3.87726 4815

Resenhas - O Médico e o Monstro

Marcinha 22/07/2016

O Médico e o Monstro – Robert Louis Stevenson
Confira a resenha completa deste livro no blog ESTANTE DO HORROR.

“O Médico e o Monstro” de Robert Louis Stevenson é um clássico da literatura de terror, com poucas páginas – uma leitura para menos de um dia, nos apresenta o Dr. Jekyll, um médico renomado e conhecido em Londres no século XIX. Esse médico tem um laboratório e realiza vários experimentos, dentre eles, a tentativa de separar a parte “má” do ser humano. (...)

Confira a resenha completa deste livro no blog ESTANTE DO HORROR.

site: https://estantedohorror.wordpress.com/2016/07/04/livro-o-medico-e-o-monstro-robert-louis-stevenson/

Thananda 27/06/2016

Chato até não poder mais ******** COM SPOILER *******
Cresci ouvindo falar dessa história, e até então não tinha encontrado a oportunidade para ler esse livro, até que o carro- biblioteca da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa lançasse o desafio literário de junho com o tema "crimes e monstruosidades na literatura".

Sinceramente, é muita fumaça pra pouco fogo. O livro fala sobre um doutor que está em conflito com a dualidade do seu ser, um lado bom e racional e simpático, que todos conhecem, e o outro mau, cheio de desejos escabrosos e instintos primitivos, o qual ele tenta ocultar, até que descobre uma fórmula para separar seus dois eus e assim pode viver as duas vidas separadamente e alternadamente sem que uma comprometa a outra. Mas é claro, isso no fim acaba dando bode.

Excessivamente misterioso e cansativo, quem quiser pegar a essência da história sem precisar passar pela chatice de ler o livro todo (pra nada, gatanto!), é só pular direto para o último capítulo, que já serve de resumo e conta tudo que o livro inteiro não deu conta de mostrar. Em suma é uma história bobinha, no qual eu não entendo o porquê de ter alcançado tanta fama. Não valeu o meu tempo perdido com essa leitura, e certamente não valerá o seu.

Não recomendo :(

site: Twitter e instagram ========> @nandatgcs

Tamires.Dourado 08/06/2016

Gostei
Rápido, sagaz, divertido.

Felippe.Paiiva 23/05/2016

Aquele tipo de livro em q esperamos muito porém nos decepcionam um pouco, é esse o sentimento q sinto (é claro) depois de ler O Médico e o Monstro, esperava BEM mais dele, esperava altas mortes (sim adoro mortes, de personagens q ñ gosto), esperava terror, esperava até um final diferente (sim conheço a história, porém nunca vi nenhuma adaptação dele, a ñ ser uma na serie Jekyll e Hyde de 2015 e o começo na serie Penny Dreadful, de 2014, mas q só aparece na atual temporada (3ª) e esperava um final diferente pra ele). Uma coisa q senti falta foi o pov do Hyde, temos um no final de Jekyll porém queria um do “monstro”.
Deixando de lado as criticas negativas, eu gostei da leitura, foi uma leitura fácil e rápida, afinal ele é bem pequeno, mas o q mais gostei na leitura, foi a filosofia por trás dele, isso de termos dois lados é pura verdade e Stevenson nos mostra isso através de Jekyll e Hyde muito bem, e me faz pensar apesar de tudo Jekyll tinha culpa pelo q Hyde fazia ou não?! Bem ainda ñ cheguei a uma conclusão nisso, mas e você o q acha disso?!
Por fim, apesar de meio decepcionante (no sentido de ter esperado mais) gostei bastante da leitura e aconselhou quem gosta de uma leitura rápida (ou todo mundo q goste de ler) a ler esse clássico de Robert Louis Stevenson.
PS: Vou fazer uma comparação idiota, mas ñ tem como não a fazer, afinal é uma comparação com dois clássicos de Robert Louis Stevenson, uma coisa q me irritou um pouco em A Ilha do Tesouro (q foi a religiosidade muito presente) em O Médico e o Monstro não me irritou, afinal ñ tem muito.

Denise 13/05/2016

Quais são nossos monstros?
Ler clássicos tem sido para mim uma experiência muito positiva, pois geralmente são livros que me proporcionam boas reflexões. No caso deste livro, O Médico e o Monstro, não foi diferente. A história não se passa de modo instigante, porém possui uma reflexão final interessantíssima.
A discussão principal do livro, em minha opinião, está baseada na vida do homem moderno em sociedade. Aborda esta fragilidade de aparências, como tentamos conduzir nossa existência dentro de valores morais e éticos que são sacrificantes e colocam tantas limitações em nossos desejos e agressividade. Este livro também me fez pensar sobre casos mais específicos como a adicção, onde há relatos sobre uma necessidade que emerge e transforma o sujeito, como se perde o poder de decisão e se sucumbe ao vício. Também, como creio que seria impossível para mim não pensar, a psicose. O último relato de Jekyll expõe como aos poucos seu eu foi sendo cindido, como Hyde foi se tornando independente e dominador. Assim como em algumas psicoses onde a pessoa não se reconhece mais em seus pensamentos, sente-se dividido e cada vez mais enfraquecido em relação a esse outro que tem poder para fazer o que quer dele.
Enfim, poderia me estender e citar outras coisas que me passaram pela cabeça ao ler este livro, no entanto, opto por encerrar minha resenha e indicá-lo a todos que estejam dispostos a ver além do que aparece escrito.

Allan 25/04/2016

Fraco e covarde..
Um homem que não aceitou sua própria sombra e, ao negá-la, negou também seu contraponto de luz.
Todo o livro é de uma covardia londrina muito frágil. Imagino que se os ingleses fossem mesmo como são descritos nos livros dos séculos XVIII e XIX a Inglaterra não teria resistido em absoluto a nada!
A história é fraca, os personagens rasos e o mistério inexiste. Não sei dizer se inexiste porque todos hoje já sabem o final ou se porque o autor realmente falha em transmitir esse mistério. Porém há uma autenticidade nos relatos do médico temendo o monstro, que transforma uma obra fraca em algo bom. E o amor que o público tem pela sombra transformou-a em clássico. Uma pena, mas me decepcionou.

Jéssica Santos 14/04/2016

Finalmente li o famigerado O Médico e o Monstro, uma dualidade entre o bem e o mal. O que prevalece em você? Quais valores? Escrito por Robert e lançado em 1886.
Um livro com um pouco mais de 100 páginas, portanto não posso falar muito, sem que caia em spoiler suashuahsuahs.

Ricardo1z 09/04/2016

Clássicos da literatura 5
Começa com uma narrativa muito agradável, a leitura é leve. Um conto que representa bem o conceito de "dualidade" presente dentro de cada um de nós.

Natalie 04/04/2016

Leitura regular
Confesso que esperava mais do livro. A críticas sempre foram muito favoráveis a ele, mas o que encontrei foi uma história rasa, que sem dúvidas poderia ter sido mais bem explorada pelo autor, uma vez que o tema é bem interessante: a dualidade existente na personalidade humana e a preponderância da imoralidade sobre a moralidade.

Pra não dizer que não falei das flores, o que deixa a leitura um pouco fluida é que o enredo é contado em terceira pessoa, o que mostra a visão de terceiros com relação ao médico e o monstro. Falo terceiros porque mais de uma personagem ingressa na trama para contar seu ponto de vista. De resto, deixa a desejar.

Yolanda 26/03/2016

Um suspense de tirar o fôlego
Embora seja uma história há muito conhecida por mim seja nas referências dos desenho animados ou em outras ocasiões e, ainda que eu conhecesse o grande desfecho é uma história que te prende durante toda sua narrativa. Não a considero como um terror, como li em várias ocasiões, mas um suspense de primeira categoria que te deixa tenso a todo momento, ansioso pelo próximo passo das personagens. O fato de conhecer a história só me deixava mais e mais tensa ao esperar que a personagem principal fizesse a grande descoberta. Recomendo a leitura com toda a certeza do mundo!!!!!

Henri B. Neto 17/03/2016

Resenha: O Médico e o Monstro
Mesmo estando bastante atrasado, estou conseguindo colocar em dia a minha meta pessoal de ler ao menos 12 clássicos neste ano de 2016. Depois da agradável surpresa que foi "O Papel de Parede Amarelo", resolvi criar coragem e começar uma história que a tempos sentia vontade de ler: O Médico e o Monstro ou O Estranho Caso de Dr. Jekill e Mr. Hyde, de Robert Louis Stevenson.

Acho que, mesmo se você nunca tiver lido a narrativa, já deva ter uma boa noção de quem seja Dr. Jekill e Mr. Hyde - o que já adianto, deve ser o maior caso de spoiler do mundo, pois este é o grande plot twist da história... Mesmo assim, o texto teve as suas surpresas, e foi isto que me prendeu até o fim.

Para começar, o livro tem um forte tom de suspense - o que já confesso, não esperava. Sempre achei que a narrativa seguiria a luta interna de Dr. Jekill, quando na verdade acompanhamos as investigações de seu advogado e melhor amigo, tentando compreender a ligação do médico com o famigerado Hyde. Outra surpresa foi a descrição do "monstro", que NADA tem a ver com o imaginário popular. E para completar, temos esta Londres vitoriana - enevoada, escura, sombria... E que é quase um personagem.

Mesmo já sabendo do seu principal segredo e, infelizmente, do seu final (dica do amigo: NÃO Leia o prefácio antes do livro... Ele te entrega o destino do personagem de forma absurdamente gratuita), "O Médico e o Monstro" foi uma experiência deliciosa. Digo mais: Se você, assim como eu, é aquele tipo de leitor que tem medo - ou preguiça - de ler clássicos, vale dar uma chance para a história.

Henri B. Neto
''Na Minha Estante''

Vi Sampaio 29/02/2016

Diferentes perspectivas numa obra complexa
Apesar de achar que a tradução deixou a linguagem um tanto simplória, gostei muito do livro. A história é intrigante e leva, de maneira mais importante, à reflexão sobre o ser humano e de que forma ele lida com as suas inseguranças, seus desejos e a supressão das suas vontades mais sombrias. Um livro para favoritar, com certeza!

Vickawaii 18/02/2016

Dr. Jekyll & Mr. Hyde
“The Strange Case of Dr. Jekyll & Mr. Hyde” é um livro de 1886 escrito por Robert Louis Stevenson retratando o fenômeno de múltiplas personalidades ou, melhor dizendo, o dualismo humano. Na obra, o advogado Gabriel John Utterson é surpreendido quando seu cliente, Dr. Jekyll, refaz seu testamento tornando o misterioso Mr. Hyde como seu beneficiário. Mr. Hyde é uma pessoa de aparência sombria e personalidade cruel e violenta, de modo que, após o assassinato de um homem e a reclusão total do Dr. Jekyll em seu laboratório, os personagens passam a investigar a estranha conexão entre Dr. Jekyll e Mr. Hyde.

(Resenha completa no blog Finding Neverland)

site: http://wheresmyneverland.blogspot.com.br/2014/11/book-challenge-7-strange-case-of-dr.html

Victor 16/01/2016

O Médico e o Monstro
Nunca leio as sinopses na parte de traz dos livros, pois gosto de manter o suspense ao máximo: qualquer novidade se torna uma surpresa pra mim. Mas por uma infelicidade do destino resolvi ler a desse livro. E foi como se eu lesse o nome do assassino num livro da Agatha Christie. A estória vai nos mostrando as dúvidas e as teorias de Mr. Utterson à cerca de uns acontecimentos estranhos que ocorrem em sua cidade, o que não tem tanta graça, pois eu, por ler a sinopse, sei o que realmente acontece- e o porquê. Acredito que tenha sido um erro da editora, pois o mistério só é revelado ao final do livro, nas últimas páginas, então não entendi o por quê de tamanho spoiler logo na sinopse. Porém, mesmo com esse detalhe, a estória é incrível, apresentando uma leitura tranquila, rápida e aconchegante, conseguindo me envolver o tempo todo. Seria ainda melhor se eu não soubesse a solução para os mistérios, que me foi apresentada pela própria edição. Mesmo assim, a leitura é mais que recomendada, juntamente com- apesar dos pesares- esta edição em capa dura, que deu a vida e a sofisticação que esse clássico merece. Vale muito à pena , mas cuidado com a sinopse!
Maxwell_deVries 26/01/2016minha estante
Realmente a sinopse quebra todo o clima de suspense e a revelação final. Ainda bem que eu não li nenhuma sinopse antes hehehe
excluir