A Virtude da Ordem

A Virtude da Ordem Francisco José de Almeida




Resenhas - A Virtude da Ordem


23 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Nayara.Costa 05/04/2024

Ordem, ordenação e organização
Um livro excelente e que pra mim, precisa ser lido todos os anos.
Cadê a chave?, cadê o cartão de vacina?, cadê, cadê e cadê?. O autor nos mostra que antes de esquecermos algo, é porque esquecemos de ter organização.
A organização permeia nossa vida toda, e ela é um reflexo do nosso amor e devoção a Deus. Porque a paz é a organização. "Façam tudo com ordem e decência".
Ele apresenta os cinco dedos de importância em nossa vida. Dedo polegar: deveres sociais, dedo mindinho: cultura e lazer. Dedo anelar: família (significado de fidelidade), dedo indicador: ramos profissionais. Dedo central: deveres e vida com Deus.
Ele mostra que nem um dever é maior ou menor que o outro, mas, sim, com a organização teremos que priorizar alguma em detrimento da outra.
Agenda, tenha uma agenda!!!

Enfim, muito bom!
comentários(0)comente



Junior 22/02/2024

Que eu reconheça cada instante da minha vida como tua visita
Imaginava, quando comprei, que seria um livro exaustivo? e eu cheguei ao fim sem saber que havia chegado!

A ordem é, certamente, a Rainha de todas as virtudes - não por presunção, mas por vocação: ela é a rainha que serve e orienta as demais virtudes.

Recomendo, ávida e vividamente, tal leitura.
comentários(0)comente



pabloibraims 01/02/2024

A virtude da ordem e o perfeito louvor a Deus no cotidiano.
A partir de uma leitura um pouco complexa, mas, reflexiva e repleta de referências à São Josemaria Escrivá, conhecido por nós católicos como ?o santo do cotidiano?, a obra de Francisco José de Almeida, apresentou fortes argumentos que definiram a ordem como uma virtude, muito necessária aos seres humanos, e meio eficaz de se alcançar a Deus. Aliás, o autor é categórico ao afirmar que a única finalidade ao se alcançar essa virtude específica, está em melhor conhecer, amar e servir a Deus.
Através dela é possível compreender que os nossos afazeres ? bem feitos, colocados por ordem de importância, etc. ? deverão estar completamente inseridos no tempo presente e voltados à abertura a graça de Deus, transformando-se em exclusivo louvor a Deus no cotidiano de nossas vidas.
Portanto, concluo essa leitura com um olhar diferente sobre a virtude da ordem, compreendendo, não de modo geral, mas, específico à minha realidade e estado de vida, quais atitudes devo tomar, a fim de crescer no exercício dessa virtude e alcançar a intenção proposta.
comentários(0)comente



Matheus 14/07/2023

O livro é curtinho e talvez corresponda a medoda ideal do que Chesterton propõe a nosso tempo: precisamos de teorias para que possamos praticá-las. Para além de um manual da ordem, aqui se busca aprofundar na realidade e na necessidade desta virtude, livro para ler e reler, não deixando de nos indicar pontos práticos para exercitarmos o que nos é apresentado!
comentários(0)comente



Cintia.Vieira 13/07/2023

A ordem é uma virtude
Nunca confie só na organização. O mais importante, depois de arrumarmos diariamente a cabeça, é o sentido do compromisso conosco próprios.
comentários(0)comente



Juliana1841 08/07/2023

Fenomenal
Quanta riqueza num livrinho tão pequeno!

É um manual a respeito sobre o que é a virtude da ordem, porque ela é tão importante, para que ela serve e como podemos aplicá-la.

De modo especial, alguns pontos que o autor traz no livro que mais me chamaram a atenção/me ajudaram foram:

- como usar bem a agenda e por que usá-la
- deixar de cumprir o pequeno dever diário é desperdiçar a Graça e o encontro com Deus
- sem ordem estamos fadados a bater nossas asas desesperadamente para voarmos um ridículo meio metro, enquanto que aqueles que buscam a virtude de ordem alcançam voos cada vez mais altos
- os cinco dedos da ordem
- ?guarda a ordem e ela te guardará?
- é algo óbvio, porém esquecemos: para desenvolver qualquer virtude é necessário esforço, logo, com a virtude da ordem não é diferente
- a ordem é uma virtude que nos serve, mas para isso é preciso que antes nós lhe obedeçamos
comentários(0)comente



Vanessa.Araujo 15/03/2023

Livro muito bom! Retrata q vivemos em um mundo tão acelerado, desordenado e confuso, deixamos de fazer o que é essencial para a nossa vida, que é cuidar da vida interior, e deixamos perder-se em afazeres que tomam todo o nosso tempo, como o trabalho, a academia, a faculdade, etc. Porém, não se trata de falta de tempo, e sim de falta de ordem!
comentários(0)comente



Thayna.Brune 04/11/2022

Pertinente e atual
Falar de virtude da ordem em um mundo desordenado é necessário. Urgente.
O livro faz isso com primor e leveza, com analogias e referências.
comentários(0)comente



Lucas 05/09/2022

Executa cada ato como se fosse o último
"Conta Romano Guardini que, quando alguém perguntou ao cardeal Carlos Borromeu, o pioneiro das reformas estabelecidas pelo Concilio de Trento, o que faria se soubesse que iria morrer dentro de uma hora, o Santo respondeu: 'Faria especialmente bem o que estou fazendo neste momento'”.
comentários(0)comente



Emanuelle Melo 13/08/2022

A Virtude da Ordem
Muito bom! Ideias e exercícios ótimos de ser aplicados à vida, sendo ou não de forma espiritual. Muito enriquecedor!
comentários(0)comente



Franklyn 02/05/2022

A ORDEM COMO FORMA DE GLORIFICAR A DEUS
O livro poderia ser classificado como mais um livro sobre técnicas básicas de produtividade, sobre como organizar as tarefas do dia a dia para ter mais tempo, e outras coisas que os coachings prometem.
Porém! Não é este o caso, apesar de ter tudo isto, ele trata a ordem como uma virtude interior, mostrando-a como um reflexo da vida espiritual do indivíduo, nas palavras do autor, ela é como um alicerce que permite que a vida seja bem edificada sobre ela.
Nos mostra como desde o princípio Deus requer de nós a ordem, elenca cinco áreas da vida em que a ordem é imprescindível: os trabalhos profissionais, os deveres religiosos, as obrigações familiares, o descanso e a cultura e as responsabilidades de caráter social.
Há dicas muito preciosas de como organizar as tarefas do cotidiano, critérios para ordenar o dia, e a melhor qualidade deste livro, é mostrar como todas as nossas atividades diárias ganham peso de “sacramentos” quando as realizamos com ordem e excelência, impossível fazer as mesmas coisas de sempre, por mais trivial que seja, sem pensar que elas agora glorificam a Deus.
comentários(0)comente



nmr_cc 17/03/2022

muito bom!! eu AMO acesses livrinhos fininhos sobre as virtudes humanas, acho que devia ser obrigatório. importantíssimo sabermos sobre essas coisas
comentários(0)comente



Janaína Calmet 24/01/2022

Primeira leitura (e releitura) deste ano.
Sim, a experiência foi tão boa, que li e reli imediatamente...

Apesar de trazer algumas dicas práticas de organização, não se trata de um livro de “autoajuda” ou algo semelhante. É muito, muito mais profundo. Toca no real motivo da nossa desorganização, que é a não aceitação da ORDEM como uma VIRTUDE que nos impele a ajustar-nos aos planos que o próprio Deus pensou para nós.

Uma obra curtinha, de fácil leitura, embasada nas Sagradas Escrituras e nos escritos de São Josemaría Escrivá.

“A vida vai-se, e o tempo que passa é irrecuperável. Quem pode armazenar um sopro de brisa numa tarde abafada de verão? Passou. Não volta.
Esta realidade em idade nenhuma é deprimente, sobretudo para quem assume a fé como um valor vital. É antes um estímulo: precisamente por ser irrepetível, convida a viver o momento presente em plenitude. Porque, bem vistas as coisas, o instante que passa é um pedaço de eternidade que se antecipa, para bem ou para mal, conforme exerçamos a liberdade correta ou indevidamente.”
comentários(0)comente



Jj 13/12/2021

Organizar para melhor viver.
O autor nos fala da importância de organizar nosso dia a dia para assim desfrutarmos melhor a vida. Organizar para ser mais produtivo, na profissão, família, lazer e na vida religiosa.
comentários(0)comente



Thallyta 05/06/2021

Livro sucinto que vai direto ao ponto: o que é ordem? Como ter ordem? Por que ter ordem?

A ordem sob uma visão mais profunda, em caráter religioso - cristão -, muito embora possa fazer sentido pra não religiosos.

Muitas coisas ditas são óbvias mas banais demais pra darmos atenção e é justamente nisso que se caminha para o fracasso, em vários aspectos da vida.

É um livro rápido e direto, que não é de auto-ajuda, mas ajuda muito a voltarmos nosso olhar para uma virtude que deveria ser alicerce presente em todo o curso da vida: a ordem.
comentários(0)comente



23 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR