Venha Ver o Pôr-do-Sol

Venha Ver o Pôr-do-Sol Lygia Fagundes Telles

Resenhas - Venha Ver o Pôr-do-Sol

Kei 20/02/2022

Não achei tão ruim para um livro da escola mas n me chamou tanta atenção não, os contos são meio cansativos mas mesmo assim gostei de um ou outro

Brenda 27/04/2020

Primeira vez que li a Ligya - e creio que deva me envergonhar em dizer isto - e já sinto uma imensa e agradável familiaridade. É curioso lê-la; é sutil, ansioso, tenso: puro prazer. A tirei da estante inexpressivamente, sem qualquer pretensão, para folhear, e, talvez mesmo por pouco esperar, me surpreendi e desenvolvi certa paixão e euforia.

Luana 03/02/2023

Genial!
Ouvi esse livro da minha querida professora de português e fiquei em choque. É muitíssimo bom! Espero ler mais obras da autora, principalmente beirando entrar o ensino médio como estou agora! Ótimo, ótimo, ótimo! ??

nalannes 28/06/2020

Ler contos é uma forma de criar
As histórias de mistério de Lygia Fagundes Telles despertam a vontade de procurar os detalhes subentendidos em sua escrita, de sentir a angústia dos seus personagens, de procurar suas próprias interpretações e finais alternativos ou paralelos a cada um dos textos.

O livro Venha Ver o Pôr do Sol e outros contos contém a história que dá nome ao título e outras 7 obras de Lygia Fagundes Telles: O noivo, Natal na Barca, As formigas, O jardim selvagem, Biruta, Antes do Baile Verde e O Menino.

Os 8 contos abordam de alguma forma o medo: da morte, do futuro, da incerteza...

A leveza da escrita de Lygia nos leva por caminhos de magia e mistério que estimulam a criatividade e brincam com o leitor com finais surpreendentes - ou nem tanto.

Ela usa elementos para criar mais de um caminho para seus contos, tornando uma experiência fundamental reler algumas das histórias depois de conhecer seu desfecho.
Assim você é capaz de perceber novos detalhes, visões, interpretações e se encantar ainda mais com a autora.

Não se pode ler buscando todas as respostas e sim se deliciar também com novas perguntas.
Bella 28/06/2020minha estante
Amo de paixão ?

nalannes 29/06/2020minha estante
Bella, acredita que é a única leitura da Lygia que já fiz? Coloquei mais livros dela na lista de desejos depois de conhecer!

Jardim de histórias 21/09/2022

Histórias fascinantes, com um toque até sombrio. Algumas, dão a ligeira impressão de estarem inacabadas, o que nos dá uma total margem interpretativa. A autora Lygia Fagundes Telles, de forma direta e fluída nos arremessa nas histórias e nos aprisiona.

little.oldme 16/04/2024

Nunca li um livro da escola tão bom
Esse é sem dúvida o primeiro livro da história q a escola me obriga a ler q eu gostei.

(NÃO É NÃOOOO! agr q eu lembrei, eu li o mágico de Oz pra escola e amei tbm).

maaaassss enfim, esse livro é mto gostosinho de ler, os contos são bem curtinhos e a linguagem n é difícil de entender.

confesso q eu n entendi NADA do 4° conto, mas acontece. e o terceiro conto>>>>>>

Samylle 29/06/2020

"O ser humano é incontrolável, indefinível e inacessível. Por mais que você procure se aproximar do ser humano, ele nos escapa."

sosovb 24/06/2021

Legal!
Gostei muito do formato da escrita: ele é dividido em vários contos pequenos e diretos. Assim a leitura fica fácil. Tem uns contos muito legais!

Denise Ximenes 04/04/2022

Título sugestivo!
Narrativa de suspense, que traz como tema a vingança.

Ricardo e Raquel foram namorados e o término do relacionamento infla o comportamento passional dele. Ricardo cria um plano pra se vingar de Raquel, convidando-a para ver o por do sol mais lindo da vida dela, só que em um cemitério.

Como no ditado popular, a vingança de Ricardo foi o prato que ele comeu frio, porque em momento algum, ela sentiu que aquilo era uma cilada.

Para além da simplicidade narrativa, Lygia Fagundes Telles proporciona uma reflexão sobre relacionamentos tóxicos e, fugindo do clichê de finais felizes, ilustra com maestria a realidade de muitas mulheres do século XXI.

Recomendo.
Maria 20/06/2022minha estante
Indubitavelmente :p, um dos melhores contos da nossa literatura!

Daniel1841 13/11/2020

Excelente descoberta
Fiquei me perguntando do porquê não tinha lido Lygia ainda. Ainda bem que esse livro surgiu do nada e decidi por lê-lo.
Como são contos, não gostei de todos, mas adorei a escrita de cada um.
Meu top 3: Venha ver o por do sol, O noivo e Biruta.

JuRenault 19/03/2021

Nunca havia lido nada de Lygia Fagundes Telles, e ao me deparar com essa obra de contos esquecida em minha estante, resolvi experimentá-la. O tom de mistério, suspense, o caráter das personagens logo me remeteram àquelas atividades de interpretação de texto feitas no 4º ou 5º ano, e me senti abraçada pelos contos.
Foi uma leitura rápida, questão de 2 ou 3 dias, pois a familiarização com os contos, e o ritmo da leitura fluem organicamente. O peso e a sutileza na escrita, o vocabulário claro e simples me encantaram. Foi uma leitura gostosa com gosto de infância, indico.

Beto | @beto_anderson 04/12/2023

Muito bom título ao
Gostei bastante do livro. Tem contos bem interessantes. As narrativas me surpreenderam muito, como é o caso do conto que dá título ao livro. Biruta, O menino e Natal na Barca tem os finais que mais me impressionaram. Outros têm desfechos abertos, mas não deixam de ser surpreendentes. Recomendo bastante.

site: https://www.instagram.com/beto_anderson/

Brena Lima 02/06/2020

Dama dos contos
Até hoje me arrependo de não ter lido outra obra dela. A autora tem uma escrita única e importante.

kovacsll 11/09/2021

venha ver o por do sol
eu tinha lido pra escola e esqueci?? a leitura era até que razoável e os contos graças a deus eram pequenos e os finais eram mto macabros, davam uma boa discussão em aula. Não sei mais nota pq é velho e achei chato de ler (só a linguagem)