O Médico e o Monstro e Outros Experimentos

Ana Julia Perrotti-Garcia

Resenhas - O Médico e o Monstro

Lina 18/04/2024

Terror clássico
Esse livro vai contar a história de um médico com uma reputação e fama brilhante e que se cansa de viver como perfeito até que inventa uma formula para viver um outro eu. Mais livre e dono de suas vontades. Porém o homem ao tentar brincar de Deus não consegue alcançar o seu desejo de todo. Quando o médico cria uma formula e bebe, ele se torna um novo eu, mais novo e sem preocupações. Porém esse novo eu não conhece limites e nem tem misericórdia. Um livro com uma narrativa fluída e uma história curtinha do homem tentando mudar a criatura. Recomendo.

shellenmunique 18/04/2024

Para todas as idades
O autor sabe instigar muito bem a curiosidade do leitor.
Soube que esse livro é muito recomendado em algumas escolas, para crianças, apesar disso não acredito que seja um livro infanto-juvenil, ele consegue ser um livro para todas as idades.

O autor também consegue descrever muito bem os desconfortos de suas cenas e personagem, as preocupações, medos? um livro de fácil leitura, boa história e entrega uma boa reflexão.

Juju 17/04/2024

O médico e o monstro ?
Tive que ler pra escola
Não é o meu tipo de livro que eu gosto de ler então eu já li sem vontade nenhuma KKKKKKKK mas é interessante até

JuanComjota 17/04/2024

??
Não consigo me lembrar de um livro que tenha me surpreendido tanto, mesmo com as minhas habilidades em adivinhar o desfecho de livros de suspense, fui levado no desconhecido até o último capítulo.
Clássicos são clássicos, e alcançam o patamar por seus motivos. O conceito do duplo me fez lembrar ?O lobo da estepe?, o que foi ótimo, já que se trata de um favorito meu, mas o rumo aqui é completamente diferente, mas ainda muito acertado. Bom ver como o medo, o terror, o desconhecido eram escritos no passado, o contraste com os thrillers atuais, totalmente diferentes, mas ainda sim, extremamente agradável de se ler.

Tonimaco 16/04/2024

Nunca q eu ia conseguir adivinhar o plot. A forma que a dualidade humana é abordada é mt interessante, achei tb q poderia ser uma alusão à mente das pessoas que possuem algum vício e se perdem em si mesmos. Fiquei com mt pena do Jekyll

Vinhoinhoinho 15/04/2024

Me surpreendi com o tamanho da obra, jurei q teria 300 pág, mas foram apenas 104. Assim como o Utterson eu só queria saber mais sobre o caso e acabei lendo td em um dia. As páginas finais me deixaram doido, q personagem interessante o Jekyll, o tema q o autor explora com ele é ótimo. Mas o fato de muita gente interpretar essa história como Transtorno Dissociativo de Identidade me deixa meio incucado, pq pra mim foi mais algo haver com alcoolismo, ou um problema da própria indole do doutor.

yuki32 15/04/2024

Muito bom.
Sinceramente, quando comecei a ler esse livro eu tinha zero expectativas acerca dele e achei que a história ia ser bem fraquinha. mas eu estava errado! a história é muito boa e te faz pensar e se tornar quase um detetive sobre o caso médico X monstro. é uma história cheia de detalhes minuciosos onde cabe o leitor decifrar e se embalar nessa história divertida.
achei o final parecido com dorian gray, também..seria isso um spoiler? hehehe.

Mari Palma | @a_maripalma 14/04/2024

Esse é um tesouro! ??
Um dos meus favoritos da vida e cada vez melhora mais! ?

Eu tive que recorrer à essa história pra me salvar num momento em que nenhum livro tava funcionando pra mim e sabe por que esse é um dos meus clássicos preferidos?
? é um livro curto, tem uma média de 100 páginas
? é uma história que prende, até quando já sabemos o final
? tem um vocabulário tranquilo, mesmo que tenha sido publicado em 1886
? a leitura voa!

Que Stevenson é um gênio vocês já deveriam saber, mas pra quem ainda não sabe: com esse livro ele quis mostrar que o mau tá dentro de todo ser humano e fez isso logo em uma época em que o mau costumava ser representado sempre distante, de terras longínquas e extrínseco ao homem.
Como se o ser humano precisasse ser corrompido por alguma coisa pra ser mau ?????
A forma como Stevenson aborda esse tema é magnífica, as analogias, o cuidado com a coerência e a maneira como tudo corrobora esse tema central é a cereja do bolo. Parece que quanto mais lemos essa história melhor ela fica. Acho lindo quando livro consegue isso.

Aqui temos os fatos expostos pela visão de alguns personagens, incluindo o Dr. Henry Jekyll (o médico). Mas mesmo não tendo relação nenhuma com o autor, eu também recomendo a leitura do livro Hyde do Daniel Levine que nos expõe os fatos pela visão do Edward Hyde (o monstro). E eu nem amo mais de um ponto de vista né? ?

E por fim sou obrigada a dizer que a introdução e as notas dessa edição da Penguin são maravilhosas para entendermos o contexto da época e a importância dessa obra na literatura.

"Na hora em que quiser posso me livrar do Sr. Hyde."
Henry Jekyll

Será? ?
@a_maripalma

henriqueacastro 11/04/2024

Resenha
O Médico e o monstro
O médico e o monstro (1886), do escocês Robert Louis Stevenson, é uma das mais célebres histórias de horror da literatura mundial.

O livro conta como o Dr. Jekyll, um respeitado médico inglês, vai se afastando do convívio com os amigos, ao mesmo tempo em que o assustador e misterioso Sr. Hyde parece ter cada vez mais influência sobre ele.

A partir do momento em que alguns crimes brutais passam a assustar os moradores da Londres do século XIX, um amigo do Dr. Jekyll, começa a suspeitar que algo muito estranho está acontecendo e inicia sua própria investigação.

trizisreading 09/04/2024

O monstro que nos habita
Em 'O Médico e o Monstro', obra do renomado autor Robert Louis Stevenson, somos transportados para os confins da alma humana, onde a eterna luta entre a virtude e a depravação se desenrola. Na trama, somos testemunhas da metamorfose do Dr. Jekyll, quando ele se transforma na encarnação de seu lado sombrio, um fenômeno que ecoa os conflitos interiores de cada indivíduo. Evitando dar muitos detalhes para não ter spoilers, a obra oferece uma narrativa intrigante que nos impele a refletir sobre a dualidade inerente à natureza humana. Ao contrário de 'Frankenstein', este trabalho se destaca por sua abordagem mais íntima dos dilemas morais e psicológicos, compartilhando semelhanças apenas no que diz respeito à criação de um cientista. Em suma, 'O Médico e o Monstro' é uma leitura envolvente que nos convida a explorar os recessos mais sombrios de nossa própria essência.

Leia a resenha completa no meu instagram literário: https://www.instagram.com/trizisreading/
mirianbezerra 09/04/2024minha estante
Esse tá na minha lista, parece ser muito bom!

trizisreading 19/04/2024minha estante
eu amei, achei beeeem diferente de Frankenstein e super gótico (amo)

oieamare 09/04/2024

A dualidade do ser humano.
Algo que sempre acho interessante nos clássicos é a forma como a história principal surge de uma conversa secundária e dessa vez não foi diferente. a introdução, embora sempre tenha muitos nomes (eu acabo esquecendo alguns ??), conduziu a um desfecho sensacional que eu não esperava.
passei boa parte do tempo achando que seria algo tipo frankstein e no final me vi lendo sobre a dualidade do ser humano. é uma leitura essencial que nos faz pensar na moral e no verdadeiro eu das pessoas que conhecemos, ou achamos que sim.
eu gostei bastante. fiquei muito curiosa para saber o final!

laribks_ 08/04/2024

É uma narrativa maravilhosa que nos faz refletir sobre a dualidade do ser humano. A escrita é maravilhosa, mesmo que um pouco densa (na minha opinião). Mesmo sendo um livro curto, não consegui devora-lo pois precisei de alguns momentos entre um capítulo e outro pra processar tudo o que li.