Teologia Prática

Teologia Prática Joel Beeke...

Resenhas - Teologia Prática

@leoruanoliveira 08/04/2020

Um ótimo livro, um excelente início ao Calvinismo
Pra quem tem interesse em compreender mais sobre o calvinismo, e de onde veio os fundamentos, essa obra é essencial por ser rápida e direta, não abandonado com isso, aspectos da vida pessoal de Calvino que auxiliam a compreender suas ideias.
Um ótimo começo, mas não se propõe a um mergulho mais profundo.

marcelinho 20/07/2021

Neste mês de julho, mês do nascimento de João Calvino, debrucei nos seus sermões e sobre o seu legado que, após 500 anos, seu pensamento, teologia e seus frutos sobre Teologia pública e princípios democráticos, tem verdadeira relevância nos dias atuais.

Calvino foi um grande expositor das Escrituras Sagradas. Ativo na pregação, o Reformador de Genebra pregava as domingos pela manhã no Novo Testamento, nos Salmos as tardes de domingo e a partir do Antigo Testamento as 6 horas da manhã uma ou duas vezes na semana. Calvino pregou mais de quatro mil sermões, mas de 170 por ano. Calvino afirmou em seu leito de morte que sua pregação era mais importante do que seus escritos. Calvino pregava em séries a partir de vários livros da Bíblia, sempre sendo uma pregação experiencial, ou experimental. Joel Beeke define a pregação experiencial de João Calvino como "provada e vivida mediante o poder salvífico do Espírito Santo. Ela enfatiza o conhecimento das verdades bíblicas, 'que podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus' (2Tm 3.15)".

Seu legado não está somente na pregação bíblica. Calvino escreveu uma das mais famosas Teologias sistemas do mundo. As Institutas Da Religião Cristã, são estudadas até hoje. Calvino também deixou um grande legado nas missões. Calvino fundou uma academia em Genebra para o preparo de missionários. Enviando missionários para várias partes do mundo. A igreja de Genebra ficou muito feliz quando João Calvino enviou missionários ao Brasil, em 1655, onde a igreja agradeceu a Deus pela expansão do reino em um país tão distante.

Calvino também deixou um legado enorme na área pública, sobre princípios do governo. Calvino observou em êxodo 18, a contribuição hebraica para a causa do republicanismo, comentando Miquéias 5.5, Calvino sugere que as autoridades devem ser eleitas. Defendendo essa eleição por sufrágio comum. George Bancroft, historiador de Havard, afirma que as ideias de Calvino reforçam a causa da liberdade. Seu pensamento influenciou várias liberdades na Europa Ocidental e na América.

Sua contribuição e legado através do conceito que leva seu nome, o calvinismo, tem implicações em todas as áreas. Na democracia, nos princípios governamentais. Separação e equilíbrio de poderes. Contribuição gigantesca para a igreja no mundo todo.