O Médico e o Monstro

Resenhas - O Médico e o Monstro

henriqueacastro 11/04/2024

Resenha
O Médico e o monstro
O médico e o monstro (1886), do escocês Robert Louis Stevenson, é uma das mais célebres histórias de horror da literatura mundial.

O livro conta como o Dr. Jekyll, um respeitado médico inglês, vai se afastando do convívio com os amigos, ao mesmo tempo em que o assustador e misterioso Sr. Hyde parece ter cada vez mais influência sobre ele.

A partir do momento em que alguns crimes brutais passam a assustar os moradores da Londres do século XIX, um amigo do Dr. Jekyll, começa a suspeitar que algo muito estranho está acontecendo e inicia sua própria investigação.

trizisreading 09/04/2024

O monstro que nos habita
Em 'O Médico e o Monstro', obra do renomado autor Robert Louis Stevenson, somos transportados para os confins da alma humana, onde a eterna luta entre a virtude e a depravação se desenrola. Na trama, somos testemunhas da metamorfose do Dr. Jekyll, quando ele se transforma na encarnação de seu lado sombrio, um fenômeno que ecoa os conflitos interiores de cada indivíduo. Evitando dar muitos detalhes para não ter spoilers, a obra oferece uma narrativa intrigante que nos impele a refletir sobre a dualidade inerente à natureza humana. Ao contrário de 'Frankenstein', este trabalho se destaca por sua abordagem mais íntima dos dilemas morais e psicológicos, compartilhando semelhanças apenas no que diz respeito à criação de um cientista. Em suma, 'O Médico e o Monstro' é uma leitura envolvente que nos convida a explorar os recessos mais sombrios de nossa própria essência.

Leia a resenha completa no meu instagram literário: https://www.instagram.com/trizisreading/
mirianbezerra 09/04/2024minha estante
Esse tá na minha lista, parece ser muito bom!

trizisreading 19/04/2024minha estante
eu amei, achei beeeem diferente de Frankenstein e super gótico (amo)

oieamare 09/04/2024

A dualidade do ser humano.
Algo que sempre acho interessante nos clássicos é a forma como a história principal surge de uma conversa secundária e dessa vez não foi diferente. a introdução, embora sempre tenha muitos nomes (eu acabo esquecendo alguns ??), conduziu a um desfecho sensacional que eu não esperava.
passei boa parte do tempo achando que seria algo tipo frankstein e no final me vi lendo sobre a dualidade do ser humano. é uma leitura essencial que nos faz pensar na moral e no verdadeiro eu das pessoas que conhecemos, ou achamos que sim.
eu gostei bastante. fiquei muito curiosa para saber o final!

laribks_ 08/04/2024

É uma narrativa maravilhosa que nos faz refletir sobre a dualidade do ser humano. A escrita é maravilhosa, mesmo que um pouco densa (na minha opinião). Mesmo sendo um livro curto, não consegui devora-lo pois precisei de alguns momentos entre um capítulo e outro pra processar tudo o que li.

malu 04/04/2024

Okay
Acho q esse livro é a definição perfeita de um livro 3 estrelas: tem elementos interessantes, mas nada muito surpreendente.
Mas enfim, uma boa leitura e o último capitulo é maneiro.

Luan 02/04/2024

Duas histórias espetaculares e uma... nem tanto
Das três histórias do livro, gostei muito (muito mesmo) de "O Médico e o monstro" e "Olalla". As duas apresentam atmosferas macabras, repletas de suspense, mistério e tragédia. Além disso, os enredos são muito bem narrados, atiçando a curiosidade do leitor a respeito da continuidade dos fatos. Já a terceira história não tem essas características, caminhando por divagações filosóficas em uma trama um pouco entediante. Enfim, por ter achado espetaculares os dois primeiros contos, 5 estrelas para o livro!

Gabriel Nativo 02/04/2024

A ideia em si é muito interessante, contudo, a história não possui nenhum elemento chocante ou surpreendente (exceto o final). Devido a isso, senti que a narrativa se tornou muito arrastada e pouco chamativa.
Caroline1091 02/04/2024minha estante
Te fiz ler o livro e eu mesma não li ?

Gabriel Nativo 02/04/2024minha estante
Kkkkkkkkk Pois é, vou nem falar nada pra você ?

gigio8 01/04/2024

No começo do livro eu não tava entendendo nada, mas no epílogo eu entendi
A história é boa só que eu não achei nada demais mas não é ruim

Naty Alves 31/03/2024

A mesma moeda
O médico e o monstro é dito como classico do terror e da ficção científica e eses gêneros não me atraiam tanto, mas como acho interessante ler os clássicos para entender o porquê de sua tal relevância amando uns e me decepcionado com outros, dei uma chance a ele. O último capítulo " salvou " o livro pra mim, a escrita do autor é boa, mas o mistério não me prendeu tanto assim, até porque ele é descoberto antes do fim.

Porém é interessante acompanhar o desenrolar o livro tem um quê de romance policial, gótico, mistério sobrenatural, (que pra mim, é mais um terror psicológico), e ficção científica. Talvez pode encarar o estranho caso Dr Jekill e Mr Hyde como um diálogo entre extinto e a consciência humana e a dualidade conflituosa em que as personagens estão inseridas uma duplicidade e dualismo em ambos.

Não posso dizer mais que isso.
Um exemplo da influência dessa estória na cultura pop seria um tal super herói da Marvel na cor verde. Porém seria para o livro um caso de anti heroísmo pra mim, não o contrário.