A Virtude da Ordem

A Virtude da Ordem Francisco José de Almeida

Resenhas - A Virtude da Ordem

Thallyta 05/06/2021

Livro sucinto que vai direto ao ponto: o que é ordem? Como ter ordem? Por que ter ordem?

A ordem sob uma visão mais profunda, em caráter religioso - cristão -, muito embora possa fazer sentido pra não religiosos.

Muitas coisas ditas são óbvias mas banais demais pra darmos atenção e é justamente nisso que se caminha para o fracasso, em vários aspectos da vida.

É um livro rápido e direto, que não é de auto-ajuda, mas ajuda muito a voltarmos nosso olhar para uma virtude que deveria ser alicerce presente em todo o curso da vida: a ordem.

Franklyn 02/05/2022

A ORDEM COMO FORMA DE GLORIFICAR A DEUS
O livro poderia ser classificado como mais um livro sobre técnicas básicas de produtividade, sobre como organizar as tarefas do dia a dia para ter mais tempo, e outras coisas que os coachings prometem.
Porém! Não é este o caso, apesar de ter tudo isto, ele trata a ordem como uma virtude interior, mostrando-a como um reflexo da vida espiritual do indivíduo, nas palavras do autor, ela é como um alicerce que permite que a vida seja bem edificada sobre ela.
Nos mostra como desde o princípio Deus requer de nós a ordem, elenca cinco áreas da vida em que a ordem é imprescindível: os trabalhos profissionais, os deveres religiosos, as obrigações familiares, o descanso e a cultura e as responsabilidades de caráter social.
Há dicas muito preciosas de como organizar as tarefas do cotidiano, critérios para ordenar o dia, e a melhor qualidade deste livro, é mostrar como todas as nossas atividades diárias ganham peso de “sacramentos” quando as realizamos com ordem e excelência, impossível fazer as mesmas coisas de sempre, por mais trivial que seja, sem pensar que elas agora glorificam a Deus.

Magali16 30/05/2021

Simples, direto e objetivo
Esses livrinhos da editora Quadrante são ótimos para quem, apesar do pouco tempo livre para a leitura, pretende perseverar nesse caminho.

Aqui, o autor aborda a virtude da ordem de uma forma simples, direta e objetiva, mas isso em nada interfere na qualidade do conteúdo.

É um livro que desperta em nós um desejo de reordenar os nossos deveres e a cumpri-los da melhor forma possível.

carneirocastro 18/08/2010

Um livro essencial
TODAS as pessoas deveriam ler este livro. É um manual precioso para indicar os caminhos de uma vida organizada e produtiva.

Faz referências a Deus como princípio de toda ordem, e pontua questões atuais como as distrações tecnológicas que nos impedem de "estar no que fazemos".

Dandara.Aguiiar 04/09/2020

Ótimo livro, ele aborta temas muito interessantes sobre a ordem da criação de Deus !

Vanessa.Araujo 15/03/2023

Livro muito bom! Retrata q vivemos em um mundo tão acelerado, desordenado e confuso, deixamos de fazer o que é essencial para a nossa vida, que é cuidar da vida interior, e deixamos perder-se em afazeres que tomam todo o nosso tempo, como o trabalho, a academia, a faculdade, etc. Porém, não se trata de falta de tempo, e sim de falta de ordem!

Janaína Calmet 24/01/2022

Primeira leitura (e releitura) deste ano.
Sim, a experiência foi tão boa, que li e reli imediatamente...

Apesar de trazer algumas dicas práticas de organização, não se trata de um livro de “autoajuda” ou algo semelhante. É muito, muito mais profundo. Toca no real motivo da nossa desorganização, que é a não aceitação da ORDEM como uma VIRTUDE que nos impele a ajustar-nos aos planos que o próprio Deus pensou para nós.

Uma obra curtinha, de fácil leitura, embasada nas Sagradas Escrituras e nos escritos de São Josemaría Escrivá.

“A vida vai-se, e o tempo que passa é irrecuperável. Quem pode armazenar um sopro de brisa numa tarde abafada de verão? Passou. Não volta.
Esta realidade em idade nenhuma é deprimente, sobretudo para quem assume a fé como um valor vital. É antes um estímulo: precisamente por ser irrepetível, convida a viver o momento presente em plenitude. Porque, bem vistas as coisas, o instante que passa é um pedaço de eternidade que se antecipa, para bem ou para mal, conforme exerçamos a liberdade correta ou indevidamente.”

Emanuelle Melo 13/08/2022

A Virtude da Ordem
Muito bom! Ideias e exercícios ótimos de ser aplicados à vida, sendo ou não de forma espiritual. Muito enriquecedor!

Thayna.Brune 04/11/2022

Pertinente e atual
Falar de virtude da ordem em um mundo desordenado é necessário. Urgente.
O livro faz isso com primor e leveza, com analogias e referências.

Dandara.Aguiiar 04/09/2020

Ótimo livro vale muito a pena ler, ele aborda muitos temas interessantes

Juliana1841 08/07/2023

Fenomenal
Quanta riqueza num livrinho tão pequeno!

É um manual a respeito sobre o que é a virtude da ordem, porque ela é tão importante, para que ela serve e como podemos aplicá-la.

De modo especial, alguns pontos que o autor traz no livro que mais me chamaram a atenção/me ajudaram foram:

- como usar bem a agenda e por que usá-la
- deixar de cumprir o pequeno dever diário é desperdiçar a Graça e o encontro com Deus
- sem ordem estamos fadados a bater nossas asas desesperadamente para voarmos um ridículo meio metro, enquanto que aqueles que buscam a virtude de ordem alcançam voos cada vez mais altos
- os cinco dedos da ordem
- ?guarda a ordem e ela te guardará?
- é algo óbvio, porém esquecemos: para desenvolver qualquer virtude é necessário esforço, logo, com a virtude da ordem não é diferente
- a ordem é uma virtude que nos serve, mas para isso é preciso que antes nós lhe obedeçamos

Jj 13/12/2021

Organizar para melhor viver.
O autor nos fala da importância de organizar nosso dia a dia para assim desfrutarmos melhor a vida. Organizar para ser mais produtivo, na profissão, família, lazer e na vida religiosa.

nmr_cc 17/03/2022

muito bom!! eu AMO acesses livrinhos fininhos sobre as virtudes humanas, acho que devia ser obrigatório. importantíssimo sabermos sobre essas coisas

Lucas 05/09/2022

Executa cada ato como se fosse o último
"Conta Romano Guardini que, quando alguém perguntou ao cardeal Carlos Borromeu, o pioneiro das reformas estabelecidas pelo Concilio de Trento, o que faria se soubesse que iria morrer dentro de uma hora, o Santo respondeu: 'Faria especialmente bem o que estou fazendo neste momento'”.