mau, aprendendo e ensinando diversas lições ao longo dessa aventura rica e belamente ilustrada.

Holanda e o Mundo Fantástico é o primeiro livro publicado de Beatriz Faria. Eu recomendo muito a leitura, especialmente para quem tem crianças pequenas em casa. É uma obra pequena de tamanho, mas, assim como a autora, enorme no seu potencial encantador, delicadeza e quantidade de coisas boas para ensinar.

Savio.Batista 28/02/2021

Nenhum bilhete de viagem lhe levaria mais longe que um livro
Holanda é uma criança esperta que embarca em uma jornada digna dos maiores leitores. Ao viajar pelas páginas no livro tão bem escrito, rico em bons personagens e situações mirabolantes, deparei-me com um universo cativante onde qualquer criança sonharia em desbravar. É uma obra que deveria ser recomendada nas escolas, tornando-se uma leitura obrigatória para qualquer jovem sonhador.

Cito aqui a abertura de um desenho que adorava
"O maior que já surgiu, sonhador que conseguiu, voar mais alto que todos..."
Ler Holanda causou o mesmo efeito que este trecho, lembrando-me do tão alto que se pode alcançar com a magia dos sonhos ao longo do próprio amadurecimento.

levriando 31/01/2021

Amei
?Holanda é uma menina amável e muito inteligente, que ama livros (?) infelizmente em sua escola não tem amigos, os que se aproximam é para zoar a pobre menina.

?Um dia qualquer sua professora passa um livro específico para cada um ler, no mesmo dia Holanda vai até a biblioteca para procurá-lo.

?O que Holanda não sabe é que esse livro vai levá-la a um mundo extremamente fantástico e totalmente novo.

?O livro me lembrou um pouco o Sítio do Pica-pau amarelo (que aliás, eu amo!?)

?Eu amei entrar nesse mundo, a história é bem gostosinha de ler e fantástica. ??

Isabelaalvarenga 14/10/2020

É um livro curto, leve, simples e divertido. Gostei muito porque era o que eu estava precisando no momento.

A autora trás personagens do folclore brasileiro e eu gostei muito de ler com essa referência.

Apesar de ser um livro curto, trás algumas ensinamentos bem legais ao longo da história.

Recomendo muito para todos que estão precisando dar aquela pausa e ler algo do tipo!
?A menina tinha aprendido com a situação do lobo-guará de gravata vermelha que não estava sozinha, que não era a única. Ela enxergava agora que muitas vezes achou que estivesse lidando com um problema sozinha, mas sempre teve o apoio de seus amigos. Sejam eles de um livro ou não.?

livros.let 09/10/2020

Holanda é uma garota muito inteligente e tímida, constantemente se sente deslocada na sala de aula com os outros adolescentes da sua turma. Mas, ela conta com um refúgio: o amor pelos livros.

Antes do recesso de Carnaval, sua professora lhe indicou um livro para ler durante esse tempo. O que Holanda não esperava é que, por conta disso, iria passar pela melhor experiência de toda a sua vida!

Criaturas mágicas saíram desse livro no meio da noite buscando a ajuda de Holanda para recuperar o reino que havia sido tomado pela Cuca. Será que Holanda vai ser capaz de ajudá-los? Será que ela possui poderes como eles dizem? Será ela a responsável por trazer a paz novamente?

OPINIÃO
Adorei a história e esse universo, a escrita é super leve, fácil e divertida, perfeita para leitores da idade de Holanda se aventurar.

Foi ótima a maneira que a autora trouxe o folclore brasileiro para história, as referências ao Sitio do pica-pau amarelo foram as minhas preferidas

Minha única ressalva é que, infelizmente, não consegui me conectar muito com a Holanda pelo fato de ela não ter falas na história, acredito que isso tenha sido feito para demonstrar sua timidez e insegurança, mas não curti muito essa parte não.

Fora isso, a história é linda e cheia de magia, recomendo para os leitores mais jovens e para os adultos que querem ter aquela lembrança gostosa da infância!

Aline Cristina Moreira 30/09/2020

Muito bom!
Esse é um livro infanto-juvenil que realmente tem o poder de nos fazer viajar em um mundo fantástico, um mergulho no mundo da literatura e do folclore brasileiro em meio à uma aventura cheia de ação.
Holanda é uma jovem que está no 9° ano e que sente que não se encaixa no grupo de pessoas que a cercam, pois não tem gostos similares aos de seus colegas de classe, que zombam dela constantemente por isso. Enquanto eles pensam na formatura que se aproxima, ela pensa nas inúmeras aventuras que vive através das histórias dos livros.
E é assim que, em uma noite, Holanda acaba caindo literalmente dentro da história de um livro e se vê ajudando as pessoas e criaturas de um reino fantástico a salvar seu rei e seu reino das garras da terrível Cuca.
Achei o livro muito divertido e gostei das várias referências que encontrei nele, assim como as lições preciosas que a narrativa trás em meio aos desafios que Holanda e seus amigos precisam enfrentar. Uma das lições mais importantes na minha opinião foi como os livros são capazes de nos ajudar em todos os momentos, mas principalmente quando nos sentimos perdidos e precisando de uma válvula de escape.
Gostei muito da leitura e espero poder encontrar esses personagens em uma nova história em breve.

igorlie_ 19/07/2020

Muitoo booomm!!!
É um livro maravilhoso com um misto de emoções.... Ele fala uma história de um reino encantado envolvendo uma criação e os "Personagens do Folclore Brasileiro"!! Ele é maravilhoso de vdd, suuuuper recomendo!!!! ??

@livros.entrelacos 17/07/2020

Fofo e apaixonante
Sinopse: Holanda é uma garota inteligente e apaixonada por livros, mas que vive dias difíceis da adolescência por não se sentir encaixada nos grupos da escola. Certa noite criaturas mágicas de um reino saem de um livro e requisitam sua ajuda para que use seus "poderes" de humana, e assim ajudá-los a recuperar o reino que foi tomado pela malvada Cuca, que usurpou o trono do Rei e tomou sua coroa. Agora, Holanda é a única esperança daqueles habitantes em retomarem a paz.
Uma aventura fantástica emocionante com seres mágicos e magníficos onde Holanda terá a maior experiência e aprendizado de sua vida.
O que achei: Foi muito apaixonante ler essa história! É um livro curto que da pra ler em uma tarde. Amei a aventura rápida e empolgante e de como a autora introduziu o nosso folclore brasileiro. Holanda me conquistou e me deixou com um quentinho no coração! Com certeza lerei para os meus futuros filhos, no mais recomendo para todas as idades.

@euleiolivros 04/07/2020

Resenha completa no instagram @euleiolivros
ALERTA: esse livro pode te matar de amores!!!
Quem não gostaria de abrir um livro, adormecer e BUM! acordar com os personagens da história bem ali na sua frente, no seu quarto, prontinhos pra te levar pro mundo deles? Holanda teve esse prazer... EU TE INVEJO HOLANDA!!!
O que mais amei nessa história, foi reconhecer personagens de vários clássicos da literatura dentro dela. [...] é um livro tão gostoso de conhecer e ele é curtinho, o que te permite ler num piscar de olhos... como eu queria que tivesse mais dele.

Edu | @leituraelfica 04/07/2020

Resenha Élfica Holanda e o mundo fantástico

Olá Elfos fiz essa leitura durante a maratona e vim contar pra vocês o que eu achei!

Holanda é uma menina de 13 anos que está na nona série e tem dificuldades de se encaixar. Ela é tímida e insegura e está constantemente duvidando de si. Achando que as coisas que estão acontecendo com ela pode ser apenas imaginação.

É fácil gostar de Holanda e ter empatia por ela e acho que esses questionamentos e insegura também se encaixam perfeitamente qual a sua idade o período de vida que ela se encontra.

Uma das coisas que acontecem nesse livro (que não é spoiler por já estar na sinopse) é que tem o tema livro dentro do livro, a questão de viajar entre mundos. E isso pra mim foi muito interessante pois nós leitores fazemos isso sempre que pegamos um livro pra ler.

O ponto alto pra mim foi o Folclore Brasileiro sendo retratado e com isso dando aquele gostinho de nostalgia agradável e me fazendo lembrar da minha infância, pois referências como Sítio do Pica Pau Amarelo, O mistério da Feiurinha e outros são utilizados nessa história.

Está é uma história que lidar com temas como amizade, aceitação, como lidar com as diferenças e reconhecer ser erro. É uma história sobre aprendizados. E além de ser um conto curtinho e de fácil leitura.

Confesso que não funcionou tão bem quanto eu queria comigo, talvez pela minha idade ou até mesmo minhas espectativas, porém acho que o público ao ele é destinado, é uma história certeira. Apesar disso acabei tendo um carinho por essa história pela nostalgia ao qual me trouxe pois os objetivos dos livros são esses né? Nos fazer sentir...

Agradeço a Beatriz por ter me dado a oportunidade de sentir e de conhecer essa história e esse mundo, e por valorizar a nossa cultura ao qual não vejo como temática, sendo está muito escassa.

Bem eu indico pra você que quer uma história rápida e fluída para se distrair e que trabalha temáticas legais. Já conheciam?

Edu - @leituraelfica

Ana Júlia Flôres 28/06/2020

Um livro fascinante!
A leitura de " Holanda e o Mundo Fantástico" foi incrível, é um livro muito gostoso de ler, próprio para nos cativar e nos levar para dentro da história! Holanda é uma garota muito gentil e que ama ler!
O jeito que a autora inclui contos nacionais, folclóricos, e que lembram nossa infância, é maravilhoso, e muito divertido!
Curupira, Saci-pererê, Cuca, e muitos outros personagens que conhecemos de lendas são reunidos nessa história! Ou devo dizer Paco, Sá e Rainha Cuca!?
É um livro encantador, que nos faz ver como os amigos se importam com a gente, e que nos mostra que nunca estamos sozinhos! Vale muito a pena ler, recomendo para todos vocês!

site: Instagram: estrela_leitura