O Jardim das Borboletas

O Jardim das Borboletas Dot Hutchison

Resenhas - O Jardim das Borboletas

Beatriz862 16/01/2023

O Jardim Das Borboletas
"Fazer justiça não vai mudar o que aconteceu"
É um livro muito, muito bom mesmo. Ele começa com um interrogatório entre os agentes e Maya (a protagonista), que conta sua história antes e durante o seu sequestro e, a medida que a leitura avança, você vai imergindo e consegue sentir tudo o que ela sentiu, desespero, medo, raiva, angústia.... E ao mesmo tempo traz questionamentos sobre a justiça, família e sociedade
É um livro onde se construiu muito bem os personagens, sendo perceptível principalmente depois que conseguimos ver a evolução. Porém não dei 5 estrelas pelo final, foi escrito de uma maneira confusa em que para conseguir entender foi necessário voltar várias vezes, o que quebra a imersão que o autor tanto trabalhou para construir até ali
Lembrando que é um livro pesado tendo como possíveis gatilhos: sequestro, abuso, pedofilia, estupro, violência, assassinato e suicídio
Xuxu 25/01/2023minha estante
Também precisei reler várias vezes as cenas finais pra tentar entender ?

toricarvl 29/01/2023minha estante
Acho que só eu não gostei desse livro rs

Beatriz862 30/01/2023minha estante
Amg vai de cada um, eu n consigo gostar de Harry Potter (os filmes) kkkkkkkkkkk

Apollllooooo 31/03/2023minha estante
Meu Deus eu odiei esse livro mas eu queria mt gostar dele, me ajuda??

Beatriz862 01/04/2023minha estante
Eu amei dms mas n consigo gostar de Leitura de verão kkkkkkk acontece

Sra. Star Wars 25/05/2023minha estante
Parece ser muito bom, vou colocar na minha lista

S.C.Sunbeam. 16/07/2023minha estante
Já está na minha lista de próximas leituras! Amei sua resenha. ??

Beatriz862 16/07/2023minha estante
Amo esses comentários ??

Andressa1296 08/08/2023minha estante
Amei muito esse livro quando li

Lucas007 08/08/2023minha estante
Parece ser muito bom

alynebz 13/04/2024

"Ninguém aprende a ser corajoso. Temos apenas que fazer o que é certo, ainda que seja assustador."
Um Jardim repleto de borboletas, capturadas e selecionadas com muito cuidado pelo jardineiro, com novas identidades e espécies diferentes, para serem expostas no auge da sua beleza, até onde os vidros as cercam, para serem eternizadas.

O livro é narrado por Maya, em primeira pessoa, e algumas vezes pelos detetives. Ela é uma das borboletas, e agora que tudo acabou, precisa dizer como tudo aconteceu. A história intercala, como flash backs, do passado de Maya até como chegou ao Jardim, narrando o sofrimento vivido nas mãos do jardineiro e o filho dele, e como conseguiu sair desse lugar bizarro e angustiante.

A escrita desse livro é diferente, nem tão fluida, mas também não tão maçante, ele disseca muito bem todos os acontecimentos, e o fato de ser narrado também em terceira pessoa pelos detetives algumas vezes acaba sendo confuso, mas é um livro muito curioso e instigante. Um ponto negativo: acho que poderia ter revelado alguns pontos cruciais sem muita enrolação.

A história do livro é triste, é algo que jamais conseguiria imaginar se não tivesse lido, e nos causa um efeito estranho e doloroso, e a forma como é narrado nos permite nos colocar no lugar dos personagens. Eu recomendo o livro? Sim, mas para quem sabe que pode aguentar ler. Não é um livro com um final feliz, por mais que aparente ter sido.
alynebz 13/04/2024minha estante
?? É livro pesado, por isso vou deixar alguns alertas de gatilhos: abuso, sequestro, pedofilia, assassinato, suicídio, estupro e violência.

stephany :) 13/04/2024minha estante
amei a resenha, quero ler esse ainda esse mês

alynebz 14/04/2024minha estante
@Ste espero que goste da leitura, se for seu gênero melhor ainda!

booksllovers 28/05/2022

" O JARDIM DAS BORBOLETAS"?
*Primera coisa que qro dizer e que não irei dar 5? por que não entendi muito o final, na verdade não gostei muito do final , ficou um pouco confuso! Se alguém entendeu o final por favor me explique! Até agr tô tentando entender!!! Acho q meu cérebro deu uma leve travada, talvez eu até entendi certo mas tô na dúvida.*
??
ENFIM...

O Livro começa cm a nossa querida( n tão qriada assim)? Inara (Maya) personagem principal, ela recebeu o nome de (Maya) após ter sido sequestrada, por um maníaco, psicopata, estrupador (e todos os outros nomes feio que possámos colocar)... Voltando um pouco atrás na história! Inara(Maya) foi abandonada pela mãe, pela família! E infelizmente qnd foi morar com a sua vó a única parente q aparentemente parecia ser legal, infelizmente faleceu! Ent Inara(Maya) infelizmente começou tomar um rumo em sua vida dês de muito novinha, e por diversas vezes vários homens tentou abusar dela!!! Qnd ela finalmente consegue um emprego! E um lugar junto com algumas outras garotas, ela é sequestrada pelo (Jardineiro) n vou falar o nome dele pq n faço questão?(na verdade me esqueci ?)
O maníaco, psicopata e abusador! Tem um lugar(Jardim) onde ele rapita e esconde mulheres (jovens) maioria (virgens) de 16 a 19anos, ele faz um tatuagem(desenho de uma borboleta) nas costas de cada uma e ali nomeia elas com nomes diferentes, de espécies de borboletas! Após nome-alas ele às estrupa! Diríamos que o tal "Jardim" é uma espécie de harém!!!
Ele tem a mulher que ele quer na hora que ele quer, da maneira q ele quer!!!
No Jardim tem um lugar em especial onde ele... Diríamos empalha(às suas borboletas) tem uma regra todo aniversário de 21 anos das borboletas! É o momento de ir para o (vidro) com as costas a amostra com a tatuagem!!! Ele às matavam!? Ninguém sabia ao certo como acontecia, ele sempre dizia que elas não sentiriam dor! Ele só colocava no vidro as borboletas saudáveis!!! Outras ele descartaria!!!
E ao decorrer da história vai contando detalhadamente cada maldade! E uma contínua investigação por parte polícial!!!! porém n gostei do final pois foi muito corrido n falou sobre a condenação do jardineiro e fiquei um pouco Decpcionada!!!?
Por isso...

????,5+ :(
O Livro me prendeu muito, mas apenas no começo!!
:( ?? ):
????

S.C.Sunbeam. 03/09/2023

"Um trauma não termina só porque a pessoa foi salva".
Este é um daqueles livros com a capacidade de te deixar de ressaca literária, pois a história é tão envolvente que se torna uma missão, quase impossível, sair daquele universo, mesmo após o findar da leitura.

O livro, em si, é recheado de temas complexos, do início ao fim. Aliás, não me recordo de ter visto, na sinopse do livro, um aviso de gatilhos, apesar da própria sinopse nos levar a deduzir o rumo da história. Apesar disso, a autora soube criar uma boa ambientação, um suspense que pairava no ar, enquanto lia, e, por fim, soube nos lembrar o quanto alguns humanos podem ser doentios e cruéis (sério, desenvolvi um 'asco' enorme por Avery e seu pai).

Quote: "Coisas bonitas têm vida curta, ele havia me falado na primeira vez que nos encontramos. Ele se encarregava de que fosse assim e depois se empenhava em dar a suas Borboletas um tipo estranho de imortalidade."

Enfim, acho que precisarei de um tempo para "digerir" este livro, afinal nunca havia lido algo deste cunho (tão pesado, que envolvesse, por exemplo, relatos de abusos sexuais e sequestros, tão evidentes, apesar de, graças a Deus por isso, não serem tão descritivos). Aliás, fica o alerta. Não leia este livro, caso você seja sensível ao tema.

Sem mais para o momento, agradeço por dispor de seu tempo e ler minha resenha. Até mais! ?

R . Mcgrath 10/01/2023

Engoli esse livro em uma semana, so não terminei antes por falta de tempo, nem mesmo os caps enormes me impediram de ler rapido. É viciante, o plot do final não foi o que eu esperava mas fez um sentido se você se forçar bastante a acreditar.
Amanda 10/01/2023minha estante
fiquei decepcionada com o plot também, esperava algo menos romântico e mais tenso kkkkkk

Thamirys 17/11/2020

Achei esse bem mais pesado do que ?Minha sombria Vanessa?
Tem uma narrativa muito boa, escrita bem fluida, te deixa instigada a querer saber o final.
Algo que me chamou muita atenção foi o modo como a autora conseguiu criar o jardineiro como se fosse uma pessoa ?normal?, digo isso porque a forma que a personagem o descreve quase faz o leitor acreditar que ele não tem nenhum tipo de doença mental. Porque venhamos e convenhamos eu ainda gostaria muito de entender a mente de um ser humano que pratica essas coisas. Estamos falando de uma ficção eu sei, mas esse é um assunto REAL nos dias de hoje.
São cenas muito fortes, se você não tem estômago não leia.
Mari 17/11/2020minha estante
SIM! Apesar de ser uma ficção, isso acontece nos dias de hoje. Mano, não só o jardineiro, mas o filho mais novo também, ele não faz maldade porém não faz nada pra mudar o que está acontecendo. Eu adorei

Thamirys 18/11/2020minha estante
Sim, eu fiquei revoltada com Desmond, queria socar a cara dele, foi difícil pra mim ler, já tinha lido minha sombria Vanessa, o peso dos dois livros quase seguidos me deixou nauseada

Mari 18/11/2020minha estante
É bem pesado mesmo, eu li livros sobre esse tema seguidos: Sadie, A Viúva e depois esse e fiquei "não quero mais ler algo assim, vou ler algo feliz agora"

Haru 03/05/2021minha estante
Como lê?

Thamirys 03/05/2021minha estante
Tem no kindle unlimited se tiver a assinatura, se não, só comprando mesmo!

Haru 03/05/2021minha estante
Ok

Rayssa.Brambilla 18/11/2021minha estante
Meu Deus que livro!!! Li em 3 dias, e teria lido em menos se tivesse tempo, ele te prende do início ao fim

Confesso que no final fiquei um pouco confusa mas a história é bem complexa pelos diversos personagens que tem nela

Super indico essa leitura

Jesraylanne 26/08/2023

O autor usa habilmente o suspense para prender a atenção do leitor desde as primeiras páginas. A trama envolvente, cheia de reviravoltas e pistas sutis, mantém um clima de tensão constante. À medida que Maya avança em sua investigação, vai desvendando gradualmente os detalhes sombrios e sinistros por trás do Jardim das Borboletas.

Além do suspense, o livro também aborda questões mais profundas sobre a natureza da violência e sua influência na psique humana. Dot Hutchinson cria personagens complexos e multifacetados, especialmente as sobreviventes do Jardim, que precisam encontrar força para se recuperar dos traumas que sofreram. Essas mulheres são retratadas com cuidado e sensibilidade, explorando o processo de cura e superação de suas experiências traumáticas.

A escrita de Hutchinson é detalhada e descritiva, às vezes dolorosamente realista, o que pode ser perturbador para alguns leitores. No entanto, essa abordagem visceral contribui para a atmosfera sombria e angustiante do livro. A autora equilibra habilmente os momentos de tensão extrema com momentos mais suaves de compaixão e empatia, criando uma história que não apenas choca, mas também toca o coração do leitor.

Apesar de seu tema sombrio e perturbador, "O Jardim das Borboletas" é um romance bem escrito e viciante. É uma leitura recomendada para aqueles que gostam de thriller psicológico com personagens complexos e uma narrativa envolvente. No entanto, é importante mencionar que o livro possui cenas gráficas e conteúdo adulto, portanto, pode não ser adequado para todos os leitores.

Nicolas 25/02/2024

DECEPCIONANTE!!!!!
Confesso que estou revoltado!!! O clima de suspense que se constrói ao longo da história me fez devorar o livro, eu estava maluco pra descobrir como as meninas fugiram de lá, e esperava um bom plot twist, claro que nada do final foi satisfatório como eu esperava. A forma como elas conseguiram sair foi meio meh, eu pensava que teria alguma ação ou sei lá, mas da forma como tudo aconteceu só parece que a autora tava forçando um romance ali no meio, e aquele final, que confusão!!! Não estava entendendo nada, e de acordo com as resenhas muitas outras pessoas tiveram esse problema. Sinceramente achei o plot fraco, não sei se considero uma reviravolta, enfim, acho que o livro tinha tudo pra ser melhor, mas não foi.

(O livro tem MUITOS GATILHOS!!! ??????, são coisas muito pesadas e da forma como foram escritas não acho que funcionou de um jeito bom. Por conta disso não recomendo o livro pra ninguém).

Gi Santos 15/07/2023

Senta que lá vem textão, simplesmente porque amei tanto que não consegui resumir em poucas palavras o impacto desse livro.

O Jardim das Borboletas é uma obra fascinante que nos leva a um mundo sombrio e intrigante. É um suspense psicológico que envolve o leitor desde as primeiras páginas e não o solta até o final.

O enredo é habilmente construído, com reviravoltas surpreendentes e uma tensão crescente que nos mantém ávidos por descobrir o desfecho dessa história perturbadora.

O que torna o livro realmente cativante são os personagens bem desenvolvidos e complexos. Cada uma das garotas aprisionadas no jardim tem sua própria história e personalidade, e acompanhar sua luta pela sobrevivência e sua determinação em encontrar uma saída é emocionante e angustiante ao mesmo tempo.

Além disso, o livro aborda temas profundos, como abuso, trauma e resiliência. A autora traz essas questões de maneira sensível e realista, sem perder o ritmo da narrativa. Através dessas personagens corajosas, somos confrontados com a força do espírito humano diante das situações mais terríveis. A forma como é descrito o jardim, as borboletas e o contraste com a crueldade dos eventos é arrebatadora.

É uma leitura impactante que nos faz refletir sobre a natureza humana e a resiliência diante das adversidades. Recomendo fortemente para aqueles que apreciam um ótimo suspense psicológico.

Ah, e tem ótimas referências literárias no meio da narrativa também. Amo personagens leitoras.
Fabiano133 15/07/2023minha estante
Obrigado pela resenha!

Silvia Cristina 15/07/2023minha estante
Vou ler, está na minha meta . E com sua resenha agora fiquei empolgada. Grata

Gi Santos 15/07/2023minha estante
Leiam sim, gente. O livro é assustadoramente real e isso torna a narrativa instigante demais.

Fabianne 15/07/2023minha estante
É mais terror ou mais suspense?

Fabianne 15/07/2023minha estante
Adoro suas resenhas!!!

Gi Santos 16/07/2023minha estante
Mais suspense, mas é um suspense bem instigante

Fabianne 16/07/2023minha estante
Acrescentando em minha lista então.... Não tenho maturidade para terror...mas amo suspense.

Gi Santos 17/07/2023minha estante
Faça isso. Depois me dê o feedback ?

Fabianne 17/07/2023minha estante
Pode deixar....

Surrender_Nih 12/03/2023

Nunca mais vou ver borboletas do mesmo jeito
Eu recebi a indicação desse livro em 2020, através de uma conversa com uma menina da Polônia em um app de cartas. Agora em 2023, um engarrafamento resultando em 2 horas dentro de um ônibus sem Internet me possibilitou finalmente ler essa história.

O enredo é surreal de bom. A história toda tem muitos detalhes e te deixa cada vez mais curiosa pra entender como a protagonista parou no ponto em que se inicia o livro, já que ela tá sendo entrevistada pelo FBI e contando sua história. Os detalhes do jardim são ricos e você acaba se sensibilizando com toda a dor das borboletas, assim como a relação que elas acabam criando para sobreviver ao jardineiro.

As personagens são ótimas, todas bem caracterizadas e com detalhes e seus papéis na história, até mesmo as que são vagamente citadas. A protagonista tem aquele ar de misteriosa, a garota diferente e que sofreu a vida toda, mas isso só deixa mais interessante pela maneira como ela reage.

Acho que o único ponto negativo, que me fez tirar certos pontos do livro, foi o plot final. O envolvimento da Sophia do nada na história não fez muito sentido, apesar dela ter motivos meio plausíveis para não denunciar o jardineiro, não acho uma atitude humana ela ter feito o que fez.

Enfim, foi uma experiência surreal, um ótimo livro apesar dos assuntos pesados que trata, resultando até em um ataque nervoso em um momento delicado meu. Não indico esse livro pra qualquer um, visto a quantidade de gatilhos que ele pode causar.

. Quotes:

"Algumas pessoas desabam e nunca mais levantam. Outras recolhem os próprios cacos e os colam com as partes afiadas viradas para fora."

" ? Se você tem a intenção de passar despercebido ou ser esquecido, sempre fica um pouco surpreso quando alguém se lembra da sua existência. E também nunca entende essas pessoas estranhas que realmente esperam que os outros se lembrem delas."

"? Meus segredos são velhos amigos. Eu me sentiria uma péssima amiga se os abandonasse agora."

"? Aqueles que querem muito acreditar em alguma coisa, geralmente conseguem"

"Como pode um nome significar mais do que uma vida?"

Raul.Grenchi 26/11/2022

Não gostei muito desse final, ficou meio insustentável. No começo do livro estava gostando muito, mas acho que se perdeu no caminho embora tenha uma boa escrita.

Jamy's 25/02/2024

Gostei bastante do ar de suspense do livro e da falta de confiabilidade na Maya (protagonista), teve algumas cenas um pouquinho perturbadoras porém acrescentaram bastante para a história, tem pedofilia, mas recomendo

Janine 18/12/2021

Posso dizer que "O jardim das borboletas" é um livro que conta uma história pesada, repleta de gatilhos e que te causa desconforto e uma série de outros sentimentos durante a leitura. A narrativa foi muito bem desenvolvida pela autora, que produziu um thriller psicológico instigante e surpreendente, diferente de outros que já li. No entanto, não posso classificá-lo como 5 estrelas porque achei que ficaram pontas soltas, coisas que foram pouco explicadas e que me deram a sensação de que foram "jogadas" nas últimas páginas apenas para concluir a história. Apesar disso, minha experiência com a leitura foi muito boa e com certeza indico este livro!

nanaaleituras 15/05/2022

O jardim das borboletas
Finalmente terminei um livro depois de meses!

A história me prendeu, mas não achei ela extraordinária ou algo desse tipo, mas gostei de os fatos narrados serem através das lembranças da personagem.

Achei os plots meio fracos e a autora fez um suspense o livro todo pra no final a "explicação" não valer nem metade do clima q ela criou ao longo do livro.

Apesar de tudo é uma boa história, mas não sei se recomendo a leitura, até pq algumas coisas são muito nojentas e tem muito gatilho de violência infantil.