Relicarium volume 1

Relicarium volume 1 Matheus Monteiro

Resenhas - Relicarium volume 1

Lethycia Dias 07/11/2021

Nossos próprios fantasmas assustam mais do que monstros
Em Relicarium, acompanhamos o jovem Darren, que se muda de uma cidade do interior do Ceará para Fortaleza para investigar o desaparecimento de seu amigo Xavier e a morte da família dele. Darren e Xavier são Relicariuns, e desde muito jovens já interagiam com o sobrenatural e conheciam seus perigos. Agora  Xavier vai usar seus conhecimentos e habilidades para tentar encontrar o amigo.
Demorei para conseguir escrever sobre esse livro porque ele me causou muitas impressões e sensações diferentes. Acredito que a primeira foi a curiosidade: eu queria saber quem eram os relicariuns, o que era esse universo paranormal que Matheus Monteiro construiu em sua cidade natal e o que teria acontecido com Xavier. Em seguida, tive um assombro diante dos acontecimentos dessa história e da forma que eles escalam, se tornando cada vez mais graves. E, por fim, um pavor muito maior do que eu esperava sentir com um livro de ficção, porque algumas das coisas com que os personagens se confrontam têm uma correspondência muito assustadora na realidade.
Temos em "Relicarium" uma história forte e marcante sobre amizade e amor; sobre os fantasmas que carregamos e como eles podem assustar mais do que monstros; sobre marginalidade e a união entre pessoas que precisam se proteger por não corresponderem à norma da sociedade. E esse último elemento se aplica desde a convivência com o bullying no colégio que você frequenta até a perseguição estatal contra alguns indivíduos.
Gostei muito de participar da busca de Darren; de vê-lo se tornar vulnerável e se abrir com os novos amigos que faz no colégio em que Xavier estudou; e de ver um grupo de estudantes e drag queens trabalhando em equipe. Matheus Monteiro constrói essa história com muito afeto e irreverência; com uma coloquialidade deliciosa nos diálogos; com uma violência que pode despertar sentimentos ruins mas que não é gratuita e nem descontextualizada; com um respeito profundo por diferentes etnias, identidades, orientações sexuais, crenças e religiões; e com uma esperança no fim que faz valer a pena toda a carga negativa que nos acompanha desde o início.

site: https://amzn.to/3nYZxis
Adriel 02/03/2023minha estante
O que me chamou atenção pra ler esse livro é que se trata de uma fantasia que se passa em Fortaleza. Não moro na cidade, apenas a visitei 3 vezes, mas sou nordestino e fiquei encantado de ler uma estória que se passa na nossa religião, e com esse enredo fantástico, fugindo do clichê estadunidense/europeu. Representatividade de cidades/região importa!!! Foi muito especial mesmo pra mim, parabéns pro autor pela iniciativa!!! Além da cidade que se passa o livro, adorei também o Darren. Um personagem bem escrito que me peguei muitas vezes querendo conhece-lo e ser seu amigo. Me senti tão próximo do dele que parecia até que eu tava morando lá com ele e o Thomas e me afeiçoei muitíssimo. Os temas de bullying pelos mais variados motivos e intolerância religiosa mostram bem a realidade e como são não as escolas, mas também a vida. O livro foi muito muito especial pra mim porque faz tampo que não lia algo que me deixasse tão ansioso pra assim que tiver um tempo livre, ler o próximo capítulo, além de que mergulhei nesse universo e queria passar horas e horas lendo, conhecendo mais dessas criaturas e dessa Fortaleza mística. Parabéns Matheus pelo livro!!!!

Daniel 26/07/2020

História incrível
Relicarium é uma história incrível. Consegue criar mistérios e suspenses que te prendem ao livro, exatamente o tipo que te faz pensar "só mais um capítulo" e quando se dá conta já leu mais alguma dezenas ou centenas de páginas durante a madrugada. É uma história mágica que me fez ter ainda mais admiração após saber que tem a série de livros da Arma Escarlate (da Renata Ventura, outra obra maravilhosa) e Gravity Falls como inspirações. A forma como inúmeros temas que enfrentamos/presenciamos durante a vida (racismo, homofobia, transfobia, bullying, violência, depressão...) são abordados é impressionante. Nunca imaginei que poderia encontrar tantos em uma única obra.

É linda a maneira como a sexualidade e a identidade de gênero surgem de uma forma tão natural, praticamente representando todas as letras da sigla LGBTQIA+. Se faz parte de uma minoria, é muito provável que consiga se sentir representado neste livro. Outro ponto que admirei muito foi a valorização da cultura brasileira e local. É sempre muito bom ler obras que valorizam o folclore, música e literatura nacionais e também conhecer cenários diferentes do já tão batido eixo centro-sul do Brasil.

A leitura pode não ser muito fácil por possuir muitas cenas fortes (não a toa existe um aviso de gatilho no começo), além de todos os cenários de terror presentes durante a trama. Entretanto, é uma leitura que com certeza vale a pena. Tem muita emoção, muita magia, muita treta... Impossível não sair impactado dessa aventura.

Yuri 22/03/2021

A representatividade e mitologia são sensacionais!
Eu particularmente não lembro de ter lido um livro de fantasia que tenha tanta representatividade, sobretudo com um protagonista pansexual! Magnífico ver uma história fora do eixo sul-sudeste. Sinto como se os personagens pudessem ser meus amigos.

Gabizoca 30/09/2021

Xodó
Bem... Agora eu estou apita a fazer essa resenha, pq olha quando eu terminei tinha zero condições de escrever.

Esse livro com certeza virou meu xodó!! Ambientado no nordeste brasileiro, mais especificamente em Fortaleza, trouxe uma mistura dos pontos turísticos com a nossa incrível cultura e saiu essa história perfeitaa. (me deixou com extrema saudades ?)

A escrita do autor é fluída e isso traz uma sequência espontânea para os acontecimentos, e o leitor se imerge tranquilamente na história.

Percebe-se que houve uma extensa pesquisa envolta dos assuntos retratados, desenvolvendo um plano de fundo consistente.

Sou suspeita pra falar qualquer coisa sobre os personagens porque amei todos ? Élio e Caio são uns bebês e espero ver mais sobre eles. Mas agora falando em representatividade... Eu fiquei com vontade de chorar de felicidades, as escolhas do autor foram reais e feita de forma correta. Um ponto chave foi a estratégia dele de mostrar mais de um ponto de vista ao decorrer do livro, o que nos traz uma perspectiva mais ampla dos acontecimentos.

Não vejo a hora da continuação.

Gabi 17/07/2021

Apesar de ter demorado um pouco para terminar de ler, o livro é incrível!
Gostei de toda a representatividade inserida, e principalmente em como todo o livro é construído sobre o folclore brasileiro, as histórias contadas e todas as personagens. Ótimo livro nacional, recomendo bastante.