O Médico e o Monstro

O Médico e o Monstro Robert Louis Stevenson

Resenhas - O Médico e o Monstro

Gessi 16/02/2017

"O doutor Jekyll e o Sr. Hyde são dois ou um?"
"O doutor Jekyll e o Sr. Hyde são dois ou um?"

Fazia tempo que uma história não me impressionava tanto. Com relatos psicanalíticos e filosóficos, Stevenson nos leva pelo caminho que poucos conseguem fazer com tanta maestria: a psique humana. Quem somos nós? Nos conhecemos? Vivemos uma unidade ou dentro de nós brigam terminantemente o bem e o mal? Somos quem pensamos ser? Ou vivemos uma vida de aparências enquanto tentamos afogar nosso lado obscuro?
Essa novela lembrou-me muito O Retrato de Doriam Gray de Oscar Wilde, não pela história que são bem diferentes, mas pelo que elas trazem nas entrelinhas.

Quase não terminava de ler, tamanha a necessidade de voltar pra ler novamente o mesmo capitulo e certificar-me de que eu não tinha deixado nada passar.

Marina 13/02/2017

Um dos melhores que já li
LEITURA FINALIZADA: 'Creio que isso se deve ao fato de que todos os seres humanos, quando os encontramos, são uma mistura do bem e do mal - e só Edward Hyde, em meio a toda humanidade, era puro mal.' Pra quem conhece as diversas interpretações do #Medicoeomonstro, sabe que é um dos contos de terror e ficção científica mais bem escritos da literatura. Com poucas páginas, em torno de 80, a narrativa te prende, enche de suspense! O que estaria acontecendo com o Dr. Jekyll? Quem seria o misterioso Mr. Hyde?! Tenho que confessar que esperava muito dessa leitura e ela atendeu as minha expectativas. Narrada através dá visão de Mr. Utterson, advogado e amigo do Dr. Jekyll, conta as estranhas situações em que o protegido do Dr., O Mr. Hyde está envolvido. E fica questão: quem seria Mr. Hyde, e qual o interesse de Henry Jekyll para com ele?! Super indico!

Monique 05/02/2017

O médico e o monstro
Uma história de terror e mistério, que contesta a dualidade na personalidade do homem.
Henry Jekyll, cavalheiro, médico e homem bom desenvolve um experimento capaz de provar este fato, assim dedicado a descobrir uma maneira de separar o "bom" e o "mal" da natureza humana acaba encontrando toda a maldade do monstro Mr. Hyde.

JJ 03/02/2017

Gênese da literatura fantástica que dominou o século XX, a obra-prima de Stevenson continua garantindo o prazo do leitor ao incorporar o suspense extraordinário às histórias de mistérios comuns da época. Mesmo sem o impacto do tempo de seu lançamento (pois é difícil não conhecermos o final da trama), aproxima quem lê dos personagens sem esforço e, mesmo tão curto, dá base para questionamentos acerca da dicotomia Bem e Mal. Ótima indicação para incentivar jovens leitores a perderem o medo dos clássicos.

Pirro de Élis 01/02/2017

A inevitabilidade da angústia humana sob a dualidade moral.
O Médico e o Monstro foi um daqueles livros que já tinha ouvido falar juntamente com Frankenstein(e considero um dos melhores livros que já li),mas não fui tão empolgado pelas pessoas ao meu redor para lê-lo.

Com uma história sucinta, a narrativa estabelece uma trama investigativa bastante interessante que perpassa sob a perspectiva do personagem Utterson, um advogado preocupado com as últimas declarações documentadas por seu amigo Henry Jekyll, e com a aparição repentina de um ser que gera repulsa ao olhar da sociedade,sobretudo pelo seu comportamento jocoso e inescrupuloso: Edward Hyde.

Acredito que proposta do autor é nos fazer refletir a terrível angústia ao qual os seres humanos sofrem tentando lidar com sua dualidade humana; e que com o devido incentivo,mesmo justificado por um ato ambicioso,tentar se separar dela para encontrar algum tipo de plenitude pode nos levar à um estado de desequilíbrio emocional e ético.

Portanto, é fundamental carregarmos essa natureza ambígua e confusa dentro nós para analisarmos e estabelecermos a conduta humana,pois,sem ela,de nada valeriam as provações cotidianas da vida que revelam originalmente quem nós somos.

Acho que vale a pena dar uma olhada nessa obra. Recomendo bastante.

Diegu 31/01/2017

Previsível
Gostei da narrativa e achei que valeu a pena por ser curto. Esperava muito mais da obra e acredito que se fosse um livro longo poderia ter abandonado ou lido apenas para concluir.
Léo 19/02/2017minha estante
Lógico que é previsível. Todos conhecem a história, mesmo antes de lê-la.

tati_loverock 23/01/2017

O médico e o monstro é uma história conhecida pela maioria das pessoas, mas poucas foram aquelas que realmente leram a história. Eu me enquadrava nesse grupo até pouco tempo. Finalmente resolvi ler o livro e foi muito melhor do que eu imaginava.
A história fala muito mais do que a dualidade que existe dentro de cada um de nós. Nas entrelinhas vemos alguns padrões de comportamento da sociedade inglesa no século XIX. Como era importante manter uma imagem respeitável acima de tudo. A aparência sobrepondo a moral, coisa muito presente ainda na sociedade atual. O mais interessante foi constatar que dr. Jekyll era um hipócrita, e sua hipocrisia aliada a covardia deu força a Hyde. Não considero Hyde o lado mau, só o lado mais incompreendido, aquele que foi enclausurado por muito tempo, por isso se manifestou de forma tão violenta. O mais importante foi perceber que Jekyll e Hyde eram partes do mesmo ser, sem um o outro se destruiria. Isso foi mostrado claramente na história, não dava pra esconder ou negar a existência um do outro por muito tempo.
O médico e o monstro acima de tudo nos leva a refletir sobre nós mesmos e como é importante conhecer e aceitar o que somos, o lado bom e mau. Pois é o equilíbrio desses dois lados é que nos permite levar uma vida melhor, saudável e autentica.
Lerrânia 26/01/2017minha estante
Sua resenha ficou perfeita,Tati!! :)

tati_loverock 26/01/2017minha estante
Muito obrigada Le ^^

Amanda.Stabile 10/01/2017

Esplêndido!
Após tanto ouvir citações sobre Mr. Hyde, finalmente fui apresentada a ele. Realmente um clássico maravilhoso e uma temática extremamente copiada em livros e filmes contemporâneos: a separação do bem e do mal presente no ser humano. Esplêndido!
Dai 11/01/2017minha estante
Novamente, o tema do duplo. Já leu Edgar Alan Poe?

Amanda.Stabile 12/01/2017minha estante
Ainda não, tem alguma obra dele pra me indicar?

Nanda 10/01/2017

Leitura leve e agradável
Comparado aos livros que costumo ler, O médico e o Monstro tem uma trama relativamente simples, embora não menos apreciável. A obra foi publicada em 1886 e ainda causa certe deleite durante sua leitura. A história começa dando foco em Utterson, um advogado que ficou responsável pelo testamento, levemente suspeito, de Jekyll. O advogado começa a questionar qual a relação de Jekyll com o assustador Hyde, e além disso, quem é e onde está o assassino de Danvers.
Nesse ponto, receio que para falar sobre as reflexões feitas no decorrer da leitura acarretaria em contar spoilers. Levando isso em conta, vou deixar em aberto o questionamento: qual parte de nós mesmos realmente aceitamos e até onde agimos em prol de nossas vontades. O estilo de Stevenson é de fácil leitura e quase podemos deixar passar algumas reflexões durante a leitura. Os personagens não são complexos como os que encontramos com alguma frequência atualmente, mas não deixam de ser humanos e mostrarem suas características únicas.

“O advogado, Mr. Utterson, era um homem de aparência rude, que nunca se iluminava com um sorriso; frio, restrito e embaraçado no falar; retraído nos sentimentos; magro, comprido, aborrecido, melancólico, e, apesar de tudo, amável.” (p.9)

Apesar de ser definido como um clássico de mistério e horror na contra capa, não creio que seria considerado tal se escrito assim atualmente. Pouco considerei um horror ao ler, embora ao refletir perceba que o horror se devia a descoberta do final – que não foi surpreendente, mas bem escrita. E neste aspecto, o final, acho, merecia algo mais, mesmo compreendendo, ao menos em parte, a intenção da história. Considero uma leitura breve e interessante, recomendo.

“[...] a maldição e o peso da vida estão para sempre amarrados aos ombros do homem, e, quando se tenta retirá-los, eles não apenas retornam sobre nós, mas o fazem com uma força ainda mais desconhecida e terrível.” (p.83)

site: http://piratemermaid.blogspot.com.br/

ANINHAPONCE 03/01/2017

O Médico e o Monstro
Tudo bem com vocês??? Hoje quero comentar com vocês sobre o livro O Médico e o Monstro de Robert Louis Stevenson, que é uma novela gótica, com elementos de ficção cientifica e terror, sendo publicada originalmente em 1886 como Strange Case of Dr Jekyll and Mr Hyde ou O Estranho Caso do Dr. Jekyll e Mr. Hyde.
O livro é narrado em 3º pessoa, mas do ponto de vista do Dr. John Utterson, que investiga estranhas ocorrências entre seu velho amigo, Dr. Henry Jekyll, e o malvado Edward Hyde. Por se tratar de uma história curta, menos de 100 páginas, e bem conhecida não vou me aprofundar no enredo.
A história trata da dualidade humana, em sua essência o livro aborda a eterna luta entre o bem e o mal que ocorre em nosso interior. O que me lembrou da frase do Sirius: "O mundo não se divide em pessoas boas e más. Todos temos Luz e Trevas dentro de nós. O que importa é o lado o qual decidimos agir. Isso é o que realmente somos."
Essa edição da Peguim/Companhia trás um texto de apoio MUITO interessante, escrito por Robert Mighall, professor da Universidade de Wales, Ph.D. em ficção gótica. O texto de apoio me fez ver a história com outros olhos, entender as críticas a sociedade da época (e atual também).
O autor foi muito sagaz e habilidoso ao fazer tantas críticas à sociedade de aparências, ao sistema de proteção dessas aparências, onde o exterior precisa estar perfeito, assim como a casa do Dr. Jekyll, mas o interior pode muito bem ser como a casa de Hyde, tudo isso de forma sutil.
Robert faz um paralelo entre O Médico e o Monstro com O Ladrão de Cadáveres, do mesmo autor, publicado um ano antes. Sendo ambas escritas para o período de Natal, onde as histórias sobrenaturais e horripilantes tinham grande saída. Ele também fala sobre a influência que a obra teve sobre o livro O Retrato de Dorian Gray de Oscar Wilde.
Stevenson inovou no estilo gótico e horror, pois ele trouxe o foco dos contos de horror para o próprio ser humano, antes colocado em algo externo. O que me lembrou muito de uma frase da Sara Sidle, da série CSI:"Nunca deixo de me surpreender com o que as pessoas fazem umas as outras".
E isso serviu de inspiração para VÁRIAS histórias, episódios de séries e desenhos. E o interessante é que não me apeguei, não tive nenhuma empatia por nenhum personagem. Espero que vocês tenham gostado. Beijos e até a próxima.

site: viajandocompapeletinta.blogspot.com

Edson Camara 31/12/2016

Considere que este livro foi escrito em um dia de 1885
Fiquei curioso para ler este livro depois que li A dança macabra de Stephen King, o mestre do terror King aponta este livro, junto com Dracula e Frankenstein como os três maiores expoentes do horror gótico da história da literatura. Já li Drácula e Frankenstein e concordo inteiramente com a opinião de King. Este livrinho de pouco mais de 100 páginas de tirar o folego, considere que ele foi escrito em um dia de 1885 pelo autor Robert Louis Stevenson o que por si só já é impressionante. Agora, o enredo simplesmente alucinante. A história do Dr. Jekyll e do senhor Hyde nos desperta varias emoções, ansiedade, ternura, raiva, suspense, horror e tristeza. sem divida um clássico eterno da literatura universal.

Guaranádoamazonasémassa 14/12/2016

Essa edição pocket deixou a história comprimida, o que não sobrepõe a qualidade da história e a ideia do livro em si. Aconselho assistir vídeos, filmes e ler o livro novamente para fixar melhor a história (apesar de confessar não ter lido duas vezes heuaehehau).

EllisaAraujo 13/11/2016

O Médico e o Monstro - Recomendo
Um livro surpreendente envolto por mistério, sendo de caráter reflexivo no que se diz respeito a possível existência de duas personalidades no mesmo indivíduo.

Tiago 09/11/2016

A Dualidade da Alma
A mais de cem anos cativando leitores pelo mundo, O estranho caso do dr. Jekyll e sr. Hyde (mais conhecido como O Médico e o Monstro) acompanhamos o advogado Utterson, que fica sabendo por meio de um parente distante, Sr. Enfield, sobre um indivíduo singular: Numa madrugada, Enfield voltando para casa se depara com uma figura grotesca e sinistra pisoteando uma garotinha. Este indivíduo se chama Sr. Hyde. Utterson conhece o nome pelo Dr. Jekyll, que coloca Hyde como o seu herdeiro em caso de algum mal lhe acontecer. Utterson desconfia que Jekyll esteja sendo chantageado por Hyde, e assim se desenrola a trama.

Junto com Drácula(1897), de Bran Stoker e Frankenstein(1818), de Mary Shelley, O Médico e o Monstro(1886) forma a trindade do horror/terror clássico. A influência desse livro é gigante. Desde livros, musicas, filmes até peças de teatro baseados na obra.
Sem dúvida um dos livros que eu mais queria ler. O Médico e o Monstro atendeu as expectativas. Em parte. A trama é muito bem elabora. O clima de horror/terror é devidamente bem construído. O livro vai bem a fundo na questão do bem e mal. Se somos duas almas (bem e mal) habitando um único corpo. Contudo, acredito eu que seria melhor apreciado se eu não tivesse tido nenhum contado com a história (principalmente em filmes). Nisso se perde um pouco do mistério. Mas nada que atrapalhe o desenrolar da trama.

Um ponto que eu achei muito interessante são os personagens tentando descrever Hyde. Todos concordam que ele tem alguma deformidade, mas ninguém consegue descrever o que, pelo menos nos primeiros capítulos do livro:

“ Não é fácil de descrever. Há algo de errado com suas feições; alguma coisa desagradável, na verdade detestável. Nunca vi um homem com quem eu tivesse antipatizado tanto, e apesar disso nem sei por quê. Ele deve ter algum defeito, dá uma forte impressão de possuir alguma deformidade, conquanto eu não saiba onde. Tem um aspecto incomum, mas nem por isso consigo dizer o que está fora do lugar[...]”

Isso dá maior mistério sobre quem ou o que é Hyde. Deixando você cada vez mais intrigado por essa figura. Um ótimo livro que é mais do que recomendado.