Kurt Seyit & Murka

Kurt Seyit & Murka Nermin Bezmen

Resenhas - Kurt Seyit & Murka

Valesca.Castelani 03/09/2023

Comovente
Esse livro nos mostra como são complexas as relações humanas, que não existe ninguém totalmente certo e livre de erros.
Mas com consequências que nos faz ser quem somos .
Murka nós faz gostar dela e da mulher forte que se tornou.

Kézia 03/08/2023

Romance marcante, história repleta de infortúnios e desencontros, saudades e desencontros e a incansável luta por uma vida melhor. Não é o desfecho que eu gostaria, porém é ainda mais triste do que eu imaginava. Não sei se estou preparada mas vou logo iniciar a continuação e saber um pouco mais do que aconteceu com a ?ura.

"E o amor é um grande consolo, se não for a cura."

"O passado parece estar enterrado, mas na verdade nunca é estático. Quanto mais você cavar, mais ele se moverá, sairá de lá e virá ao presente conversar com você.."

Janinha 11/07/2023

Os opostos se atraem e ai se detestam!
Caro leitor que está em dúvida se acrescenta ou não este livro na lista de leitura, saiba que este é um livro triste. Nunca em minha vida havia lido uma história cujo casal combinava tão pouco. E o fato do livro não ser ficção, torna o livro mais triste ainda.

Aqui, Murka vem de uma família sofrida. Com pouca educação, é infantil, ciumenta, chorona, carola, com baixa auto estima e inflexível. Murka simplesmente não é capaz de sair da sua zona de conforto por nada no mundo. Já Seyit teve a melhor educação que a Rússia czarista poderia proporcionar. Já é um homem vivido e deseja viver, não sobreviver. Porém, é depressivo, melancólico, orgulhoso, teimoso, impaciente e extremamente impulsivo, toma suas decisões sem consultar ninguém, se arrependendo depois. Trata Murka com um paternalismo condescendente. Seyit e Murka são completos opostos. Se relacionam de uma forma tóxica, realmente triste de se ler.
Seyit é um homem vazio. Sem família, sem amor, sem pátria, sem lugar no mundo, sem destino, sem propósito. Seyit é um fantasma. Tudo que ele acreditou ser seu, desapareceu. E caramba, isso deve dar um nó na cabeça. Para preencher esse vazio, Seyit se casa com Murka, tem uma infinidade de restaurantes e cassinos, trabalha em inúmeros empregos, bebe, fuma, se relaciona com um sem número de mulheres, muda de residência dezenas de vezes. Some por dias, semanas, meses. Sempre em busca de preencher um vazio que nunca será preenchido. Seyit sente falta da família, de Alushta e de Shura.
Na metade do livro, o leitor começa a se cansar de Seyit. De sua inconstância. De seu jeito autodestrutivo. Dos inúmeros anos de vacas magras intercalados por poucos de vacas gordas. Das vezes que ele partiu o coração de Murka.
Murka por sua vez, cresce na vida. Seyit regride. Diferem em tudo, inclusive no afeto das filhas.
Seyit teve uma vida miserável e sim, foi muito bom que Shura tenha ido para Paris. Impossível não pensar em como teria sido a vida de Seyit se ele tivesse ido com Shura ou emigrado para outro país.
Quanto ao final, o leitor percebe comportamentos problemáticos sendo repetidos, tanto por parte de Seyit quanto de Murka. E o derradeiro desenlace de Seyit que foi como o restante de sua vida, dramático e decadente.

Alessandra R. de M. Souza 31/03/2023

Porque... eu não encontrei onde quero estar.
"Porque... eu não encontrei onde quero estar."
A vida toda de Seyit, narrada neste livro, é definida por esta frase. Pois, explica perfeitamente o apego do protagonista ao passado, a relutância em deixar suas lembranças para trás e assumir a responsabilidade de um casamento, afetando todo o seu futuro. É a constante insatisfação dos dois com o presente que faz da vida do casal uma inconstante.
Kurt Seyit e Murka é um livro ainda mais tocante que o primeiro volume, porque nos faz, muito, refletir sobre o que perdemos ao ficarmos presos ao passado e em como as pequenas decisões mudam a vida.
"Como a história dos dois poderia ter sido diferente. Talvez até mais feliz."

Não é um romance para fugir da realidade, afinal é a vida real acontecendo nestas páginas, então estão cheias de infortúnios, decisões erradas e principalmente escancarando o que, a soberba e o orgulho, os piores defeitos humano, podem fazer: privar da felicidade.

É, no mais, uma história incrível onde não falta amor apesar de tudo.

Sem contar todo o trabalho que a autora teve em estudar a história da guerra e da própria família para conseguir descrever tudo com tamanha sensibilidade.

Não há o que dizer desta obra senão que é preciso ler até a última página.

Amanim 12/02/2022

Comovente...
Uma linda história contada por uma habilidosa escritora, a narrativa é tão real que parece que estamos viviendo a história é como se estivesse acontecendo na sua frente, você compartilha os sentimentos de Seyit e Murka...

Rafaelly Monike 09/12/2021

Ah, Seyit... pq me fez sofrer tanto?
Amo e odeio o fato de ser uma história real, porque não tenho o desfecho que queria. Nesse livro conhecemos mais da Murka, a esposa do Seyit, a turca que "tomou" o lugar que devia ser da Shura. E droga, que mulher incrível é ao mesmo tempo boba por ter amado demais um homem que só fazia merda. Enfim, apesar de não ser o casal que eu queria, gostei muito da leitura e deu pra ver que ele também amava a Murka. Não tanto quanto a Shura, mas amava.
Janinha 29/06/2023minha estante
Sabe...quando assisti a série na Netflix, me apaixonei pelo Seyit e pela Shura. Não entendia o porque os dois não ficaram juntos. Depois, conheci o canal Sobrevivendo na Turquia e finalmente tudo fez sentido pra mim. Super indico o canal, caso você não conheça.

Evelize Volpi 03/07/2021

Esse livro não é um conto de fadas, não é um felizes para sempre.
São pessoas reais com erros, acertos, guerras, genocídios, banimento de seus países...
Tinha muita curiosidade após assistir a série na Netxflix e ler o primeiro livro.
Mas não me entusiasmei muito, a vida real , erros e acertos passam longe do encantamento trazido pela série.
Vale a leitura se tiver curiosidade ...
Mas o próximo livro da autora será sobre Shura em Paris, esse tenho muita vontade de ler.

Carol 24/05/2021

Murka e Seyit
História muito triste,como foram afetadas as pessoas com essa revolução e tudo que fizeram para que pudessem sobreviver!Vale a pena!!

KarinaSil 30/08/2020

Kurt e Murka
Aqui temos a vida real de Kurt Seyit e Murka, a vida deles foi difícil, eu realmente queria ter conhecido apenas a primeira versão de Kurt aquele combatente forte, amante, corajoso, vaidoso para a vida, mas ele sempre foi extremamente teimoso, sofreu muito, que teve seu conto de fadas com Shura, mas por tradição e consciência de costumes da época se casou com Murka, mulher forte q foi a rocha na vida de um Kurt decadente, levou todo o peso da vida e consequências a qual ele proporcionou, ela foi forte diante de tudo. Bonita, jovem mas que soube suportar tudo por amor.

Amo essa história do Kurt Seyit e tudo que está  a seu redor, depois que li a história  Kurt Seyit  e Shura, quis ir adiante e para mim, foi bem dificil conhecer esse outro lado da vida dele.

Vou parar e lembrar somemte daquele Kurt Seyit da serie.

Tuca 08/07/2020

Pode conter spoilers do primeiro livro

“Você está prestes a renascer milhares de vezes em bibliotecas, nos sonhos de milhares que lerão sobre sua vida: suas alegrias, conquistas, derrotas, tristezas e, sobretudo, sobre sua morte. E você vai viver depois de mim. Então, você me levaria através do tempo e me daria vida?”

Essa é uma história que desde as primeiras linhas eu desejei que fosse eterna, que não tivesse fim, que eu pudesse ficar presa nas palavras de Nermin. E talvez tenha sido com esse sentimento de infinitude que a autora decidiu escrever a história de seus avós. A combinação do seu dom de escrever com a emocional biografia de sua família tornam esse livro e a saga, únicos. Entretanto, Kurt seyt & Murka é um livro muito mais emocionalmente desgastante do que Kurt Seyt & Shura, e eu o conclui esgotada.

Enquanto em Kurt seyt & Shura, há uma paixão avassaladora; Kurt seyt & Murka é uma trama sobre a construção de um casamento de pessoas com criações, ânsias e entendimentos de mundo diferentes e sobre a consolidação de uma família (ou de várias). Apesar da escrita da Nermin permanecer a mesma, nesse livro eu tive dificuldades em compreender as passagens de tempo. Não lembro se isso ocorreu no romance anterior e não percebi, ou se foi algo do atual.

Assim como em Kurt Seyt & Shura, há um fundo histórico interessante e mais curioso porque pouco sabia sobre o passado da Turquia. Porém isso é uma porcentagem do enredo bem menor quando comparado com o primeiro livro. Com menos ação, considerei uma trama mais trágica, cheias de altos e baixos, de vidas extremamente sofridas. Consegui entender melhor Seyt e encontrar características que me permitiram admira-lo. O mesmo infelizmente não pode ser dito de Murka, por quem eu senti uma certa empatia em alguns momentos, porque Seyt não era flor que se cheirasse, porém chega um momento em que nada justifica suas atitudes, principalmente a pior de todas elas, no final do livro, o que enquanto acontecimento real tornou essa conclusão bastante dolorosa.

Não tem como acabar essa história e não querer desesperadamente ler “Noiva da Guerra”, cujo foco é a vida de Leman , a filha mais velha de Seyt e Murka (e mãe de Nermin). Ainda mais por que um dos ápices desse romance é o relacionamento entre pai e filha. Seus momentos doces e seu companheirismo eram uma troca linda, e permitia a Seyt liberar um pouco de sua solidão de uma forma positiva.

A dor do exílio entra na trama como protagonista também. A saudade da língua, dos costumes, da cultura, da família, dos amigos, de Alushta... de Shura. Tudo é sentido profundamente por Seyt. Tudo foi sentido intensamente por mim.

“Ele se sentiu exausto. Sim, não era apenas um grande amor que ele perdia; seu passado, sonhos que ele não podia alcançar, e sua cidade natal que ele não podia mais voltar. Sua família, amigos, tudo o que nunca mais poderia ver.”

O relato de um casamento, que além de todas as dificuldades comuns ainda lida com a guerra, contado de forma crua, dura e real. Mesmo Nermin sendo neta deles, ela narrou uma história claramente sincera, sem idealizar nenhum dos dois, e acredito que apenas com essa sinceridade que podemos ter chegado perto de realmente conhecer quem foram Kurt seyt & Murka.

site: IG: https://www.instagram.com/tracinhadelivros/

Patty 22/06/2020

Ficção com realidade!
Em Kurt Seyit & Murka temos a história de Seyit com sua jovem esposa após a partida de Shura de Istambul.
Seyit está longe de ter sido o marido perfeito, e o casamento dele com Murka enfrentou vários altos e baixos como consequência muitas vezes da teimosia dele ou do ciúme e imaturidade dela. Mas o fato é que Seyit jamais superou a perda de sua família, sua terra natal e de Shura, mesmo tendo sido escolha dele.
Esse livro para mim pareceu mais real, não tão conto de fadas digamos assim, como o anterior, talvez por conta de todo sofrimento, mas o fato é que esse livro me emocionou demais, a Murka foi uma mulher guerreira e claro, chorei no final.
Ao meu ver Seyit amou tanto Shura quanto a Murka e sofreu com as consequências de suas decisões e reviravoltas que a sua vida teve.
O interessante do livro não é só o fato de ser real, claro que a autora criou a ficção para cobrir as lacunas na história de sua família, mas também por mostrar momentos importantes sobre a Russia e a Turquia, incluindo as ações de ambas durante a Segunda Guerra Mundial.
Com certeza a vida de Kurt Seyit vale a pena ser lida! 😊