TREVAS

TREVAS J. Modesto

Resenhas - Trevas

Gisinha 01/06/2021

Um trilher sobrenatural de arrepiar!
É como eu posso resumir a impressão deixada pela leitura desse livro. Arrepiante, eletrizante e muito divertido de ler, J. Modesto conseguiu, de fir forma bem humorada e coerente, construir o cenário de uma batalha entre bem e mal, mais antiga que o tempo, junto com elementos e problemas da atualidade, de forma que o leitor se envolve muito com a história. E isso é tudo o que eu posso dizer sem dar spoilers, mas garanto que quem apostar nessa leitura não vai se arrepender.

VâniaAkira 11/06/2018

Foi bom
adorei lê o livro... posso dizer que não está nos meus dez melhores mais a leitura foi boa ... para mim o final deu uma ponta de continuação mas não me deu o interesse de procurar pra vê se haveria uma continuação...

Cris 24/04/2018

Muito bom!
Ninguém seria melhor para guardar o seu segredo do que ele mesmo.” Pág. 41

Este livro possui uma narrativa que se alterna entre vários pontos de vista.

Em primeiro lugar, temos o padre de uma igreja em São Paulo - Padre Guedes, que se prepara para a visita de um amigo, o Cardeal Giglio, de Roma. A princípio, espera-se que o Cardeal esteja vindo para preparar a visita do Papa, mas essa não é a verdadeira missão do Cardeal no Brasil…

Em outro lugar da cidade, vemos um sujeito mascarado, que é uma espécie de justiceiro. Todos estão atrás dele: a polícia e os bandidos.

Em outro ponto de vista da história, acompanhamos as investigações de Roberto De Falcon e seu companheiro Julio Ramirez, dois policiais encarregados de investigar os crimes na cidade.

E por fim, acompanhamos Samuel Macuco, o grande chefão do crime organizado entre São Paulo e Rio de Janeiro.

Quando comecei a ler a história, fiquei sem entender como essas histórias paralelas iriam se cruzar, mas o autor construiu uma trama que amarrou maravilhosamente bem todos os acontecimentos.

O livro possui alguns elementos sobrenaturais, que eu achei muito bem inseridos na história. Primeiro, nós temos uma ambientação do cotidiano de várias pessoas diferentes, e então nos deparamos com forças sobrenaturais agindo em toda a história.

A narrativa do livro é em terceira pessoa, e possui um estilo que me chocou bastante. Eu não estava esperando tantas cenas fortes em um livro de fantasia.

O livro narra aspectos da cidade de São Paulo, e eu me senti muito familiarizada com a história. Pra quem conhece a cidade de São Paulo, dá pra perceber que alguns lugares da cidade foram descritos com perfeição.

Eu gostei muito da história, a escrita do autor me deixou muito envolvida, e o livro teve um final surpreendente. Recomendo!

“O mundo não estava preparado para para descobrir que aquelas criaturas fantásticas, só conhecidas por meio de livros e filmes, realmente existiam.” Pág. 278

site: https://www.instagram.com/li_numlivro/

Ronaldo 24/02/2013

Excelente livro
Um ótimo livro, me prendeu do começo ao fim e teve um final bom conforme enredo do livro.

Patrick Leal 04/12/2012

Então, eu achei o livro interessante. No começo ele é meio entediante porque não fala muita coisa e fica mais pra uma rotina "normal". Eu esperava mais da historia porque eu achei que o Justiceiro iria ser alguém com uma capa preta e com armas a estilo Faroeste (nossa viajei agora kk). Mas depois eu comecei a gostar da historia, porque o vampiro é bem clássico e o justiceiro é o que seria nos dias de hoje. E achei bem legal na parte que a igreja tem com a historia porque eu achei que seria uma coisa e foi outra e isso demonstrou que não precisa ser alguém de poder ou um "grande" religioso para poder vencer o mal. Se você espera uma historia cheia de aventuras, então não leia mas ele revela bem os detalhes dos personagens e consequências e um pouco das historias e acaba por confundir o leitor o que me chamou a atenção e gostei. Se você gosta de vampiros e uma luta contra demônios, mas sem demorar muito pra acontecer, esse é o livro. E espero fielmente a continuação que com certeza vai ser melhor do que esse já é :}

Mi Cherubim 15/02/2011

Trevas
“Alguns não conseguem se libertar de seus próprios grilhões, mas conseguem libertar os amigos” com essa citação de Nietzsche J. Modesto inicia uma obra-prima da literatura vampírica.

Sim, mais um livro sobre vampiros =). Como já deu para perceber eu simplesmente AMO esses seres! Contudo se você acha que a história o tem como personagem principal se engana.

São micro histórias que se entrelaçam e seus personagens se encontram em algum determinado momento.

Cardeal Giglio. Amigo de infância do Santo Papa, designado para uma missão no Brasil que pode mudar o rumo do mundo.

Samuel Macuco. Empresário que está sofrendo com alguns inconvenientes no seu ramo “paralelo” .

Paulo Gonçalves. Órfão, professor de artes marciais, procura desesperadamente por uma pessoa.

Roberto De Falcon. Investigador de policia, noivo de uma jornalista, amigo de seu parceiro Julio Ramirez e aberto para novas descobertas.

Quatro personagens que dão água na boca pela narrativa feita pelo autor. Não vou dar spoillers pode ficar sossegado. Vamos a história.

Chegando no Brasil o Cardeal passou algumas bagagens pela alfândega e outras foram passadas por um local onde não era inspecionado, pois o Vaticano tinha algumas regalias. Depois, partiu para uma igreja para se alojar até o dia que seria necessário ir a um hotel.

Eu disse que o Cardeal trouxe bagagens do Vaticano que não foram inspecionadas, não falei? Então. De uma delas saiu um ser importante da história, mas isso você terá que descobriu lendo o livro.

Samuel era uma pessoa importante. Bastante influente no submundo. Ele era o “fodão” rsrs... Ele tinha um negócio legal de eletrônico. Isto era realmente um negócio legal, dentro da legalidade. Mas algo o estava atormentando. Um dos seus clientes comprava muito, mas muito mesmo, sempre pagava, sempre em dia. Só havia um problema ele não sabia a identidade do seu cliente, era um portador que fazia a operações. Como seu “outro negócio” apresentou falhas, ele atribuía isso a esse cliente. O que era esse outro negócio? Samuel Macuco era ninguém menos que o CHEFÃO DO NARCOTRÁFICO.

Paulo tinha uma vida secreta. Ele corria perigo. Paulo estava tentando descobrir quem era o assassino de sua família. Ele era o Nunchaco Vingador. Ele descobria algumas fábricas de drogas e acabava com elas. Ele estava se tornando perigoso para os traficantes. Mas nem pensava em desistir de sua vingança. Era necessário.

Roberto De Falcon, investigador que adora o perigo, a adrenalina. Sempre chegava rápido nas cenas dos crimes. Com seu fusca conseguia perseguições e sua determinação em descobrir a verdade era deliciosa de se ver. Sua noiva vivia viajando, pois como repórter era enviada para cobrir os casos. E um desses casos era sobre o deputado que sofrera um atentado. Ele era o delator da CPI do Narcotráfico. Com isso sua vida corria perigo.

Como deu para perceber tudo se interliga em um único ponto. O trafico de drogas. As vidas dessas pessoas entram em conflitos inimagináveis.

Nota da Milena: Mais um livro da Bienal São Paulo. Descrições perfeitas. Pesquisas primordiais e para complementar a história um desfecho emocionante e um personagem que adoro. J. Modesto merece toda minha admiração literária. Eu já era fã da pessoa agora ainda mais do autor. Quero ler Anhangá seu outro livro! Para conhecer mais acesse o site.

Bruno Anselmi M 30/01/2011

Da Vingança - Comentário sobre "Trevas", de J. Modesto
"Dizer que Trevas é um livro "de" vampiros é dizer muito pouco sobre ele. Trevas é um livro "com" vampiros. Ou seja há vampiros, também, mas não só. Trevas talvez possa ser descrito, inclusive, como um thriller policial, mas se eu tivesse que descrevê-lo de forma bastante sucinta eu diria que o livro de Modesto é um livro sobre Vingança. A maior parte do enredo gira em torno de uma série de crimes e vinganças que vão se emaranhando com a história de um vampiro, de um padre, da polícia e de traficantes e de um justiceiro mascarado à la Zorro..."

Resenha completa em:

ThIaGoMF 01/07/2009

Fantástico
No início, pra ser sincero, achei que seria monótono. Mas a medida que a estória vai "tomando forma", fica difícil parar de ler. Uma mistura de personagens que consegue chamar atenção. Lugares bem detalhados que nos faz sentir como se estivéssemos lá.
Recomendo!