O Médico e o Monstro

O Médico e o Monstro Robert Louis Stevenson
Ana Julia Perrotti-Garcia

Resenhas - O Médico e o Monstro

Maria Clara 07/03/2024

Li a pouco tempo a HQ e achei bem interessante por isso quis ler o livro original. O livro se inicia com o advogado Utterson descobrindo a existência de um ser grotesco e estranho que aparece naquela região logo, ele descobre que esse estranho rapaz é próximo de um grande amigo seu, o Dr. Jekyll.
O livro é interessante, nos faz refletir sobre essa dualidade entre o bem e o mal. Já conhecia a história pelo HQ então não houve surpresas mas mesmo assim foi uma boa leitura!

dreamfool 07/03/2024

O Bem e o Mal
Tendo estado no meu 'pretendo ler em algum momento' por um bom tempo, finalmente consegui encontrar um pouco de vontade para lê-lo. Heh, enfim, foi uma leitura que já me pegou desde o começo. Apesar de já ter uma ideia do que se tratava, fiz questão de não pensar muito sobre e ler como se não soubesse o que poderia acontecer. A parte divertida é sempre a criação de teorias. Por se tratar de um livro pequeno o li rapidamente, mas mesmo assim, tenho que dizer que a narrativa fez com que eu não quisesse largar até entender tudo o que estava acontecendo.

Para escrita e construção de personagem só dou notas altas. Gosto muito como foi construído essa dualidade, do bem e do mal. Como apesar de uma porto refinado e boa reputação, e que debaixo dessa faixada do protagonista espreitava uma escuridão densa, alguém que ia contra toda a imagem pública que ele tinha. Também se leva em consideração a época em que se passa. De qualquer maneira, foi um livro que apreciei muito ler.

Mundoliterariodalu9 07/03/2024

Não é muito o meu estilo de leitura mas também não é ruim eu diria que tá em cima do muro nem boa nem ruim, um ponto positivo é o plot.

Eduardoow 06/03/2024

O médico e o monstro
É um conto bem interessante em certos aspectos, gostei do decorrer da história, parecia ficar cada vez mais confuso, mas o final explica absolutamente tudo, demorei um tanto pra ler, apesar da pouca quantidade de páginas, mas gostei.

Lucas Macedo 06/03/2024

Como História é legal como Psicologia Fantástica
Uma história legal, mas meio previsível e óbvia demais, mas caso descida ler, faça uma análise psicológica da história, vai dar muito mais profundidade ao livro.

@dinkley_atelie 05/03/2024

Gostei da leitura, sabia bem por cima sobre a história, mas nunca tinha tido contato. Valeu a pena!!!

João Herberth 03/03/2024

A tentação do lado sombrio
Faz vários anos que tenho curiosidade de ler O médico e o monstro de Stevenson, porém, por inúmeros motivos acabava sempre adiando. Pior pra mim. A leitura é bastante fluída, sem muitos rodeios e é possível até ler de uma sentada. Fica a dica pra quem está em dúvida e quer pegar uma leitura rápida.

A luta contra a dualidade é descrita de maneira muito eficaz, com a negação inicial, passando em seguida por uma acolhimento do próprio mal e seus comportamentos negativos de uma maneira quase erótica. Inclusive existem mesmo releituras que tendem a aludir a um subtexto homoerótico na trama, sobre como essa luta poderia ser usado como metáfora a não aceitação da própria sexualidade.

É curioso pontuar como o autor joga com as palavras já no próprio nome da personalidade maligna, que se chama Edward Hyde, um trocadilho com "Hide" (em inglês, esconder). O que mais me interessou na história é como o Stevenson trabalha o fascínio que o lado sombrio da personalidade pode exercer sobre uma pessoa. Como a influência desse outro é tão forte que acaba se sobrepondo e, no fim das contas, o caminho incontornável termine sendo a autodestruição.

Excelente!

Thais645 01/03/2024

Todo ser humano tem um bem e o mal do todo
Nesse livro acompanharemos a história de um cientista, Que cria uma substância capaz de Dar uma forma ?física?, ao mal dentro de si. No começo ele acha divertido e até mesmo Libertador, esta nova de criatura Está livre das amarras sociais e estigmas que os cientistas se sentia preso porém, Ele vai ganhando força se tornando maior do que ele próprio se tornando incontrolável levando a desgraça o seu criador. Apesar do enredo interessante não gostei do livro, achei muito parado. Não me apeguei a nenhum personagem, não gostei. ?

Henderson.Rickelmy 29/02/2024

O bem e o mal
"meu demônio tinha sido encarcerado por muito tempo, e emergiu rugindo"

Uma das minhas leituras mais rápidas, misterioso, cativante e intrigante com um final digno do seu mistério.

Carol 28/02/2024

Bom e mau
Por ser um clássico do gênero, fiquei com as expectativas lá em cima!!
Mas, com muito pesar, digo ,que o livro não me prendeu da maneira que eu gostaria.

Um livro curto que exige muita atenção aos detalhes, apesar de ser um mistério irritantemente óbvio. Não tenho o direito de dizer que esperava mais, porque livros são o que são, e jamais devemos opinar em sua essência.

Ler um clássico é agregar conhecimento além do tempo, fico muito agradecida pela experiência.
A dualidade humana e sua ganância sempre tem um preço muito alto e as condolências do Médico nos mostram o quanto somos duplos em quase toda a parte do tempo, e perigosamente intencionados .

A metáfora de duas faces foi a moral da trama, e de tudo foi o que eu mais gostei do livro.

Keila.Oliveira 27/02/2024

Um livro que você lê muitooooo rápido , é uma tensão a todo momento e uma curiosidade imensa de saber quem é o monstro que está aterrorizando as ruas de Londres!

Achei que a história teve um enredo muito bom, explicando todos os nichos desde o advogado , os criados , as ocorrências de tragédias na rua e a vida misteriosa de Hyde.

Até que foi desvendado todo o mistério por trás de Hyde e de Jekill , foi bem profundo e perturbador , um misto de loucura, ficção científica doentia, arrependimento, euforia e medo , a história é tensa e profunda fazendo refletir sobre a verdadeira natureza do ser humano e como tudo pode ser devastador se deixar o lado ruim tomar conta.

Victoria.c 27/02/2024

Se ele é Mr. Hyde, então serei Mr. Seek.
Me surpreendi com a história e gostei bastante dela. Eu não tinha noção sobre do que se tratava a história do médico e o monstro,então minha experiência lendo foi boa demais. Além de que eu nem li a sinopse do livro?.
É um clássico que foi gostoso de ler e com um suspense na medida certa.
Leitura rápida e bem fluída,foi bom desvendar os segredos junto com o Mr. Utterson

julialalli 27/02/2024

Gostaria de reler esse algum dia, porque é muito significativo mas a leitura não me prendeu tanto. talvez porque seja mais emocionante ler esse sem saber nada sobre, o que é difícil por se tratar de um classico. feliz de entender as referencias psicanalíticas e mundiais sobre esse livro.