Mãe, me ensina a conversar

Mãe, me ensina a conversar Dalva Tabachi




Resenhas - Mãe, me ensina a conversar


32 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3


Maria Izabela 10/04/2024

Conhecer o Ricardo pelas redes sociais e ler este livro faz que o coração fique aquecido! Quem faz parte de uma família atípica, deveria ler este livro para sentir esperança, sentir que há pais que já passaram e passam por situações parecidas!
comentários(0)comente



Ray â¤ï¸ 10/03/2024

Conheci o Ricardo através das redes sociais, me encantei como ele é engraçado e espontâneo, então vi o podcast da Dalva e descobri que ela tinha feito dois livro, resolvi ler. E achei a história linda, a força dela como mãe pra vê cada dia o melhor dele, a evolução sempre constante, estou admirada com eles, e encantada dmais ?
comentários(0)comente



nay_pollheim 09/03/2024

É muito amor...
Essa foi uma leitura diferente. Foi curtinho, mas foi melhor do que imaginei. Dalva e Ricardo são exemplos de superação e dedicação e mostram que as diferenças não devem ser uma barreira no desenvolvimento de ninguém. Recomendo muito!!!

"Às vezes, a família esconde o filho especial, diferente, tentando evitar a discriminação e o preconceito. É muito duro enfrentar a incompreensão, mas a fuga não é o caminho certo. Pode ser que a incompreensão venha de dentro da própria família, quando esta quer ocultar o que foge aos padrões idealizados pela sociedade. Por isso eu digo e repito a quem tem filhos como o meu ou com outros problemas: vamos olhar de frente quem nos olha de lado e mostrar que todos os seres humanos têm direito de usufruir as coisas boas desse mundo."
comentários(0)comente



SubaLivros 06/03/2024

?Quem foge nunca tem o prazer da vitória.?
Essa frase resume bem a história e trajetória de Dalva, mãe de autista, que apesar de ser sido imensamente impactada com a notícia, não se deixou vencer por diagnósticos e limitações.
Uma linda história de perseverança, superação e autoconhecimento.

Ameii e indico muito
comentários(0)comente



Evva_sec 18/02/2024

De mãe para maes
Eu não tenho filho e não pretendo ter, mas a cada história de luta materna que leio me emociono profundamente. A história de Dalva e sua família é um exemplo de aprendizado, resiliência e perseverança inspiradora.

A narrativa é simples e nos ensina como é possível transformar vidas através do amor e o quanto aprender e aceitar as diferenças pode ajudar o próximo.
comentários(0)comente



M.C 08/02/2024

Surpresas da internet
Há um tempo tenho visto pela internet vídeos de um homem chamado Ricardo junto com sua mãe Dalva. Comecei a acompanhar pois além de os vídeos serem engraçados, o autismo é um tema que desperta o meu interesse.
Acompanhando esses dois tive a feliz surpresa de saber que Dalva havia escrito dois livros que retratam a sua experiência enquanto mãe de um autista.
O livro "Mãe, me ensina a conversar", é um livro bem curtinho e rápido, publicado em 2006, mas os eventos são datados na década de oitenta, logo surge a questão: se o TEA até hoje enfrenta diversas dificuldades, como seria isso há quarenta anos atrás?
De fato esse livro não vai tratar o transtorno com termos técnicos e explicar o que é e como funciona com precisão, afinal, são relatos de uma mãe e não de um especialista na área.
Alguns termos capacitistas são mencionados na obra.
Mas de fato é um livro que vale a pena conhecer, visto que a mãe de Ricardo sempre deixa muito explícito as dificuldades que tiveram durante o percurso do desenvolvimento dele.
Algo que me marcou profundamente foi o fato de que Dalva sempre evidenciar a importância de diversos profissionais para o desenvolvimento de alguém do transtorno. Ele contou com o apoio de fonoaudióloga, profissinais escolares, psicanalista, cuidadoras, etc. Ainda vale ressaltar que o esporte foi e ainda segue sendo um elemento muito importante na vida de Ricardo.
comentários(0)comente



loirisa 03/01/2024

Necessário!
Gostei muito! Realidade e sensibilidade de uma mãe em busca de ajudar o filho! Hoje ele se desenvolveu muito graças a persistência! É muito bom ver pais que lutam pelos seus filhos!
Sandy.Zechi 18/01/2024minha estante
Por onde que você leu?




Tayná Orem 26/12/2023

Amei
Um livro especial para conhecer de perto da história de Ricardo e Dalva. Conheci através de vídeos no Instagram e confesso que gostaria de receber uma ligação dele.
comentários(0)comente



Robert 25/12/2023

De uma Mae para todos
O livro conta com a história de uma mae e sua luta com seu filho com Transtorno do Espectro Autista, desde o seu nascimento até sua fase adulta.
Não é nada técnico, mas é muito humano em sua proposta. Os relatos de uma mae e sua força e coragem em não desistir de buscar um tratamento que pudesse ajudar seu filho de todas as formas possíveis.

O contraponto que acho válido ressaltar é que essa família mesmo com aparentes condições de buscar não apenas um tratamento, mas os melhores tratamentos que fossem possíveis, tiveram ainda assim, milhares de dificuldades durante o percurso, cabe aqui uma reflexão sobre as várias famílias que tem seus parentes com esse transtorno e por conta de questões financeiras não conseguem dar um tratamento adequado para seus parentes.
comentários(0)comente



Retalhos e Prefácios 14/12/2023

TikTok também tem surpresas positivas
Ontem, passando um tempo na rede da dancinha, passou por mim um vídeo de um rapaz adulto, extremamente carismático, e com comportamento que indicava tratar-se de uma pessoa autista.
Entrei no perfil pra verificar e vi que seu nome era Ricardo, um rapaz autista de 42 anos. Sua mãe, Dalva, alimenta o perfil há pouco tempo, com vídeos curtos, que ultrapassam 1M de visualizações, de pequenos trechos de diálogos rotineiros que têm com o filho.

O livro é um breve relato da experiência de Dalva com Ricardo, desde seu nascimento, em 1981. Em pouco menos de 100 páginas, ela conta como descobriu o autismo de Ricardo e como conduziu a vida do filho por meio de tratamento multidisciplinar, sempre em busca de melhorias para sua vida prática e social.
É preciso levar em consideração que o livro foi publicado em 2006, quase 18 anos atrás, e que, talvez, esse seja o motivo de depararmos com alguns termos e ideias não muito adequadas, como por exemplo, diversas referências ao autismo como "doença", "problema" e possível de cura.
Também é importante atentar que esse é o relato de uma mãe e, consequentemente, sua visão de dentro da situação, com sua forma de enxergar e sentir. E, não, de uma profissional da área da saúde ou educação. Embora, em alguns momentos, ela traga breves depoimentos de alguns dos profissionais que passaram pela vida de Ricardo, esse não tem a pretensão de ser um livro técnico.

O mais interessante de tudo é poder constatar, através do perfil de Ricardo na rede social, como ele evoluiu de uma criança autista não oral até os 07 anos de idade, para um adulto que mantém diálogos, interpreta e demonstra emoções.
O acolhimento da família e a possibilidade de prover a ele acompanhamento com diversos profissionais, como psicanalista, fonoaudiólogo, professor particular, escola inclusiva, aula de música, natação, entre outros, traz os resultados que todos nós podemos ver agora!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
Tayná Orem 26/12/2023minha estante
Acredito que devido a época, era o máximo que ela pôde ofertar em busca da ascenção do filho. Há 20 anos, não víamos famílias prestando atenção e apoio como hoje, que tudo é as claras, o famoso, preto no branco. E antigamente, não existia acesso a informação como possuímos nos dias atuais. As classificações dos termos é um privilégio para nós que temos acesso a infinitos conteúdos do segmento. Enfim, espero que tenha entendido.




Luana Fuzzo 11/08/2023

Gostaria que o livro tivesse abordado mais sobre o autismo e mais acontecimentos vivenciados pelo Ricardo.
comentários(0)comente



andrea.costa.16 24/06/2023

Perseverança e amor
Amei o relato,pois nós dar também força e esperança..pois também tenho uma filha que é autista.
E também pretendo lutar,com todas as minhas forças,para que ela ,consiga ser feliz.
comentários(0)comente



Jaguatirica 12/06/2023

Para refletir e colocar em prática
Há quase um ano convivo com crianças autistas em uma escola onde trabalho como apoio pedagógico de duas delas. Quando olho para trás, para quem eu era, e penso em mim no presente, percebo como essa convivência me ensinou. Me tornei alguém mais leve e flexível, capaz de ser mais direta e compreensiva, acostumada à diversidade. Tratar com carinho é o diferencial. Mudei pra melhor.
Neste livro uma mãe relata como foi o processo de educação do filho Ricardo desde seu diagnóstico na infância. A luta diária e incansável de uma família e profissionais que formaram uma forte rede de apoio e de amor. Impossível não relacionar isso aos relatos que ouço em minha rotina. Não é fácil para uma mãe ver sua criança ser excluída e desrespeitada por quem não a compreende. E pior, por quem ACHA que compreende. Esta sociedade que de tanto ditar regras de comportamento, esquece do fator humano.

Livro breve e direto mas muito importante!
comentários(0)comente



Larissa Dalper 27/05/2023

Sempre importante ler histórias reais sobre autismo, mas alguns termos usados no livro não gostei. A forma como a autora trata o tea.
comentários(0)comente



32 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR