Histórias Mal-Assombradas em Volta do Fogão de Lenha

Histórias Mal-Assombradas em Volta do Fogão de Lenha Adriano Messias

Resenhas - Histórias Mal-Assombradas em Volta do Fogão de Lenha

Rafa 16/09/2020

Atendeu todas expectativas
Gostei muito do livro, quando comprei pensava que fossem "causos" mesmo, achei que teve um bom resgate, uma vez que já conhecia parte das histórias, e que foi tudo bem escrito para a proposta do livro (Infantil/ Infanto-juvenil).

Além disso, descobri algumas histórias e pude ter outra visão de outras.

Luan 20/10/2014

capela e,o diabo
BOM,O LIVRO TEM VÁRIOS CONTOS DE HISTORIAS MAL ASSOMBRADA BOM VOU CONTA UMA PRA VOCÊS IMAGINAR..
O LIVRO CONTA DE UM HOMEM BEM POBRE QUE NÃO TINHA MUITO DINHEIRO E IA A MINHAS GARIMPA POR QUE ERA MUITO RICO POR OURO E ANTES DE IR SUA MÃE CHOROU E DEU UMA FOTO DO SENHOR BOM JESUS QUE IRIA PROTEGER ELE E PROMETEU PRA MÃE QUE IRIA FAZER UMA CAPELINHA PARA O JESUS E FOI E GANHOU MUITO DINHEIRO E ESQUECEU DA PROMESSA E NÃO TINHA MAIS FORÇA PRA TRABALHAR E UM HOMEM LEVOU ELE PRA ONDE TINHA MULHER E BEBIDAS E DEPOIS DESCOBRIU QUE ERA O DIABO QUE QUERIA LEVA A ALMA DELE E FEZ UMA OFERTA 20 ANOS RICO E FELIZ E PASSOU 20 ANOS O DIABO DEU UM AVISO PRA-SE PREPARAR PRO DIA SEGUINTE E COLOCOU A FOTO DO SENHOR BOM JESUS NO PEITO E XINGOU O DIABO E O DIABO QUERIA ACABAR DERRUBAR A CAPELA E O HOMEM SALTOU DENTRO DA CAPELA E COLOCOU LÁ DENTRO E NUNCA MAIS IRIA ACEITAR A PROMESSA DE NINGUÉM.

Samantha 15/12/2013

André é um garoto mineiro que ama histórias de terror, principalmente se forem contadas por seu avô em volta do fogão de lenha e de madrugada, a hora perfeita para levar uns sustos. O avô de André diz que já viveu todas as histórias que narrou, mas às vezes o negócio é tão absurdo e impossível que André começa a duvidar um pouco, mas o garoto nunca perde a chance de escrever mais um causo assustador em seu livro.

Antes de começar a leitura temos um prólogo, narrado por André, onde ele conta sobre sua vida, seus gostos, logo já começamos a nos identificar com o personagem.

A narrativa é em primeira pessoa, sendo que André narra as histórias assustadoras que ele já ouviu. Em algumas partes, o avô dele começa a contar para o neto lendas e antigas aventuras, nessas partes temos a impressão de estarmos ouvindo a história, durante esse tempo me senti na pele de André.

O livro traz histórias que Adriano Messias ouviu, descobriu e incrementou em alguns casos, por isso tem coisas que foram novidade para mim. As histórias que eu não conhecia foram "Diabinho da Garrafa" e "Procissão e Missa das Almas".

Esse livro é muito bem dividido, por isso podemos ler um capítulo por dia, como se fosse um conto. A narrativa é jovem, dinâmica e rápida, gostosa de acompanhar.

Recomendo para quem gosta de ler
sobre o folclore brasileiro.

site: http://sopramenores.blogspot.com.br/2013/11/historias-mal-assombradas-em-volta-do.html

Grazi Comenta 18/04/2015

Infantil e divertido
''Sabe, meu avô conta que Matinta Pereira é uma mulher que recebeu uma maldição. Depois de amaldiçoada, Matinta passou a andar vestida de preto, com os cabelos caídos no rosto, e a perambular pelas ruas nas noites sem luar.''

Histórias mal assombradas em volta do fogão de lenha é uma coleção de ''causos'' coletados por André, de 14 anos, ao ouvir as histórias de assombração do seu avô. São histórias baseadas em vários mitos já conhecidos por nós, como o saci, caboclo d'agua, lobisomen e outras lendas brasileiras. Mas é claro, para o avô de André, elas são reais e muito.

São 10 mini-contos, bem curtinhos mesmo. Não tem muito suspense. Vemos o avô de André contando seus encontros com os seres sobrenaturais enquanto ele narra o que está acontecendo no presente (tipo, algum barulho que acontece no meio da história).

É um livro bem tranquilo e interessante de ler. Terminei-o em uma tarde só e fiquei muito satisfeita com ele. Tava com saudade desses livrinhos de contos com mitos brasileiros. Me lembrou de quando eu era criança e tinha vários desses, com trava-línguas, parlendas, histórias sobrenaturais e tal.

É um livro próprio e muito recomendável às crianças. Acho que estimula a curiosidade e não assusta (ou pelo menos não assustou a mim :P). Muito legal!

site: http://oclubedameianoite.blogspot.com.br/2015/04/resenha-historias-mal-assombradas-em.html

Debora Prete 12/04/2017

Livro que me levou de volta à infância... de volta as minhas férias em minas no sítio onde meu avô morava e passávamos boa parte da noite sentados no fogão a lenha contando histórias, muitas delas de terror!