A odisseia de Hakim

Resenhas - A odisseia de Hakim

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

trizisreading 24/04/2024

A odisseia de Hakim
"A Odisseia de Hakim" é uma trilogia de graphic novel do quadrinista francês Fabien Toulmê, que narra a jornada de um jovem sírio em busca de esperança e dignidade diante das adversidades de seu país. Desde os tumultuados protestos de 2001, até sua luta como refugiado em diferentes nações, acompanhamos Hakim em uma odisséia marcada por perdas, desafios e determinação.

O autor nos convida a refletir sobre a realidade dos refugiados, desafiando-nos a ver além das manchetes e reconhecer a humanidade por trás dos números num noticiário. Com uma narrativa envolvente e uma abordagem humanizada, este primeiro volume nos presenteia com uma visão profunda e comovente da vida de Hakim, prometendo uma jornada de descoberta e compreensão nos volumes seguintes.

Instagram literário: https://www.instagram.com/trizisreading/

Lopes74 22/04/2024

O testemunho comovente de um ser humano em um mundo desumano
É a primeira vez que faço uma leitura com a temática imigração e estou impactada.

Só tenho elogios para essa obra, a começar pelos desenhos, o autor priorizou utilizar três cores e conseguiu transmitir a emoção de maneira bem profunda? fiquei tão imersa que terminei no mesmo dia.

Nada foi romantizado, então conseguimos acompanhar a história do personagem principal com todos os seus desafios, é realmente muito triste acompanhar tudo desmoronar aos poucos.

Aline164 07/04/2024

Muito bom!
Gosto muito das obras do quadrinista francês Fabien Toulmé (dele também li "Duas vidas" e "Não era você que eu esperava"). Nessa HQ, acompanhamos a primeira parte da odisseia de Hakim (pseudônimo), um refugiado sírio na França. Gostei muito da forma como a história é narrada, a partir da narrativa do próprio Hakim. É uma obra muito necessária para talvez desfazer mal-entendidos e diluir preconceitos contra imigrantes, uma vez que eles saem do país de origem devido a guerras, problemas financeiros e/ou perseguição política. Tem um trecho em que o protagonista comenta algo do tipo "qualquer um pode se tornar um refugiado a partir do momento em que o próprio país começa a ruir".
Uma curiosidade que me chamou muita atenção foi que o protagonista, ainda muito jovem, tinha como objetivo formar uma família e, mesmo com uma condição difícil (em todos os sentidos) em outro país e a contragosto das famílias no começo, se casou com uma jovem síria que tinha menos de 18 anos e não podia procurar emprego ainda, e a esposa engravidou pouco tempo depois. Para mim, é difícil entender esse tipo de decisão, porque mesmo num ambiente mais ou menos estável já é difícil tomar uma decisão importante dessas (casar, ter filhos), mas, ao mesmo tempo, penso que a maioria das pessoas não tem o privilégio de ter uma vida "estável" para poder realizar tudo que quer, então, se querem algo, precisam tomar decisões mesmo em contextos totalmente desfavoráveis. Admiro a coragem de Hakim e estou ansiosa para ler a continuação da saga.

Bia Amaral 02/03/2024

Graphic novel maravilhosa, com uma história sensível de Hakim, um imigrante sírio que foge de seu país no contexto da guerra civil. Desenhos que transmitem muito e contados de uma forma muito linda! Doida para ler o restante da trilogia!!!

Barbara.Moreira.Azevedo 30/01/2024

Vale a pena a leitura
Gostei bastante. É uma história "semelhante" a de Persépolis. Claro que Marjane tem uma ironia mais afiada e histórias com mais detalhes. Talvez porque tenha sido ela quem viveu e escreveu. Mas talvez todas histórias de refugiados se conectam de alguma forma. Afinal, "qualquer um pode virar um refugiado. Basta que seu país desmorone. E aí, você desmorona junto, ou vai embora".

Lia 27/01/2024

Parte 1
De uma sensibilidade gigante, Fabien conta a história da Hakim, desde sua saída da Síria até a Turquia com seu traço característico

Tinúviel 26/01/2024

Gostei bastante dessa primeira parte. Acho que o que vem daqui para frente será mais triste ainda, vou dar um tempinho antes de iniciar o próximo.

Wagner47 08/11/2023

A falta de compaixão por 23 aviões afogados
Hakim tem que deixar a Síria. Nem seu patriotismo e o amor por sua terra são suficientes para que permaneça nela. Cercado da família, de amigos e de um trabalho próspero, se vê obrigado a deixar tudo para trás e buscar um novo lugar para si e sua família.

A obra começa com uma clássica indagação. Por que a queda de um avião compadece mais do que a morte de 3500 migrantes afogados em um único ano? Será que estamos acostumados à repetição de naufrágios desses migrantes e à frieza desses números? A partir dessa dúvida, Fabien Toulmé se encontra com Hakim, um sírio que tem muita história pra contar.

Contada de forma lenta, o autor cria um vínculo bem honesto entre o leitor e seu protagonista. Por mais que seja contada de uma forma branda, não deixa de ser trágica e desesperadora em determinados momentos.

Acredito que o autor poderia dar uma leve diversificada nas dificuldades encontradas por Hakim. Meio que resumiu que o único problema dele era encontrar um emprego em outro país. Acontece uma variável vez ou outra (como o preconceito sofrido por ser refugiado), mas poderia ser mais reforçado.

Foi um volume bem introdutório, mas com bastante conteúdo e o suficiente para preparar para o que está por vir. Abrangeu um pequeno período da vida de Hakim e mesmo assim pareceu ser bem longo.
Alec.Ferreira 29/12/2023minha estante
Me parece ser um ótimo repertório para redações! Irei ler!

Gabriela.Steindorf 01/11/2023

Prepare seu psicológico antes de ler essa história
Hakim é sírio, tem 30 anos e tinha uma vida ótima até a guerra na Síria se iniciar. O quadrinho de traços delicados e tons pastéis as vezes ameniza muito a gravidade do que está sendo contado. Você esquece por momentos que a história é real, que Hakim existe e que passou por guerra, miséria e solidão incomparáveis.

Nesse primeiro volume acompanhamos a jornada de Hakim entre Síria > Líbano > Turquia. Uma viagem em meio a perigo, preconceito, descaso e desamparo. E continua...

NajuLosi 18/10/2023

Razoável
N sou muito fã de historia então n faz meu tipo de livro, li por causa da escola. mas se vc é de humanas e gosta desses livros que retratam uma história real vc vai gostar bastante. por ser em quadrinhos é facinho de ler. não vou negar que chorei no final

Stephanie 07/10/2023

Um relato biográfico em quadrinhos sobre a vida de um jovem sírio refugiado, que reflete a história de tantas outras pessoas diante da guerra civil na Síria.

O conflito (que é bem complexo de se entender) é explicado de forma didática, com ênfase nas suas maiores vítimas, a população.

A cada segundo, Hakim, assim como todo o povo submetido a esse terror, não tem outra escolha, senão ser viver com perdas, medos e incertezas, que são compartilhadas, mas também são muito individuais.

Apesar disso, a mídia muitas vezes é impessoal, olhando para a guerra, mas não para a realidade dos refugiados, tornando-os invisíveis.

Normalmente, os noticiários nos trazem uma perspectiva macro do conflito. Vemos nos jornais imagens de ataques, cidades devastadas e estatísticas da destruição.

O trabalho do autor vem então a acrescentar muito quando traz à luz uma visão bastante clara sobre uma realidade que muitas vezes não é percebida.

Bruno.Rafael 23/09/2023

O começo da odisseia
Fabien Toulmé possui traços simples nos seus desenhos, e simplicidade na comunicação de suas ideias, mas não se engane, as ideias centrais são bem impactantes nos seus quadrinhos. Nessa primeira parte da trilogia, o autor já começa com algo que pode ser encarado como uma justificativa para a HQ, uma comparação entre duas tragédias, uma que comove mais o público, um “acidente” de avião, e outra que foi banalizada, a migração, principalmente de povos árabes e africanos. Assim, ele nos leva a refletir uma realidade que sabemos que existe, mas que poucos param para se aprofundar e pensar sobre o tema, infelizmente. Ele mesmo se pegou nesse dilema, e decidiu compreender melhor a situação dos migrantes. Essa é a mensagem principal da HQ, levar ao leitor um pouco do que é a realidade enfrentada por essas pessoas que precisam fugir do seu país de origem. E temos essa visão por meio da história de vida de Hakim, um migrante sírio que foi parar na França. Apesar de ser um tema complicado de se abordar, Fabien consegue dar leveza à história, ao mesmo tempo que consegue levar ao leitor reflexões sobre os desafios enfrentados por Hakim e seus compatriotas. O volume 1 é bastante introdutório e eficaz. Ele traz explicações que são essenciais para uma pessoa ocidental criar empatia e entender as origens do conflito na Síria, e como os acontecimentos se sucederam, até começar a odisseia do protagonista. Hakim não é um personagem empático de início, mas ao longo da narração vemos a força e a coragem dele, e percebemos quão grave é o problema dos migrantes. Afinal, essa história é baseada em fatos reais. Esse volume termina com promessas de esperança, mas de muita luta pela frente.

Lauravianna.s 10/08/2023

Incrível
Acho que não consigo nem imaginar o que foi o que ele passou, ele sofreu muito, e eu que sofro ficar longe da minha família por 2 dias imagina o tempo todo que ele passou...o medo que ele deve ter sentido pelo irmão dele, ele aguentou tudo tão forte, se fosse eu estaria desmoronando, foi muito interessante saber de uma realidade que eu sabia sim que existia mas nunca corri atrás para pesquisar, vejo agora que foi erro meu, e quero continuar sabendo da história de hakim

03/08/2023

A Odisséia de Hakim
Fiquei absolutamente imersa na HQ. É uma espécie de livro que tem meu coração e esse, em especial, é perfeito em toda a sua sensibilidade, verdade, humanidade.
O livro nos permite conhecer um pequeno recorte de como é a vida e as circunstâncias, que podem acontecer a qualquer um, que levam alguém a ser um refugiado.
Fiquei com um questionamento que não consegui encontrar resposta: Hakim recebeu alguma parte dos ganhos com os livros? Afinal, é sua história.

malu 18/07/2023

Mto bom
Amei o livro e a história do personagem, li rapidinho por ser quadrinhos e pq eu realmente queria saber o deafecho da história, li pq é um livro que meu irmão tem que ler pra escola e fiquei curiosa (ja quero ler os outros 2 q faltam)

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6