O médico e o monstro & outras histórias

O médico e o monstro & outras histórias Robert Louis Stevenson
Ana Julia Perrotti-Garcia

Resenhas - O Médico e o Monstro

AlessandroNunes 27/03/2024

Emocionante, empolgante
?? Resenha:
    ?Um clássico da literatura mundial que explora vários temas interessantes e que consegue fixar a atenção do leitor do início ao fim da experiência literária.
?Robert Louis Stevenson foi um renomado escritor escocês do século XIX que ficou bastante conhecido por suas histórias de suspense e aventura. Nascido em 1850, criou "A Ilha do Tesouro" e "Kidnaped", outras obras memoráveis de sua trajetória como escritor.
??"O Médico e o Monstro" apresenta, com maestria, os aspectos da dualidade da natureza humana, por meio da constante luta do bem contra o mal dentro de nós.
??A narrativa é protagonizada pelo advogado Gabriel John Utterson que empreende uma investigação de um caso muito estranho, que acaba envolvendo o respeitado médico escocês Henry Jekyll e Edward Hyde, o repentino beneficiário do testamento do doutor.
??O Dr Jekyll realiza pesquisas para entender os impulsos e os sentimentos humanos mais profundos, e acaba criando uma droga que libera os aspectos mais sombrios do ser humano, o animal adormecido sob o manto do homem civilizado, dando espaço à atuação de Mr Hyde, o alter ego de Jekyll.
??Com uma narrativa elegante, muito bem ambientada em cenários da época vitoriana e com uma sequência de fatos concatenados ao enredo da história, a obra consegue criar para o leitor um ambiente de tensão e suspense, despertando um interesse constante durante a leitura.
??É considerado um dos maiores clássicos do terror psicológico, marcado pelo cientificismo do século XIX, e traz ensinamentos importantes como a necessidade do autoconhecimento, as consequências de nossas ações e a busca pelo equilíbrio e controle dos nossos impulsos.
??A honestidade e a integridade pessoal são valores bastante destacados no livro, bem como a importância das amizades verdadeiras que enfrentam quaisquer dificuldades para ajudar um amigo.
??Uma obra emocionante, cativante e de elevada qualidade literária que envolve o leitor na história desde a primeira página.
   ?? Leitura muito recomendada!

Beatriz3821 26/03/2024

Que livro livro interessante!!
Sabe aquele livro que você chega no final e tudo parece se encaixar perfeitamente? Esse é um deles. Os seus mistérios, os seus conflitos só fazem nós, leitores, ficarmos cada vez mais curiosos em descobrir a verdade e o desfecho dessa narrativa.

Porém, algo que eu particularmente não gostei foi a quantidade de páginas do livro, que eu achei muito curtas, podendo fazer com que seus leitores não consigam degustar o suficiente do enredo nem dos personagens em si (mesmo que não seja um problema que afete tanto na mensagem final do livro).

Mas, em geral, eu realmente diria que é um ótimo livro, rápido e prático. Sua mensagem também é um tanto quanto criativa e peculiar, para quem quiser ler uma história diferente das demais. Bem bom!!

Larissa Telles 26/03/2024

Para ler pelo menos uma vez
Sem dúvidas esse é um clássico que vale a pena ser lido pelo menos uma vez na vida, traz algumas reflexões sobre a moral e isso tudo em poucas páginas.
Não chega a ser tão intenso como alguns outros que li, mas de modo geral, é uma leitura satisfatória.

Letícia 25/03/2024

Amei!
Me arrependi de não ter lido antes, personagens muito interessantes, bem desenvolvidos, com uma trama deliciosa. Adorei a motivação de tudo e o final.
Livro maravilhoso, recomendo.

SabinoBarbara 24/03/2024

O livro é muito bom. É um clássico para gostar de clássicos. A leitura é prazeroso e intrigante, creio que a tradução ajude na facilidade com que podemos imergir nesse enredo. Não achei assustador como esperado para um livro de terror, mas com certeza a ambientação é sinistra e tenebrosa. Além disso, os personagens são muito críveis e bem escritos. Sendo assim, acho que esse livro é um ótimo suspense que levanta questionamentos muito relevantes e profundos.

Bruna Laura 24/03/2024

Coletânea mt boa no geral!
-A praia de falesá: ?
-o demônio da garrafa:?????
-a ilha das vozes:???
-o apanhador de corpos:?????
-olalla:???
-Markheim:????
-Janet,a entortada:????
-o médico e o monstro:????

Lillian.Simas 22/03/2024

O Médico e o monstro parecem aquelas histórias bizarras contadas em mesa de bar. No entanto tem um aspecto psicológico muito forte no que tange a natureza humana. O bem e o mal em cada um de nós.

Renata 22/03/2024

Um clássico afinal
Muito poético, me lembrou o prazer e a surpresa que foi pra mim ler Frankenstein, fui esperando um conto de terror mas ao final me deparei com uma leitura poética, cheia de apontamentos e questionamentos sobre o que há sob nossa pele, qual é a nossa real face, como desempenhamos essa tal humanidade

Aline 21/03/2024

Clássico
Gostei do livro, apesar de ter imaginado algo diferente. As estórias são boas e prendem a atenção. Livro é bem fluido, dá pra considerar uma leitura rápida e gostosa!!

Mateus1052 21/03/2024

Médico e o monstro
Nn sou muito de livro de suspense, mas li esse livro por conta da escola
História é boa mas bem difícil de entender

Cassiane.Schultz 21/03/2024

Confesso que esperava mais do livro, sempre vejo comentários comparando O médico e o monstro em termos de grandiosidade com Drácula e Frankenstein, mas agora penso que não é nada justa essa comparação.

Na minha visão o livro seria melhor se pudéssemos acompanhar o ponto de vista do Dr. Jekyll desde o início, mas como acompanhamos o Sr. Utterson senti um certo afastamento da história.

A princípio eu iria dar uma nota mais baixa, mas o último capítulo da carta, me fez aumentar a quantidade de estrelas, as indagações sobre duplicidade, bem e mal, foram muito interessantes e reflexivas.

Spoiler?

Acredito que desde o primeiro capítulo praticamente já da pra perceber que o Dr. Jekyll e o Hyde são a mesma pessoa em formas diferentes. Esse é um spoiler que eu consegui evitar nesses anos todos, mas foi bem previsível.

townley_books 19/03/2024

Eu diria que "O Médico e o Monstro", de Robert Louis Stevenson, foi um livro simplesmente incrível de ler do início até o final, causando várias sensações em mim, como desconforto e ao mesmo tempo curiosidade para saber o que vai acontecer no próximo capítulo.

A história conta sobre Gabriel John Utterson, mais conhecido como Utterson, um advogado que investiga um caso curioso e estranho entre seu amigo Dr. Jekyll e o suposto Sr. Hyde. A "amizade" e confiança que Jekyll deposita em Hyde, chegando a um nível de passar todos os seus bens para Hyde em caso de morte ou desaparecimento, como descrito em um testamento encontrado por Utterson. Jekyll era uma pessoa respeitada e de prestígio, enquanto Hyde é uma pessoa questionável e estranha. Utterson acha isso estranho e resolve investigar. Afinal, qual era a relação entre o respeitável Dr. Henry Jekyll e o diabólico Edward Hyde? Isso o livro responde.

Essa obra clássica explora a dualidade humana entre o bem e o mal, reminiscente das ideias de Jung sobre Persona e Sombra. Ela sugere que todos carregamos um médico e um monstro dentro de nós: o médico representa nossa melhor parte, enquanto o monstro representa nossos impulsos mais sombrios e ocultos. Essa dicotomia psicológica pode ter influenciado as ideias de Jung e Freud.

Não quero dar muitos detalhes para não dar spoiler sobre o livro para quem quiser ler, mas de certa forma, esta obra contribuiu para a psicologia, filosofia, literatura, entre outros.

Algo que gostaria de destacar, agora sobre o autor, Robert Louis Stevenson, é que ele é um autor que escreve muito bem, e algo curioso é que ele é muito bom em descrever ambientes. Pode estar acontecendo algo muito tenso e agoniante na trama, mas ainda assim ele tem tempo de descrever os ambientes onde os personagens estão. Ele meio que tira uma com a nossa cara e usa duas páginas para descrever muito bem um ambiente, mas mata um personagem usando apenas uma frase... mas enfim, é apenas o charme do autor.

Izadora 18/03/2024

O Médico e o monstro
Nunca havia ouvido falar nesse livro ou no autor, mas a história foi uma surpresa agradável.
Muito interessante, cheguei a pensar q era parecida com Frankstein mas o plot é totalmente diferente.