O Jardim das Borboletas

O Jardim das Borboletas Dot Hutchison

Resenhas - O Jardim das Borboletas

nanaaleituras 15/05/2022

O jardim das borboletas
Finalmente terminei um livro depois de meses!

A história me prendeu, mas não achei ela extraordinária ou algo desse tipo, mas gostei de os fatos narrados serem através das lembranças da personagem.

Achei os plots meio fracos e a autora fez um suspense o livro todo pra no final a "explicação" não valer nem metade do clima q ela criou ao longo do livro.

Apesar de tudo é uma boa história, mas não sei se recomendo a leitura, até pq algumas coisas são muito nojentas e tem muito gatilho de violência infantil.

Letícia Torres 06/04/2021

Adorei.
Adorei, sério mesmo. O livro é incrível. A narrativa é maravilhosa e envolvente.
No início da leitura já sabemos de cara que algo aconteceu e que o Jardim foi descoberto pelo FBI. Restava saber o que aconteceu lá durante muitos anos. Maya é quem vai contar a história do Jardim, do Jardineiro (um maluco psicopata) e das borboletas. A narrativa é mesclada entre o passado de Maya, o passado no jardim e o presente com os agentes e no hospital.
Eu achei incrível como eu fiquei presa nesse livro. Valeu a leitura.
AJ 06/04/2021minha estante
Fiquei interessada!!!!!

Letícia Torres 06/04/2021minha estante
É muito bom mesmo, só precisa ler consciente de que é um pouco pesado e contém cenas de estupro.

ãã£ã© 29/03/2022

A única coisa que consigo pensar é, era só isso? O começo do livro me interessou muito, mas a escrita é cheia de idas e vindas, muitos personagens, seria melhor se fosse contada de modo mais linear. Acontece várias coisas ao mesmo tempo, coisas que não mudam nada na história, no meio do livro eu só queria que acabasse logo. Compararam muito esse livro com " O colecionador " e sinceramente, não chega nem aos pés.

Fer 20/05/2021

4.5 estrelas
A escrita é ótima e até fácil para ler, mesmo com uma história como essa, a história também é mt boa e bem desenvolvida, mas ainda assim sinto que faltava algo ali no desenvolvimento para a conclusão da história...

Fafhy 16/08/2022

O jardim das borboletas
Que livro!
Eu amei a história, o enredo, a dinâmica, a escrita me conquistou do início ao fim.
Inara é uma borboleta.
Ela conta a história com uma fluidez impressionante. Intercalando o passado com a experiência do Jardim vai abordando os assuntos e revelando os fatos de modo a deixar a história em suspense sem demorar para esclarecer as coisas.
Porém, existem alguns pontos para se pensar: o que a personalidade de um psicopata faz com o sr humano? E também qual é o limite que uma pessoa consegue suportar para proteger aqueles a quem ele ama.
Eu recomendo a leitura porém peço que vejam antes os gatilhos.
Livro 5 estrelas e favoritado.

Kethinly 05/04/2023

O Jardim das Borboletas
O livro deveria vir com um alerta de gatilhos. Uma história cruel, cheia de violência e cenas sensíveis.
E no final tem um detalhe que não faz sentido nenhum.

Jeon Bruna 29/05/2023

Esse livro é pesado pra 🤬 #$%!& .
Tem gatilhos pra caramba, como por exemplo: estupro, tortura, pedofilia, sequestro, agressão, assassinato e afins.
Não é um livro que eu recomendaria pra quem não tem costume de ler livros com essa temática.
Mas o livro em si é muito bom, a historia me prendeu logo nas primeiras páginas, e embora eu tenha ficado em choque com varias partes, eu acabei por amar a história.
Eu não sabia nada sobre ele antes de ler, e recomendo que a leitura seja feita com o mínimo de informações.

marina barbi 11/12/2022

Que livro sensacional!!
Meio aterrorizante, mas incrível!
Ansiosa pelo próximo da sequência, entregou tudo!

Camys7 14/12/2022

É um dos livros mais pesados que eu li. É surreal e muito doloroso ler tudo isso. Mas no final valeu a pena conseguir entender a maya. ?

Lulu 23/07/2023

Razoável
Eu gostei bastante da construção da personagem principal e de como foi alternando entre a vida dela fora e dentro do Jardim, se fosse falado em ordem cronológica, desde as histórias de infância, a leitura seria mais cansativa do que foi para mim. A personagem principal não é boba, e eu gostei bastante dela. Entretanto, da metade para o fim do livro, você percebe que nada de novo vai acontecendo, vira um eterno ciclo. A autora quer detalhar muitas coisas sem importância e repete diversas vezes acontecimentos que já foram mencionadas antes. Me incomodei na forma como as informações foram colocadas na história, o sentimento que eu tive foi de que a autora queria encher esse livro, nunca poderia ser só uma fala ou um ato, páginas depois voltava naquele mesmo momento só para adicionar algo novo e que muito provavelmente não agregaria em nada.
Por fim, o final foi super confuso, algumas coisas aconteceram sem um porquê, houve um diálogo que eu tive que reler 03 vezes para entender e não consegui me convencer com as respostas que a autora deu. Não lerei a continuação, se alguém tiver interesse em ler, procure saber sobre os gatilhos, além do estrupo, que tive a sensação de estar presente em bem mais de 50% do livro.

Juli 03/03/2023

Situações delicadas
Apesar de borboletas terem um significado forte e muito bonito, depois desse livro eu não consigo mais olhar para uma borboleta e não pensar nos horrores que humanos são capazes; situações praticamente inumanas.
O livro diz muito mas sem contar muito, você precisa ler não só por ler, mas interpretar as frases e entender a situação inteira e não separadamente, às vezes a escrita em si passa uma certa tranquilidade que não deveria ser lida desse mesmo modo, às vezes eu precisei parar e falar para mim mesma ?cara, isso não é normal só porque é a única coisa que elas tem!?
Achei incrível, mergulhei de cabeça na história, li muito rápido e o final foi surpreendente? muitas reviravoltas, muito bem escrito apesar de às vezes ser meio confuso de tantas informações e sentimentos envolvidos! Poderia ser um livro mais extenso que eu iria ler tranquilamente, desenvolver mais o final com detalhes e contar mais sobre cada borboleta fora do jardim; recomendo a leitura, mas eu já adianto? Não deixe de gostar de borboletas.

Lary 01/03/2021

Foi um daqueles livros que me proporcionou diversas emoções ao longo da leitura. Com cenas de embrulhar o estômago e uma narrativa envolvente, conseguiu me prender na história completamente (apesar de eu ter demorado bastante pra concluir rs).