O Estranho Mundo de Zofia e Outras Histórias

O Estranho Mundo de Zofia e Outras Histórias Kelly Link

Resenhas - O Estranho Mundo de Zofia e Outras Histórias

Tainá Antunes 22/05/2012

Intrigante.
Que eu saiba, até hoje não tinha lido um livro mais estranho e intrigante como esse.

Neste livro de Link, há diversos contos que, por mais que comecem normalmente, terão um desenvolvimento e/ou uma conclusão completamente anormal.

Seja em Animais de Pedra, onde coelhos gigantes parecem ameaçar e não ameaçar a casa, que aos poucos tem seus objetos e moradores ficando 'assombrados', uma esposa grávida que ao invés de desejar comer algo exótico, investe diáriamente em novas cores para as paredes (usando uma grande máscara de oxigênio para não fazer mal ao bebê.)

Seja em Pele de Gato, onde pessoas podem se vestir de gatos e gatos de pessoas, onde bruxas não podem ter bebês e por isso os fazem com lixo ou qualquer outra coisa (e sim, eles são 'crianças' normais depois).

Seja em Magia para iniciantes, onde um programa pirata nunca é passado no mesmo horário e no mesmo canal, e a maior parte do seu elenco nunca é o mesmo.

Ou seja em Calmaria, onde em meio a amigos e sobre uma mesa de poquer são contados contos dentro de contos, cada um mais estranho do que o outro. Noivas que se multiplicam em cópias esverdeadas e alienígenas, animadoras de torcidas trancadas dentro do armário tendo conversa sobre o estranho tempo (que é contado de trás pra frente, no caso, ao invés de pais terem filhos, filhos tem os pais) com o Diabo, que brinca com o mesmo.

Entre outros contos, Link realmente produziu uma maravilhosa obra.
Ju 03/09/2012minha estante
Olha, concordo plenamente como você. O livro em si, sem dúvidas, me ganhou. A Kelly tem uma forma muito única ao escrever e essa coisa instigante, estranha e anormal me ganhou completamente *_*
Você sintetizou muito bem ;)

Juliana 06/05/2013

SURREAAALL!!
O estranho mundo de Zofia não é, nem de longe, meu livro preferido, mas não vou dizer que não gostei. Olhando as resenhas do Skoob percebi que muitos tiveram a mesma impressão que eu: histórias extremamente nonsense que, não são só absurdas, mas também não passam mensagem alguma. É como dizer que encima de telhado as flores roxas não sabem subir de mais de duas. Hã? Pois é... Alguns dos contos do livro são assim, como por exemplo, o terceiro, O canhão, que em minha opinião foi muito chato e cansativo, apesar de ser pequeno. Mas outros contos, apesar do cunho surrealista, são encantadores e nos fazem parar para tentar entendê-los, como A bolsa Mágica, O Hortlak, e Animais de pedra, que foram os meus preferidos, principalmente A bolsa Mágica, que é o conto que dá o nome em Português (pois em Inglês é diferente, e já falarei sobre isso), e conta a história de Zofia e Genevive. A história da Bolsa de Zofia faz com que você se sinta dentro de um sonho maluco, no qual namorados podem desaparecer e aparecer anos depois com a mesma idade, e cachorros sem pele podem persegui-lo, caso você abra o zíper errado. Eu senti a mensagem da história de uma forma muito fantástica, como se todos nós carregássemos conosco uma bolsa mágica onde guardamos nosso mundo, cheio das nossas peculiaridades, e onde as pessoas que amamos não pudessem envelhecer, mas onde também guardamos nossa parte obscura, as defesas, os instintos, e são eles que dão a forma (a pele) ao nosso mundo.
Guardei meu trecho preferido para compartilhar aqui:

Página 12 – “Apaixonei-me por Jake porque ele ficou contando piadas infames para Natalie e disse a Natasha que gostava da calça jeans dela. E também porque acompanhou minha avó até a casa dela e, depois, a mim até a minha. Eu me apaixonei por Jake quando ele não tentou me beijar. (…) A maioria dos caras acha que é melhor nisso do que realmente é. (…) Mas Jake não tentou me beijar. Em vez disso, deu-me apenas uma abraço bem apertado, aproximou o rosto dos meus cabelos e suspirou.”

Voltando ao livro como um todo, fiquei muito intrigada a respeito desse surrealismo absurdo em alguns pontos, e fui até a internet a procura de outros leitores para conversar sobre o assunto. Encontrei, em um Tumblr, um americano apaixonado pelos contos da Kelly Link, e ele conversou um pouco comigo e disse ter ficado sabendo que a tradução para o português tinha dificultado muito a semântica do texto. Respondi para ele que tinha sentido uma estranheza na leitura, e perguntei o que ele achava do titulo do livro e dos contos (aos quais eu traduzi literalmente para ele) e o coitado ficou desapontado. O título original do livro é Magic for Beginners, ou seja, Magia para iniciantes, que é o titulo de um dos contos que finalizam o livro, e eu não sei o por quê de não ter sido o titulo escolhido para a obra como um todo, já que é o que mais se encaixaria. A escolha em português acaba fazendo referencia ao “Mundo de Sofia” e eu não vi muita conexão a ponto de intitula a obra toda dessa forma.
Enfim, apesar dos problemas de tradução e das más escolhas, eu gostei de livro, pois me permiti viajar com ele e até comecei a escrever meu próprio plano de contingência contra zumbis.

Resenha Original e com imagens: http://meninalibelula.blogspot.com.br/2013/05/resenha-de-livro-o-estranho-mundo-de.html
morganarosana 24/07/2013minha estante
Achei este livro muito louco, louco mesmo. Mas de uma loucura agradável e contagiante. Meus contos favoritos são o da Bolsa mágica e de Magia para iniciantes (adorei a ideia do seriado e acho que este deveria ser o título do livro em português). Mas o meu livro te um pequeno 'erro' que me deixou intrigada. No fim do conto Magia para iniciantes há duas folhas em branco. E no inicio do outro conto há uma página em branco. Não há título do conto (apesar de estar no sumário) e começa do meio de uma frase. Lendo os outros contos, pode muito bem ser uma loucura da autora. Mas também pode ser erro da editora LeYa. Então fiquei em dúvida.

Wanessa 22/03/2018minha estante
Que resenha ótima! Acabei de passar para o terceiro capítulo e estava achando livro tão sem nexo que resolvi ler as resenhas pra ver se eu estava lendo errado kkkk mas estou amando mesmo assim

Bella 22/07/2013

Contos Bizarros
Este livro é para quem gosta de contos rápidos e envolventes. São contos com histórias bizarras e personagens cativantes. Os contos lhes trazem estranhas reflexões sobre a vida por mais bizarros que possam parecer. Destaque para os contos "A bolsa Mágica","Hortlak","Animais de Pedra" e "Pele de Gato".

Yasmim Braga 09/07/2018

Loucura demais! MESMO ASSIM AMEI MUITO
O Estranho Mundo de Zofia e Outras Histórias | Kelly Link | @editoraleya | Nota: 5🌟❤️
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
❝Vou te contar um segredo: as melhores pessoas são as loucas❞ (Alice)
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
》 A primeira história é sobre Genevieve, uma menina que adora passar o tempo com a avó mais excêntrica que você vai encontrar: Zofia. Ela afirma ser do país Baldeziwurlekistan e também ser a guardiã de fadas, que agora vivem em sua bolsa preta. A avó adora contar histórias sobre os seres que vivem na bolsa. Tudo muda quando o namorado de Genevieve, Jake, pega a bolsa de Zofia com a intenção de descobrir se tudo que ela já contou é real. 》Em "O canhão", um casal resolve fazer amor DENTRO de um canhão...isso mesmo, canhão! E o mais doido é que o mesmo lança os dois no ar no fim de tudo... Existe algo mais bizarro que isso? (Não vou comentar sobre todos os contos hoje, porque são muitos)
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
💬 MINHA OPINIÃO: Admito, há muita insanidade nas histórias, mas todos esses personagens tem sentimentos absolutamente verdadeiros. Em cada conto, fiquei com vontade de entrar e conhecer aqueles personagens excêntricos! Pois é, a autora conseguiu manter 100% da minha atenção nessa leitura. Estas histórias vão do surreal ao absurdo! SÉRIO. Todas contêm mundos mirabolantes e usam diferentes técnicas de narração e cada uma é única. • A narrativa da autora é fluída, porém a linguagem é poética e tem algumas metáforas. (talvez algumas pessoas não gostem disso, mas eu me encantei) • Este livro nos apresenta um universo de possibilidades MALUCAS que me divertiram bastante! Devo avisar: não é pra qualquer um, esse é daqueles livros "ou ama, ou odeia". Você deve ler para saber de qual lado está! • Enfim, foi uma leitura gostosa e leve, que recomendo a todos (especialmente se sua imaginação ultrapassa todos os limites haha - ou se curte Tim Burton, Neil Gailman, anos 80 e coisas loucas) VIROU FAVORITO? SIM! PRETENDO RELER? COM CERTEZA!♥

site: instagram.com/blogliterarte

Isadora 17/01/2014

Estranho...
Esse livro é estremamente bizarro não recomendo!

Jj 25/02/2016

Loucamente louco
Ñ entendi nada adorei tudo, esse livro são vários contos onde o final fica por conta do leitor, ou seja, vc tem q estar com a imaginação a mil, eu gostei, recomendo, a capa é linda e condiz com as aventuras do livro.

Babi 31/01/2011

Resenha O Estranho Mundo de Zofia e Outras Histórias por Babi
O livro nos traz nove contos (histórias bem legais) fantásticos e macabros (isso mesmo, macabros!). Minha história favorita é A Bolsa Mágica, que fala sobre uma menina que tem uma avó piradinha da cuca que guarda MUITOS segredos dentro de sua bolsa...ficaram curiosos? Também tem a história Animais de Pedra, que é sobre uma família que se muda para uma casa nova e seus objetos começam a sumir misteriosamente - além disso, muitos coelhinhos são vistos sempre do lado de fora da casa (muito horripilante!). Magia Para Iniciantes é sobre um grupo de jovens que tem experiencias anormais (eu não gostei muito dessa, mas não deixa de ser legal). O Hortlak é sobre objetos meio zumbis (uma loucura que deu certo). As histórias possuem uma temática de terror mágico que envolve tanto o leitor a ponto de se sentir dentro do livro.

Gigio 09/01/2011

O Estranho a um passo
Kelly Link é uma escritora de contos americana que tem sido muito elogiada por suas coletâneas. Segundo o crítico Lev Grossman, "O Estranho Mundo de Zofia" seria até mesmo um dos seis melhores livros do gênero fantástico em todos os tempos. Mas fantasia é apenas um dos aspectos da suas histórias. Nos EUA eles usariam o termo "slipstream" para englobar essa fusão de fantasia, horror, realismo, FC e o que mais estiver ao alcance... mas só porque os americanos gostam de reinventar tudo - a gente pode continuar chamando de realismo mágico mesmo. As histórias partem sempre de uma base comum, do nosso cotidiano, mas são transformadas de formas inusitadas por elementos exóticos, de uma forma que lembra muito o nosso Murilo Rubião.

Os contos realmente fazem jus à tradição de gênero, mas me parece que o que realmente cativou a admiração das pessoas, fazendo com que o livro entrasse para várias listas de "melhores de 2005" (ou da década ou de todos os tempos...) é a relação com a cultura contemporânea. Os personagens de Link jogam Scrabble, observam os tipos estranhos da loja de conveniência, são fissurados em seriados de TV... Ela coloca o fantástico a um passo de distância.

Não sei se existe alguma outra linha em comum entre os contos de "O Estranho Mundo de Zofia", mas alguns dos que mais gostei usam bastante de diferentes níveis de narrativas, criando histórias dentro de histórias... Não vou comentar sobre todos, mas estes foram os meus favoritos:

A Bolsa Mágica
"Antes que os saqueadores chegassem, a vila empacotou todos os seus pertences e se mudou para dentro da bolsa."
Avó Zofia é uma senhora cheia de histórias sobre Baldeziwurlekistão, que trapaceia no Scrabble e já foi banida de todas as bibliotecas públicas. É também a guardiã de uma bolsa mágica onde toda uma vila se esconde.

O Grande Divórcio
"... porque o divórcio é sempre mais difícil para as crianças, e porque a Disneylândia oferecia, naquea época, um excelente desconto para os mortos, a médium havia aceitado encontrar lá Alan Robley e sua esposa..."

Mágica para Iniciantes
"Jeremy sempre se perguntou que tipo de seriado os personagens dos seriados assistiriam. Personagens de televisão quase sempre têm cortes de cabelo melhores, amigos mais engraçados, atitudes mais simples em relação ao sexo. Eles se casam com mágicos, ganham na loteria, têm casos com mulheres que carregam pistolas em suas bolsas. Coisas curiosas acontecem com eles de hora em hora. Jeremy e eu podemos nos conformar com seus cortes. Nós só queremos saber sobre os seriados."
Jeremy e seus amigos são viciados no seriado "A Biblioteca". E o conto é sobre o episódio de "A Biblioteca" que conta a história de Jeremy e seus amigos.

Calmaria
"A casa está mais e mais cheia de tímidas, barulhentas, quietas, faladeiras, bravas, felizes, esverdeadas Susans de todos os tamanhos, todas as idades, que trabalham desmontando a casa, peça por peça, e, peça por peça, montando a máquina."
No início há apenas uma divertida roda de amigos jogando poker, e de história em história as coisas vão ficando cada vez mais bizarras...

Letícia 07/02/2014

Completamente loucão. Várias estorinhas que parecem ser criadas aleatoriamente, e te deixam meio fora do ar por um tempo, percebendo como o nosso mundo é entediantemente normal. Muito bom pra se distrair.

Dayna0 06/07/2023

Ruim
Esse livro não merece mais nenhum adjetivo além desse. Foi a leitura mais arrastada e decepcionante da minha vida, eu tentei, insisti, recomecei, e nada da leitura ficar boa.

sofylia 26/12/2023

Maravilhoso
Um livro incrível, diria que é meu favorito de todos que já li na vida. A autora consegue escrever os contos de uma forma completamente abstrata e maravilhosa, e conseguiu me prender de uma forma que suas histórias malucas e desconexas façam tanto sentido na minha cabeça. E as vezes não fazem nenhum sentido também, e essa ideia de que não precisa fazer sentido torna tudo mais mágico. Não pense que vai ler esse livro e encontrar contos com início meio e fim, personagens definidos e um roteiro normal. Pois ele não é nada normal e isso faz com que ele seja único e genial!!