Além da espera

Além da espera Cristina Cimminiello

Resenhas - Além da espera

Guilherme Ramos 25/07/2020

Uma imersão no Egito moderno, um romance de ponta, muito lindo!

Este lindo romance de Cristina Cimminiello narra a estória de Raul, um conceituado médico brasileiro que vê sua vida se transformar após atravessar o atlântico e estacionar no Egito, especificamente na capital Cairo, para uma conferência e palestra em um hospital de referência daquela região. Raul tem um nome forte na área da medicina e um currículo de ponta e invejável e é muito comum que viaje por países a fora a convite de grandes hospitais para ministrar palestras a fim de aprimorar conhecimentos e apresentar soluções e renovações dentro da área. Raul é muito respeitado por onde passa.

O que ele não esperava era que um encontro com um cigano em estado deplorável de saúde no meio das estradas entre os desertos daquela região, fosse modificar totalmente sua vida. Trata-se de um beduíno (Al bedu), povo cigano que vive e trabalha em campos abertos, como por exemplo, os desertos do Oriente Médio.

Ele então decide recolher aquele homem com o estado entre a vida e a morte e o socorre, levando-o para o hospital mais próximo, local este do qual já estava a caminho para ministrar sua palestra. Ao chegar ao hospital toma conhecimento que este não aceita pacientes beduínos, sendo proibido pela administração daquele lugar. Um sentimento de revolta toma conta do jovem médico, pois trata-se de uma omissão de socorro, pois como descrito acima, o beduíno estava entre a vida e a morte e num acesso de fúria ele força que o atendimento seja realizado, caso contrário não irá ministrar sua palestra e assim o cigano beduíno é atendido, medicado e internado nas instalações do hospital.

Sua chegada a Cairo já começa conturbada, mas, mal sabe Raul que a vida irá proporcioná-lo muito além do que se espera. É quando conhece Mariah, médica daquele hospital que também não concorda com a administração local em segregar povos e decidir quem será atendido ou não, ainda mais depois que percebem que aquele povo não é um povo comum ou sem condições financeiras como se imagina e isso é percebido através do chapéu de pano egípcio usado pelo beduíno cuja decoração é repleta de pedraria preciosa.

Além de Mariah, o jovem médico irá conhecer Amir, um personagem muito semelhante a ele, tanto na aparência física quanto no caráter e é através deste encontro é que alguns mistérios do passado vêm à tona, fazendo com que Raul comece a remexer no passado de sua família e de sua própria vida. Todos os mistérios que envolvem os personagens irão aumentar o tempo de estadia de Raul na cidade do Cairo, onde ali ele descobrirá novos sentimentos e ganhará novos amigos e também inimigos.

A parte espiritual do livro fica por conta de Adônis, Reginaldo, Alexandre e Khalil, leais amigos que o médico conquistou no Cairo e que trabalham em um centro espiritualista da cidade prestando assistência a sociedade. Temas como perdão e reencontro consigo mesmo e com suas raízes estarão bastantes presentes nessa obra, a importância da fé e também do poder da vida, que sempre une os destinos promovendo reencontro de almas afins. Para lição temas como ganância, mentira e preconceitos serão também bastante abordados, o grande mal que essas atitudes e sentimentos causam e como os prejudicados ás vezes podem levar muito tempo até terem as suas vidas reparadas por conta desses males, mas, principalmente para quem os pratica, pois a consciência vira um verdadeiro carrasco, um juiz condenador com um grande e pesado martelo em suas mãos, causando sentimento de culpa e uma verdadeira falta de paz espiritual.

O romance contido nesse livro me faz reforçar a crença de que, o que Deus une o homem não pode separar, ele até consegue temporariamente, seja por uma vida, seja por um oceano, país ou continente, mas, a verdade sempre vem à tona e o reencontro é inevitável. O que Deus une é verdadeiro e único, o que Deus une é para promover a força do bem maior.

Por fim e não menos importante, as narrativas desse livro desfilam por uma linda Cairo, detalhando a cultura e a arquitetura da bela cidade, misturando modernidade com antiguidade, narrando com maestria sobre os sítios arqueológicos do Egito antigo e suas escavações, as grandes pirâmides do complexo de Gizé, patrimônio mundial da humanidade e a imensidão dos desertos e suas noites mais estreladas... Uma imersão incrível, uma linda estória que emociona qualquer um, super recomendo!

Frase destacada do livro:

“Quando acreditamos no bem , quando valorizamos a verdade acima de tudo, quando trazemos dentro de nós a pureza d’alma, o destino se abre para nos mostrar o caminho da felicidade”.