Penitenciária Central: Como nasce um criminoso

Penitenciária Central: Como nasce um criminoso Mário Mércio

Resenhas - Penitenciária Central: Como nasce um criminoso

danilo_barbosa 14/09/2010

Quando comecei a ler Penitenciária Central pensei ver um livro cheio de relatos criminosos, uma coisa parecida com o clássico Estação Carandirú. Mas Mário Mércio, ao contrário do que indica o nome do livro e sua sinopse, não mostra o lado cruel das penitenciárias, mas sim as paixões que nos levam ao crime.
Os contos variam do cômico ao trágico. Neles vemos mulheres ordinárias, machões (ou não) passionais e bandidos que podem ser salvos (ou não).

Veja resenha completa no Literatura de Cabeça

sentilivros 13/11/2010

resenha Penitenciária Central
O livro conta com 14 histórias baseadas em fatos reais, mas "adaptadas" pelo autor, da forma que melhor retratassem o que ele queria nos mostrar.
O que eu achei interessante no livro como um todo, é que o autor não julga os "criminosos", ele relata os fatos, apresenta alguns comentários que esclarecem determinadas situações e/ou até leis, sem ser "demagogo".
Logo no prólogo, a posição do autor fica clara :
"...Longe de querer absolver ou proteger criminoso, quer o autor apenas que sejam verificadas as doenças psicológicas, na maioria dos casos patogênicas, talvez congênitas ou hereditárias, que porventura lhes dominem..." pg. 9.

O que ele, acredito eu, tenta nos mostrar é que muitas vezes, pessoas com doenças psicológicas que deveriam ser tratadas como doentes e cuidadas como tal, são considerados criminosos comuns.
Existe no livro, histórias surpreendentes, mas as que me chamaram a maior atenção foram: A vida de Morais que, de certa forma, tem um final inesperado e a passagem que mais gostei é esta:

"...Tá louco? Cacau é outro vegetal, cara. Coma e será feliz. Lembre-se sempre: a vida não deve ser uma viagem para o túmulo com a intenção de chegar lá são e salvo, bem gordinho ou bem forte, atraente e preservado. O melhor é enfiar o pé na jaca..." pg. 15

Em O Diretor, acredito que a história retrata bem a "rotina" carcerária. E a "moral" da história serve em qualquer situação.

"...Qualquer que seja a pessoa, entregue a nosso cuidado e proteção, devemos fazer por ela alguma coisa e ter a convicção absoluta que faremos alguma coisa boa por ela, sem prejuízo para nós..." pg. 126.

Já a história mais comovente pra mim foi Pobre Leonardo, que se trata da vítima que se torna "carrasco", por uma série de questões que a história mostra e te deixa abismado.

Enfim, o livro é bom, não é recomendado para menores, tem uma linguagem, às vezes, pesada, além de tratar o tema do sexo de forma despudorada, porém nada degradante, apenas real.

site: http://sentimentonoslivros.blogspot.com.br/2010/11/penitenciaria-central-como-nasce-um.html

Psychobooks 22/01/2011

Quando me interessei pelo livro, achei que era algo no estilo carandiru, mostrando a vida dos presidiarios dentro da cadeia e ate mesmo antes e o que fizeram para serem punidos pelo Estado.
Penitenciária Central é uma narrativa dividida em diversas histórias que acabaram ou não com sanções.
Homícidios dolosos e culposos, furto entre outros crimes são descritos em histórias individuais, mostrando o como era a vida do personagem e o que ele fez para ser julgado e em alguns casos punido.
Confesso que achei as histórias maçantes e algumas confusas.
Mas o livro também nos faz mais um alerta sobre o sistema judiciário brasileiro: como funciona, o que falta e o que sobra.
Por ser uma ex-estudante de Direito tenho consciência de tais fatos e, na minha opinião é necessário diversas mudanças desde o o código penla, à cabeça da população.
Muitos não abrigam ou empregam ex presidiários e na cabeça de alguns o que mais resta se não voltar ao mundo do crime, que é o único local em que aquele indivíduo é aceito!?

Gostou? Acesse:

Leia 1 Livro 10/10/2010

Penitenciária Central
Posso dizer para vocês que o livro Penitenciária Central é totalmente diferente do que se imagina,como o próprio subtítulo diz ‘Como nasce um criminoso’ o livro de Mário Mércio,conta a história dos criminosos até entrarem para a penitenciaria,mas mostra de maneira um tanto quanto especial,mostra histórias de amor (as vezes nem tanto),histórias de desafios,histórias engraçadas e um tanto quanto forte!

Penitenciaria central não é um “livro para meninas”,tão pouco para “crianças”,o autor faz questão de usar os termos que os próprios personagens pareceram usar,você acaba entrando no mundo do criminoso,e diferente dos olhos que olhamos para aqueles programas de noticiário,podemos ver o mundo dessas pessoas,que assim como todos tem uma vida sofrida.

Continue lendo no blog! http://leia-1-livro.blogspot.com/2010/10/resenha-penitenciaria-central.html

Marcinhow 16/12/2010

Mario Mércio usou toda a sua experiência para escrever esse livro, com contos dos mais variados tipos, mas com um só objetivo, mostrar o porque de algumas pessoas se tornarem criminosas.
O que eu achei interessante, é que se trata de pessoas “comuns” e não de uma mente criminosa, como da maioria das vezes acreditamos.
Indico o livro para quem gosta de contos de criminosos com um toque sensual.
A resenha ficou bem curta por ser um livro de contos, e são contos bem curtos, ai não dá para fazer a resenha de cada um deles, apenas uma analise geral do livro.

Mel 05/05/2013

Quando comecei a ler, pensei que pudesse trazer boas histórias e reflexões, mas brochei totalmente a partir do momento em que me deparei com diversos erros de pontuação e concordância, além de diálogos imaturos entre os personagens e situações fantasiosas sobre os presidiários imaginadas pelo autor.
Muito me surpreendeu ler o currículo dele no final do livro, cheio de graduações e autor de artigos em revistas. Horror total.