Anne e a Casa dos Sonhos

Anne e a Casa dos Sonhos Lucy Maud Montgomery

Resenhas - Anne e a Casa dos Sonhos

Aline 31/08/2020

A caminho de Four Winds
Mesmo após tantas mudanças na vida da nossa querida Anne ela não perdeu seu dom de por onde passa transformar os lugares e as pessoas de forma tão leve e irreversível.
Em Anne e a Casa dos Sonhos conheci dois dos meus personagens mais queridos dos livros até o momento: Capitão Jim e Leslie. Impossível não se sentir grata pelas aventuras do querido Capitão Jim e por seu companheirismo e não querer ter um pouco da fibra que Leslie tem, que mulher forte!
Difícil terminar essa leitura e não se sentir com o coração quentinho, e, provavelmente, os olhos inchados.

Ana 20/07/2020

Motivos para ler
E finalmente chegamos ao 5º livro da nossa querida Anne! Dando continuidade ao pedido de casamento de Gilbert para Anne, finalmente teremos o casamento mais aguardado de Green Gables!
Ah um detalhe, voltamos a ter nomes nos capítulos, eu prefiro assim.
Nessa primeira parte vamos ver sobre os preparativos para o casamento mais aguardado em Green Gables, que é de Anne e Gilbert - finalmente, demorou anos para esse acontecimento -, e infelizmente nosso amado casal não irá morar em G.G. e sim em outra cidade chamada Glen St. Mary que fica +- 70 milhas de distancia. Essa nova aventura de Anne e a casa dos sonhos é o que ela sempre sonhou
O casamento é como Anne sempre sonhou, a céu aberto e com as pessoas que ela ama ter por perto, os anos passam assim como seus amados alunos, que cresceram e se tornaram jovens adultos, teremos uma pequena relembrança de alguns personagens do livro anterior
Aqui conhecemos o Capitão Jim, que é um senhor que foi um aventureiro a vida toda, viajou pelo mundo, pois ser marinheiro sempre foi o sonho dele, e com isso, ganhou experiencias de vida que nenhuma outra pessoa em Glen possui. Suas historias sobre o mar e sua vida são verídicas, e ele ama contar essas histórias para quem gosta de ouvir, tem o seu gato marujo, ama os animais e é um homem que pensa em um futuro melhor para a cidade. Vive e trabalha no farol da cidade, já amou alguém e dessa pessoa só existem lembranças boas, é uma das pessoas mais bem vividas da cidade, pois ainda tem a juventude no olhar
Leslie, é outra personagem que vamos amar no decorrer da história, pois ela se tornará uma das amigas de Anne, mas será difícil, pois sua vida não foi fácil como aparenta ser
Miss Cornélia é uma senhora conservadora que fala que determinada coisa ou "erro" é tipico de homens, veremos o motivo dessa atitude.
Teremos alegrias e tristezas
Alguns adeuses que serão difíceis de dizer
Algumas reviravoltas
Algumas brigas
Um capitulo com Gilbert Narrando
Lola 10/09/2020minha estante
Como faz para ler não terá o botão

Bells 02/07/2020

Comentário: Anne e a Casa dos sonhos
Bom, o que dizer desse livro? Eu senti tantas coisas diferentes ao longo dele. Vamos lá, então. Do começo.

Inicialmente, a coisa que mais gostei na obra foi a apresentação de novos personagens, que tem uma leveza e uma dinâmica que me fascinam, começando pelo capitão Jim, que senhorzinho mais fofo. E Miss Cordelia e seu descaso e suas criticas direcionadas aos homens, em? E nossa Leslie, com toda a infelicidade que carrega e seu jeitinho encantador.

Mas não só isso, a felicidade da Anne e do Gilbert, mas também suas dores e suas percas. Me emocionei com isso.

Outro coisa que gostei muito e que me irritou um pouco são os traços da época em que se passa a história. A forma como o casamento era tratado, as questões da igreja, a mulher vista como propriedade do homem, chega a ser mencionado o movimento sufragista na obra. Eu, enquanto mulher, não consigo deixar de refletir sobre esse período, onde a felicidade estava atrelada a uma relação com o outro, uma subordinação, e vê isso em um romance dessa forma faz com que eu sinta muitas coisas que eu não consigo descrever muito bem. Me sinto irritada e indignada por uma época as mulheres terem sido tratadas assim, por todos esses esteriótipos.

Apesar de ter sido uma leitura extremamente satisfatória e eu ter favoritado o livro, há um ponto que me desagradou um pouco nessa obra. Nesse livro, não fica claro o momento em que a Anne fica gravida, a história simplesmente vai acontecendo e quando percebemos está falando do nascimento de uma criança. Apesar, de que pela época da obra, os casais tinham mais filhos em intervalos mais curtos de tempo, por causa de toda a questão dos meios contraceptivos não serem conhecidos/desenvolvidos na época, então dá para imaginar que ela não demoraria para engravidar, mas não é algo colocado, quando percebemos já está falando do nascimento.

Angela Regina 10/05/2020

Amadurecimentos
Neste quinto livro da série, Anne e Gilbert finalmente iniciam a sonhada vida de casados na esplêndida "casa dos sonhos". Eles fazem novas e enriquecedoras amizades e se estabelecem com sucesso na nova morada, agraciados pelas belíssimas paisagens da região. Anne continua sendo amável e caridosa com todos. Definitivamente as histórias desse livro são muito emocionantes e possibilitam diversas reflexões.