Geografia - Pequena História Crítica

Geografia - Pequena História Crítica Antônio Carlos Robert Moraes

Resenhas - Geografia - Pequena História Crítica

Ogaiht 13/05/2021

Como Nasceu a Geografia
Leitura muito fácil e conteúdo bem didático. Este livro serve de manual para professores e estudantes de geografia ou até mesmo aqueles que queiram apenas aprofundar seus conhecimentos acerca dessa ciência. O livro mostra como nasceu a geografia e suas várias correntes aos longos dos anos com suas contribuições, falhas e o que pode ser melhorado para a compreensão desta ciência e da relação homem-espaço.

Alberto.Tisbita 29/06/2021

Ciência pra quem?
Demonstrando certa necessidade de autoafirmação acadêmica, a Geografia dedica boa parte de seu temário à própria história. Esta obra faz parte desse esforço.

Distanciando-se do passado, o autor logra êxito ao traçar um rico panorama das origens e desdobramentos da Geografia Clássica. Num segundo momento, perfilhando a vertente crítica, apresenta e se posiciona no espectro moderno da ciência.

Em tempos nos quais voga a tendência de arvorar bandeiras assépticas sobre os saberes científicos, convém questionar para quais interesses se prestam com igual rigor ao que se emprega sobre seus parâmetros metodológicos.

julianas 26/10/2020

Li para uma atividade da faculdade, achei um pouco confuso e uma leitura difícil no início mas depois fica tudo mais claro. Um bom livro de introdução a Geografia!

Ed Siqueira 30/06/2011

Um livro datado, mas que merece a visita
Este livro permite ao não-geógrafo (como eu) compreender de que modo se inserem na história da geografia as críticas das últimas décadas aos procedimentos de investigação naturalista ou meramente descritiva da chamada Geografia Tradicional.

A tendência efusivamente marxista da obra é atenuada pela sinceridade dos prefácios e pelo posfácio sóbrio, que justificam e localizam o texto de 1985, sobretudo após o colapso da experiência socialista soviética.

É um bom livro que, apesar de sua evidente datação, merece a visita.

Rick 29/01/2012

O melhor!
Foi uma das melhores aquisições para a minha graduação em Geografia.
O professor Antônio Carlos Robert de Moraes, vulgo Tunico, conseguiu, através de sua obra, fixar a ideia do desenvolvimento da Geografia durante a história.
A obra mostra a importância de alguns autores, como Ratzel e La Blache, na consolidação da Geografia como ciência.
Aconselho!

Oct 06/06/2021

Leitura muito boa, fundamental pra eu começar a entender o pensamento geográfico. Uma obra muito bem escrita e muito clara. Li ainda no primeiro ano de graduação, então foi muito importante pra expandir o horizonte e entender como se deu o desenvolvimento da Geografia enquanto uma ciência.

Apesar de ter sido uma leitura tranquila, me faltou uma base de filosofia um pouco melhor para facilitar o entendimento de alguns termos e ideias. Mas ainda assim, a consulta a um dicionário era suficiente pra que eu conseguisse entender o raciocínio.

Aos que são da área da Geografia e não tiveram oportunidade de ler a obra, recomendo. É muito importante lê-la no início da graduação e relê-la ao longo da carreira e exercício da profissão.

Nicolly.Gradil 13/07/2022

Agregador
A obra ?Geografia- pequena história crítica? trás o desenvolvimento da geografia até a atualidade, perfeito para estudantes que querem agregar seu conhecimento na área, ou interessados na matéria.

O livro se inicia com a definição da palavra geografia que segundo os postulados do filósofo alemão Kant seria a ?descrição da terra?. Ao decorrer dos anos a geografia sofreu diversas influências históricas, como a do positivismo, na qual passou a ser vista como uma ciência empírica, pautada na observação, sendo definida como a ?Geografia Tradicional?.

Humboldt e Ritter foram geógrafos importantes nesse processo, na qual sistematizaram a geografia. Humboldt entendia a geografia como a ciência dos cosmos, junto com um empirismo raciocinado (contemplação da paisagem), já Ritter destinou os seus estudos no foco antropocêntrico e regional usando o método de comparação.

Além desses outros tiveram grande importância para o desenvolvimento do pensamento geográfico Ratzel e La Blache, que inseridos em um contexto de guerra Franco-Prussiana, formularam pensamentos antagonistas, La Blache que deslegitimava o pensamento de Ratzel, em que estava alinhado a ação imperialista do Estado Bismarckiano.

Portanto, o livro possibilita perceber os períodos históricos em que a geografia estava inserida e como isso moldou a sua formulação até a geografia crítica.

chyphe 24/09/2023

Tive que ler pra minha matéria de História do Pensamento Geográfico
Achei bem interessante como foi contado e muito bizarro as contradições dos geógrafos inicialmente...

Ramon 02/02/2011

Útil, apesar dos defeitos formais
Embora seja mal escrito em muitos trechos e, por causa disso, repetitivo e meio confuso, é uma síntese útil sobre a trajetória histórica do pensamento geográfico até a Geografia Crítica, no início dos anos 1980.

Kátia 21/11/2020

Bom resumo
Gosto bastante deste livro por ele conseguir pontuar todos os principais pontos da história da Geografia em poucas páginas. Sempre que preciso revisar algum ponto lembro logo dele.

Rech_ 29/05/2023

Os caminhos da Geografia
Antônio Carlos Robert Moraes consegue trazer em sua obra uma síntese geral, mas não supérflua, dos caminhos perpassados pela Geografia ao longo de suas correntes de pensamento, evidenciando os contextos os quais desencadearam as renovações dessa ciência de forma simples.

Leonardo798 03/08/2023

Um pequeno manual da geografia.
É um livro indispensável nas graduações de geografia. Tive contato com ele logo no início do meu curso, pois é um pequeno manual de como a geografia foi construída e como chegou a ser o que é hoje.
De forma resumida, o livro demonstra a rivalidade da escola francesa e alemã de geografia no século XlX. De um lado, Vidal de La Blache com o possibilismo, onde o ser humano pode alterar o seu meio de acordo com suas possibilidades. Do outro, Friedrich Ratzel com o determinismo, onde o ser humano está fadado ao ambiente em que vive. Ambas as correntes formam a Geografia Clássica. Outro pensador que ganha destaque no livro é o norte-americano Richard Hartshorne, que propôs a singularidade dos espaços.
Por fim, o livro cita Milton Santos, geógrafo que tirou a geografia brasileira do relevo e a levou para política.

@biblioteca.da.alma 31/05/2020

Bom, mas em alguns momentos é difícil de entender, talvez seja por ser mais antigo.

Tiago 09/05/2022

Este livro é uma grande ferramenta.
Cumpre com excelência seu papel de apresentar de maneira simples a geografia e suas correntes de pensamento.
É interessante notar que este livro é fruto do processo de renovação que descreve.
Valeu a pena a leitura e com certeza vou lê-lo muitas vezes.

Camilla296 10/07/2023

Perfeita síntese
Acho incrível encontrar livros que simplesmente te fazem entender a razão de muitas matérias estarem conectadas e ser cobradas em conjunto em uma prova. Simplesmente abriu minha mente para a matéria. Sensacional.