O Sofrimento Nunca é em Vão

O Sofrimento Nunca é em Vão Elisabeth Elliot

Resenhas - O sofrimento nunca é em vão

Sunamita Conti Santos 29/03/2020

Este livro é um verdadeiro consolo e remédio para o contexto atual. Elisabeth Elliot foi ao cerne da problemática do sofrimento e, de forma concisa e compreensível, transmitiu uma mensagem que leva o leitor a olhar para o sofrimento de maneira bíblica, eu diria. Achei incrível também como ela conseguiu definir e explanar o sofrimento numa atitude empática, no sentido de reconhecer que, mesmo que as demais pessoas não tenham passado pelas experiências dolorosas pelas quais passou, ainda assim tais pessoas sofreram, é algo que definitivamente atinja a todos. Assim, empática e sábia, Elisabeth nos embala numa leitura profunda que, por sinal, vale muito até mesmo uma releitura.
Riva 29/03/2020minha estante
Uau, amei a resenha! Admiro muito o testemunho da Elisabeth Elliot e feliz por saber que os livros dela estão sendo lançados no Brasil ?? Obrigada Sunamita?

Sunamita Conti Santos 29/03/2020minha estante
Muito obrigada! Eu também admiro e quão contente fiquei com o lançamento deste livro. O que conheço do testemunho dela é por intermédio de pessoas que leram os demais livros que, infelizmente, ainda não foram traduzidos. Mas estou esperançosa agora, acredito que mais traduções virão.

Mandyca 19/07/2020minha estante
Eu estou terminando e vou reler várias vezes, sem dúvidas

Sunamita Conti Santos 18/01/2021minha estante
Mandyca, farei o mesmo. Vale muito a pena.

Waléria 22/04/2021minha estante
Eu acabei essa madrugada e estou louca pra começar a fichá-lo. Merece muitas reflexões q ajudam a passar pelos desertos da vida na dependência de Deus.

Sunamita Conti Santos 22/04/2021minha estante
Realmente, Waléria! Eu vou até fazer uma releitura dele agora.

Kemille.Gomes 30/06/2021minha estante
Esse livro é perfeito, vale muito a pena, como Deus falou comigo através desse livro.

Alane.Sthefany 07/11/2022

O Sofrimento Nunca é em Vão - Elisabeth Elliot
Algumas situações difíceis têm ocorrido na minha vida, é claro, assim como na sua; e eu não posso lhe dizer: ?Sei exatamente aquilo pelo qual você está passando?. Mas posso afirmar: conheço aquele que sabe. E cheguei à conclusão de que foi por meio do sofrimento mais intenso que Deus me ensinou as lições mais profundas.

Estou convencida de que há um bom número de coisas nesta vida sobre as quais nada podemos fazer, mas com as quais Deus deseja que façamos algo.

?Sofrimento é ter o que você não deseja, ou desejar o que você não tem?.

Você consegue imaginar um mundo, por exemplo, no qual ninguém tem nada indesejável (...) Ou, em contraste, você consegue imaginar um mundo no qual todos têm tudo o que desejam?

?Se, por acaso, você eliminasse o sofrimento, o mundo seria um lugar terrível, pois tudo aquilo que corrige a tendência humana de se sentir importante demais, de se gabar em excesso, desapareceria. O homem já é mau o bastante agora, mas seria absolutamente intolerável se nunca sofresse? - Malcolm Muggeridge

As lições mais profundas que aprendi em
minha própria vida vieram dos sofrimentos mais profundos. Dessas águas mais profundas e dessas chamas mais ardentes, vieram as lições mais profundas que eu sei sobre Deus. E eu acrescentaria: as maiores dádivas da minha vida também acarretaram os maiores sofrimentos.

Não podemos jamais esquecer que, se quisermos evitar o sofrimento, devemos ter o cuidado de nunca amar nada nem ninguém.

As dádivas de amor têm sido dádivas de sofrimento. Essas duas coisas são inseparáveis.

?Não temerei mal algum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam?.

(...) naquela experiência, aprendi quem é Deus. Eu o conheci como não poderia ter conhecido de outra forma. Por isso posso lhe dizer que o sofrimento foi um meio insubstituível pelo qual aprendi uma verdade indispensável. ?Eu sou. Eu sou o Senhor.? Em outras palavras, aprendi que Deus é Deus.

De onde vem essa ideia de um Deus amoroso? Não é uma dedução. Não é o homem desesperado em busca de um deus, a ponto de fabricá-lo em sua mente. É o Verbo, aquele que era antes da fundação do mundo, sofrendo como um cordeiro imolado. E ele guarda na manga cartas das quais eu e você não fazemos a menor ideia agora. Ele nos disse o suficiente para sabermos que o sofrimento nunca é em vão.

?Deus sussurra para nós em nossos prazeres, fala em nossa consciência, mas grita em nossa dor: ela é seu megafone para despertar um mundo surdo? - C. S. Lewis

?Por que eu não fui um natimorto? Por que não morri ao sair do ventre? Por que o sofredor tem de nascer para ver a luz? Por que a vida é dada a homens que experimentarão tanto amargor??.

Na mente de Jó, ao longo de todo o livro, não há dúvida acerca da existência de Deus. Ele sabe que é com Deus que ele precisa reconciliar suas circunstâncias. Ele está dizendo: ?Há alguém por trás disso tudo?. E a pergunta do porquê pressupõe que há uma razão, que há uma mente por trás de todo aquele sofrimento aparentemente despropositado. Nós nunca perguntaríamos o porquê se, de fato, crêssemos que todo o universo é um acidente e que você e eu estamos completamente à mercê do acaso. A própria pergunta do porquê, mesmo quando atirada a nós por alguém que se diz descrente ou ateu, é um sinal evidente de que, no fundo de cada mente humana, há uma suspeita sorrateira de que há alguém, alguma razão, algum indivíduo pensante por trás de tudo.

?Não podes tu tirar os olhos de mim? Não me deixarás sozinho o bastante nem para eu engolir minha saliva? Tu me formaste e me fizeste; agora voltaste para me destruir. Tu me moldaste como barro, mas agora me reduzes ao pó?.

Quando Deus finalmente quebra seu silêncio, não responde a nem uma pergunta sequer. A reação de Deus às indagações de Jó é um mistério. Em outras palavras, Deus responde ao mistério de Jó com o mistério de si mesmo

"Onde você estava quando eu lancei os fundamentos do mundo? Quem assentou a pedra angular enquanto as estrelas da alva cantavam juntas? Você já viu os reservatórios da neve? Quem represou o mar com portas? Você já percorreu as profundezas do abismo? Você alguma vez na vida deu ordens à manhã ou mostrou à alvorada o lugar dela? Você já governou as corças dando suas crias?."

Quem de nós, no pior buraco em que já esteve, necessitou de algo mais importante do que companhia? Simplesmente alguém, alguém que talvez se sente ao nosso lado em silêncio, mas que simplesmente esteja conosco.

?Não estranheis o fogo ardente que surge no meio de vós, destinado a provar-vos, como se alguma coisa extraordinária vos estivesse acontecendo? (1Pe 4.12).

Me deparei, pela primeira vez em minha experiência pessoal, com aquele terrível porquê. E a resposta de Deus a mim foi: ?Confie em mim?. Sem explicações. Apenas confie em mim. Essa foi a mensagem.

Minha fé tinha de estar fundamentada no caráter do próprio Deus.

Eu só tinha duas opções. Ou eu estou segura nos braços eternos, ou estou à mercê do acaso; ou confio nele, ou tenho de negá-lo.

?Cristo não me conduz por nenhum aposento mais escuro do que aqueles que ele antes percorreu?.

O cálice que você bebe estava ante os lábios do doce Jesus ? e ele o bebeu.

?Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem-presente nas tribulações. Portanto, não temeremos ainda que a terra se transtorne e os montes se abalem no seio dos mares? (Sl 46.1-2).

Seja lá o que estiver no cálice que Deus está me oferecendo ? dor, tristeza, sofrimento ou lamento, como também as superabundantes alegrias ?, estou disposta a tomar, pois eu confio nele. Porque sei que o que Deus quer para mim é sempre o melhor. E eu receberei tudo isso em seu nome. Preciso de momentos de dor porque Deus tem algo mais grandioso em mente. Nunca é em vão. E por isso eu digo: ?Senhor, em nome de Jesus, por tua graça eu os aceito?.

Paulo diz que em tudo devemos dar graças. Não são as experiências de nossa vida que nos transformam. É a nossa reação a tais experiências.

Todas nós conhecemos pessoas que passaram por situações terríveis e saíram delas como ouro puro (...) que passou por coisas horrendas, mas aquele fogo refinou aquele aço ou aquele ouro. Nós também conhecemos pessoas que passaram por situações igualmente ruins, talvez nem tão ruins, mas se revelaram iracundas, amargas, ressentidas, lamuriantes e, geralmente, de difícil convivência.
Qual foi, então, a diferença? Não foram as experiências. Foi a reação delas. E a resposta de um cristão deveria ser ação de graças.

Apenas comece a agradecer a Deus antecipadamente, pois, não importa o que esteja prestes a acontecer, você já sabe que Deus está no comando. Você não está à deriva num mar de caos.

Nada mudou isso. Deus ainda é Deus. Ele é soberano. Ele tem o mundo inteiro em suas mãos.

As coisas visíveis são transitórias. São as coisas invisíveis que, de fato, são permanentes.

Nunca agradeci a Deus pelo câncer. Nunca agradeci a Deus especificamente por alguns índios terem assassinado meu marido. Não penso que precise agradecer a Deus pelo câncer ou pelo assassinato. Mas preciso, sim, agradecer a Deus porque, exatamente no meio daquela situação, o mundo ainda estava nasmãos dele. Aquele que mantém todas as galáxias orbitando no espaço é o mesmo que me sustenta em sua mão. As mãos que foram perfuradas na cruz são as mesmas mãos que sustentam o Sete-estrelo. As mãos que foram impostas sobre o velho João, quando ele estava ali na ilha de Patmos e a voz que era como o som de muitas águas lhe disse: ?Não temas. Eu Sou. Eu tenho as chaves?.

?Não temam. Não se atemorizem. Eu sou aquele que morreu. Estou vivo e tenho as chaves?.

?Tudo vem de ti, ó Senhor, e de ti mesmo nós te damos?.

"um coração quebrantado e contrito eu não desprezarei? (Sl 51.17).

Os sacrifícios a Deus são um espírito quebrantado, ?um coração quebrantado e contrito, eu não desprezarei?. Estou certa de que algumas de vocês têm um espírito quebrantado, um coração quebrantado. Deus não desprezará essa oferta se é tudo o que você tem a oferecer.

Sofrimento e amor estão intrinsecamente ligados. E, invariavelmente, o amor significa sacrifício.

?Nenhum dos que nele confiam será desolado?
Salmo 34.22

Sabe, costumamos ter uma ideia muito distorcida da palavra ministério. Pensamos que um ministério significa apenas uma lista bem curta de atividades: pregar, cantar, fazer um seminário, escrever um livro, ensinar numa classe de escola dominical. É claro que isso é ministério. São formas de serviço. Mas a palavra ministério apenas significa serviço. E serviço é uma parte de nossa oferta a Deus.
As pessoas pensariam em meu ministério como meu trabalho missionário, meus escritos, minhas palestras. Mas, sabe, eu não passo a maior parte da vida de pé numa tribuna. Passo a maior parte da vida sentada a uma escrivaninha, de pé na pia, em frente a uma tábua de passar, indo ao mercado, sentada em aeroportos, fazendo um monte de coisas pelas quais não espero ganhar medalha alguma ? momentos para serem oferecidos a Jesus. Faça a próxima coisa.

Obedecer é melhor que sacrificar.
A mais sublime forma de adoração é a obediência.

Aqueles que mais profundamente influenciaram minha vida são, sem exceção, pessoas que sofreram, pois foi precisamente em seu sofrimento que Deus refinou o ouro, temperou o aço, moldou o vaso, partiu o pão e fez daquela pessoa algo para alimentar uma multidão ? do que eu tenho sido uma dentre os beneficiários.

O Salmo 119.91 diz: ?Conforme as tuas ordens, tudo permanece até hoje, pois tudo está a teu serviço?

O que está havendo na sua vida hoje? É algo bom? Então, é fácil agradecer a Deus, não é? É algo ruim? Será que você consegue se lembrar de que, neste dia, como em qualquer outro dia, as ordenanças de Deus permanecem de pé? Essas realidades eternas são inabaláveis. Sua Palavra é infrangível. Um dia, o mundo e todos os seus desejos cobiçosos passarão. O homem que está seguindo a vontade de Deus é parte do que é permanente e não pode morrer. Encorajo você a fazer uma oferta de seus sofrimentos.

Ugo Bassi disse isto: ?Meça sua vida pela perda, não pelo ganho; não pelo vinho bebido, mas pelo vinho derramado. Pois o poder do amor está no sacrifício do amor; e aquele que mais sofreu tem mais para dar?.

Se sua fé repousa na ideia de como Deus deveria responder às suas orações, em sua ideia do céu na terra, em sua utopia, ou seja lá o que for, então esse tipo de fé será muito instável e está fadada a ser derrubada quando as tempestades da vida a atingirem. Mas, se sua fé repousa no caráter daquele que é o eterno Eu Sou, então é uma fé robusta e vai perdurar.

O primeiro princípio é aquele da cruz: a vida vem por meio da morte. Trago a Deus minhas tristezas e ele me dá sua alegria. Trago-lhe minhas perdas e ele me dá seu ganho. Trago-lhe meus pecados e ele me dá sua justiça. Trago-lhe minhas mortes e ele me dá sua vida. Mas a única razão pela qual ele pode me dar sua vida é porque me deu sua morte.

?Não é tolo quem entrega o que não pode reter para ganhar o que não pode perder?.

Você acha mais fácil enxergar a vontade de Deus em ação na vida de outra pessoa do que na sua? Você gostaria de ler a história de Daniel sem a cova dos leões? É claro que não, pois nós sabemos o final da história. Pois bem, nós, cristãs, temos todo esse livro cheio de histórias maravilhosas como essa, e o final de cada uma delas é sempre o mesmo. Sempre termina em glória. Você gostaria de ler a história de José sem todas as suas provas e tribulações, sem ele ser lançado na cisterna? O que você saberia acerca de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego se eles jamais tivessem sido lançados na fornalha ardente?

As metáforas bíblicas para o sofrimento falam de uma poda. O melhor fruto vem por meio da mais drástica poda. O mais puro ouro vem do fogo mais ardente. Eu certamente aprendi as lições mais profundas da minha vida ao passar pelas águas mais profundas. E as maiores alegrias vêm das maiores tristezas. A vida vem da morte.

Não há, de fato, uma só obra redentora que tenha sido realizada sem sofrimento.

Se não me for dado o privilégio de ser crucificada, se não me for dado o privilégio de ser martirizada de alguma forma, de alguma forma literal para Deus, é me dado o privilégio de oferecer a ele seja lá o que ele me houver dado. Ofereço a ele tudo o que sou, tudo o que tenho, tudo o que faço e tudo o que sofro (...)

Em Apocalipse 7.16-17, lemos: ?Jamais terão fome, nunca mais terão sede, não cairá sobre eles o sol, nem ardor algum, pois o Cordeiro que se encontra no meio do trono os apascentará e os guiará para as fontes da água da vida. E Deus lhes enxugará dos olhos toda lágrima?.

Para encerrar, gostaria de mostrar a você um poema escrito por Grant Colfax Tuller.

?Minha vida é apenas uma tapeçaria entre mim e meu Senhor; eu não escolho as cores, ele trabalha incansavelmente. Muitas vezes, ele tece tristeza e eu, em tolo orgulho, esqueço que ele vê o lado certo; e eu, apenas o avesso. Apenas quando o tear ficar mudo e as lançadeiras cessarem de esvoaçar, então Deus desenrolará a tela e me explicará a razão de tudo. Nas habilidosas mãos do Tapeceiro, os fios escuros são tão necessários para a composição que ele planejou quanto fios dourados e prateados?.

Tudo o que acontece se encaixa nessa composição para nosso bem. O sofrimento nunca é em vão.
miss_sedated 08/11/2022minha estante
Achei bem bom! Estou passando uma situação bem difícil e foi um acalento.

Alane.Sthefany 08/11/2022minha estante
Eu também achei maravilhoso.
Só tirei uma estrela, porque sou calvinista, e sou conhecedora sobre a soberania Deus, que independente das circunstâncias, Deus está no comando, Ele é quem faz as coisas, até mesmo uma folha que cai de uma árvore, um fio que cai do seu cabelo, ou embranquece, tudo isso, das grandes a pequenas coisas, acontecem "não só" pela permissão de Deus, mas pela "vontade" dele.

Quero te dizer, que fique em paz, que Deus está no controle e que Deus usa o sofrimento sempre para uma finalidade, até mesmo a de nós recorrermos a Ele, provar nossa fé e podar os ramos, para que esse cresça e floresça.

Nosso lugar não é aqui, o melhor da vida não é aqui, até mesmo Jesus Cristo, que não merecia, passou pelo sofrimento e dor, nem Ele foi inseto, porém foi pelos nossos pecados que Ele tudo isso, enfrentou, para que tenhamos vida e vida em abundância.

O espinho na carne de Paulo, foi para ele uma forma de santificação, assim, como qualquer dificuldade, em tempos de bonança é fácil esquecer de Deus, pecar "livremente", se ensoberbecer, mas através do sofrimento, Deus transforma nossa vida e nos santifica.

Melhor se podado para crescer, do que ser cortado e lançado ao fogo.

Saiba que apesar de tudo, Ele está com você e fará você forte, "pois tudo podemos, naquele que nos fortalece". Que é Cristo Jesus.

Jhaze 16/12/2022minha estante
Boa!!

miss_sedated 17/12/2022minha estante
Amem! Obrigada e concordo com seu ponto

Zé Carlos 24/11/2023minha estante
Estou lendo e sendo tocado por ele

Sarah 30/09/2021

Maravilhoso
Aprendi muito e refleti bastante com esse livro. Vou deixar uma frase que me impactou muito:
"Seja lá o que estiver no cálice que Deus está me oferecendo ? dor, tristeza, sofrimento ou lamento, como também as superabundantes alegrias ?, estou disposta a tomar, pois eu confio nele."

Que possamos aprender a usar nosso sofrimento para a glória de Deus?
Deborah.Lima 30/09/2021minha estante
Quando perdi minha avó e meu avô esse ano lembrei muito da leitura desse livro.

Sarah 30/09/2021minha estante
Nossa, sinto muito! Mas esse livro ensina bastante né? Tô repensando várias coisas desde q terminei de ler

Deborah.Lima 01/10/2021minha estante
Mais Deus é bom demais conosco , só tenho a agradecer a Deus pela oportunidade de ter convivido com meus avós e por ter lido esse livro anteriormente. Deus é maravilhoso

Sarah 01/10/2021minha estante
Sim, Deus faz tudo perfeito!

Monique70 02/05/2020

Bálsamo
Elisabeth, como uma das minhas autoras favoritas, novamente enche meu coração com suas palavras e sensibilidade diante do sofrimento. É um livro incrível de louvor a Deus, para todos que querem aprender mais diante das pedras que aparecem no nosso caminho e seus propósitos.
Paula.Dorti 04/05/2020minha estante
Quais outras indicações dessa autora vc faz? bju

Monique70 06/05/2020minha estante
Let me be a woman
Passion and purity
Através dos portais do esplendor

Paula.Dorti 06/05/2020minha estante
Obrigada!

Paula.Dorti 06/05/2020minha estante
Vou olhar :)

Gercina.Alves 02/05/2021

Pra nunca esquecer
Lições sobre sofrimento de uma grande mulher que transfigurou sua dor em vislumbre do seu Criador.

Uma das coisas que mais me cativou na leitura, foi a sensibilidade de Elisabeth em abraçar as diversidades do sofrer, tocando o cerne da dor e trazendo luz no mais íntimo, sem diminuir ou comparar.

Que essa leitura e essas lições morem sempre no meu coração, em especial nos dias de dor.

Citações:

"A única razão pela qual ele pode me dar sua vida é porque me deu sua morte"

"Pois o poder do amor está no sacrifício do amor; e aquele que mais sofreu tem mais para dar"

"Sofrimento é ter o que você não deseja, ou desejar o que você não tem"
Edlane Carine 03/05/2021minha estante
Esse livro, se deixasse, eu grifava todinho.

Gercina.Alves 03/05/2021minha estante
Num é, Lane?

Bárbara.Cristina 04/05/2021minha estante
Esse livro é incrível! ??

Gercina.Alves 05/05/2021minha estante
???? Maravilhoso, Babi

Mayhara 04/01/2022

"O sofrimento nunca é em vão. Faça a próxima coisa."
Resumo minha resenha apenas com as frases acima.
Não comecei com muita expectativa. Já tinha ouvido que o livro era muito bom e algumas coisas positivas sobre ele. Mas nunca cheguei a pesquisar a fundo do que se tratava tampouco me interessei para obtê-lo. Confesso que tinha um certo preconceito por ele estar no tal do "hype", todo mundo lendo e tal. Até que ganhei de presente e adivinhem: acabei com uma nota 5 e com um sentimento bom de que a leitura foi muito edificante! Somente leiam!

Ainda deixo (será um spoiler?) esse trecho da música "O Tapeceiro", de Stênio Marcius. Ao acabar a leitura você vai associar rapidinho. Se não conhecer, ouça.
"[...] Se você olha do avesso
Nem imagina o desfecho
No fim das contas
Tudo se explica
Tudo se encaixa
Tudo coopera pro meu bem"

Citação: "Precisamos de Jesus Cristo, nosso refúgio, nossa fortaleza, a força da nossa vida. E é preciso haver desolaçã para nos ensinar nossa necessidade dele."
Dayse.Ariane 04/01/2022minha estante
É maravilhoso. Li no começo na pandemia, reli alguns trechos ano passado quando estava com covid, foi um refrigério.

loresrofi 04/01/2022minha estante
tão bom! ?

Paulo 09/01/2022minha estante
Muito bom, adorei a resenha principalmente você ter parafraseando a música do Stenio Marcius, rs.

Rafael1548 23/11/2023

Fascinante
Não descrever esse livro de tão profundo que é. Você já se pegou em tal sofrimento que as palavras de incentivos que saíram de seus lábios a outrem se tornaram vãs? Você ainda pode confiar no SENHOR.

Essa obra vai de encontro ao "Evangelho triunfalista" propagado hoje, contrário a Bíblia, no qual o sofrimento deve ser repelido. Mas a Bíblia nos mostra que o sofrimento não é vão porque ELE vive e reina.

Por que Deus permite o sofrimento de seu eleitos? Não sei! Mas sei que a glória que há de ser revelada será muito maior.

O que me deixou mais fascinado nesta obra foi a exposição da alma dessa mulher que viu o sofrimento de perto com a morte de 2 maridos e terminou a sua vida com demência. Ela falou como alguém que experimentou a graça de Deus e não como alguém que avalia de longe tal realidade da raça humana.
brunadlm 23/11/2023minha estante
uau, que interessante. Bela resenha

Rafael1548 23/11/2023minha estante
Obrigado pelo comentário, brnlmc!

Deeh 23/11/2023minha estante
Elisabeth Elliot. ?

_helenabss 25/06/2021

Simples e direto
Não sei se pelo fato desse livro ter sido feito com base em uma gravação foi o que o tornou uma conversa tão agradável com essa mulher tão sábia , mas foi isso que senti durante essa leitura. Gosto do fato dessa palestra ter sido feita com tanta simplicidade, para que qualquer um possa compreender, e ao mesmo tempo não deixou a desejar quanto a palavra de Deus. Da mesma forma, a leitura é enriquecida com narrativas particulares da autora e de outros o que tornam o livro mais pessoal e cativante, afinal, na vida cristã os exemplos são fundamentais.

Recomendaria esse livrinho a qualquer pessoa que queira um conforto em momentos difíceis ou simplesmente iniciar os "estudos" sobre esse tema.

mimi 26/06/2021minha estante
nossa peguei ele pra leeer no kindle unlimited

mimi 26/06/2021minha estante
é bom amg?

Lore 30/10/2022

O sofrimento nunca é em vão - Elisabeth Elliot
Se tem uma pessoa que pode falar sobre sofrimento com propriedade, é a Elisabeth Elliot. Depois de perder seu marido Jim Elliot, assassinado com outros 5 missionários em uma tribo indígena, ela retorna para o mesmo local do ocorrido, e vivendo lá nos presenteia com valiosas lições. Claro, que durante o livro ela nos apresenta as diversas situações desfavoráveis de sua vida, mas nunca se vitimiza. O sofrimento nunca é em vão é uma adaptação de CDs gravados durante uma conferência de 6 palestras ministradas pela missionária.

Este instrumento extraordinário pode ser considerado como uma fonte, responsável por refinar sua fé e despertar um desejo desconhecido pela oração e pela palavra de Deus. Espero que com a ajuda da Beth você possa enxergar com mais naturalidade que as dádivas do amor têm sido dádivas de sofrimento, porque para mim, lições que parecem tão óbvias e universais, têm se mostrado tardias.

Durante a leitura desse livro, quando a Beth mencionou que Paulo foi capaz de cantar na prisão, mesmo diante de um sofrimento causado por uma grande injustiça, me peguei pensando como seria se não tivéssemos tristezas e sofrimentos, de onde sairiam obras tão magníficas como Amazing Grace? De fato, os mais belos e poesias foram escritos em tribulação, sem elas não alcançaríamos feitos tão extraordinários, por isso o título: O sofrimento nunca é em vão, sempre nos trás grandes lições.

Duas ótimas citações pra vocês:
° C. S. Lewis: " Deus sussurra para nós em nossos prazeres, fala em nossa consciência, mas grita em nossa dor: ela é seu megafone para despertar um mundo surdo."

° Malcolm Muggeridge: " Se, por acaso, você eliminasse o sofrimento, o mundo seria um lugar terrível, pois tudo aquilo que corrige a tendência humana de se sentir importante demais, de se gabar em excesso, desapareceria. O homem já é mau o bastante agora, mas seria absolutamente intolerável se nunca sofresse."

Enfim, recomendo. Foi uma leitura muito boa.
Max 30/10/2022minha estante
Ótima, resenha! ?

Lore 30/10/2022minha estante
Fico lisonjeada, e grata pela sua leitura.????

LuaTeresa 31/03/2022

Foi o primeiro livro que li dessa autora e me interessei logo por conta do título.
Marquei muitas coisas que achei edificante.
Realmente me ajudou a entender o sofrimento.
Dayse.Ariane 31/03/2022minha estante
Este livro é maravilhoso. Foi o primeiro que li dela também. Depois li outro chamado "Deixe-me ser mulher". Recomendo também! É ótimo. Recentemente esta mesma editora também lançou dois livros dela. Já adicionei na minha estante aqui no skoob, os temas são muito interessantes. A Elizabeth era muito sábia e deixou um grande legado pra nós leitores :)

Dayse.Ariane 31/03/2022minha estante
Elisabeth***. O corretor colocou com "z"

Melina 12/05/2021

No livro "O sofrimento nunca é em vão", de Elisabeth Elliot, a autora compartilha com o leitor sua história e como aprendeu a viver e lidar com o sofrimento. "Foi por meio do sofrimento mais intenso que Deus me ensinou as lições mais profundas". É disso que o livro trata, do relacionamento com Deus, um Deus que caminha conosco: ?Quando passares pelas águas, eu serei contigo; quando, pelos rios, eles não te submergirão? (Is 43.2). É um livro necessário para o tempo que estamos vivendo.
Amanda 30/05/2021minha estante
Eu comecei a ler tão despretensiosa esse livro... Me pegou de surpresa e me quebrou todinha rsrs Ao mesmo tempo que foi um bálsamo pra alma.

Melina 30/05/2021minha estante
Num é! Eu li por recomendação de Noadia e Shirley.

jumayrag 19/10/2023

Elizabeth traz conselho e alento aos nossos corações aflitos nesse pequeno livro, emocionando em cada página. Quantos ensinamentos riquíssimos! Ela ensina que em meio ao sofrimento só devemos fazer a próxima coisa que precisa ser feita.
Matheus_Lago 23/10/2023minha estante
Finalmente um livro concluido e uma resenha escrita!!

Semiramis 18/11/2022

“A cruz é o portão de entrada da alegria”. Acaso havia algum sofrimento maior que a cruz?
Uma leitura leve e fluida, que nos tras muitas reflexões a respeito do sofrimento...
Elisabeth é uma autora que cativa, agora entendo porque tem tantas indicações e com certeza lerei os demais livros dela publicados no Brasil.
Deixo aqui algumas citações que, para mim, foram impactantes.
Recomendo muitíssimo a leitura.
===============================================
"Quem ama, está sujeito a passar por vários sofrimentos. Porém , mesmo.que nao percebamos , o Senhor esta ali, conosco, no vale."
================================================
“Deus sussurra para nós em nossos prazeres, fala em nossa consciência, mas grita em nossa dor: ela é seu megafone para despertar um mundo surdo."
Maria Claudia 11/12/2022minha estante
Grata pela resenha. Era o que eu estava precisando encontrar para ler. Já vou procurar o livro.

@srlucasm 25/02/2022

Para quem está passando dificuldades
"Ele nunca prometeu que a cruz seria leve, ou que o mundo nos iria amar.
Nunca prometeu nos dar vitórias sem lutas, mas disse convosco hei de sempre estar."
(Brás Adoração - Vai Chegar)

Todos concordarão que em algum momento de nossas vidas lidamos (ou lidaremos) por lutas e sofrimentos. Independente da intensidade, é inevitável as aflições. Mas vale a pena questionar: as dificuldades que passamos vale a pena? Neste livro, a autora responde que sim e vai além disso.

A autora Elisabeth Elioth, afirmará neste livro de 99 páginas que o sofrimento não é em vão. E para reforçar esta argumentação, ela contará a história dela, a de personagens bíblicos e de pessoas ilustres, como o CS Lewis. Explicará o propósito por trás do sofrimento e como poder lidar quando eles vierem.

Vou destacar o capítulo Aceitação (Capítulo 3). Assim como Jesus esteve disposto a tomar o cálice que o Senhor ofereceu (Mt 26.42), você que é cristão precisa estar disposto também (Mt 20.23). O cálice significa tudo aquilo que você está disposto a receber por meio dEle, incluindo o sofrimento. O mesmo Deus que permite bênçãos, irá permitir aflições (Jo 16.33).

Eis algumas citações do livro:

"Deus tem um propósito amoroso. E ele pode transformar algo terrível em algo maravilhoso. O sofrimento nunca é em vão."

"Precisamos de Jesus Cristo, nosso refúgio, nossa fortaleza, a força da nossa vida. E é preciso haver desolação para nos ensinar nossa necessidade dele."

Para quem está passando dificuldades ou para quem deseja entender sobre o sofrimento, eu recomendo o livro. A mensagem é simples, é uma experiência de vida da autora transmitido em um livro para incentivar você a não desistir. Recomendo também o plano bíblico baseado na obra no app da Bíblia (@youversionpt).

Att,
Lucas M.
Elizama 30/08/2022minha estante
Esse livro é MT bom

Olga.Beatriz 07/07/2023

A construção de uma boa teologia do sofrimento
Ao ler a obra de Elisabeth Elliot, nós não só somos confrontados com duras verdades, como também somos levados a refletir sobre nossas crenças quanto ao papel do sofrimento em nossas vidas. Além disso, somos consolados pelas doces e preciosas verdades do Evangelho. Nesse sentido, com certeza, você já passou por diversos sofrimentos e eu acredito que, muitas vezes, deve ter se questionado: "Qual o propósito de tamanha dor?" Elisabeth piedosamente nos explica que o sofrimento NUNCA é em vão! A autora não fala de algo desconhecido, tendo ela provado diversas vezes do lado amargo da vida. Pois, não perdeu apenas o seu primeiro marido, mas o seu segundo também, ambos de formas trágicas. No entanto, foi em seus sofrimentos mais intensos que ela revelou encontrar as lições mais preciosas sobre quem Deus é.

"Se aprendermos a conhecer Deus em meio à nossa dor, passaremos a conhecê-lo como aquele que não é um Sumo Sacerdote incapaz de se compadecer diante do sentimento de nossas fraquezas. Ele é alguém que caminhou cada centímetro da estrada."

O livro contém 132 páginas e é dividido em uma apresentação, um prefácio e seis maravilhosos capítulos! Eu posso te garantir que desde o primeiro contato, você não conseguirá largar mais essa leitura. Os capítulos são bem curtos, apesar de os seus ricos ensinamentos, o que colabora para a dinamicidade e pessoalidade da obra. A cada frase temos a sensação de que estamos tomando um café e conversando com a escritora sobre nossas angústias, de tal tamanho que é a sua sensibilidade.

Ao decorrer do livro somos lembrados de promessas do próprio Cristo, que colaboram para um novo olhar quanto aos sofrimentos de nossa vida e que fortalecem a nossa fé na obra de Jesus. Finalizei o livro, não sentindo o peso dos meus sofrimentos, ou, a dor que eles me afligiram, mas terminei com um sorriso! Dando Graças a Deus por ele amorosamente tecer a minha vida como uma obra de tapeçaria, com suas cores tristes e alegres. Mas, com a certeza de que tudo coopera para o meu bem e de que todas as minhas aflições são para a Glória e Honra de quem me criou.
Amanda2676 08/07/2023minha estante
Ual, que resenha maravilhosa! Parabéns pelo esmero, você conseguiu colocar em palavras oq eu senti quando li esse livro!!