Relicarium volume 1

Relicarium volume 1 Matheus Monteiro

Resenhas - Relicarium volume 1

Daniel 26/07/2020

História incrível
Relicarium é uma história incrível. Consegue criar mistérios e suspenses que te prendem ao livro, exatamente o tipo que te faz pensar "só mais um capítulo" e quando se dá conta já leu mais alguma dezenas ou centenas de páginas durante a madrugada. É uma história mágica que me fez ter ainda mais admiração após saber que tem a série de livros da Arma Escarlate (da Renata Ventura, outra obra maravilhosa) e Gravity Falls como inspirações. A forma como inúmeros temas que enfrentamos/presenciamos durante a vida (racismo, homofobia, transfobia, bullying, violência, depressão...) são abordados é impressionante. Nunca imaginei que poderia encontrar tantos em uma única obra.

É linda a maneira como a sexualidade e a identidade de gênero surgem de uma forma tão natural, praticamente representando todas as letras da sigla LGBTQIA+. Se faz parte de uma minoria, é muito provável que consiga se sentir representado neste livro. Outro ponto que admirei muito foi a valorização da cultura brasileira e local. É sempre muito bom ler obras que valorizam o folclore, música e literatura nacionais e também conhecer cenários diferentes do já tão batido eixo centro-sul do Brasil.

A leitura pode não ser muito fácil por possuir muitas cenas fortes (não a toa existe um aviso de gatilho no começo), além de todos os cenários de terror presentes durante a trama. Entretanto, é uma leitura que com certeza vale a pena. Tem muita emoção, muita magia, muita treta... Impossível não sair impactado dessa aventura.

Yuri 22/03/2021

A representatividade e mitologia são sensacionais!
Eu particularmente não lembro de ter lido um livro de fantasia que tenha tanta representatividade, sobretudo com um protagonista pansexual! Magnífico ver uma história fora do eixo sul-sudeste. Sinto como se os personagens pudessem ser meus amigos.

Gabisexualising 30/09/2021

Xodó
Bem... Agora eu estou apita a fazer essa resenha, pq olha quando eu terminei tinha zero condições de escrever.

Esse livro com certeza virou meu xodó!! Ambientado no nordeste brasileiro, mais especificamente em Fortaleza, trouxe uma mistura dos pontos turísticos com a nossa incrível cultura e saiu essa história perfeitaa. (me deixou com extrema saudades ?)

A escrita do autor é fluída e isso traz uma sequência espontânea para os acontecimentos, e o leitor se imerge tranquilamente na história.

Percebe-se que houve uma extensa pesquisa envolta dos assuntos retratados, desenvolvendo um plano de fundo consistente.

Sou suspeita pra falar qualquer coisa sobre os personagens porque amei todos ? Élio e Caio são uns bebês e espero ver mais sobre eles. Mas agora falando em representatividade... Eu fiquei com vontade de chorar de felicidades, as escolhas do autor foram reais e feita de forma correta. Um ponto chave foi a estratégia dele de mostrar mais de um ponto de vista ao decorrer do livro, o que nos traz uma perspectiva mais ampla dos acontecimentos.

Não vejo a hora da continuação.

Gabi 17/07/2021

Apesar de ter demorado um pouco para terminar de ler, o livro é incrível!
Gostei de toda a representatividade inserida, e principalmente em como todo o livro é construído sobre o folclore brasileiro, as histórias contadas e todas as personagens. Ótimo livro nacional, recomendo bastante.