A ideologia alemã

A ideologia alemã Karl Marx
Friedrich Engels

Resenhas - A ideologia alemã

Pablo Paz 23/03/2024

Cada época com seus próprios fariseus.
Cada época com seus próprios fariseus.

"A classe que dispõe dos meios de produção material dispõe igualmente dos meios de
produção intelectual, de tal modo que o pensamento daqueles a quem são recusados os meios de produção intelectual está submetido igualmente à classe dominante. Os pensamentos dominantes nada mais são do que a expressão idealizada das relações materiais dominantes, portanto, a expressão das relações que fazem de uma classe a classe dominante; em outras palavras, são as ideias de sua dominação." (p. 48).

Relendo trechos deste livro, não tem como não ver aí a melhor explicação para:
1-) o discurso do Empreendedorismo na grande imprensa, nas corporações e entre os próprios trabalhadores de aplicativos; os trabalhadores pensam que são donos só porque fazem seu próprio horário, mas não percebem que não são donos. Se eles criticarem a empresa, por exemplo, são desligados e em menos de dois minutos não tem mais trabalho.

2-) as teologias protestantes da prosperidade da atualidade, onde as palavras-chave que mais saem da boca de pastores são "meta", "resiliência" e "superação"; - palavras que passam longe do texto bíblico. Princípio do Sola Scriptura é uma ova. Isso nunca existiu. Nesse ponto ao menos, a Igreja Católica, com todos as suas barbáries ao longo da história, nunca chegou a tanta hipocrisia quanto essas teologias da prosperidade que invocam o "Sola Scriptura" para falar de dinheiro, consumo e riqueza material. Não é à toa que elas imperam AO MESMO TEMPO nas mesmas sociedades em que o consumo - melhor, a devora - de pornografia é maior do que a fome e erudição de Pantagruel (personagem do escritor francês François Rabelais). Das duas, uma: ou a cultura da pornografia se santificou ou tais teologias se profanaram.

Cada época faz os seus próprios fariseus.

Pablo39 12/03/2024

Lido de forma calma
Este marca meu terceiro livro neste mergulho recente na teoria marxista, pretendo ainda ver algumas aulas sobre estes livros que li para ver se eu compreendi da forma correta.

"Os pensamentos da classe dominante são também, em todas as épocas, os pensamentos dominantes, ou seja, a classe que tem o poder material dominante numa dada sociedade é também a potência dominante espiritual."

bruna 03/11/2023

Proletariados, uni-vos!!
Inicialmente eu estava achando a leitura muito interessante, mas infelizmente começou a desandar. Não sei se a edição que peguei que foi o problema, já que li uma edição específica pra faculdade.
Enfim, eu realmente achei o conteúdo, de início, muito interessante e serve pra nos indignar (e também entender!) sobre a forma que o mundo é administrado, as condições que estabeleceram o mundo do trabalho e o capitalismo como o conhecemos.
O problema desse livro são as repetições, tanto em palavras, quanto em temas. Em alguns momentos eu tinha a sensação de estar num loop infinito de ler a mesma informação pelo menos umas cinco vezes ? fora a repetição de palavras que acabam tornando a leitura confusa. Poderia ter sido estruturado de outra forma, essa é a maior crítica que tenho em relação ao livro (sem brincadeira, cochilei 3 vezes enquanto lia por essa questão entediante da repetição sem fim).
No mais, acho as observações feitas por Marx e Engels de tamanho prestígio.

(rip marx e engels, vocês teriam adorado dar fecho nas pessoas e rebater elas com deboche no twitter ??)
RafaelaLindaperfeitaduarte 21/11/2023minha estante
E a diva é estudada sim viu!

simplesane 18/09/2023

"A Ideologia Alemã" é, sem dúvida, uma obra que se revela como uma poderosa ferramenta de validação para aqueles que buscam uma perspectiva racionalista em suas análises sociais e políticas. Para mim como leitora que compartilha dessa percepção, o livro se apresenta como um encontro marcante com ideias fundamentais que ecoam profundamente em sua mente, conferindo uma sensação de não estar sozinho em suas reflexões.

Lacerda 15/09/2023

Lucas.Yoshi 14/08/2023

Fiquei um pouco "chateado" pq eu meio q já entendia tudo sobre os assuntos do livro então acabou sendo rápido e "fácil" pq quando se trata de Marx e Engels já se espera uma leitura um tanto quanto complicada. Eu recomendaria ler esse livro após o "Manifesto Comunista", pois não tem tanta dificuldade na leitura ent é bem de boas de entender.

Depois eu vou atrás da versão de 600 páginas, provavelmente seja melhor e contenha mais informações que eu não saiba.

Marcia 12/08/2023

Preciso ler uma outra edição desta obra. A organização textual aqui apresentou-se tão confusa que interferiu na compreensão do texto como um todo. Mesmo assim, alguns focos sobre a cidade e o campo deixou bem claro porque essa temática esteve tão presente no movimento do Romantismo.

Ana 31/07/2023

"Sua missão seria antes, derrubar todo o regime burguês."
Karl Marx foi um filósofo, economista, jornalista que nasceu em Tréveris, na Prússia, em 5 de maio de 1818.
Friedrich Engels foi um teórico e industrial que nasceu em Barmen, na Alemanha, em 28 de novembro de 1820.
A ideologia Alemã é uma obra que foi escrita entre 1845/46. É um conjunto de textos esparsos, Manuscritos e anotações que Marx e Engels produziram durante esse tempo. É um agrupamento de estudos de Marx e Engels mais ou menos sobre o mesmo assunto que são diversas críticas de forma bastante jocosa sobre os filósofos de seu tempo, os chamados jovens hegelianos que representam a ideologia alemã. Aqui eles denunciam que filósofos como Bruno Bauer, Max Stirner, Proudhon, Hegel, entre outros ficam debatendo sobre um mundo metafísico, um mundo abstrato, alicerçado no plano das ideias quase como se fosse uma teologia e não filosofia, mas não enxergam o mundo real, a vida prática, os problemas tangíveis da sociedade se colocando acima dela, daí eles os chamarem incansavelmente de santos, sanchos, Quixotes, profetas.
"A disputa acerca da realidade ou não realidade do pensamento- que é isolado da prática- é uma questão puramente escolástica."
Marx e Engels criticam também Feuerbach, filósofo que iniciou o materialismo que é oposto ao idealismo, mas ele é criticado também, pois apresenta um materialismo vago, que não leva em consideração as contradições e problemas de uma sociedade dividida em classes. Ficando ainda preso ao mundo ideal apesar de destruir a ideia de um Deus metafísico no seu livro A essência do cristianismo.
Parte dos conceitos apresentados aqui levam a um certo posicionamento político como por exemplo a luta de classes, a dominação e exploração de uma classe sobre a outra, como o estado funciona para proteger essa classe dominante e como essa classe apresenta seus interesses e desejos como se fosse os interesses e desejos de todos.
Nesse livro Marx começa a definir o seu método de análise do mundo, o tão famoso materialismo histórico e dialético. Eles falam que primeiro para sanar nossas necessidades básicas(alimentação, vestuário, abrigo) e fazendo isso modificamos a natureza e a nós mesmos, para depois pensar e refletir sobre isso e criar novas necessidades. "Não é a consciência que determina a vida, mas a vida que determina a consciência. "
Dessa forma, os homens constroem sua história e assim a da sociedade transformando o seu modo de vida, mas essa sociedade não é mais coesa desde o surgimento da propriedade privada e da divisão do trabalho. Ela se dividiu e está em luta, pois os interesses dessas classes são antagônicos e excludentes.
"A liberdade pessoal existia apenas para os indivíduos desenvolvidos nas condições da classe dominante e somente na medida em que eram indivíduos dessa classe."
Marx e Engels dizem que o Comunismo é a solução para superar a dominação da classe burguesa. Pois é o único sistema que leva em consideração a historicidade dos homens e se desnuda de enxergar a vida através de lentes determinantes e de forma naturalizada.
"A diferença entre indivíduo pessoal e indivíduo acidental não é uma distinção conceitual , mas um fato histórico."
Destarte, o que Marx e Engels nos dizem é que nada é definitivo nem natural. Um modo de produção é construído e é resultado de um processo histórico, e portanto, modificável.
"O burguês expõe ao proletariado que ele, o proletário, tem a missão humana de trabalhar 14 horas diárias, então o proletário tem toda a razão em responder no mesmo tom, sua missão seria antes, derrubar todo o regime burguês."

Camaradalopes07 20/06/2023

A ideologia da classe dominate!
A ideologia são daqueles que detém os meios de produção (Burguês), Marx e Engels dizem.

"Os pensamentos da classe dominante são também em todas as épocas, os pensamentos dominantes, ou seja, a classe que tem o poder material dominante numa dada sociedade é também a potência dominante espiritual. A classe que dispõe dos meios de produção material dispõe igualmente dos meios de produção intelectual, de tal modo que o pensamento daqueles a quem são recusados os meios produção intelectual está submetido igualmente a classe dominante."

Marry dudis 12/06/2023

Ideologias
Esse pequeno livro traz uma parte essencial do pensamento marxista.
Principalmente para se entender o ponto de partida das suas teorias.
Gostei como ele toca em vários pontos considerados imutáveis e obras do acaso.

thegoldrush 16/04/2023

As ideias da classe dominante são, em cada época, as ideias dominantes, isto é, a classe que é a força material dominante da sociedade é, ao mesmo tempo, sua força espiritual dominante.

psJay 24/03/2023

Muito bom.
Eu tinha medo de ler pela falta de compreensão, por conta de eu ler um pouco e mal entender.
Mas após tanto tempo enrolando, a compreensão foi melhor. É um livro muito importante, assim como o Manifesto, mas esse sim, você precisa de conhecimento, além do básico, para o consumo.

gaby479 23/03/2023

Pra quem quer saber mais sobre comunismo
Ai, gente, só leiam! Mas não esperem que tu vai ler e entender de primeira, ainda mais eu que tenho 15 anoskk

Cássio F B 10/03/2023

A ideologia alemã
Tu consegue perceber muito facilmente que o Marx tava puto enquanto escrevia esse livro. É cheio de ódio

Julhaodobem 28/02/2023

Inicio do MEU (Marx Engels Universe)
A leitura de Karl Marx e Frederich Engels é inevitável quando o objetivo é entender como funciona uma economia burguesa, quais são os meus métodos e o porque não passa de uma forma de colocar o proletariado nas mãos de uma pequena parcela da sociedade. Este texto é apenas um comentário de uma pequena parcela do grande conteúdo deses dois homens, desde já esta resenha não tem intuito de resumir a obra ou ser usado como objeto de estudo para fins acadêmicos e educacionais. Talvez o único objetivo que tenho ao escrever sobre algum livro acadêmico seja plantar a curiosidade em alguém que não esta dento da universidade ou apenas deixar uma visão de que tudo aquilo que estamos vivendo em sociedade pode ser explicado e que não devemos aceitar que uma classe seja escravizada por outra por apenas objetivos da produção capitalista.

Por tanto, ao ler A ideologia alemã para uma aula da universidade o texto logo me encantou. Segundo livro escrito por Marx e Engels, esta obra é a mais importante da dupla, pois serve como um esboço intelectual de tudo que eles produziram depois disso, principalmente no valor econômico e a situação do proletariado com o consumo que produzem mas pouco recebem de volta. Também temos o nascimento do materialismo histórico, a principal teoria criada por Marx e Engels que dita toda a sua obra literária, que explica que a historia da humanidade se liga a forma de produção e a sua capacidade de produzi-la ao longo da historia humana, conectando-se com a forma que a população se forma entre si com as suas relações sociais. Assim esta ideia da uma base para entendermos os conceitos seguintes em outros textos de Marx e consequentemente de Engels posteriormente, com as suas visões sobre economia e relações sociais de sua época.

A ideologia acaba se dividindo em três partes que se resume em uma analise de pensamento. Marx em sua escrita tem uma maneira humorística feita intelectualmente de criticar grandes homens de sua época enquanto coloca a sua teoria, assim a primeira parte do livro é sobre Luduig Feurbach, um filosofo alemão com um intuitio humanista relacionado com o ateísmo, um intelectual que além de influenciar este livro também acaba futuramente dando luz para as ideias do psicanalista Sigmund Freud. A segunda parte se foca em analisar o pensamento de Bruno Bayer mais um influente intelectual que Karl Marx se influencia e por fim na ultima parte temos a critica a Max Stirner, filosofo alemão que é visto como um dos percursores do niilismo, junto com o existencialismo, modernismo, anarquismo mas é principalmente reconhecido por aderir ao anarquismo individualista, se tornando no popular um adversário intelectual de Marx.

Assim, durante a obra os autores se colocaram a uma reflexão dos ideias desses filósofos enquanto construíram o que podemos chamar de uma nova ideologia. Durante a leitura é possível perceber três temas que são trabalhados futuramente depois deste texto. O fetichismo do mercado que é principalmente escrito no gigante livro O Capital que é considerado a obra prima de Karl Marx, temos o fetichismo do capital e a categoria da economia burguesa. Três ideias que são levemente levantadas pelos autores em A ideologia alemã mas que consequentemente é mais aprofundado em seus outros trabalhos.

A ideologia alemã foi uma leitura interessante para se agregar um grande conteúdo sobre estes dois autores que moldaram a sociologia e o estudo sobre a desigualdade do proletariado pela luta de classes. É de certo modo uma obra importante e que talvez por este motivo me fascinou, pois no fim é um ponto inicial para outras leituras mais aprofundadas em suas respectivas obras, com textos grandes que aderem mais a ideias cientificas e econômicas da humanidade que permeiam até hoje na historia da economia capitalista que escraviza ao classe trabalhadora por meios que nem percebemos.

site: https://diariossemanal.blogspot.com/