A Consciência De Zeno

A Consciência De Zeno Italo Svevo...

Resenhas - A Consciência de Zeno

1 | 2 | 3 | 4 | 5

CoIorado 07/03/2024

Eu sei muitas coisas e infelizmente não sei te ensinar todas como gostaria
"A Consciência de Zeno" era o livro que eu mais estava ansioso para ler do CLC. Não sei se foi devido a essa grande expectativa que eu pus sobre ele e que acabou me frustrando, mas a leitura não foi o que eu esperava

A obra não é ruim, mas eu senti como se estivesse sido enganado pela sinopse; achei que o livro trataria mais sobre o tabagismo do Zeno e a partir disso abordaria algumas questões filosóficas para tentar explicar esse e vários outros problemas psicológicos presentes na vida dele

Pena que o autor abandona esse tema logo no início e passa a escrever mais sobre a vida do personagem (vida, esta, bem sem graça para falar a verdade), e só retoma esse assunto no final do livro

Cazé 28/01/2024

Uma história sobre vícios
A proposta do livro em si é tratar de algumas passagens que aconteceram na vida do protagonista Zeno sob a perspectiva do mesmo mais velho, ou seja, como Zeno se lembra da sua infância, de seu casamento, de suas associações comerciais e, acima de tudo, por seu vício em cigarros. Por mais que a trama em si pareça algo trivial, a maneira pela qual os fatos são narrados considerando que Zeno é quem as descreve muda totalmente a interpretação dos mesmos, podendo os fatos serem verdade ou uma reimaginação dos mesmos. Dessa forma, o livro fala muito sobre questões mundanas que percorrem o nosso cotidiano, seja pela construção da narrrativa, da motivação dos vícios e até mesmo no desenvolvimento de laços com outras pessoas.

Como um clássico, é uma leitura obrigatória para quem gosta de narrativas cotidianas e fluxo de pensamento.
Bernardo.Lameira 28/01/2024minha estante
Me comprou com a análise, vou colocar na lista

Mauricio Gonçalves 27/01/2024

O diário de um egocêntrico
O livro é a apresentação de um diário escrito por um paciente de um tratamento de psicanálise, portanto é escrito em primeira pessoa.
O que fica mais evidente é o perfil egocêntrico e narcisista de Zeno, autor do diário. É impressionante como ele enxerga qualquer situação do cotidiano como um ataque direto à sua integridade física, mental e emocional. Uma pessoa que acha virtude em si, mesmo em situações não muito honradas.
Conforme o livro passa, podemos desconfiar também que o autor do diário está tentando passar alguma imagem ao psicanalista, mas suas invenções e mentiras podem ser percebidas por excesso de justificativas ou resultado de suas ações.
O xadrez 4D que Zeno usa pra justificar e enobrecer suas ações e sentimentos são tão ridículas como cômicas.
No fim o leitor fica com uma sensação de não saber mais o que é verdade ou invenção de uma mente perturbada.
Mesmo assim é um livro intrigante, não sei se gostei ou não.

GabrielMacambira 23/01/2024

Já no fim da vida, Zeno Cosini, um bem-sucedido empresário de Trieste (norte da Itália), decide fazer um balanço de suas experiências no divã de um analista. Ali, deitado no estreito sofá, ele começa a se dar conta de que toda a sua história, passada e presente, se compõe de pequenos fracassos: o casamento com uma mulher que ele não escolheu, o trabalho que não lhe agradava, as tentativas falhadas de parar de fumar ou de simplesmente mudar de rumo, ter outro destino. A lenta escavação dos fatos e das impressões pela memória é então submetida à visão implacável, irônica e às vezes hilariante de Zeno - que assim, de certa forma, consegue libertar-se da "doença", mas não de suas neuroses.

Rodrigo Kimura 13/12/2023

Um livro de humor
Conta a história de um cara rico, feio e hipocondríaco. Possui bastante humor na história. A leitura é fácil.

Maria.Heliza 18/11/2023

Terapia escrita
Zeno escreve sobre partes importantes de sua vida como parte de seu processo de psicanálise. Me diverti muito lendo, porém no início eu esperava realmente ler a análise do terapeuta sobre o que Zeno escrevia. Interessante, cativante e divertido.
Lady Morgue 26/12/2023minha estante
Eu também esperava uma análise sobre ele. Acabei buscando na internet, já que é considerado uma literatura interessante na psicanálise.

Maria.Heliza 28/01/2024minha estante
Você encontrou alguma análise interessante?

Mawkitas 24/10/2023

Quem atende pacientes tem lá sua cota de Zenos no consultório e, talvez por isso, eu tenha recebido essa leitura de forma morna. A Psicanálise costuma ficar nesse lugar de coisa que não funciona (pois não busca curar nada) e que frequentemente é depreciada com um ardor curioso, como Italo Svevo demonstra com habilidade.

Lucas1613 18/10/2023

"A Consciência de Zeno" de Italo Svevo
"A Consciência de Zeno", escrito por Italo Svevo, é uma obra literária amplamente reconhecida na literatura italiana. A história é apresentada sob a forma de uma autobiografia de Zeno, o protagonista, que se autodenomina um "zero à esquerda". Este livro, apesar de seu status de clássico, não conseguiu despertar o meu entusiasmo durante a leitura. Devo confessar que, após terminá-lo há três semanas, não estava particularmente ansioso para escrever esta resenha, pois a obra não me cativou.

É importante ressaltar que as preferências de leitura são altamente subjetivas, e é perfeitamente normal não se conectar com um livro que é amplamente elogiado. No entanto, a opinião especializada e a história do livro devem ser respeitadas. "A Consciência de Zeno" é aclamado por sua complexidade e análise detalhada da vida do personagem-título.

A narrativa em primeira pessoa torna a leitura um desafio, pois somos confrontados com a visão de mundo de Zeno, um personagem profundamente complexo. Essa perspectiva singular pode dificultar o acompanhamento da trama e, em alguns momentos, tornar a história mais densa do que o desejado.

Em um contexto mais pessoal, este livro se tornou um exercício de resiliência para mim. Era o 11º livro de uma meta de leitura anual de 12, e a determinação em concluir a obra era uma questão de honra. Mesmo que não tenha sido uma leitura que me envolvesse profundamente, a sensação de realização ao terminá-la é inegável.

Em conclusão, "A Consciência de Zeno" é uma obra literária importante e respeitada, mas, como toda leitura, pode não agradar a todos os gostos. Embora minha experiência de leitura não tenha sido entusiástica, isso não invalida o valor da obra. É fundamental lembrar que a literatura é vasta e diversificada, e cada leitor encontrará livros que o tocam de maneira única. Portanto, mesmo que esta obra não tenha sido minha xícara de chá, é um lembrete de que a exploração literária é uma jornada rica e em constante evolução.

Eduarda.Bierhals 09/10/2023

Legalzeno
Início muito legal, história e personalidade prendem bastante. O capítulo imenso falando sobre o Guido é muito demorado, chato, e poderia ser bem pequeno. A personalidade do Zeno fica bem clara durante o livro, mas chegando ao último capítulo ?Psicanalise? eu tive que voltar pra relembrar a origem do livro. Legal, relativamente pequeno, mas recomendo outras tantas leituras antes.

Cindy 08/10/2023

Durante toda a leitura me descobri fascinada por Zeno, um canalha incorrigível, além de bem humorado e sarcástico. Sobre o nosso herói me interessa especialmente sua humanidade, sobretudo, evidenciada por todas suas escolhas e ações questionáveis, justificadas também das piores e mais infames maneiras possíveis, o que me deixou uma sensação de curiosa familiaridade.

As relações e impressões de Zeno me são únicas: desde seus relatos sobre a morte do pai, sua relação com as mulheres Malfenti, a forma com que lidou com seus vícios e até seu estranho vínculo com o cunhado Guido.

Sobre esse último gostaria de registrar a sutileza do amor fraterno que existia entre ambos, iniciado pela disputa amorosa e que culminou em uma amizade gostosa de acompanhar, sendo que esse amor não foi levado em consideração senão pelo próprio Zeno, que de fato amou seu amigo até o último momento, mesmo que não tenha comparecido ao seu velório (a cena em que ele e Nilini se enganam com o cortejo fúnebre é memorável!).

Amei, odiei e me encantei com todos os absurdos de Zeno, que me divertiram desde o início ao fim!

Paula 07/10/2023

Compulsões e autoengano
A história é contada através de memórias e reflexões de Zeno Cosini, relatando suas próprias compulsões e consequentes justificativas. Trata-se de relatos sobre vícios e autoengano. Uma visão profunda e humorística da psique humana.

Zenaildo 24/09/2023

A consciência
Bem interessante! Meu primeiro livro italiano! Uns dos primeiros autores a colocar as teorias de freud.
Livro excelente! Recomendo.

Adriane 24/09/2023

Razoável
É uma boa leitura, mas por se tratar de fluxo de consciência do Zeno, é algo bem entediante pro meu gosto, salvo o humor que aparece na escrita. Não tive apreço pelo personagem e não me diverti com a leitura.

Danilo 12/09/2023

Ufa
Sei que é um clássico, e eu até gosto de uma leitura mais clássica as vezes, mas essa com certeza foi a leitura mais arrastada do ano!

Thomas.Jordao 10/09/2023

Um personagem humano, até demais.
Um clássico da literatura, que é escrito na forma de pensamentos do autor, como a um diário, de acontecimentos passados. Com boas doses de ironia e leveza, o livro tem lados bons como as introspeccoes do personagem acerca do fumo e seus relacionamentos, e é engraçado ver como ele está quase sempre errado. Porém, com lados ruins que afetam muito a leitura, que é lenta, e tem como personagem principal um cínico, chato, antigo, que me deu um asco terrível kkkkkk extremamente antipático. Isso me atrasou bastante a leitura, e me levou a um leve desinteresse. Um livro que deixa mensagens importantes como ver que existem pessoas completamente diferentes de você, com pensamentos que você consideraria absurdos, mas que existem, e por muitos! Me decepcionei por ser pouco abordado o tema da psicanálise, sendo reservada mais para as últimas páginas, enquanto que o grosso fica nas memórias do Zeno.

1 | 2 | 3 | 4 | 5