Outra volta do parafuso

Outra volta do parafuso Henry James

Resenhas - Outra Volta do Parafuso

Kelly456 01/03/2024

Lady Barberina - ??????
A novela conta a história de uma tentativa de amor entre um rico americano e uma inglesa aristocrata, gostei principalmente das descrições sobre a época no geral, mas a história em si é bem sem sal, eu mesma imaginei várias reviravoltas que poderiam ter tornado o livro melhor.

A outra volta do parafuso -????????
Uma novela envolvente com escrita deliciosa, uma perceptora se muda para uma mansão de campo a pedido do tio de duas crianças órfãs, o único pedido do tio é que ela não entre em contato para falar nada sobre as crianças, estranhamente ela aceita e se encanta por elas, mas após algum tempo coisas estranhas começam a acontecer...

Sarará 10/04/2024minha estante
Cara, comecei comparando algumas traduções. E a do Breno é a melhor.

Thales Valois 10/04/2024minha estante
Também foi a que mais gostei, tanto que fui procurar outras traduções dele. Rs. Li põe pela tradução dele.

lari.fernan 04/11/2023

Tédio
Comecei a ler "A outra volta do parafuso" sem grandes expectativas, logo nos primeiros capítulos me senti interessada pela história e pela narração da personagem principal. A narrativa se revelou repetitiva e tediosa, infelizmente conclui a leitura sem vontade de conhecer mais sobre o autor, seus personagens e muito menos suas histórias.

Lari439 28/10/2023

Odeio quando nao consigo gostar nem um pouco, que seja, de um clássico

me sinto meio besta.

mas esse aqui foi muito chato, não aguentei.

não absorvi nem 80% da história. não lembro de nada.

Vicky.Schneider 19/09/2023

A beleza do livro, na minha opinião, está no fato de não termos certeza de nada. O que é real? Além de ser uma história curta, achei relativamente fácil de ler e compreender. Não procure por respostas, aprecie as perguntas.

Mauro 04/08/2023

Potente narrativa de terror
Li não esperando e acabei achando um fantástico livro. O terror aqui é de uma sobrenaturalidade muito sutil e tão bem costurada, que em muitos momentos consegue arrepiar ao leitor.

Thiago 15/06/2023

Direto e reto
Recomendo a leitura por 2 motivos, ser um clássico e ser curto.

Apesar de pequeno achei cansativo, não tem terror, tá mais parra um leve suspense.

O ambiente é legal, mas ficou devendo. Tinha potencial para mais.

Andreza 26/05/2023

As voltas do parafuso
Li este livro tão devagar quanto o ritmo da própria história que é contada. A leitura foi dificultosa, pela linguagem rebuscada e também pelo registro em primeira pessoa, pois a relatora ora contava de forma exageradamente detalhada, ora nos privava dos contextos e isso me deixava por demais confusa. De qualquer forma, deu a entender o estado emocional que a narradora se encontrava e nos punha diversas vezes no mesmo estado que ela. Não há sustos e nem momentos muito tensos, nada realmente grave realmente acontece e por vezes me perguntei se as terríveis criaturas realmente existiam ou se talvez ela os imaginasse. Logo no início da história parece ter sido revelado o motivo do título, mas no final a frase reaparece com outro sentido, mas talvez seja as duas coisas. Achei que a maioria dos acontecimentos do livro acontece muito internamente, como se houvesse mais pensamentos do que realmente acontecimentos. E também sento que a história começa no final do livro e que final, poxa vida. Quem está aqui pela série, deixo claro que são histórias muito diferentes e não se pode criar a expectativa de, enfim, ler a série, isso não ocorrerá. Mas no geral é um bom livro, não é uma leitura que estou habituada, mas gostei de fazê-la. Recomendo a leitura para leitores experientes e que não tenham muita pressa.

Foxback 27/04/2023

Classico Precursor do Terror Gotico
A Outra do Parafuso, ou simplesmente A Volta do Parafuso é , reza a lenda, o precursor dos romances goticos de mansoes assombradas. Obviamente a escrita, comparada a correria dos livros atuais, é um pouco formal e a historia é desenvolvida sem pressa e, de certa maneira, sem maiores explicaçoes. Essa ( otima e barata ) ediçao da Penguin tem muitas informaçoes extras, que ajudam a entender e situar o autor e a obra em seu tempo e a influencia que exerce ate hoje. Um classico do Terror que deve fazer parte do acervo de toda boa biblioteca. Aqui ja tem seu lugar garantido !

Ditorory 09/04/2023

Final repentino
Me surpreendi ao saber da relação entre A outra volta do parafuso e A maldição da mansão Bly; esse conto é muito fluído e gostoso de se ler, minha única crítica é quanto ao final acelerado e repentino.
Em relação à Lady Barberina eu não gostei muito não.

Lucaxml 13/02/2023

CHATO
Esse livro é muito entendiamte, só entendi algumas partes quando li o epílogo, e outra nem quero entender

Peter.Molina 13/01/2023

Perturbador
Esse livro me impressionou em 2 aspectos. O primeiro relativo à atmosfera sombria, que não chega a meter medo mas torna a leitura muito instigante. O segundo foi em relação ao final, cuja interpretação fica a cargo de cada um e no meu caso foi muito traumática. Nessa edição da Penguin tem um texto ao final muito esclarecedor que corroborou a minha ideia sobre possíveis abusos. Merece a leitura por ser um clássico e porque fica na nossa mente martelando.

chorumela 14/09/2022

lady barb
pequeno conto, foi diminuindo sua grandeza ao passar dos capítulos. mas o que se pode fazer? essa gente é mesmo desse tamanho ("dê-lhes grandeza e um pouco de coragem"!). Um paralelo com gatsby é natural e aqui ninguem está numa brisa a beira-mar. A inteligência grita, todos os personagens querem algo, a escrita de henry é afiada mas o tema nobreza vs. burguesia nao é exatamente raro. Comprei-o pelo segundo título, mas lady barb vale a leitura pela análise do "ingles" e do "estadunidense", matéria importante e interessante.

a outra volta do parafuso
em pouca modéstia, henry avisa pela voz de seus personagens que sabe contar uma historia e que esta é a pior historia de fantasmas conhecida. não é bem assim, mas a decepção so vem no ultimo parágrafo. Mas como solucionar uma tensão de maneria satisfatória? pra outras perguntas, henry dá respostas. abre pelo menos umas 3 possibilidades de explicações para os mistérios da narrativa e com isso deixa o leitor em sua mao. resolve os problemas quando quer, ou ainda, agrava-os, complica-os. A propria mocinha tem suas teorias, torcemos para que esteja certa. desvela as informações de maneira progressiva e extremamente difícil, as vezes abindo até subproblemas, tira sua respiração e tudo o que queremos é completar o quebra-cabeça (ou fofoca, contada sempre pela sra. grose). os microcapítulos tambem ajudam. tem claro em sua mente a estética ideal, tal qual hitchcock.

Talvez necessita uma segunda leitura para refazer todos os passos, agora que ja sabemos todo o mistério para ver melhor quem eram cada um dos personagens, o que eles sabem, mas não entregam. Muito da obra está no tom das palavras, atraves do uso da letra italica. Não é o romance de desenvolvimento psicologico que eu venho buscando mas essa combinação de técnica + sucessão de acontecimentos. Não suporto terror mas algo que os ajudaria seria aprender com henry que estimular a afeiçao às "presas" é fundamental para "torcer" no duelo, o cinema as colocam apenas como carne avulsa a ser atingida pelo ser maligno.

E assim os dias seguem: algo acontece, a protagonista tenta desenrolar com a colega (por que ela aceita tudo?) e mais algumas páginas de descobertas. Mas como disse, tudo avacalha no final. Talvez o importante seja a viagem e nao o destino rs

alekele_ 07/09/2022

Ótima leitura
Livro curtinho e rápido de se ler. Henry James é daqueles autores que conseguem captar nossa atenção desde o início.
Esta obra foi transformada em série, pela Netflix, "A Maldição da Mansão Bly".