Pau Brasil

Pau Brasil Oswald de Andrade

Resenhas - Pau Brasil

a.lida 15/03/2022

Um clássico da poesia brasileira
Você provavelmente já leu algum desses poemas em provas e você vai se deparar muito com a sensação de "eu já conheço", mas o livro traz explicações prévias e contextos históricos inseridos nos poemas.

Heitoraudaco 03/09/2021

A impressão que nos alcança, ao ler a poesia desse volume, é a de um momento bastante especial na nossa identidade. Além da temática calcada em traços próprios de nacionalidade vista de maneira pura, franca e hospitaleira, a forma dos poemas, simplificados, diretos e espirituosos, provoca em nós a mesma sensação de pureza franca. Em boa poesia e arte, não há espaço para ódio de classe e raça. Não há como poetizar sem provocar feridas, dominação externa que, aliás, ainda nos atinge.

Nivia.Oliveira 28/04/2022

Um livro que é uma obra de arte
Não sou leitora de poesias, mas quando vi que Pau Brasil foi impresso em Paris, no ano de nascimento do meu saudoso pai (1928), com capa e ilustrações de Tarsila do Amaral, já me apaixonei.
Esse livro, que é uma obra de arte, para mim, é a representação do modernismo brasileiro. Esse primeiro esforço de libertação, mas tão ousado que de cara coloca o “Pau Brasil” no lugar de “ordem e progresso”.
Na arte, se inspirar em influências externas é uma coisa, já importar pode ser nefasto para qualquer cultura. Afinal, por que não falar do feijão com angu, das montanhas de Minas, da gramática daqui, da capoeira, das igrejinhas históricas, dos cordões do carnaval, da vadiagem, do futebol??
Todos esses são temas ricos com os quais Owsvald de Andrade brinca ao criar metáforas que identificam nós, brasileiros valorizando assim o que é visceralmente nosso.

site: https://www.instagram.com/niviadeoliver/?hl=pt-br

Thali.Souza 12/12/2021

Brilhante
Li para a aula da faculdade para compreender a literatura brasileira.
Osvald de Andrade escreveu um ótimo registro do que nós temos como história do Brasil ligando a linguagem poética com alguns dos acontecimentos históricos do país. Com certeza uma leitura brilhante.

Debora 21/12/2009

Antropofagia em sua melhor forma, com imagens da Tarsila. Pura alegria.
Tupi or not tupi?

Roberta 26/04/2015

Sou suspeita.
Esses poemas todos são muito bons. Eu li em um PDF que eu não de qual edição possa ser.

Wagner 19/01/2019

O RECRUTA

(...) O noivo da moça
Foi para a guerra
E prometteu se voltasse
Vir escutar ella tocar piano
Mas ficou para sempre no Paraguay (...)

IN: ANDRADE, Oswald de. Pau Brasil. São Paulo: EDUSP, 2003. (fac-simile), pg 38.

jubs 17/01/2021

Favoritado!
Já tinha tido a oportunidade de ler outro livro do autor, mas fiquei tão empolgada com esta maravilha que é o Pau-brasil que vou sair procurando pelos escritos de Oswald! Sua escrita é riquíssima em detalhes e oferece-nos um profunda percepção do tempo histórico pelo qual passava o Brasil e, mesmo assim, consegue conectar muito com as circunstâncias atuais.
Oswald deveria ser mais lembrado do que apenas nas aulas do ensino médio ;-; sz

anaclaraleitegomes 27/02/2024

Manifesto pau-brasil
Se eu pudesse descrever esse livro em poucas palavras, seria "chatissímo"
Meu maior preconceito com a literatura de Oswald de Andrade é a hipocrisia dele ao escrever, as constantes críticas à imoralidade religiosa dos brasileiros, sendo que ele próprio, era um imoral, falando de um lugar de fala que não o pertencia. É muito fácil, a gente sair do Brasil para a França, passar momentos confortáveis lá e descendo o cacete no país.
Acredito que algumas críticas que ele faz são pertinentes e que o livro é bem dividido, as menções que ele faz a outros textos também são muito bem feitas, porém ainda não tenho a maturidade de separar "autor" e "obra", e isso acaba dificultando minha opinião e minha recepção de leitura.
No mais, não recomendo a leitura do livro, a menos que você seja um acadêmico que precise de nota.

Adriana Scarpin 25/08/2017

Relicário
"No baile da corte
Foi o conde d’Eu quem disse
Pra Dona Benvinda
Que farinha de Suruí
Pinga de Parati
Fumo de Baependi
É comê bebê pitá e caí."

João Luiz 28/08/2017

Excelentes poemas, que retrata o cotidiano, as localidades onde Oswald passou. Muito bom!

eagorarenato 23/03/2020

Necessário necessário necessário.
Preferencialmente nessa versão, que tem uma introdução de Haroldo de Campos, "Uma Poesia da Radicalidade".
Eu fiquei muito emocionada, caramba. Eu senti que precisava resgatar o olhar pra cem anos atrás, pra entender esse Brasil que tava no olhar dos modernistas. Nas pinturas da Tarsila. Caramba que país bonito.
E é um recorte bem erudito esse dos modernos, só uma superfície de uma cultura popular profunda que arbitrariamente vai sendo abandonada.
Porque nossos olhos são alvos só de violência, medo, proibição? Qual aprendizado temos de nossa cultura?
E o que cultivamos pras nossas gerações?
Comendo tudo plastificado, assistindo tudo importado, desejando ser Hollywood. Cobrindo de lama tóxica a terra que nunca aprendemos a valorizar. Massacrando o povo negro que nunca aprendemos a reconhecer como igual. Na desculpa de que a gente herda o pior de Portugal. Nunca saímos do rascunho. Engatinhando num piso liso, recebendo pauladas de retrocesso. Eu quero ver mais brasileiros. Brasileiras. Porque tem gente inspiradora demais, que não pode ficar esquecida. Não precisa desse material world importado, comendo nossa cabeça.
O Brasil é lindo pra caralho!
No Pão de Açúcar
De Cada Dia
Dai-nos Senhor
A Poesia
De Cada Dia

Maria 05/08/2022

Leitura de qualidade
Essa edição é impecável, tem detalhes de toda a obra que eu achei incrível.
É um livro de muita qualidade, gosto muito de ?pronominais?, ?3 de maio?, ?II e III? entre muitos e muitos outros.
Gostei da leitura, recomendo lerem! É um livro importante para se ler

David 13/11/2022

Interessante, as poesias podem adquirir sua atenção, mesmo que coletânea como todo não seja muito cativante. Oswald é um poeta singular: mesmo sobre inutilidades e acontecimentos cotidianos, soa sempre muito sincero e não genérico.

O teor onírico transmitido permite traçar uma linha entre a história do nosso pais, minas gerais, cotidiano. Bem moderno.

oursapphism 13/12/2022

"Noturno

Lá fora o luar continua
E o trem divide o Brasil
Como um meridiano"

gosto muito das ilustrações da tarsila ao longo do livro