As Lágrimas de Shiva Cesar Mallorquí

Resenhas - As Lágrimas de Shiva

David 30/04/2023

Delícia de história!
Li a sinopse e decidi ler o livro. Mas observei que a obra recebera um prêmio de "literatura infantojuvenil"... Isso deu uma esfriada no desejo de ler. Mas olha... Que livro gostoso! O estilo do autor é fluido e a história é muito sedutora. Recomendo.

sasasuemy 18/11/2022

As Lágrimas de Shiva
Um livro rápido de ler, mas me prendeu do início ao fim. O final foi um pouco inesperado para mim, mas eu gostei muito de ler esse livro, um dos melhores.

Esther63 17/11/2022

Só sei que até então nunca havia lido um livro tão rápido como esse. Esse livro me marcou muito, principalmente pelo fato de ele ter sido o primeiro livro que eu li sem nenhuma figura e com mais de 100 pgs.
Me apaixonei tanto pela escrita e pela história que acabei lendo umas 4 vezes!

Yasmin 29/06/2022

Suspense envolvente
Lembro que quando li tinha uns 13 anos, e na época foi incrível, mal via a hora de terminar e finalizei em menos de um dia. Quero ler de novo agora pra entender melhor e ver o que muda na minha opinião.

agst_nah 13/03/2022

Me surpreendeu
De princípio tinha que o ler para um trabalho escolar, não dei a mínima no início por conta da capa que não me chamava atenção.

Quando o abri, me deparei com um universo e uma história única. Um romance adolescente e um leve suspense com um plot twist maravilhoso.

Rosane Gardin @livrosportodososcant 03/07/2021

Um livro bem escrito, fluido e fácil de ler. Ao ser enviado para passar um tempo na casa dos tios enquanto seu pai se recupera de uma doença contagiosa, o jovem Javier não imaginava que iria viver a maior aventura de dia vida.
Ali vai conhecer uma história antiga da família que repercute ainda nos dias em que passa ali. Mistério, amizade, uma história de amor e desavenças, esse livro é encantador.

andressa 27/07/2020

Li "As Lágrimas de Shiva" quando tinha 14 anos e na época tinha adorado, então depois de anos resolvi reler. Apesar de não me encaixar mais na faixa etária em que ele é destinado, ainda acho o livro incrível. Trata de suspense, romance e ação de uma forma muito gostosa.

Jose.Augusto 20/08/2018

leitura magnifica
O pai de Javier estava com tuberculose quando ele e o irmão tiveram que sair de casa para não se infectarem, Alberto (irmão de Javier) foi para a casa do tio Esteban e Javier para casa da tia Adela (contra sua vontade, mas foi…).

Tia Adela tinha quatro filhas: Rosa, Margarida, Violeta e Açucena. Todas muito diferentes entre si, mas a que menos lhe mostrou algum afeto foi Violeta, que lhe ignorava o máximo possível!

Mal sabia Javier que essa sua estadia na casa da tia Adela lhe traria tantos mistérios, aventuras e diversão. Coisas incluindo ver um fantasma, foi levado pela polícia, encontrou uma jóia que vale uma fortuna! E o mais importante… Limpou o nome dos Obregón!

Amei o livro, uma história muito bem elaborada, um enredo magnífico, personagens empolgantes, detalhes bem escritos!

Italo Teixeira 13/02/2016

Brilhante livro de um brilhante escritor.
A resenha de hoje é do livro As Lagrimas de Shiva escrito por César Mallorquí, essa foi a minha segunda experiência com livros do autor e posso afirmar: César tem um verdadeiro talento para a escrita. As Lagrimas de Shiva é um enredo bem mais simples e leve comparado A Ilha de Bowen mas não deixa de ser um bom livro.

Nesse livro somos apresentados a Javier, um jovem em transição, no começo da puberdade, que está em uma fase de conhecimentos. Javier mora com seus pais e seu irmão. Mas seu pai fica doente, o chamado Bacilo de Koch - ou tuberculose - e no fim da década de 60 o tratamento para uma doença como essa não era eficaz pela falta de tecnologia. O pai dos meninos chegou a ficar fora de casa por um tempo por conta do tratamento. Quando ele iria voltar ainda teria chance de contagio por isso tanto Javier quanto seu irmão iriam viajar para casa de parentes.

Javier vai para a casa de sua tia Adela se hospedar na Vila Candelaria. Lá ele irá morar com seu tio, tia e as quatro filhas do casal, que são primas de Javier. As garotas chamam-se Rosa, Margarida, Violeta e a caçula, Açucena. Javier é muito bem recebido na casa dos tios e as garotas o tratam superbem, com exceção de Açucena, que não fala um palavra para com Javier por ter vergonha do mesmo.

O jovem garoto tem um quarto só para ele e pouco tempo depois que chega na casa percebe que algo acontece, mas não qualquer coisa. Javier nota a presença de um certo espírito, alma, aparição, chamem como quiser. Certa noite enquanto ele estava dormindo sentiu essa presença e decide sair de sua cama e ao perambular pela casa "seguindo" a presença percebe que alguém o observou. Era sua prima Violeta. Ela também conseguia ver a aparição antes mesmo de Javier chegar em sua casa e fica surpresa pois até então era a única. Violeta acaba voltando ao seu quarto e Javier faz o mesmo. No dia seguinte teria muito o que conversar com sua prima.

No dia seguinte Violeta vai contar para Javier sobre uma antiga história que envolvia a Vila Candelaria e gerações antigas da família Obregón. Javier passa então a conhecer a história de Beatriz Obregón, uma antepassada de sua família que ficou conhecida por ter deixado um membro da Família Mendonza plantado no altar enquanto supostamente fugia com seu presente de casamento para algum lugar. Mas esse presente era nada mais nada menos que As Lágrimas de Shiva, uma joia muito valiosa. Beatriz fugiu e ninguém nunca mais ouviu falar dela e desde então as famílias Mendonza e Obregón se odeiam.

Jaiver começa a fazer especulações sobre a aparição do fantamas de Beatriz Obregón e o motivo de sua fuga e logo esses dois começam a fazer uma investigação detalhada sobre o passado da família Obregón para poder descobrir o que levava a Beatriz a aparecer e terem a resposta sobre o sumiço da tão famosa Lagrimas de Shiva.

César Mallorquí mais uma vez consegue fazer um livro instigante até o fim com personagens inteligentes e sagazes. O enredo é muito instigante e me fez ler o livro em poucos dias. A atmosfera de suspense e mistério deixam a leitura ainda mais fluida e faz com que o leitor queira sempre ler mais, mais e mais!

A edição da editora Biruta está bem simples, com folhas brancas, uma diagramação normal sem nada extravagante e uma revisão incrível. A capa do livro é bem simples e nos faz ter uma ideia de como é a Vila Candelaria.

Então, se você gosta de um livro juvenil, com uma escrita simples mas com um toque de mistério, suspense e sobrenatural As Lagrimas de Shiva acaba de se tornar uma leitura obrigatória para você!

site: http://ler-e-ser-feliz.blogspot.com.br/2016/02/resenha-as-lagrimas-de-shiva-por-cesar.html

Jaqueline 03/01/2016

As Lágrimas de Shiva
A pequena quantidade de páginas ajudou com que eu terminasse em poucas horas, a leitura, que me prendeu muito facilmente, trata de um mistério por cima de um objeto chamado As Lágrimas de Shiva, alá romance.
Foi o livro que me incentivou na leitura por isso tenho esse carinho por ele

Lit.em Pauta 25/06/2015

LITERATURA EM PAUTA: seu primeiro site de críticas e notícias literárias!
"As Lágrimas de Shiva, romance do autor espanhol César Mallorquí, conta uma história sobre amores proibidos, fantasmas e o prazer da leitura. Ele é um infantojuvenil clássico que adota a perspectiva de uma criança assustada quanto a sua posição no mundo e acompanha sua jornada de amadurecimento. Bem amarrado e construído, seu único, mas importante, defeito reside na obviedade de seu enredo: apesar de encantadora, a história de Javier já foi contada inúmeras vezes de forma mais requintada."

Prestigiem o site, conferindo a análise completa em:

site: http://literaturaempauta.com.br/Livro-detail/as-lagrimas-de-shiva-critica/

Fêh Zenatto 11/12/2014

Resenha por Fêh Zenatto - Blog CoisaeTal
ASPECTOS FÍSICOS
Além da sinopse, a capa do livro chamou muito a minha atenção porque traz todo esse clima de mistério, de coisas antigas e lugares inexplorados, o que está totalmente de acordo com o assunto do livro. Acho a capa realmente maravilhosa!
Esse é o livro com a diagramação mais simples dos que já solicitei, tendo as folhas brancas, sem nenhum detalhe apenas com o título dos capítulos em destaque. A fonte, as margens e o espaçamentos são ótimos. São 200 páginas divididas em 12 capítulos com títulos que chamam muito a atenção como O Bacilo de Koch, Do Amor e Outros Desastres e As Lágrimas de um Deus!
Uma única chatice que tenho para reclamar é que a última folha antes da contracapa é escrita - tem a biografia do autor - e isso me incomoda. Gosto daquela folha em branco antes da contracapa mas chatice minha, isso não altera em nada a diagramação do livro.

HISTÓRIA
Tudo começa quando Javier é mandado por sua mãe para passar uma temporada em Santander na casa de sua tia Adela por conta de uma tuberculose que seu pai contraiu. Javier fica indignado com essa decisão porque, enquanto seu irmão vai para Madrid, ele vai para o interior onde suas únicas companhias serão suas quatro primas. A idade do menino é de 15 anos e ainda rolava aquele distanciamento das meninas, o que deixa Javier muito preocupado sobre seus dias na cidade.
Após estranhamentos iniciais, Javier acaba se aproximando de Violeta, a prima com a sua faixa etária, através dos livros; enquanto ele empresta a ela livros de ficção científica, ela lhe mostra a incrível biblioteca da família Obrégon no palácio em decadência onde moram. A Villa Candelaria - como é chamado o palacete - é um lugar que já guardou muitas glórias mas, no momento, encontra-se parado no tempo; por lá, não há televisão (o que muito preocupada Javier que quer ver a chegada do homem à lua) e nada de muito interessante para se fazer.
As coisas mudam quando Javier acredita ter visto um fantasma - na verdade, um perfume de nardos junto com uma rufada de vento. Violeta, ao presenciar a cena, não acredita que alguém além dela finalmente pôde sentir essa presença. Os dois acabam por consolidar a sua amizade buscando informações sobre a família Obregón, o fantasma, o motivo da sua decadência e o que tudo isso tem a ver com o namoro da prima mais velha.

OPINIÃO
Dos três livros que já solicitei para a Editora Biruta, este é o mais infanto juvenil. Contudo, em nenhum momento, ele se tornou bobo. A história é perfeitamente amarrada e interessante e, tivesse eu alguns anos a menos, se tornaria um dos meus livros preferidos. O núcleo principal do livro é relativamente grande, o que poderia ser ruim para um livro relativamente curto, mas cada personagem é tão perfeitamente construído que a família parece realmente real.
O livro tem um pouco de tudo para ser um bom livro: romance, mistério, ação e suspense. Tenho certeza que o teria lido com muita rapidez não fosse o final do semestre porque a história flui muito bem e cada capítulo é conectado ao próximo.
Outro ponto forte, ao meu ver, é o modo como o autor consegue relacionar fatos históricos na história sem que pareça forçado, assim acompanhamos a recente descoberta da cura da tuberculose, a chegada do homem à lua e conhecemos mais sobre a teoria da relatividade.
Concluindo, o livro é muito gostoso de ler. Apesar do público alvo ser inferior ao que eu estou, a história me cativou e, mesmo que não tenha despertado em mim grandes sentimentos (como fizeram Batendo à porta do céu e Morada das Lembranças), foi bom lê-lo, especialmente porque era uma leitura assim, mais tranquila, que eu procurava para uma época conturbada.

site: http://www.blogcoisaetal.com/2014/12/acabei-de-ler-as-lagrimas-de-shiva.html#.VIka3NLF9Ig

léo 27/05/2014

As Lagrimas de Shiva
Em certa ocasião , faz muito , muito tempo , eu vi um fantasma . Isto mesmo : um fantasma , uma aprição , um espírito , pode chamar como quiser .
O fato ocorreu no mesmo ano em que o homem chegou a lua . Houve momentos em que tive muito medo como se estivesse vivendo numa novela de terror .
Tudo começou com um mistério : o desaparecimento de um objeto muito valioso , perdido durante sete decadas .
As lagrimas de shiva , assim chamado o objeto extraviado , vinganças , amores proibidos e estranhas desapariçoes , tudo envolvia o misterioso objeto .
Havia um fantasma , afirmo , e um segredo muito antigo oculto nas sombras , mas aconteceu bem mais do que poderia imaginar .

Cris Aragão 10/09/2013

Recebi o livro ao participar do book tour organizado pelo Blog Arte Aroundd the World, não sabia exatamente do que o livro tratava e fui agradavelmente surpereendida pela história. Trata-se de um livro voltado para o público juvenil com uma trama inteligente e personagens carismáticos e que certamente agradará leitores de todas as idades. Quem gosta dos romances de Zafón certamente vai gostar, e apesar de lembrar muito os livros do célebre autor não se trata de uma imitação. O livro tem mistério, aventura e um toque de sobrenatural. Eu achei muito bom e recomendo.

Mila F. @delivroemlivro_ 24/04/2013

Inteligente, Cativante e Encantador!
Las Lágrimas de Shiva foi escrito por César Mallorquí que nasceu em Barcelona. Mallorquí já recebeu vários prêmios literários inclusive o Prêmio Edebé de Literatura Infantojuvenil 2002 pelo livro As Lágrimas de Shiva.
A história traz como personagem principal um adolescente de 15 anos chamado Javier que, por conta de seu pai estar doente, acaba sendo mandado para ficar uns tempos na casa de seus tios Adela e Luís, em Santander o que o deixa muito chateado, pois preferia ficar com seu tio Esteban em Madri, lugar para qual seu irmão Alberto, 17 anos, estava sendo mandado.
Mesmo revoltado por estar sendo mandado para um interior e, principalmente, para uma casa onde só tem suas primas: Rosa (18), Margarida (16), Violeta (15) e Açucena (12) como companhia. Javier prepara sua bagagem cheia de livros de ficção científica – todos os seus favoritos – e parte para Villa Candelaria.
No princípio tudo é novo e ao mesmo tempo muito chato para Javier, afinal viver numa casa cheia de mulheres é complicado e principalmente quando todas as mulheres são lindíssimas, mas nem por isso suas primas são todas receptivas: Violeta e Açucena são as que recepcionam mal Javier. Violeta se acha altamente inteligente e cultural, considerando o gosto por livros de ficção cientifica do primo como baixo. Açucena recusa-se a falar com Javier.
Mas o tempo vai passando e de repente surge um grande mistério que envolve um fantasma, um colar muito caro que sumiu há mais de 70 anos, As Lágrimas de Shiva, e toda uma história de brigas entre as duas famílias mais ricas da região: os Obregón [família dos tios de Javier] e os Mendonza, tudo por causa de um casamento arranjado não realizado e o sumiço desse colar.
No período que Javier permanece em Villa Candelaria o fantasma começa a aparecer e deixar pistas para desvendar o mistério que vem atormentando as duas famílias por muitos anos. As descobertas e as amizades que vão se formando no decorrer desse tempo vão tornar a estadia de Javier mais emocionante. Um tempo que deixará saudades no futuro.
Sem dúvida Mallorquí, escreveu um livro maravilhoso em que faz alusão a fatos históricos, mesclando ficção com realidade, ademais, por ter Violeta e Javier – dois leitores ávidos – acaba por citar muitos clássicos da literatura mundial que são dignos de leitura como: O Velho e o Mar (Hemingway), Crônicas Marcianas (Bradbury), Metamorfose (Kafka), O Apanhador no Campo de Centeio (Salinger), Um Mundo Feliz (Huxley), O Frankstein (Mary Shelley) além de citar autores como Jane Austen, as irmãs Brontë entre outros. Tais alusões a livros e escritores nos motivam a conhecer as obras.
Em As Lágrimas de Shiva também há alusões a músicas clássicas e cantores e bandas que fizeram e que ainda fazem muito sucesso. Sem dúvida, um livro destinado ao público infantojuvenil, mas que qualquer leitor mais proficiente poderá amar. Cheio de ensinamentos e mistérios que atiçam nossa curiosidade.
Não posso deixar de indicar As Lágrimas de Shiva, consciente de que o autor mereceu ganhar todos os prêmios que já ganhou, além de escrever muito bem ele sabe prender a atenção do leitor.

Camila Márcia