O Médico e o Monstro

Ana Julia Perrotti-Garcia

Resenhas - O Médico e o Monstro

@aprendilendo_ 15/11/2020

Resenha de O Médico e o Monstro
Na teoria criada pela psicanalista Melanie Klein, a criança, ao nascer, passaria por uma fase chamada de posição de esquizoparanoide. Nesse momento da vida, geralmente nos primeiros três meses, o bebê veria a figura maternal de forma dualista, dividida entre a bondade e a maldade da mãe, benefícios e frustações, como se na verdade fossem duas pessoas. Em um segundo momento, dos três aos seis meses, haveria a fase da depressão, na qual a criança finalmente começa a perceber a mãe como una, ou seja, com bondade e maldade em uma pessoa. No tanger dos fatos sobre a temática do dualismo humano, em o Médico e o Monstro, publicado em 1886 e escrito por Robert Louis Stevenson, temos a narrativa de como Mr. Utterson, um excêntrico advogado, lidará com a mudança abrupta de seu antigo amigo Dr. Henry Jekyll e do assustador colega do homem, Mr. Hyde, em um sinistro conto sobre a maldade humana.

Com um começo devagar, Robert se sai bem ao criar um ambiente macabro e inquisitivo. Os personagens melancólicos e as situações desconfortáveis, dessa forma, são fundamentais nessa fomentação da curiosidade do leitor quanto aos mistérios no entorno de Edward Hyde. A principal característica da obra, portanto, é a criação da curiosidade do leitor em saber o que se passa no plano de fundo, revelação essa a qual só acontece nas vinte últimas páginas. Infelizmente, por já ser um clássico, muitas vezes a revelação dos mistérios vem acompanhada à sinopse, fato esse o qual pode gerar pouca sensação de surpresa no desenrolar do livro e dar ao mesmo apenas uma sensação de obra destina à pura reflexão, tirando de si, portanto, toda a força narrativa a qual poderia ter. Apesar disso, os spoilers banalizados do livro não desfazem o já citado poder reflexivo. Isso ocorre por conta do último capítulo, este, preenchido das conclusões de um dos personagens sobre todo o ocorrido e suas consequências. Conclusões essas extremamente pertinentes e alegóricas, capazes de fazer qualquer um pensar duas vezes sobre o eterno embate entre o eu id o eu ego.

Um livro com uma narrativa envolvente e chamativa para aqueles os quais tiveram o prazer de não descobrirem a verdade secreta trás dos mistérios narrados antes da leitura. Aos que já sabem sobre as verdades por conta de spoilers na sinopse, surge ainda como um ótimo ponto de reflexão o qual, por seu diminuto tamanho, cerca de cem páginas, cai bem a quase qualquer leitor. Apesar disso, o livro não termina como algo marcante ou realmente estarrecedor, sendo, por fim, uma boa obra não tão marcante.
Nota: 7,5

Siga-me no Instagram: @aprendilendo_
almeidalewis 17/11/2020minha estante
????? de praxe.li ele numa versão adaptada.

@aprendilendo_ 17/11/2020minha estante
O que achou?

Gabriel 17/02/2021minha estante
Mano sou novo aqui, como leio esses livros kkkk

@aprendilendo_ 17/02/2021minha estante
Kkkkk, na verdade aqui só serve pra você comentar sobre eles e salvar como lidos, muita gente confunde também? Não se ?lê? nada pelo skoob

Natalie.Gomes 14/07/2021minha estante
Gostei muito da sua resenha. É bem verdade que o autor consegue criar uma curiosidade intensa no leitor, e isso me fez ficar realmente surpresa com as revelações do final. Não tive a infelicidade de levar nenhum spoiler, mas no meio da leitura, pude deduzir algo (um mero chute), que apesar de se confirmar depois, não tirou a emoção do momento. Inclusive em uma determinada parte, senti tanto terror que me arrepiei, coisa que outrora nunca havia sentido.

Clio0 22/07/2023

Impossível dizer quantas vezes já li essa história ou vi variações dela. Aparentemente, ninguém escapa do fascínio que a dualidade do gentil Dr. Jekyll e a violência de Mr. Hide promovem.

Robert Louis Stevenson foi um dos maiores escritores de ficção do mundo e não é sem motivo. Em O Médico e o Monstro temos todo o horror da situação trazida na voz de Mr. Utterson, o advogado que serve como os olhos do leitor nessa história, que expõe em carne os vícios que atualmente a aba anônima esconde.

Os dois lados da moeda vivem na Londres, durante a Revolução Industrial em que a ciência ocupa o lugar de novo deus e tudo parecia possível. O ambiente cinzento e macabro é descrito em detalhes e o terror caminha junto com os personagens.

Não importa se como eu, você já viu filmes ou adaptações... a obra original é maravilhosa é merece ser lida.
preta velha 22/07/2023minha estante
li este livro na adolescência. pela primeira vez, nossas leituras coincidem. ?

Alane.Sthefany 11/01/2024

O Médico e o Monstro - Robert Louis Stevenson
Primeiramente quero destacar algumas correntes filosóficas sobre a natureza do homem.

"O homem nasce como se fosse uma folha em branco e a experiência, a tinta que preenche as ?páginas? da vida." - Locke

(John Locke, Essay Concerning Human Understanding. 1690).

"O homem é mau por natureza, a menos que precise ser bom." - Nicolau Maquiavel

(Nicolau Maquiavel, O Príncipe. 1513).

"O homem é bom por natureza. É a sociedade que o corrompe" - Rousseau

Carl Rogers, na mesma direção, é o sucessor de Rousseau (que observa) que todo homem vem da mão de seu Criador como um ser perfeito. Este esplendor primordial é corrompido, disse Rousseau, por uma sociedade imperfeita.

(Jean-Jacques Rousseau, Discurso Sobre a Origem e os Fundamentos da Desigualdade Entre os Homens. 1755).

"O homem é um macaco cego, robusto e irracional, que carrega um macaco aleijado que enxerga." - Arthur Schopenhauer

(Arthur Schopenhauer, O Mundo Como Vontade e Representação. 1819).

E a última que pretendo destacar, na qual eu também compartilho do mesmo pensamento é de que o homem é mau por natureza:

"A natureza humana é má. O homem é mau" - Hobbes.

[...]

No estado natural, embora alguns homens possam ser mais fortes ou mais inteligentes do que outros, nenhum se ergue tão acima dos demais de forma a estar isento do medo de que outro homem lhe possa fazer mal.

?O homem é lobo do homem, em guerra de todos contra todos?.

O homem nasce mau, com instintos de sobrevivência, e que devido a tais instintos é capaz de fazer qualquer coisa. Segundo Thomas Hobbes, os homens podem todas as coisas e, para tanto, utilizam-se de todos os meios para atingi-las. Conforme esse autor, os homens são maus por natureza (o homem é o lobo do próprio homem), pois possuem um poder de violência ilimitado. E a sociedade tem o papel de educá-lo, de humanizá-lo, de torná-lo sociável. Pois ?A natureza humana para Hobbes é má. O homem é mau?.

Tanto o pensamento do Locke, de que o homem é como uma folha em branco, e o de Rousseau, de que o homem é bom por natureza, mas é a sociedade que o corrompe, fica a indagação de como é formada uma sociedade, senão por um aglomerado/conjunto de indivíduos (seres humanos), e se todos os homens são bons, como essa sociedade se tornou algo ruim para ter o poder de corromper os demais.

Levando em consideração o pensamento do Locke de que são as nossas experiências, a tinta que vão preenchendo às páginas da nossa vida, e partindo do pressuposto de que todos nós somos donos da nossa própria história e que temos o pincel em nossas mãos e que pintamos o que quisermos, como começamos a pintar coisas ruins, da qual não nos orgulhamos e que se pudéssemos, apagaríamos de nossas vidas, de tal forma que nós não quereríamos nenhum resquício ou vestígio de que um dia estivera ali.

Esse livro me deixou bastante reflexiva, e no decorrer das páginas me recordei de uma pregação reformada em que o pastor disse sobre a depravação do homem e da sua natureza depois da queda:

"Deixe-me dar um exemplo: Hitler. Você acha que ele era uma anomalia? Você acha que ele era um fenômeno? Uma pessoa rara, diferente da sociedade? Tem algo que você precisa aprender sobre Teologia: Tem uma graça comum que restringe todo o mundo, e se você não é como Hitler, é só por causa da graça de Deus que restringe você, e se Deus puxasse esse ?freio? de você, você ia fazer com que Hitler parecesse um mocinho de coral. Você está entendendo o que eu estou dizendo? Ele não era uma anomalia, ele era um reflexo do que todos nós somos, a não ser que Deus restrinja a maldade do homem. Essas são verdades que ninguém quer ouvir, e são verdades que pregadores não querem pregar, mas são necessárias. Elas são as Escrituras!"

"à parte da graça restringidora de Deus, isto permearia o mundo e nós seríamos destruídos!"

Quotes ?????

O fantasma de um pecado antigo, o câncer de alguma vergonha oculta, o castigo que chega em passos mancos e lentos, anos depois, quando a memória esqueceu o erro e o amor próprio já perdoou a culpa.?

Sua história era quase irrepreensível; poucas pessoas podiam revisitar os tomos da própria vida com tão pouca apreensão; mesmo assim, ele se flagelava pelas coisas ruins que fizera, para depois se alçar a uma gratidão sóbria e destemida por todas as coisas ruins que quase fizera, mas resistira.
Flávia Menezes 11/01/2024minha estante
Alane que resenha mais perfeita!! Amei os quotes filosóficos em contraste com o livro. Foi perfeito!!! ?? Eu amei tudo nesta história, e sua resenha abrilhantou ainda mais! Parabéns! ?

Alane.Sthefany 11/01/2024minha estante
Flávia

Muito obrigada, fico muito feliz por ter lido e mais ainda, por ter gostado. ???

Eu também amei o livro, pretendo reler futuramente, já que é um livro que deixa aberto para várias reflexões sobre o ser humano e o bem e o mal.

Vladi 11/01/2024minha estante
Não curto leituras com a temática do terror, como o título desse livro sugere, mas sua resenha despertou meu interesse, vai entrar na minha lista.

Alane.Sthefany 11/01/2024minha estante
Vladi

É uma temática de suspense, com investigação, terror, ...

Eu também não gosto muito de terror, eu já tinha recebido spoilers do livro, então já sabia o que esperar, no seu caso, acho incrível que você não tenha recebido spoiler ainda desse clássico, assim fica mais fácil se surpreender com as descobertas.

Se você gosta de temas que discutem a natureza do homem, acredito que fará um bom proveito do livro.

Espero que goste, mas só pelo fato de ter despertado sua curiosidade, fico extremamente feliz ?

Cleber 12/01/2024minha estante
Adorei a resenha ????????

Alane.Sthefany 12/01/2024minha estante
Cleber

Obrigado ??

Fred 23/01/2024minha estante
Eu vim aqui curti pq vc sempre vai no meu feed e curte algo, então eu vim. O problema é que... Eu acho que já curti tudo que você já postou aqui ?? Aí pensei: "vou comentar sobre esse livro que já li" O problema é que faz tempo que li e não lembro de muita coisa ?????. Então vou deixar só um... Oi, tudo bem com você? ?

Alane.Sthefany 24/01/2024minha estante
Fred

Eu também esqueço de algumas leituras, por isso a importância de deixar nossas impressões durante as nossas leituras e após finalizá-las, fazer uma resenha sobre o livro ?

Eu estou ótima! E você como vai ?

Fabio 28/10/2023

O monstro que existe em nós
“O Médico e o Monstro” (O Estranho Caso de Dr. Jekyll e Sr. Hyde), clássico gótico do terror, escrito pelo escocês Robert Louis Stevenson, publicado em 1886, nos conta a história de Dr. Jekyll um famigerado e respeitado médico/pesquisador inglês e a sua relação com o misterioso e inescrupuloso Sr. Hyde.

Stevenson, imprime um clima gótico e sombrio e nos transporta para a Londres do século XIX, e narrada a história através da perspectiva de Gabriel Utterson, advogado e amigo íntimo de Dr. Jekyll. O patrono desconfiado, após a confecção de um novo testamento, onde doutor deixa toda a sua herança para o sr. Hyde, começa a investigar as estranhas ocorrências envolvendo o médico e o abstruso.

Utterson passa a maior parta da história investigando as atitudes bizarras de seu velho amigo e o legatário (Hyde), e toda a fábula se desenrola, através da visão apurada do advogado, percorrendo as ruas úmidas e cinzentas de Londres, tentando desvendar o mistério que envolve em expeças brumas, essas duas figuras míticas.

O autor explora o tema amplamente debatido sobre o bem e o mal e adentra em águas bem profundas quando discorre a dualidade da natureza humana, e a eterna disputa entre a instinto e a razão, e as consequências das considerações de ordem moral e social de um indivíduo.

Toda narrativa é permeada sobre a moralidade de seus personagens, e a maior parte do tempo captamos o tênue movimento da balança que, pende entre as duas forças intrínsecas de todo homem, hora de um lado, hora do outro, e as consequências são em sua maioria avassaladoras, e nos fazem reflexionar que, todo ser, possui os dois lados dentro de si, e que simplesmente somos o resultado do lado que prevaleceu em nós.

De linguagem rebuscada, envolvente e repleta de mistérios, a obra-prima, “O Médico e o Monstro”, impactou tanto o universo literário, que em sua época, a expressão “Jekyll e Hyde” era amplamente utilizada na língua inglesa para indicar uma pessoa que agia de forma diferente dependendo da situação (expressão análoga atual, “Duas Caras”), e que e influenciou várias gerações de escritores, e, transformou todas as obras posteriores do gênero terror e suspense, até os dias de hoje.

Não poderia deixar de mencionar, que, O Médico e o Monstro, é uma das três maiores obras do terror e que, divide o patamar somente com os dois extraordinários manuscritos, “Drácula” de Bram Stoker e “Frankenstein” de Mary Shelley. E que na opinião do mestre do terror, Stephen King, juntos formam a “Tríplice do Terror”.

Recomendo absolutamente a todos!
Pedro 28/10/2023minha estante
Esse livro me lembra a fábula que dizia que o homem tem dois lobos dentro de si: o bem e o mal.
O lobo que vence é aquele que o homem mais alimenta.

Mais uma excelente resenha, Fábio;)

Camila Felicio 28/10/2023minha estante
Excelente resenha Fábio!!!! Este livro é incrível!

Fabio 28/10/2023minha estante
Obrigado, Rô, querida, pelo carinho e pelas lindíssimas palavras!?
Fico feliz que tenha gostado da resenha, ainda mais sabendo que esse livro esta entre seus favoritos da vida!??

Ma_ah 28/10/2023minha estante
Uma magnífica obra mesmo, disse bem! E arrasou na resenha ??

Fabio 28/10/2023minha estante
Muito obrigado, Pedro, meu amigo!?
Eu conheço essa parábola, e realmente você tem razão... diz a mesma coisa!

Marcelly.Foureaux 28/10/2023minha estante
Parabéns Fábio, excelente resenha!

Obrigado, Mah!?
E sobre a obra... Maravilhosa!!!!

Fabio 28/10/2023minha estante
Muito obrigado, Marcelly, pelo carinho!?
Fico feliz que tenha gostado da resenha!?

Fabio 28/10/2023minha estante
Muito obrigado, Camila, pelo carinho e presença ?
Realmente, um livro incrível!?
Clássico dos clássicos

Jessica M. 29/10/2023minha estante
Eu li na adolescência, e estava me lembrando desse livro essa semana. Que coincidência/sincronicidade! Resenha excelente, como sempre, Fabio!

Fabio 29/10/2023minha estante
Fico feliz em te ver animada Lara uma releitura, Rô!?

Nossa, Jéssica, que coincidência! Kkkk
Muito obrigado, Jéssica, pelo carinho!?

-Rachel 29/10/2023minha estante
Mais uma resenha impecável.???

Fabio 29/10/2023minha estante
Obrigado pelo carinho, Rachel, querida!?
Lisonjeado com suas palavras!!??

Elisabete 29/10/2023minha estante
Arrasou, parabéns! ?

Obrigado, Elisabete!?

Abelita.Azevedo 29/10/2023minha estante
Esse livro é esplêndido!

Fabio 30/10/2023minha estante
È sim Abelita, e entrou nos meus favoritos!

Silas-sama 19/10/2022

Contos interessantes
O realismo irreal do Stevenson é maravilhoso. Não vale ler somente pelo conto do Médico e o Monstro, ele é, como posso dizer, normal, no nível Stevenson. O conjunto de contos, cada um com temas e formas diferentes, todos criados pelo mesmo autor, são belos. Por isso, sim, amei a leitura e recomendo.

Os três primeiros contos foram meus favoritos, A Praia de Falesá, O Demônio da Garrafa e A Ilha das Vozes, coincidentemente, os três tratam dos kanakas, os nativos havaianos, seja intimamente ou rapidamente, eles tiveram papéis interessantes nos contos. Já os últimos foram um tanto tediosos e arrastados. Note que, tediosos ? ruins.

Nas palavras do tradutor, "Stevenson foi um gênio escocês que escreveu um pouco de cada gênero e brilhou em todos."

Juh Saint 12/11/2020

Bom demais, o PAIZÃO do TERROR!!
Primordial pra tudo o que adquirimos do terror até os dias atuais e a qualidade não é só por ser clássico. De cara a estória é interessante por mais que alguns mistérios podiam durar mais e fazer você remoer mais la na frente, meio pro final do livro........
O que é sensacional a filosofia dentro da estória, aas reflexões sobre o que é ser humano, sobre as nossas mentes e o que somos capazes, sobre como todos noos temos um pior lado mesmo não querendo mostrar esse lado..........
Estória é curtinha so que não é tão facil de ler assim pror motivo da narrativa ser mais levada, puxada pra alguns figurismos da língua não ser sempre tão clarinha assim.

Bem e mal, bipolaridade, dupla personalidade, psicopatia controlada. Nossa esse livro abre margens pra falar sobre tantas coisas, eu acho impressionante como esselivro não envelheceeunadaa e é pra todo o tipo de leitor mesmo não gostando tanto desse gênero.
Vendo o correr da estória acho que ela ajudo com oo construir de personagens mais diversificados eu encho o saco sempre com isso.

Pra mim é isso, não a estória só importa, a diversidade é essencial primordial, a representatividade não é besteira de ativismo e esse livro abriu margem para tratar outros tipos de personagens. Antes desse e alguns desas época tinhamoos demais estórias com personagem que era limitado a ser o bom e o mau só durante a trama e era definido mais pela relação que ele tinha com outro do que por coisas que ele gostava, fazia, trabalhava, tinha conhecimento. As pessoas não são definidas por uma coisa, por ser trans, gay, negro, indígena e deu. As pessoas são mais do que uma cartilha e elas são o que gostam, o que amam, o que tem conhecimento e trabalham na vida delas, elas são o que sentem sobre si mesmas também. Esse livro é revolucionário nesse ponto.

Obrigado O Médico e O Monstro por ter feito eu me prende pela leitura de vez!!
Juba 12/11/2020minha estante
Isso que você não leu ainda: O Iluminado, It a Coisa e Cemitério Maldito - Stephen King ;) :D

Juba 12/11/2020minha estante
Ih rapaz!!! It a Coisa você leu sim!!!

Juh Saint 12/11/2020minha estante
O Iluminado assisti o filme e ameeeei

Juh Saint 12/11/2020minha estante
It é meu livro de terror favorito aksspoapk

Sarah 05/02/2021

Um clássico! Que me surpreendeu muito pela época em que foi escrito.

O suspense é meio óbvio, o que é deixado para o final mesmo seria o motivo por trás de todos os acontecimentos.

Isso não me incomodou pq, apesar de ter desvendado o mistério no começo do livro, eu ainda queria saber as causas de tudo.
Eduardo1994 08/02/2021minha estante
Oi Sarah. A história, lida hoje, parace um pouco simples e óbvia. Porém, quando foi escrita -- a partir de um sonho de Stevenson --, inaugurou a ficção científica na literatura e criou a figura do "cientista louco". O tema propõe uma reflexão sobre o mito do duplo, num momento em que a ciência (a Química, no caso) trazia à luz descobertas incríveis sobre a natureza e o ser humano. Na história, o duplo corresponde à natureza humana: uma civilizada e outra selvagem. Desde então "O médico e o mostro"; se tornou referência na nossa cultura, sendo um dos livros mais adaptados para o cinema. Mais do que um livro de avantura ou suspense, é uma reflexão filosófica sobre a condição humana. Boas leituras!

Sarah 08/02/2021minha estante
Muito legal saber disso! ?

Flávia Menezes 19/06/2022

DR. JEKYLL E? DR. FREUD!
?O Médico e o Monstro? (título em inglês ?Dr. Jekyll and Mr. Hyde?), publicado em 1886, é uma novela gótica que foi escrita pelo escocês Robert Louis Stevenson, e sua ideia surgiu após um pesadelo, em que ele foi acordado pela esposa depois que ela o viu aos gritos, tendo sido escrita em apenas seis dias. Essa obra-prima não é apenas um clássico da literatura, mas também um clássico da literatura psicológica, uma vez que traz em sua gênese os conflitos da dicotomia psicológica do ser humano.

De leitura fácil, o livro é relativamente curto, e sua história não é recheada de grandes complexidades e reviravoltas, mas seu conteúdo traz intensas reflexões filosóficas a respeito da vida e do bem e do mal que estão presentes em todos nós.

Venho postergando essa leitura há tantos anos, especialmente após ver tantas opiniões não tão favoráveis sobre o livro aqui no Skoob, porém, preciso dizer, eu nem sei por que esperei tanto tempo assim, porque eu simplesmente amei essa leitura.

A narrativa é tão poética, tão sensível, que não foi surpresa alguma ela ter me prendido com tamanha facilidade. Confesso que sempre tive grande fascínio pelo tema, mas não esperava gostar tanto dessa história.

Para mim, o livro não peca em absolutamente nada. Sua história é contada de forma que expõe com maestria a questão da dicotomia desse conflito entre o bem e o mal que reside em todos nós (que é o tema proposto pelo livro), expressa de forma tão sensível nessa diferença corporal existente entre o médico Dr. Jekyll, e o monstro, Sr. Hyde.

Enquanto a bondade humana (ou o bem) é traduzida na figura do homem íntegro, alto, inteligente e bem-apessoado (Dr. Jekyll), o lado obscuro (ou o mal) é manifestado em um homem baixo, rude, sem escrúpulos e feio (Sr. Hyde). É tocante a forma como os sentimentos experienciados por cada uma dessas versões de um mesmo homem é descrita, e por vezes eu senti tanta compaixão pela toda dor e culpa sentidas pelo Dr. Jekyll, tanto quanto eu senti empatia ao tentar entender os sentimentos exacerbado que dominavam o Sr. Hyde.

Nessa magia da metáfora concebida por Robert Louis Stevenson, seu protagonista personifica uma das teorias mais importantes da personalidade humana, que é a teoria freudiana do Id, Ego e Superego, que só seria trazida por Sigmundo Freud muitas décadas mais tarde. Aliás, é impossível deixar de lado a forma como essa obra casa tão perfeitamente com a psicanálise.

Edward Hyde não é apenas um personagem alegórico, mas a personificação do Id, que se traduz pelo regimento do prazer. O que traduz com maestria o Sr. Hyde, já que este se revela como uma versão pecaminosa e imoral do ser humano, que demonstra total aversão aos nossos padrões morais e éticos.

Já Henry Jekyll se personifica como o Superego, que é a construção das internalizações de padrões de moralidade e ética que adquirimos ao fazermos parte de uma sociedade. O Dr. Jekyll é a própria visão do sacrifício e da renúncia aos impulsos pulsionais. E enquanto Dr. Jekyll representa a pulsão pela vida, Sr. Hyde é a pulsão de morte.

Robert Louis Stevenson foi um grande visionário ao criar essa obra, nos trazendo tanto a problemática do mal-estar na civilização, quanto da dificuldade do ser humano ser feliz vivendo em uma sociedade em que é preciso renunciar aos impulsos e desejos para alcançarmos a aceitação da ordem social.

De fato, quando dissociamos nosso lado instintivo, do nosso lado racional, apenas nos damos conta do quanto um precisa do outro para viver. Exatamente como o Dr. Jekyll não podia renegar o Sr. Hyde em sua vida, caso contrário, matá-lo seria como matar a si mesmo. A verdade é que o Sr. Hyde era o escape de que o Dr. Jekyll tanto precisava para liberar tudo que ele reprimia. O elixir era apenas uma desculpa para isso.

Terminar essa leitura me deixou nessa reflexão existencial de tudo o que reprimimos, de todo o medo e culpa que sentimos, todas as vezes em que agimos em desacordo com algo que não é socialmente aceito. E essa necessidade de aceitação é algo ao qual estamos fadados a buscar. Mesmo sabendo o quão prejudicial é seu efeito em nossas vidas. Porém, são essas regras, essa visão do certo e errado, que nos possibilita viver em sociedade.

Enquanto alguns não gostaram tanto dessa história, eu estou totalmente envolvida por ela, e por todo o significado nela contido e expresso. E confesso que seria tão bom que as pessoas deixassem um pouco de lado qualquer necessidade de mais ação, ou mais terror nessa história, para se abrir a todas as reflexões que ela nos proporciona. Afinal, seu tema nunca sairá de moda, e gerações e mais gerações ainda virão, e irão desfrutar de todo esse conhecimento que adquirimos apenas ao ler sobre ?O Médico e o Monstro''.
Gleidson 19/06/2022minha estante
Resenha maravilhosa, Flávia! Aliás, como todas as suas resenhas. Eu li esse livro há tanto tempo que foi bom ter relembrado dele através dessa resenha. Parabéns!

Maygeek7 20/06/2022minha estante
Amo sua enormes resenhas que nem preciso ler o livro ??

Flávia Menezes 20/06/2022minha estante
Mayra?.que os escritores não interditem meu Skoob! ??? Muito obrigada pelas palavras, Mayra! ??

Elcimar.Matos 25/06/2022minha estante
Que bom que gostou muito da leitura! a mensagem é realmente muito boa!

Flávia Menezes 25/06/2022minha estante
Eu amei, Elcimar. Esse é um livro e tanto mesmo. Tem razão! ??

Matheus Oliveira 30/08/2022minha estante
Flavinha, obrigado por mais uma brilhante e enriquecida resenha! ???

Vinicius.Zwarg 07/10/2023minha estante
Flávia, sua resenha é ótima.

Flávia Menezes 08/10/2023minha estante
Muito obrigada, Vinicius! ??

Tábata Kotowiski 16/09/2011

Robert Louis Stevenson ganhou sua fama com A Ilha do Tesouro mas acho que a sua grande obra-prima é O Médico e o Monstro.

Sempre é mais difícil fazer o leitor sentir medo por meio de um livro do que por meio de um filme. No filme, tem as imagens e principalmente a trilha sonora que ajudam muito mas em um livro, tudo depende de como o autor cria o clima e prepara o leitor para o terror. E Stevenson consegue prender o leitor em O Médico e o Monstro como poucos.

Eu sempre quis ler o sobre Jekyll e Hyde e eu sempre tive uma ideia geral da história mas mesmo sabendo desde o início quem era o monstro, o livro consegue dar o suspense certo. Talvez porque o leitor vai passando junto com o protagonista o desenrolar da história. O leitor vai descobrindo com Mr. Utterson o horror que Jekyll tenta esconder. É um thriller psicológico de primeira e uma analogia ao mal que senão controlado, seja por nossa moral ou por nosso carater, nos domina, nos devora. Sem falar nos dois contos que tem no final do livro. São de arrepiar os cabelinhos do cotovelo!

Leitura recomendadíssima!

site: randomicidades.wordpress.com/

Stefania 26/12/2021

Mesmo sendo um clássico tão conhecido, eu não sabia quase nada sobre o enredo do livro!

Gostei muito, me surpreendi e achei muito fluido.

Leitura ótima e surpreendente!

Ivan 21/01/2022

Uma história poderosa com um ensinamento moral
Publicado pela primeira vez em 1886, o livro "O Médico e o Monstro" é um clássico do autor escocês Robert Louis Stevenson. Ele o escreveu em seis dias, após ter tido um pesadelo. Considerado um dos três maiores clássicos do gênero de horror, ao lado de Drácula e Frankenstein, é conhecido também sob o título de "O estranho caso de Dr. Jekyll e Mr. Hyde". Uma intrigante combinação entre história de terror e alegoria moral, onde ocorre a luta de duas personalidades opostas: uma essencialmente boa e outra o puro mal.

A história se desenvolve na Londres do século XIX, em plena era vitoriana, e traduz os pensamentos sociais da época. O livro aborda a questão do bem e do mal de uma maneira diferente. Ele foi baseado em um caso que a sociedade inglesa discutia na época, sobre um marceneiro que durante o dia seguia suas responsabilidades e, a noite, roubava as casas de moradores.

O século XIX foi o período de nascimento de várias das ciências que temos hoje. Ao mesmo tempo é um momento em que a preocupação com a ética da profissão começa a nascer. Ciência usada para o mal é um tema abordado no livro. Stevenson apresenta a ideia de um homem que, fazendo uso desta ciência, consegue separar seu lado bom do lado mau. E o mau, quando assume, se transforma em um "monstro" do ponto de vista moral.

Stevenson cria cenários e personagens que nos enchem de curiosidade e nos fisgam. Dr. Henry Jekyll é um médico de meia idade com uma reputação ilibada e muito bem visto pelos amigos e pela sociedade. Mas passa a ter atitudes estranhas depois que se associa a um desconhecido chamado Edward Hyde. Seu advogado e amigo Gabriel John Utterson, preocupado com o comportamento estranho de Jekyll nos últimos tempos, e pela estranha solicitação de tornar Hyde seu herdeiro, começa uma investigação para tentar ajudar o bom Dr. Jekyll.

Hyde é deformado, magricela e baixinho, alguém que apenas reflete o mal em seu olhar. Seu pecado é cometer atrocidades vis, como agressões e o assassinato. Além disso, Hyde possui uma inteligência perversa que ele emprega para poder sobreviver àqueles que o veem como uma ameaça a ser eliminada.

A história acompanha o advogado londrino e suas suspeitas a respeito da figura misteriosa de Hyde. Quem é Hyde e qual o seu envolvimento com o pobre doutor? Ele vai ficando cada vez mais intrigado sobre esta estranha figura e tenta de todas as formas libertar o doutor Jekyll da presença deste temível homem. Mas, a verdade sobre Hyde pode ser mais sombria do que o inteligente Utterson imagina.

A narrativa é feita como se fosse um relato, em que ora o advogado vai contando suas experiências e desconfianças, ora temos relatos de cartas e registros feitos por outros personagens da trama. O texto consegue manter o suspense por quase toda a história e o leitor fica preso buscando entender o que está acontecendo. É impossível não querer ver até onde ela vai, como as respostas serão entregues e qual será o destino de Jekyll e Hyde. Com essa promessa de nos conduzir pela resolução do mistério, constantemente Stevenson traz à tona questões sobre ética e moral, especialmente pela indagação que paira as páginas durante toda a obra: como um homem bom e íntegro pode se envolver com alguém amoral?

O monstro nasce da vontade deturpada do Dr. Jekyll de separar o bem e o mal que existe no ser humano. De extirpar de dentro do organismo tudo o que leva o homem a cometer atos vis. Mas, o que o médico vai compreender tarde demais, é o que o ser humano é formado intrinsecamente pelos dois lados. Não há como separar um do outro: estamos em um eterno combate contra nossos instintos malignos.

O suspense, a inteligência e o retrato sensível da natureza dupla do Dr. Jekyll revelam a habilidade e a originalidade do autor. É uma obra-prima no que concerne desenvolvimento, suspense e uma boa dose de terror. A temática é pesada, claro, mas o autor aborda um tema essencialmente humano: o bem e o mal em cada um de nós.

O livro é curto, a escrita é fluída, a história é interessante e prende a atenção do leitor. A atmosfera de suspense é trabalhada extremamente bem e o leitor sente o tempo todo a escuridão por trás da história. Um clássico para qualquer idade. Entra facilmente para a lista de preferidos!

Gustavo.Garcia 08/07/2021

É um clássico, muito boa a leitura, interessante ver alguns elementos presentes no cinema e na literatura contemporânea e a influência que um clássico tem em obras tivesses.
Recomendo muito q leitura.

Diego Lima 14/12/2021

Esse clássico da literatura tem como protagonista o advogado G.J. Utterson, o qual começa a levantar suspeitas contra Edward Hyde após ouvir um incidente envolve-o.

O pico da desconfiança de Utterson contra o jovem Hyde é amplificado com a ligação testamentária dele com seu grande amigo médico, o doutor Jekyll. A partir desses fatos, o advogado começa uma cruzada com o objetivo de entender os episódios estranhos nos quais Hyde tem algum envolvimento.

Talvez minha experiência com o enredo tenha sido prejudicada por tomar conhecimento de alguns fatos finais da história. Outro ponto no qual não me agradou na leitura fora a falta de ritmo dos capítulos. Apesar de tudo isso, levando em conta a época da história e seu impacto na literatura mundial, é um história bastante genial.
Katia Rodrigues 14/12/2021minha estante
Acho difícil alguém não conhecer o enredo, né?! Tem até versão do Pernalonga kkkkkk ainda bem q não ligo pra spoiler ?

Diego Lima 15/12/2021minha estante
Verdade kkkk ? acho que foi do Pernalonga que comecei a tomar os spoilers. Mas é isso ^^

Katia Rodrigues 16/12/2021minha estante

jon_victorf 03/08/2022

Um clássico!
Acho que a maioria das pessoas pelo menos já ouviu falar do título "O Médico e o Monstro" e acho que todas elas deveriam ter a oportunidade de um dia lê-lo.
Seguindo um tom investigativo (padrão para o fim do séc XIX, quando o livro foi lançado), a narrativa é capaz de te prender e te fazer ficar cada vez mais ansioso para ler e desvendar o mistério por trás (a prova é que o li em um dia). Não tenho dúvidas de que será uma leitura muito agradável, e isso vale para qualquer tipo de leitor!

Blake 04/06/2020

Perturbador! ( Gosto)
Excelente livro, assim como esperava.
Super recomendo para quem gosta de um mistério.