O médico e o monstro

O médico e o monstro Robert Louis Stevenson
Ana Julia Perrotti-Garcia

Resenhas - O Médico e o Monstro

Diêgo 20/01/2024

Suspense em poucas páginas.
O livro em questão tem um bom ritmo, leitura que te deixa curioso pelas próximas páginas e bem curto para tomar ritmo e passar para leituras mais extensas.

Tomei esse livro pada começar em 2024 em busca de retomar meu hábito da leitura.

Esse livro pertenceu ao meu irmão na época em que prestou vestibular, tempos antes do Enem, em que a banca exigia a leitura de algumas obras literárias obrigatórias, desde então o mesmo esteve na estante, mas não havia me despertado a leitura, só agora, com o desejo de retomar ao ritmo de ler livros, resolve começar por uma obra curta e que já há tempos estava guardado.

Por fim, achei uma leitura excelente, com um suspense que te toma de assalta para continuar lendo por páginas e mais páginas. O que me pegou foi o final, esperei por um fim marcante, mas compreendi a licença poética de se fim assim escolhida pelo autor.

Isis.Lavor 20/01/2024

Um dos melhores livros que já li.
Gosto demais do gênero terror e este trás questionamentos tão interessantes sobre aspectos da vida. Desde que li gosto de ver as pessoas de formas mais simplificada sabendo que todos temos um lado bom e um lado ruim dentro de nós, eu meio que gostei tanto dessa forma de pensar que trouxe para a minha realidade.

v de vanisse 19/01/2024

Ai, gostei não
Então, né? essa edição da DarkSide é belíssima (como qualquer edição da DarkSide), porém tem uns errinhos de tradução aqui e ali, nada muito grave. Sobre as histórias, EU não gostei? se foi problema da tradução eu não sei, mas achei as histórias bem fraquinhas, não vou mentir. Foi bem decepcionante pra mim.

@artt_XD 19/01/2024

Bonzinho, mas previsível
O livro não prendeu muito a minha atenção. À história é até interessante, mas do mistério eu já sabia a solução antes de começar o livro (tava na primeira orelha ?) E aí tirou metade da graça. Nessa edição tem um pequeno conto no final que eu também não achei nada demais, mas outras pessoas podem achar mais interessante!

xdudw 19/01/2024

Dualidade
Gostei do fato da dualidade estar presente o livro todo. Seja com o Utterson e o enfield, ou com o Jekyl e o Hyde, e até mesmo entre a sanidade e a loucura. Pra mim é uma lição de que o ser humano não pode ser inteiramente bom sem se destruir e nem inteiramente mal sem ceder a escuridão. Uma vez que o lado mal dele começa a tomar consciência própria ele se vê num vício, uma faca de dois gumes entre apodrecer por dentro ou extravasar e fazer algo que sua moral não lhe permitia anteriormente.
Como a maioria dos clássicos, o ponto forte desse livro é a reflexão.

Aline Dino 19/01/2024

Né q a história era boazinha ?, não é o estilo q eu gosto, mas achei bem interessante essa premissa q o autor trouxe.

lulsweber 19/01/2024

O Médico e o Monstro
"O Médico e o Monstro", invariavelmente, precisa ser analisado à luz da época em que foi escrito, considerando-se que a publicação original data de 1886, sendo impossível desassociar uma coisa da outra. Deve-se ter em mente que o que hoje são considerados "clichês" narrativos foram, um dia, inovações literárias, e o que alguns citam como "previsibilidade" da história não decorre de nenhum demérito da obra ou do autor, mas apenas do fato de o plot ser sido extremamente difundido, conhecido e referenciado na cultura pop ao longo de mais de um século de existência.

Tirei uma estrela do livro apenas em razão do último capítulo, que achei excessivamente expositivo e extenso. O final é, sim, surpreendente, e gostei muito do formato do encerramento, mas algumas das revelações poderiam ter sido feitas de outra forma, além de haver detalhes ali que acabaram não contribuindo tanto para a história àquela altura.

Sofiaeueu 18/01/2024

Bom ou ruim?
A história é boa e é um suspense interessante, só que as palavras são difíceis, mas é compreensível.

Maria19384 18/01/2024

O livro tem dois lados: um bom e um péssimo (igual o médico)
O último capítulo é um PESADELO. Parece que quanto mais eu lia, mas páginas faltavam para terminar o livro. Mas fora isso,gostei muito. A leitura flui muito bem e a história é simples e envolvente. Vale a pena ler.

amarfurtw 17/01/2024

Que história fantástica! A confessar que, em primeiro plano, a obra não me agradou ao tipo da escrita, mas, passando os capítulos, o pré instinto de exclusão havia sido abolido, uma vez que a trama se desenvolvera.
Os segredos revelados no final abordam a essência da psique humana, e revela, aos leitores, mistérios nos quais Henry Jekyll se metera.

Lucas1429 17/01/2024

Sensacional
O Médico e o Monstro, de Robert Louis Stevenson foi outro livro que li rapidinho durante a mesma viagem em que li A Máquina do Tempo. Afinal, foram 14 horas de viagem né, precisamos de boas leituras...

E O Médico e o Monstro não decepcionou. A dualidade entre Doctor Jekyll e Mr. Hyde é incrível de se ver, as personalidades se conflitando num final muito bom. Não decepcionou em nada do que se propôs.

Natália Holanda 17/01/2024

Livro com varios contos isolados que tornam a leitura rápida e dinâmica. Edição bem ilustrada e diagramada.

Cat 17/01/2024

Jekyll & Hyde
Depois de assistir mil e uma adaptações diferentes para o cinema, finalmente li o livro. A edição da Penguim é muito boa, a introdução dá ao leitor o contexto da época, o que torna a leitura mais interessante ao reparar nesses elementos.

artemisia0 16/01/2024

Apesar de certas ressalvas gostei do livro. Mesmo com o plot sendo previsível tanto por ser um livro antigo quanto por ser uma história que inspirou e foi referenciada diversas vezes na cultura pop é divertido acompanhar o desenrolar de acontecimentos e reflexões sobre a complexa existência do ser, acredito que gostaria de ver mais essas reflexões existencialistas sobre o bem e o mal dentro das pessoas mesmo que tenha gostado da maneira que o livro trouxe o tema. No final, senti que faltou algo, talvez aquele não fosse o jeito ao qual eu gostaria que terminasse, talvez eu esperasse algo mais espalhafatoso e dramático.

@kevinwrf 16/01/2024

Criei expectativa demais por ter assistido o filme Van Helsing, não sabia que o do filme era uma cópia, então a versão do livro é muito "nerfada".