O Médico e o Monstro

O Médico e o Monstro Robert Louis Stevenson
Ana Julia Perrotti-Garcia

Resenhas - O Médico e o Monstro

Will 16/02/2024

O homem é o lobo do homem
Jekyll era um homem decente, mas deliberadamente criou uma fórmula para dar vida, literalmente, à uma versão perversa de si mesmo, para que praticasse os seus vícios e iniquidades, sem que sua imagem fosse manchada. Logo, isso desmascara e nega o status de decente citado no início dessa resenha? Eis o que mais me intrigou nessa história.

Elena 15/02/2024

Pouco horror mas uma boa reflexão
Minha maior crítica ao livro foi a falta do horror, Hyde supostamente é a figura do mal, mal esse que deveria gerar aversão não somente aos outros personagens, mas também ao leitor, e tudo o que eu consegui foram descrições fajutas onde eu não escandalizava nem um pouco. a história também não é excelente, as vezes um pouco arrastada, mas te faz ter genuino interesse em compreender o final do médico. Os personagens não são tão bem desenvolvidos, e acho que a minha principal questão com os clássicos até então, principalmente os de ficção/horror, é essa; a falta de troca entre os personagens e quem lê. Aqui não conhecemos o Jekyll a fundo, nem a raso, nada verdade, e esse seria um ponto importante, pois ele é uma homem que viveu a vida inteira se controlando, vivendo o que se prega certo, ao ponto de decidir liberar seu estado mais cruel, e ainda não sabemos muito sobre. Principalmente no que tange as "aventuras" do Hyde, pouco sabe-se oq ele aprontou, o que seria muito interessante pra trabalhar ainda mais essa dualidade.
Foram a últimas páginas e a reflexão final que fizeram aumentar a nota; você consegue questionar muitas coisas, desde a natureza do homem,religião, sociedade e afins. E aqui o autor apontou muito bem a necessidade de aceitar integralmente, como alguém que faz o bem e deseja o bem mas também faz o mal e deseja o mal, tentar o equilibrio é o nos faz humano, é o que nos impede de cair.

Celia.qrn 15/02/2024

Se este livro fosse uma emoção seria "incerteza", "dúvida" ou "desconfiança". Quem é Hyde? Ou melhor, -o que- é Hyde? Esse ser misterioso possui uma grande "influência" sobre Dr Jekyll, e brinca, de certo modo, com a mente do protagonista (o qual não me recordo o nome) e dos leitores. O fim desta obra se divide entre loucura e abstinência, onde Jekyll
sucumbe de maneira miserável por suas próprias ambições.

bbrubis 14/02/2024

?Os dois lados do homem?
Esplêndido. Começo assim pois toda essa leitura pode ser descrita dessa maneira. Novamente como de costume eu não li sinopse e o que sabia da história era tão pouco que pode ser comparado a 1%. Durante toda a leitura eu fiquei imersa dentro desse universo de uma Londres de 1800, a narrativa te entrega um plot twist já nas últimas paginas e isso contribuiu pra lição que esse livro nos deixa. Apenas leia. Apenas isso.

Giovanna 14/02/2024

Uma leitura muito boa, diferente das que geralmente leio, mas gostei bastante. Por ser um clássico tem uma escrita bem específica pra época.

Arthécia 13/02/2024

Um bom clássico
O livro é muito legal, especialmente a história do Médico e o Monstro. As outras também são interessantes, Porém a mais conhecida foi a que mais me prendeu.

ClaraBuchi 13/02/2024

Favoritado, escolhi esse clássico por causa do suspense no livro, que foi bem desenvolvido. E amei a reflexão que o autor trouxe no final, meu primeiro clássico mundial.

Jessica 13/02/2024

Para reflexão ?
Talvez a escrita peque em alguns pontos, talvez não dê tantos detalhes, não fale muito sobre os personagens, não seja aquela leitura que estamos muitos acostumados.

E eu não posso falar por todos, mas me fez pensar justamente na dualidade humana ou na nossa incongruência diante da vida.

Nem sempre as coisas são tão fáceis de separar ou de compreender, nem sempre conseguimos entender nossos comportamentos e nem sempre entendemos, mesmo sabendo racionalmente o que fazer, o porque não conseguimos realizar determinadas coisas ou o porque de realizarmos determinadas coisas.

O médico e o monstro com certeza é um livro que pode nos gerar boas reflexões.

Isabella1014 11/02/2024

Não gostei muito desse livro. Muito confuso. Você não sabe a ordem dos quadrinhos. A história em si, não me agradou muito.

LGPLAUCK 11/02/2024

O livro traz diversos contos do autor de "O Médico e o Monstro", Stevenson. Em geral, não são contos muito interessantes, com exceção de seu título mais famoso e de "O Demônio da Garrafa". É uma leitura válida, mas não chega perto de outros livros de terror da Darkside.

Elora4 10/02/2024

Livro curtinho com uma história bem interessante. O mistério é bem legalzinho, os personagens bem legais para o tempo que foram construídos, capítulos relativamente curtos e história bem atrativa. Os últimos capítulos explicativos são bem bons também, final meio aberto, mas mesmo assim deixa claro o que aconteceu na história. Não é nada extraordinário, mas bem divertido de ler.

Erebin 09/02/2024

O doido e o doidinho <3
Algo engraçado ao ler O Médico é o Monstro (meu corretor deu um spoiler que-não-é mais-spoiler sem querer) atualmente é o como o grande plot twist do final se tornou algo TÃO popular que deixou de ser surpreendente. Ainda assim, é muito divertido acompanhar os outros personagens se roendo para destrinchar esse tal Edward Hyde.

O último capítulo foi uma das melhores coisas que já li. A linha de pensamento do Dr. Jekyll foi algo tão magnífico de acompanhar; a forma que ele admite reprimir-se tanto ao ponto que ele próprio não poderia se "libertar", porém o respeitável médico ainda poderia criar uma forma de condensar todo o mal de seu ser em um duende de baixa estatura e, assim, esbanjar-se dos males e vícios.

Já ouvi falar de várias interpretações de Jekyll para Hyde: Alcoolismo (beber uma droga e mudar totalmente), transtorno de personalidade (né), também tenho uma memória embaçada de ter ouvido que há o entendimento de homossexualidade no caso. Jekyll não especifica quais "irregularidades" e crimes ele tinha em mente quando criou a droga. Então, naquela sociedade típica vitoriana, há a possibilidade de que Hyde sair para se encontrar com uns caras em plena noite também seria visto igualmente como mais um de seus atos "hediondos".

Brincando, eu disse a minha amiga que o livro era sobre o desejo de comer vs a necessidade de dar e agora a doida quer ler ele.

Li pronta para me contentar com um mais ou menos, sendo que recebi um grande favorito.

? Curiosidade que eu percebi: não há nenhuma personagem feminina no livro, igual a Hobbit. É mencionada acho que a mãe da criança pisoteada e uma empregada, mas elas não tem nome.

"Afinal, o culpado era Hyde, Jekyll não era tão ruim. Acordava de novo para suas boas qualidades aparentemente irrepreensíveis. Ele até se apressava, quando possível, para desfazer o mal feito por Hyde. E assim sua consciência adormecia"

"Jekyll tinha mais o interesse de um pai. Hyde tinha mais a indiferença de um filho"

"Assim, portanto, enquanto descanso a pena e prossigo para selar minha confissão, dou um fim à vida do infeliz Henry Jekyll".

Um detalhe que achei muito interessante no último capítulo era como tanto Jekyll como Hyde eram referidos na 3° pessoa. Mesmo havendo este trecho sobre o Hyde 4 páginas antes:

"Ele, quero dizer eu, mas não consigo dizer eu, aquele filho do inferno não tinha nada de humano".