A ideologia alemã

Friedrich Engels

Resenhas - A ideologia alemã

1 | 2 | 3 | 4

Julhaodobem 28/02/2023

Inicio do MEU (Marx Engels Universe)
A leitura de Karl Marx e Frederich Engels é inevitável quando o objetivo é entender como funciona uma economia burguesa, quais são os meus métodos e o porque não passa de uma forma de colocar o proletariado nas mãos de uma pequena parcela da sociedade. Este texto é apenas um comentário de uma pequena parcela do grande conteúdo deses dois homens, desde já esta resenha não tem intuito de resumir a obra ou ser usado como objeto de estudo para fins acadêmicos e educacionais. Talvez o único objetivo que tenho ao escrever sobre algum livro acadêmico seja plantar a curiosidade em alguém que não esta dento da universidade ou apenas deixar uma visão de que tudo aquilo que estamos vivendo em sociedade pode ser explicado e que não devemos aceitar que uma classe seja escravizada por outra por apenas objetivos da produção capitalista.

Por tanto, ao ler A ideologia alemã para uma aula da universidade o texto logo me encantou. Segundo livro escrito por Marx e Engels, esta obra é a mais importante da dupla, pois serve como um esboço intelectual de tudo que eles produziram depois disso, principalmente no valor econômico e a situação do proletariado com o consumo que produzem mas pouco recebem de volta. Também temos o nascimento do materialismo histórico, a principal teoria criada por Marx e Engels que dita toda a sua obra literária, que explica que a historia da humanidade se liga a forma de produção e a sua capacidade de produzi-la ao longo da historia humana, conectando-se com a forma que a população se forma entre si com as suas relações sociais. Assim esta ideia da uma base para entendermos os conceitos seguintes em outros textos de Marx e consequentemente de Engels posteriormente, com as suas visões sobre economia e relações sociais de sua época.

A ideologia acaba se dividindo em três partes que se resume em uma analise de pensamento. Marx em sua escrita tem uma maneira humorística feita intelectualmente de criticar grandes homens de sua época enquanto coloca a sua teoria, assim a primeira parte do livro é sobre Luduig Feurbach, um filosofo alemão com um intuitio humanista relacionado com o ateísmo, um intelectual que além de influenciar este livro também acaba futuramente dando luz para as ideias do psicanalista Sigmund Freud. A segunda parte se foca em analisar o pensamento de Bruno Bayer mais um influente intelectual que Karl Marx se influencia e por fim na ultima parte temos a critica a Max Stirner, filosofo alemão que é visto como um dos percursores do niilismo, junto com o existencialismo, modernismo, anarquismo mas é principalmente reconhecido por aderir ao anarquismo individualista, se tornando no popular um adversário intelectual de Marx.

Assim, durante a obra os autores se colocaram a uma reflexão dos ideias desses filósofos enquanto construíram o que podemos chamar de uma nova ideologia. Durante a leitura é possível perceber três temas que são trabalhados futuramente depois deste texto. O fetichismo do mercado que é principalmente escrito no gigante livro O Capital que é considerado a obra prima de Karl Marx, temos o fetichismo do capital e a categoria da economia burguesa. Três ideias que são levemente levantadas pelos autores em A ideologia alemã mas que consequentemente é mais aprofundado em seus outros trabalhos.

A ideologia alemã foi uma leitura interessante para se agregar um grande conteúdo sobre estes dois autores que moldaram a sociologia e o estudo sobre a desigualdade do proletariado pela luta de classes. É de certo modo uma obra importante e que talvez por este motivo me fascinou, pois no fim é um ponto inicial para outras leituras mais aprofundadas em suas respectivas obras, com textos grandes que aderem mais a ideias cientificas e econômicas da humanidade que permeiam até hoje na historia da economia capitalista que escraviza ao classe trabalhadora por meios que nem percebemos.

site: https://diariossemanal.blogspot.com/

Romeu Felix 25/02/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
"A Ideologia Alemã" é uma obra escrita por Karl Marx e Friedrich Engels em 1845-1846, que apresenta a base teórica do materialismo histórico e dialético. O livro se propõe a fazer uma crítica à filosofia alemã contemporânea, e a desenvolver uma nova concepção da história e da sociedade.

A obra é dividida em três partes: a primeira parte trata da crítica à filosofia alemã, a segunda parte aborda a concepção materialista da história e a terceira parte discute a organização da sociedade comunista. Marx e Engels argumentam que as ideias e concepções dos homens são determinadas pelas suas condições materiais de existência, ou seja, pela forma como produzem e se reproduzem materialmente na sociedade.

Opinião:
"A Ideologia Alemã" é uma obra fundamental para compreender o pensamento de Karl Marx e Friedrich Engels, e sua contribuição para o desenvolvimento da teoria marxista. Embora tenha sido escrita há mais de 150 anos, as ideias apresentadas no livro continuam a ser discutidas e aplicadas em diversos campos do conhecimento, desde a filosofia até as ciências sociais. A edição da editora Civilização Brasileira é bem cuidada e inclui uma introdução e notas que ajudam a contextualizar o livro historicamente.
Por; Romeu Felix Menin Junior.

Aninha 16/02/2023

Ideologia Alemã
O Livro começa com uma pequena introdução sobre o materialismo, o que ajuda muito na compreensão do livro. O livro tem uma linguagem um pouco difícil, mas quando se acostuma com o vocabulário marxista, a compreensão se torna muito mais fácil.
Uma ótima recomendação para estudar materialismo.

Marco 08/02/2023

Nem toda injeção na testa faz bem
Peguei uma edição bem ruim do livro , pq tava gratuito. Me arrependi pq prejudicou mt o entendimento. Futuramente pretendo ler as mais de 600 páginas da edição da Boitempo

Japa 29/12/2022

Se eu soubesse que era tão bom, eu teria lido há mt tempo!
Posso reclamar de nada. Livro extremamente conciso, prático e de grande conhecimento.

Pro entendimento do Estado Moderno, da formação das classes sociais, esse é o livro!

Não adentra particularmente na razão econômica capitalista, mas nos mostra os caminhos a percorrer durante o processo revolucionário rumo ao comunismo.

Isadora 28/12/2022

É uma obra que precisa ser lida com cuidado e estudada. Como se é sabido, a escrita de Marx é um tanto quanto difícil de ser compreendida numa leitura superficial, mas isso também depende da bagagem que se tenha de outros autores.

Caio.Viviani 27/12/2022

A gênese do marxismo
Esse aí é puro materialismo histórico dialético, gostoso demais. É um ótimo livro pra usar de introdução na parte filosófica do marxismo(a parte mais difícil na minha visão).

Ariel.SimAes 13/12/2022

Obra seminal
O livro é um manuscrito de Engels e Marx, anterior às obras mais conhecidas. Ele é um excelente ponto de partida para quem quer começar os estudos no comunismo.
É importante lembrar que, por ser uma obra do início do materialismo histórico e do pensamento de Marx-Engels, tem algumas ideias que parecem se contradizer com as outras obras, mas é só porque o pensamento ainda estava sendo desenvolvido neste livro.
Todas as características principais que permeiam o materialismo e o comunismo já estão nesse livro.
A crítica ao idealismo é realmente uma obra prima a parte.
Joao 13/12/2022minha estante
Livraço!! A gênese do materialismo histórico pela percepção deles. Um espetáculo!!!

@bibliotecagrimoria 13/11/2022

"A vida social é essencialmente prática"
O livro, publicação póstuma de Marx e Engels, é uma obra inacabada e ainda assim esclarecedora do materialismo dos seus autores. O livro inteiro é uma crítica ao idealismo predominante no pensamento alemã, ainda muito influenciado, segundo os autores, pela teologia.
Com análises críticas à vários pensadores contemporâneos à sua época, passando por Bruno Bauer, Stirner, Grün etc... Marx e Engels procuram retraçar as bases do pensamento idealista alemão, os problemas que permeavam as abordagens desse cunho e como esse idealismo ainda se mostrava presente mesmo nas obras de pretendidos materialistas da época. Segundo os autores: "Não é a consciência que determina a vida, mas a vida que determina a consciência" (p.94). Marx e Engels demonstram a invalidade da ideologia presente nos pensadores alemães ao abordarem a história partindo de abstrações, e não das bases materiais definidoras das relações sociais dos sujeitos. Com "ideologia" sendo entendida como algo que se desliga da realidade, um pensamento cujas bases não partem da análise do mundo material.

1bb13 13/10/2022

mamando nas tetas de marx
esse livro é uma delícia gente mDs... ?
se for pra fazer um relato sério: é de leitura fácil, é bem explicativo e sinceramente, uma das melhores obras de marx (pelo contexto em que foi escrita, pela simplicidade que fica complexa se olhar a partir da lente do materialismo, etc...).

Charles Lindberg 24/09/2022

Preciso reler com alguém me explicando
Li? Sim. Entendi? Nem tudo. Passei quase dois meses lendo, voltando, relendo, olhando as referências. Alguns parágrafos eu tive que ler cinco vezes pra absorver num nível superficial. Tinha uma boa noção do que o livro tratava antes de começar, então facilitou a minha vida.

Marx é confuso demais. Ainda bem que tinha Engels pra botar juízo na cabeça desse menino.

Achei a organização desta edição da Boitempo confusa.

Luara139 14/06/2022

Histórico
No livro você vai observar a formação do que é a história para os autores, de como ela é vista e articulada com o decorrer do tempo. Não só a história, é claro, mas todo o meio existencial do ser humano e seu processo de identificação como um ser que depende da história para existir. O livro aborda o processo de desenvolvimento da propriedade privada, da burguesia e do proletariado, até mesmo como um indivíduo se identifica com o seu próprio trabalho, como uma forma artística; isso antes do "bum" capitalista.
Enfim, leitura ótima.

yongguksoft 10/05/2022

"Os pensamentos da classe dominante são também, em todas as épocas, os pensamentos dominantes, ou seja, a classe que tem o poder material dominante numa dada sociedade é também a potência dominante espiritual." - Ideologia Alemã, KM.

Elias.Fernando 07/01/2022

Marx detonando geral
A curiosisade nos move. Foi isso que me levou a ler os livros de Marx. Este é o segundo título que consigo concluir dele, depois de um longo tempo. Porém, nao sei se é a melhor forma de se adentrar nos escritos de Marx. Para quem tem apenas curiosidade e nao vai estudar a obra do autor é mais idicado ler obras de história da filosofia ou livros que explicam suas ideias. Obviamente é sempre recomendado o contato direto com a fonte (com a traduçao, a menos que saiba alemão), mas achei que a leitura de uma obra tao extensa e detalhada nao é o ideal para alguém que só quer saber do que se trata a ideologia alemã. Ele confronta as ideias de autores alemães, muitas vezes de forma ácida e ironica, mas para isso ele expõe muito do que cada autor criticado escrevera, ou seja, leva tempo. É uma obra importante de ser lida, mas para quem de fato tenha interesse em se aprofundar e estudar suas ideias.

Vieira 22/11/2021

Marx e Engels fazem uma critica ao hegelianismo em seus postulados. Marx em oposição ao idelaismo de Hegel, o homem não se organizou em relação as suas representações do mundo ou de Deus. O homem estabeleceu sua organização em relação ao mundo real, material.

1 | 2 | 3 | 4